[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Nighto
USUÁRIO JR
Mensagens: 258
Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nighto » 06 Abr 2011, 00:36

Eu não comento, mas acompanho aqui e também estou no grupo dos perdidos. Fazendo esse levantamento cronológico, eu me comprometo a criar um artigo na Wikipédia resumindo as informações.

[]s

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Abr 2011, 13:43

Nighto escreveu:Eu não comento, mas acompanho aqui e também estou no grupo dos perdidos. Fazendo esse levantamento cronológico, eu me comprometo a criar um artigo na Wikipédia resumindo as informações.

[]s
Desculpe a todos que ficaram perdidos com o excesso de informações sem organização ... realmente fez falta uma ordem cronológica no assunto, mas acho que a intenção do tópico é expormos o que encontramos nas pesquisas e, selecionadas as informações, passar para tópicos específicos de cada estação ou ramal.
:beer:
Nighto, caso queira, pode compilar as informações e condensa-las em ordem pelo Wikipedia. Entretanto, eu já estava fazendo isso, mas como neste mês estou parado (quer dizer, trabalhando demais) e nem estou indo em casa usar meu computador, o projeto está parado. Mas sinta-se a vontade caso queira tocar o projeto no Wikipedia. Assim que eu puder, retomarei o meu no www.trilhosdorio.com.br
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 08 Abr 2011, 11:26

Ainda sobre a linha mista: a foto mostra claramente a linha auxiliar à esquerda da foto um pouco antes do ponto de junção com a Rio D´Ouro. O detalhe das caternárias não deixa dúvida, pois o fotógrafo estava olhando em direção à Pavuna. Ocorre que a linha mista ESTÁ VINDO EM DIREÇÃO À ACARY, portanto antes do ponto de junção com a linha auxiliar. Esta é a minha dúvida: se a Efrdo era de biola métrica, como explicar a linha mista e onde ela iria terminar{ou começar}?

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunno » 10 Abr 2011, 18:24

Galera sou leigo para falar qualquer coisa sobre o assunto, mas encontrei esse site maneiro e gostaria de compartilhar com vocês.

http://www.ipahb.com.br/patri_hi.php


Mostra a estação do Tinguá e Guia de Pacobaíba, mas sem dúvida alguma, a história da Rio d'Ouro me cativou.
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 12 Abr 2011, 08:47

Ainda a Rio D´Ouro: Sobre uma reportagem publicada em Março de 1972, sobre a ERFDO após Belford Roxo, mencionando locomotivas diesel e vagões de metal semelhantes aos usados no ramal de Saracuruna, ramal esse AINDA utilizado nessa data. Alguém poderia me confirmar a veracidade?

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Abr 2011, 11:14

Mano Tche que eu saiba o canto do cisne da Rio d'Ouro, foi em 1970. 1972 e novidade para mim. :ph34r:

Tche escreveu:Ainda a Rio D´Ouro: Sobre uma reportagem publicada em Março de 1972, sobre a ERFDO após Belford Roxo, mencionando locomotivas diesel e vagões de metal semelhantes aos usados no ramal de Saracuruna, ramal esse AINDA utilizado nessa data. Alguém poderia me confirmar a veracidade?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Abr 2011, 13:38

Depois de alguns dias sem acesso a internet (nem a computador ! Realmente estou trabalhando demais ...), consegui entrar aqui pelo computador do serviço (na encolha ...) e me deparo com esta importantíssima pergunta do Tche.

Nando, lembra-se quando entrevistávamos o sr Ranulfo na Central e eu o perguntei sobre a circulação de trens em 1971 no ramal de Xerém ? Contei que um amigo meu andou de trem neste ano para visitar um afilhado e desceu na Parada Capivari ? O que o sr.Ranulfo respondeu ?

"Impossível ! Os trens deixaram de circular em 1969 por alguns meses, e depois voltaram mas, em 1970, pararam definitivamente pois disseram que uma ponte em Santa Luzia havia caído."

Ficou o dito pelo não dito, e como o sr.Ranulfo negou categoricamente que a Parada Aurora não existiu (E EXISTIU), eu comecei a concluir que ele sabe muito da EFRdO, mas estava fazendo confusão em certos assuntos da ferrovia.

Agora o Tche veio com esta "bomba", que pode esclarecer alguma coisas e abrir novos parâmetros sobre nossas pesquisas. Muito boa, Tche !
:beer:

Tche, você possui esta matéria/notícia ? Em que veículo de comunicação ela saiu ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 14 Abr 2011, 23:55

A reportagem em questão saiu em O Globo Março de 1972, não me lembro qual dia. Lembro-me dessa reportagem claramente, pois a mesma descrevia o trem em questão; era uma locomotiva diesel, vagões de metal que circulavam após Belford Roxo. Não me lembro se era até Xerém ou Jaceruba, o certo é que li essa reportagem. Sei que era uma edição de Domingo, tenho certeza que foi no mês de março de 72. Minha memória é bem clara. Talvez a "data oficial" de 1970 não seja bem exata, pois muitos fatos pertinentes à Efrdo ainda são um tanto obscuros. No filme Bonga, o trapalhão, de 1971, há uma cena que se passa em Acary, em frente à antiga Formiplac, em que se vê o leito da estrada de ferro junto à Av. Automóvel clube, que não tinha muro de divisão. Vê-se claramente o leito da ferrovia. À direita das cenas, fica a estação de Acary, como eu a conheci, embora não apareça. Era de cor amarela, com uma pequena plataforma, com o dístico com o nome Acary 1926. É só conferir o filme.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 15 Abr 2011, 09:59

!!!
Eu tenho esse filme !
Vou conferir !
Grande Tche !
app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 16 Abr 2011, 16:08

você Tche trouxe um detalhe importantissimo. Na maioria das postagens da Rio d'Ouro afirma que as locomotivas diesel so foram testadas na mesma. Sua afirmaçao comprova que tais locomotivas chegaram a ser usadas no dia a dia. <O>

Tche escreveu:A reportagem em questão saiu em O Globo Março de 1972, não me lembro qual dia. Lembro-me dessa reportagem claramente, pois a mesma descrevia o trem em questão; era uma locomotiva diesel, vagões de metal que circulavam após Belford Roxo. Não me lembro se era até Xerém ou Jaceruba, o certo é que li essa reportagem. Sei que era uma edição de Domingo, tenho certeza que foi no mês de março de 72. Minha memória é bem clara. Talvez a "data oficial" de 1970 não seja bem exata, pois muitos fatos pertinentes à Efrdo ainda são um tanto obscuros. No filme Bonga, o trapalhão, de 1971, há uma cena que se passa em Acary, em frente à antiga Formiplac, em que se vê o leito da estrada de ferro junto à Av. Automóvel clube, que não tinha muro de divisão. Vê-se claramente o leito da ferrovia. À direita das cenas, fica a estação de Acary, como eu a conheci, embora não apareça. Era de cor amarela, com uma pequena plataforma, com o dístico com o nome Acary 1926. É só conferir o filme.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Abr 2011, 23:59

No site do jornal "O Globo" pode-se conseguir estas reportagens ... mas só pagando ! Se alguém for assinante consegue alguma coisa a mais do que os internautas não-assinantes; e tem uma seção onde pode-se encomendar uma matéria para recebê-la em casa, deve ser por e-mail. Uma matéria que achei interessante foi a de um acidente em Duque de Caxias em 2001, em que eu tive o desprazer de participar: estava dentro do trem que se chocou com o último carro do trem em sentido contrário ! Graças a Deus nada sofri ...

Como estou montando o site "Trilhos do Rio" e preciso de muita informação, além da já obtida, estou pensando em apelar para a compra de matérias ... e esta de 1972 seria uma das primeiras, sem dúvida !

Deixa eu botar as finanças em dia que vou apelar pra isso aí também ...

:P
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 25 Abr 2011, 08:43

Galera,


Posto aqui, um Mapa de 1895 que contem SOMENTE a variante antiga da EFRO, vide abaixo.

Imagem

Abraços.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 06 Mai 2011, 14:20

Nando,
Eu estava para dar essa informação há um tempão aqui no fórum, mas você o fez antes.
Essas postagens também foram lidas por mim, mas não possuem detalhes.
A única questão colocada é que testes foram feitas com locomotivas a diesel, mas nunca li sobre o trecho e/ou o ano.
Se foi mesmo em 1972, fica mais fácil ainda conseguir depoimentos de moradores, pois aumenta o range da idade das testemunhas.


NANDORJ escreveu:você Tche trouxe um detalhe importantissimo. Na maioria das postagens da Rio d'Ouro afirma que as locomotivas diesel so foram testadas na mesma. Sua afirmaçao comprova que tais locomotivas chegaram a ser usadas no dia a dia. <O>

Tche escreveu:A reportagem em questão saiu em O Globo Março de 1972, não me lembro qual dia. Lembro-me dessa reportagem claramente, pois a mesma descrevia o trem em questão; era uma locomotiva diesel, vagões de metal que circulavam após Belford Roxo. Não me lembro se era até Xerém ou Jaceruba, o certo é que li essa reportagem. Sei que era uma edição de Domingo, tenho certeza que foi no mês de março de 72. Minha memória é bem clara. Talvez a "data oficial" de 1970 não seja bem exata, pois muitos fatos pertinentes à Efrdo ainda são um tanto obscuros. No filme Bonga, o trapalhão, de 1971, há uma cena que se passa em Acary, em frente à antiga Formiplac, em que se vê o leito da estrada de ferro junto à Av. Automóvel clube, que não tinha muro de divisão. Vê-se claramente o leito da ferrovia. À direita das cenas, fica a estação de Acary, como eu a conheci, embora não apareça. Era de cor amarela, com uma pequena plataforma, com o dístico com o nome Acary 1926. É só conferir o filme.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Mai 2011, 15:09

Pessoal, encontrei esta foto no site do CEMOBA (Centro de Memória Oral da Baixada Fluminense). Está descrita como uma construção da CEDAE em Belford Roxo ... alguém saberia dizer onde exatamente ?

Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 17 Mai 2011, 09:41

Pessoal,


Coloco aqui a prova de que a Variante Antiga da E.F. Rio D'Ouro seguia pela Av. Suburbana, Av. João Ribeiro até Tomaz Coelho, isso antes de ser contruida a Variante Nova por Inhaúma.


Imagem


Vejam os resquícios da Tubulação.

Noticia dos Jornais:

Cedae promete indenizar moradores afetados por rompimento de tubulação em Tomás Coelho



O rompimento de uma tubulação da Cedae na rua João Ribeiro, em Tomás Coelho, causou prejuízos a pelo menos 50 famílias. A água inundou casas e os moradores tiveram diversos móveis e eletrodomésticos danificados. Em algumas residências, a água chegou a um metro de altura. Técnicos da Cedae fazem reparos e um buraco de dois metros foi aberto na rua. No local, está sendo construído o viaduto de Tomás Coelho e há suspeitas de que o rompimento tenha sido provocado pela falha de algum operário que trabalha na obra. A Cedae prometeu indenizar os moradores e pede para quem mora na região economizar água.

Imagem

Foto Jornal o Dia.

Mais de 20 casas são atingidas por rompimento de tubulação na Zona Norte
POR ALINE SALGADO

Rio - Pelo menos 28 casas foram atingidas pelo rompimento da tubulação de água da Cedae, que passa entre as ruas Engenho do Mato e Pereira Pinto em Tomás Coelho, Zona Norte do Rio, na madrugada deste sábado. Cerca de 90 milhões de litros d'água jorrou por quase 30 minutos.



Imagem

Jornal O Globo.


Imagem

Fotos de Melekh sobre a Variante:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

SÓ PARA LEMBRAR: A estação Engenho do Mato ficava no fim da Av. João Ribeiro (Estrada Nova da Pavuna).


Abraço a todos.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Mai 2011, 17:27

Dado,
Eu estava para responder essa postagem sua há um tempão.
Eu ainda vou tentar raciocinar sobre essa questão relendo mais atentamente os documentos abaixo.
Bom, a localização junto à Rua São Cristovão saindo de Alfredo Maia a partir dessa, daria próximo à estação Francisco Sá.
Então essa estação Rio Maracanã primitiva talvez pudesse ser, pela localização do documento, junto às atuais ruínas de Francisco Sá.
Isso faria sentido sobre a estação Rio Maracanã ser anterior à da Quinta a partir de A.Maia pela grade de estações da Melhoramentos.

Sobre a foto que você postou, imagino que o prédio em primeiro plano seja a estação da Quinta, de pé até hoje em um prédio pintado de ocre e o prédio ao fundo seja a primitiva estação de São Cristovão.
Essa distância entre as duas bate mais ou menos, se compararmos a Estação da Quinta, (ainda de pé) com umas ruínas de plataforma que existem junto à linha do metrô e totalmente visíveis quando passamos pelo viaduto junto à passarela de acesso à atual estação de S.Cristovão.
Reparem em uma plataforma baixa e feita de pedra e compare com a distância da Quinta.

Acho que a foto que você postou seja tão antiga que talvez seja anterior às 4 linhas ou as 2 complementares estão a direita.
Para mim, o fotógrafo estaria olhando para a direção Mangueira e com o Centro da cidade às suas costas.
Estou levando em consideração o explanado acima e à posição da Quinta em relação ao ramal atual.

Um Abraço.



DadoDJ escreveu:Pessoal, saudações !

Estive meio sumido nestes dias, em matéria de postagens, mas não fiquei sem dar umas pesquisadas ... acumulei um bocado de informação, mas acho que elas vão intrigar mais do que esclarecer dúvidas.

Pra começar, vejam abaixo o Diário Oficial de 14 de novembro de 1902, página 16 - seção 1:

Imagem

^^ Atentem aos detalhes:
1-o quadro de horários relata que a EF Rio d'Ouro já utilizava a Linha Auxiliar nesta época, com seus trens partindo de Ilha das Moças/Alfredo Maia
2-a estação Maracanã não ficava exatamente nas proximidades da estação homônima da EFCB, ficava na Rua São Cristóvão ! Esta informação eu vi em um diário oficial que baixei no trabalho, depois postarei aqui.
3-a estação da Quinta figurava como estação da EF Melhoramentos (Linha Auxiliar) ! Neste caso tenho várias dúvidas ... vejam a foto da estação Quinta abaixo:
Imagem
^^ Já notaram que ao fundo há uma construção que se parece mais com uma estação do que o prédio em primeiro plano ???
:O
E caso a estação fosse pertencente à EFCB, porque ela aparece na listagem da Linha Auxiliar ? Uma hipótese que tenho é que quando a Linha Auxiliar foi estendida até Alfredo Maia, a linha "passou a passar" paralela à EFCB, e em frente a estação, que antes servia apenas à EFCB. Agora será que a foto acima mostra o leito da da EFCB ou da Linha Auxiliar ?
4-Seguindo, a estação passava em Mangueira (posterior Fructeiras ?) e depois em D.anna Nery !!! Como assim ?! D.Anna Nery não era uma estação de um ramal separado, em nível diferente das linhas da EFCB e Linha Auxiliar ? A não ser que esta estação fosse a Parada Silva e souza, e não D.Anna Nery,mas ...
5-... a estação Jockey Club figura na listagem, sendo assim a estação D.Anna Nery não poderia ser a Parada Silva e Souza.
6-A frente,chegava-se à estação Jacaré ... seria Herédia de Sá, certo ? Agora o que intriga é que depois o trem passava por Praia Pequena,que seria teoricamente em outra linha, por fora da Linha Auxiliar ! Que confusão ... eporque Venda Grande não aparece na maioria destes documentos ?
7-A estação Cesário Machado ainda existia neste ano de 1902 e ... a EF Rio d'Ouro a utilizava ! ! ! E ainda tem outra ... como os trens faziam para seguir por estações da Linha Auxiliar e da EF Rio d'Ouro simultaneamente ?!?!?!?!?!?!?!

Agora por curiosidade, vejam que a EF Rio d'Ouro possuía três tipos de trens circulando simultaneamente no ano de 1902:
a) Partindo de ilha das Moças, em direção à Pavuna (acima)
b) Partindo de Ilha das Moças, em direção ao Interior
c) Partindo do Caju, em direção ao interior !

Vejam abaixo:

Imagem

Imagem

:WK:
Editado pela última vez por Adenilson em 01 Jun 2011, 09:04, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Mai 2011, 23:36

Adenilson escreveu: (...)
Sobre a foto que você postou imagino que o prédio em primeiro plano seja a estação da Quinta, de pé até hoje em um prédio pintado de ocre e o prédio ao fundo seja a primitiva estação de São Cristovão.
Essa distância entre as duas bate mais ou menos, se compararmos a Estação da Quinta, (ainda de pé) com umas ruínas de plataforma que existem junto à linha do metrô e totalmente visíveis quando passamos pelo viaduto junto à passarela de acesso à atual estação de S.Cristovão.
Reparem em uma plataforma baixa e feita de pedra e compare com a distância da Quinta.
Minha nossa ! ! ! É verdade, Adenilson ! ! ! Aquela plataforma sempre me intrigou ! Quem me chamou a atenção sobre ela foi o Julio, há vários anos atrás, mas eu confesso que não dei muita importância, achei que fosse algum tipo de calçamento antigo ou uma barreira qualquer ... mas vendo a foto antiga que mostra a estação da Quinta e a suposta e provável estação de São Cristóvão ao fundo tudo faz sentido !
Acho que a foto que você postou seja tão antiga que talvez seja anterior às 4 linhas ou as 2 complementares estão a direita.
Para mim, o fotógrafo estaria olhando para a direção Mangueira e com o Centro da cidade às suas costas.
Estou levando em consideração o explanado acima e à posição da Quinta em relação ao ramal atual.
Detalhe: eu nunca havia pensado que a estação Quinta que aparece na foto antiga fosse o prédio que se encontra atualmente ao lado da estação de São Cristóvão ! Como é a estação da Quinta, imaginei que fosse do lado oposto, sendo assim a posição do fotógrafo imaginada por mim era sempre ao contrário, nunca havia pensado nisso ! Adenilson, abriste meus olhos para o lógico ! E eu sempre pensando como a estação da Quinta teria sido transferida de um lado para o outro da linha ...
ptz

Um Abraço.
Valeu ! Não some não ! ! !
;)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 01 Jun 2011, 09:23

Preclaro Dado,
Tudo isso é conjectura.
Esse fato é meio obscuro. Por exemplo, o livro do Hélio diz que a estação Imperial foi demolida, mas logo no parágrafo seguinte, ele cita o prédio sendo Estação Quinta.
No site do Ralph, o mesmo prédio é mostrado como estação Quinta também é mostrado como a estação primitiva de São Cristovão.
O fato é que você vendo a foto em preto e branco do prédio e o atual, dá para perceber que é a mesma edificação, a não ser que uma réplica tivesse sido construída.
Outra coisa é que no lado voltado para a linha, existe uma marquise e a mesma está lá até hoje.
Não vejo como um prédio possa "mudar de lado" como é insinuado no livro do Hélio. Se houveram mudanças, foram das linhas.
Vendo a foto em preto e branco, parece que duas linhas passavam onde atualmente existe a linha de metrô, ou seja, "colada" ao prédio.
Pensei o que poderia causar um possível "deslocamento" da posição das linhas e cheguei a mesma conclusão, sobre a inauguração de Alfredo Maia, mas a isto acrescentaria o próprio deslocamento da linha da central.
O viaduto do mangue (linha férrea) foi inaugurado no início do século XX e antes disso, a linha passava em nível com a atual Francisco Bicalho.
Outra coisa que descobri a Rua São Cristovão era mais comprida e englobava a Rua Ceará.

Sobre a posição da estação, o que você falou faz sentido sobre o lado que a estação deveria estar, mas talvez e apenas talvez, a Quinta da Boa Vista fosse maior.
Vou ver se consigo mais informações sobre o assunto.

Eu tenho acompanhado os fóruns, especialmente os abertos recentemente, sobre o ramal Carlos Sampaio X Autin X Santa Cruz e o de Xerém.
Tenho estado muito ocupado e por isso diminui o meu acesso on line, quero dizer, acessando o fórum, mas tenho lido tudo sem propriamente entrar com a senha. okk




DadoDJ escreveu:
Adenilson escreveu: (...)
Sobre a foto que você postou imagino que o prédio em primeiro plano seja a estação da Quinta, de pé até hoje em um prédio pintado de ocre e o prédio ao fundo seja a primitiva estação de São Cristovão.
Essa distância entre as duas bate mais ou menos, se compararmos a Estação da Quinta, (ainda de pé) com umas ruínas de plataforma que existem junto à linha do metrô e totalmente visíveis quando passamos pelo viaduto junto à passarela de acesso à atual estação de S.Cristovão.
Reparem em uma plataforma baixa e feita de pedra e compare com a distância da Quinta.
Minha nossa ! ! ! É verdade, Adenilson ! ! ! Aquela plataforma sempre me intrigou ! Quem me chamou a atenção sobre ela foi o Julio, há vários anos atrás, mas eu confesso que não dei muita importância, achei que fosse algum tipo de calçamento antigo ou uma barreira qualquer ... mas vendo a foto antiga que mostra a estação da Quinta e a suposta e provável estação de São Cristóvão ao fundo tudo faz sentido !
Acho que a foto que você postou seja tão antiga que talvez seja anterior às 4 linhas ou as 2 complementares estão a direita.
Para mim, o fotógrafo estaria olhando para a direção Mangueira e com o Centro da cidade às suas costas.
Estou levando em consideração o explanado acima e à posição da Quinta em relação ao ramal atual.
Detalhe: eu nunca havia pensado que a estação Quinta que aparece na foto antiga fosse o prédio que se encontra atualmente ao lado da estação de São Cristóvão ! Como é a estação da Quinta, imaginei que fosse do lado oposto, sendo assim a posição do fotógrafo imaginada por mim era sempre ao contrário, nunca havia pensado nisso ! Adenilson, abriste meus olhos para o lógico ! E eu sempre pensando como a estação da Quinta teria sido transferida de um lado para o outro da linha ...
ptz

Um Abraço.
Valeu ! Não some não ! ! !
;)


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 02 Jun 2011, 09:09

A Rua São Christóvão começava no Campo de S. Cristóvão e teminava no Largo do Estácio, sendo a atual Rua Ceará apenas um trecho da referida rua. A região foi profundamente alterada nos anos 60, com a retificação dos rios Joana e Maracanã, tendo um diversos prédios demolido, inclusive o lado direito da rua Francisco Eugênio no trecho em frente ao 4°BPM, sendo atualmente o leito do canal.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Jun 2011, 09:31

Lembro também da Rua Figueira de Melo, que era mais extensa do que atualmente ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes