[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Banquete

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Banquete

Mensagem não lida por Vinicius » 11 Jul 2010, 19:03

Nome: Banquete
Inauguração: 1935
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: The Leopoldina Railway Company Ltd. (1935-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: Escola Municipal Amanda Farias Almeida

No dia 28 de junho desse ano, eu decidi visitar três estações da antiga Linha do Cantagalo próximas a Nova Friburgo: Banquete, Bom Jardim e Monnerat. Banquete, 3º Distrito da cidade de Bom Jardim (RJ), é um local pacato e bastante agradável. A antiga estação, construída em 1935 em estilo Art Déco, continua de pé, porém a mesma se encontra totalmente descaracterizada. No local, funciona atualmente uma escola municipal.

Antes das minhas fotos, uma reportagem de 1935 falando sobre a inauguração da estação e uma foto antiga:

"Às 2.30 horas da tarde o trem especial conduziu a comitiva para Banquete, afim de ali também inaugurar a estação construída nesse distrito de Bom Jardim, aonde chegou às 3.20, subindo ao ar muitos foguetes. Quase toda a população desse distrito ali se achava, radiante pelo melhoramento recebido. A estação é de grande beleza, tanto exterior quanto interior. É um dos tipos mais lindos, que temos visto, no seu porte, e a sua construção e acabamento muito recomendam o empreiteiro, Sr. Francisco Ferreira Leal. Ao apear, foi o representante do Interventor do Estado saudado pela senhorinha Nair Mesquita, sobrinha do Coronel Argemiro Mesquita, um dos principais proprietários do lugar e quem mais trabalhou para esse melhoramento, sendo a estação construída em terreno doado por ele. Falou depois o dentista Gastão Reis, prefeito de Bom Jardim. A estação de Banquete custou 90 contos. È um preço alto, para o momento, mas que será compensado pela economia de sua conservação, pois é quase toda em cimento armado. Falta apenas completar o piso da plataforma que esta sendo preparado para ultimá-la." (O Friburguense, 6/6/1935). Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil.

Imagem
Foto de Sandro Martins

Bem, vamos as fotos:

1. Algumas gerais da antiga estação, que possuia uma arquitetura muito moderna para a região

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4. A antiga estação está completamente descaracterizada

Imagem

5.

Imagem

6.

Imagem

7. Felizmente, alguns detalhes da arquitetura Art Déco sobreviveram

Imagem

8.

Imagem

9.

Imagem

10. Coluna Art Déco

Imagem

11.

Imagem

12. Essas janelas são originais

Imagem

13. Um banco de concreto

Imagem

14.

Imagem

15.

Imagem

16. A antiga plataforma

Imagem

17.

Imagem

18. A cobertura da antiga estação foi mantida

Imagem

19.

Imagem

20. Eu sempre procuro andar por perto das antigas estações em busca de algum vestígio do passado ferroviário. Dessa vez tive um grata surpresa

Imagem

21. Eu encontrei essa antiga mangueira que abastecia as locomotivas a vapor

Imagem

22. Detalhe

Imagem

23.

Imagem

24. Ela se encontra muito bem conservada

Imagem

25.

Imagem

26. Muito linda

Imagem

27.

Imagem

28.

Imagem

29. Tive um pequeno problema tirando fotos da antiga estação de Banquete: uma funcionária da escola chamou a diretora que queria saber porque eu estava tirando fotos. Expliquei que era de um fórum de ferrovias e que estava tirando fotos apenas da construção e não dos alunos. Mostrei as fotos e tudo acabou bem

Imagem

30. A escola parece que passou por reformas recentemente. Eu só não sei se tais descaracterizações foram feitas agora ou no passado

Imagem

31. O prédio anexo é recente e não pertencia a antiga estação

Imagem

32.

Imagem

33. Perto da antiga estação, no sentido Riograndina, eu encontrei uma antiga ponte ferroviária, com a base característica das pontes da Linha do Cantagalo

Imagem

35.

Imagem

36.

Imagem

Eu segui então em direção a antiga estação de Bom Jardim.
Editado pela última vez por Vinicius em 11 Jul 2010, 21:25, em um total de 4 vezes.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Banquete

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 11 Jul 2010, 19:22

Nooossa está descaracterizada mesmo!!! A quem olha a primeira vista nunca vai dizer que isso é uma estação ferroviária desativada....
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

VHarlamov
USUÁRIO JR
Mensagens: 130
Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Banquete

Mensagem não lida por VHarlamov » 11 Jul 2010, 20:40

A ruazinha, pelo jeito, é o antigo traçado. Mas e a frente da estação (a antiga fachada), está nos fundos agora, inacessível?

Belas fotos! Gostei da cidadezinha, muito bucólica! E o charme especial é dado pela mangueira preservada.
Imagem


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Banquete

Mensagem não lida por Vinicius » 11 Jul 2010, 21:33

^^

A frente da estação é essa mesmo e a rua que passa em frente é a antiga via. Você deve estar confuso, pois a foto antiga é uma montagem composta de três fotos: da rua principal do distrito, da antiga estação e de um outro local que eu desconheço.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Banquete

Mensagem não lida por Nina » 11 Jul 2010, 21:56

Muito boas as fotos
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Banquete

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Jul 2010, 08:10

Hehehehe nem parece uma estação da Leopoldina! E falando nisso, em geral, a maioria delas não possui dístico mostrando o ano de inauguração, mas esta nem o dístico do nome existe, olhando pelas fotos antigas.

Foi bem descaracterizada mesmo... Ainda bem que a diretora não implicou contigo. Muito bonitas as fotos, Vinicius... Como sempre, diga-se de passagem.

Pelo que escolha uma foto de cada uma das estações pra eu adicionar ao índice.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Banquete

Mensagem não lida por Vinicius » 13 Jul 2010, 08:48

Muito obrigado Nina e Renan. :D

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes