[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Vinicius » 06 Set 2011, 17:09

Fantásticas fotos.

Excelente achado. app

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 06 Set 2011, 17:58

O rodapé diz que um dos trens estavam superlotados. Ou seja, demanda tinha e muita. A Central não investiu o que era necessário. Deixou minguar. Entra governo, sai governo e se faz uma "escorregada de Engenharia" atrás da outra. Se ainda fosse uma ferrovia, com seus respectivos ramais e tivessemos o Metrô com a Linha 6 cortando em Vicente Carvalho ou Irajá, teríamos um transporte bem mais decente. A ferrovia continuaria como ponto terminal em Francisco Sá e de lá poderia existir sim uma linha de metrô até o outro lado da Baía. Acabar com a RDO, assim como muitos outros ramais, foi um crime. Uma pena.

Brasil, um país de brinquedo!!!
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Set 2011, 21:44

Com certeza !
Veremos nas próximas imagens como o sistema andava super lotado, com muita demanda mas com pouquíssimas ofertas de horários. Um absurdo ! Imagine se os ramais e sub-ramais funcionassem ainda hoje em dia, além da demanda de passageiros para a Baixada Fluminense ainda teria demanda turística, em direção às cachoeiras, rios e paisagens ainda selvagens da Serra do Tinguá, Serra do Couto, Xerém etc etc malditos políticos ! ! !
wll
Mas voltemos às matérias e imagens históricas cedidas por Hugo Caramuru, que segundo suas palavras, sempre nos acompanha e admira nosso trabalho voltado à pesquisa e preservação ferroviária.

ATENÇÃO! CENAS E NARRATIVAS FORTES !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Set 2011, 21:53

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Não tenho a continuação da matéria ...
:(

Abaixo outra matéria publicada pela Revista "O Cruzeiro", em 1948.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Set 2011, 22:09

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

^^ Obs.: esta estação acima não se parece com Maria da Graça, com a estrutura simples com cobertura ao fundo, e do lado de cá, a construção que até hoje está de pé no local, será que é ?
Não sei se a matéria continuava ... não tenho mais imagens.

ATENÇÃO ! ESTAS IMAGENS ESTÃO ARMAZENADAS NO ORKUT, por isso salvem antes que algo aconteça e se perca o acesso.

Em breve,mais ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 06 Set 2011, 23:03

Muito bom Dado !!
Realmente ainda há muitas coisas '''novas''' a se descobrir da EFRD.
Este acidente da Pavuna em 50, a gente já tinha lido naquela página de fundo preto que conta a história de Irajá e o cita sem muitos detalhes.
(num lembro o link agora).
É mais um acidente esquecido como a maioria dos acidentes sobre trilhos que ocorreram no Brasil. Vide os grandes acidentes de Anchieta em 52 e o da Mangueira em 58. Esses outros acidentes '''menores''' então, ai que sumiram mesmo da memória coletiva.
Vou ler com calma as matérias da Revista, eu lembro que minha avó (1927-2005) usava as vezes o terminal de Francisco Sá para ir até a capital; como já tem tempo que me contou, não lembro dos detalhes.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 08 Set 2011, 14:18

Dado,
Licença concedida.



É muito bem vinda a presença aqui no fórum do Hugo Caramuru e também é muito bom saber que ele pesquisa e registra informações de ferrovias.

Em relação a foto postada sobre a Estação Areal – 1924, já foi levantada a duvida em relação a data pelo Adenilson, tendo em vista o ônibus parecer ser mais moderno do que a data da Foto, porem a hipótese de ser ou não a estação, não tenho como confirmar, pois esta foto estava em um CD que recebi de um senhor em Vila de Cava, onde também constava outras fotos e mapas.

Agora se o nosso amigo Hugo Caramuru é cria do local, podemos lhe dar o crédito e quem sabe ele consiga para nós uma foto da verdadeira estação, considerando seu provável conhecimento com o pessoal do local.

Quem sabe ele também consiga postar aqui uma foto da estação de Inhaúma... sobre as imagens vou procurar saber.

Dado, muito bom o material postado, me senti como estivesse lá, lamento é claro o acidente e as vítimas, cara, que grande achado.

Quando menos se espera, novas descobertas.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 19 Set 2011, 20:59

Grande Dado e amigos,Esse fórum deu um susto na gente  :O . Pensei que não fosse mais voltar. Até recebi o recado do Dado no orkut.
Bom, estamos aqui de volta. Pela data que o site saiu do ar, eu estava viajando e quando o site voltou ao ar tive gratas surpresas.
Como diria um tal de Jack, vamos por partes em relação aos meu comentários.

Acidente em Acari: Grande foto. Verifiquei no google e realmente existe uma grande curva logo após a saída da estação Acari. No ângulo da foto do jornal, imagino que Acari esteja muito próximo a uns galpões ao fundo no sentido inverso ao trajeto do trem que bateu na esquerda e estava indo para a Pavuna.O raciocínio inverte-se quando nos referimos ao trem da direita, que estava indo para Acari.

Reportagens da Rio D'ouro: Pessoal, vi as reportagens sobre o pésssimo serviço da ferrovia e concordo totalmente com vocês que havia demanda, pois se não houvesse, não existiria linha 2 do metrô (apesar de épocas diferentes).Hoje estive no AGCRJ e depois vou falar melhor sobre isso, mas vi artigos que retratava a reunião do então Governador Carlos Lacerda com moradores atendidos pela E.F.Rio D'ouro.Acho que a partir de certo ponto, o pessoal arregaçou as mangas e partiu para a reclamação, mas isso acabou não salvando a R.Ouro.

Possível estação de Maria da Graça: Dado, Concordo contigo. Se a reportagem é sobre a Rio D'ouro e vemos 2 plataformas, as possibilidades seriam: Triagem, Del Castilho e Maria da Graça, mas não acredito sobre as duas primeiras, pois Triagem é em curva e as plataformas de Del Castilho não eram paralelas (depois eu explico). Sobrou Maria da Graça! :D

Estação Vicente de Carvalho: Seria mesmo muita coincidência 2 acidentes desse tipo em locais diferentes, então aquela foto deve mesmo ser de Vicente de Carvalho. Insisti até que pudesse ser também E.Rainha, mas nunca desacreditei ser V.Carvalho.O problema é que o número de linhas não batia, mas descobri que algumas estações da Rio D'ouro tinham um pátio com mais de um trilho (depois explico).

Abraços.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 19 Set 2011, 21:18

AMIGOS FORISTAS.

HOJE ESTIVE NO AGCRJ E FIZ UMA PESQUISA PARA LÁ DE INTERESSANTE:

TENHO INFORMAÇÕES REVALADORAS SOBRE AS ESTAÇÕES: MANGUEIRA, SÃO CRISTOVÃO, DERB CLUB, SÃO FRANCISCO XAVIER, ROCHA, TODOS OS SANTOS, ENCANTADO, ENGENHEIRO LEAL, TURIAÇÚ, BANGÚ, TERRA NOVA, DEL CASTILHO, MARIA DA GRAÇA, INHAÚMA E OUTRAS NEM TÃO REVELADORAS SOBRE PRAIA PEQUENA, VENDA GRANDE, VIEIRA FAZENDA E HERÉDIA DE SÁ E BENFICA.

POSTAREI AS INFORMAÇÕES NOS DEVIDOS TÓPICOS.

AGUARDEM.

VEM BOMBA POR AÍ.

ABRAÇO A TODOS.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 20 Set 2011, 08:02

Valeu Adenilson,

Estamos no aguardo.
Por um acaso conseguiu alguma foto das estações citadas?

Abraços.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 20 Set 2011, 08:24

Grande Melekh,

Rapaz, vou te dizer uma coisa, mas leia sentado. Todas foram fotos, mas não as trouxe para casa. Para isso necessitamos de um processo mais burocrático e muito caro =o .

Vou descrever cada uma dessas estações citadas incluindo prédio e pátio.

Não consegui ver detalhes de Vieira Fazenda, Cesário Machado, Praia Pequena e Herádia de Sá pelos motivos que vou explicar no momento certo.

Fora isso, com exceção de Maria da Graça e Del Castilho, cujas fotos também vi em perspectiva, todas as outras foram fotos aéreas tiradas em dezembro de 1928.

Vou descrever detalhadamente cada pátio dessas estações, pois anotei tudo. Em algumas, estou pensando até em fazer um croqui.

Um abraço a todos.


Valeu Adenilson,

Estamos no aguardo.
Por um acaso conseguiu alguma foto das estações citadas?

Abraços.

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunno » 20 Set 2011, 10:48

O AGCRJ é muito "Burrocrático" mesmo. O que te cobraram? Papel Higiênico ou Forno Microondas? :brrb: :brrb: :brrb:
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 20 Set 2011, 11:59

Brunno.
Concordo contigo em relação ao trocadilho.

O que eles vão cobrar depende do número de fotos, mas pode ser até um computador.

Ontem fiquei lá de 10:30h às 17:00h e só parei para almoçar por ali.

Anotei tudo para não esquecer das fotos que escolhi. Já fiz um requerimento, mas o estagiário solicitou que eu fizesse uma justificativa somente na semana que vém, quando a diretora voltará.

Vou pedir um desconto nas fotos. Por incrível que pareça, quando mencionei que participava do fórum sobre ferrovias, o estagiário me deu uma esperaça maior de conseguir as fotos.
No MIS é justamente ao contrário.

Vamos ver o que consigo. Enquanto as fotos não vém, vamos às informações escritas mesmo. Se sentir necessidade, faço um croqui.

brunno escreveu:O AGCRJ é muito "Burrocrático" mesmo. O que te cobraram? Papel Higiênico ou Forno Microondas? :brrb: :brrb: :brrb:


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 20 Set 2011, 13:05

Imagem
Imagem

Como disse antes, estive no AGCRJ ontem buscando apenas por fotos de estações que já não existem mais.
Consegui ver fotos da maioria, sendo grande parte aérea e outras em perspectiva. Vamos ao descritivo.

ESTAÇÃO: DEL CASTILHO.
ANO: 1963.
FOTO: PERSPECTIVA.

Descobri essa foto numa pasta de obras de viadutos dos governadores do Rio na construção do viaduto Emílio Baumgart.
A planta (2ªfoto) do pátio acima não está exatamente como vi, que por sua vez estava diferente da 1ª foto acima também.
Havia uma bifurcação inicial que separavam os trens da Auxiliar e Rio D'ouro, na última linha da Auxiliar, que não era adjacente à plataforma que depois atenderia Del Castilho (Auxiliar). Dessa bifurcação, a que seguia para auxililar segua em bitola larga e para a Rio D'ouro em mista.
Logo antes da plataforma da Rio D'ouro havia uma nova bifurcação, sendo que a linha que derivava para o lado esquerdo (oposto ao do Nova América) era MISTA. Isso mesmo, mista. A do lado direito era métrica.

As plataformas não eram paralelas e faziam um ângulo como se um relógio marcasse 1 hora. A plataforma da Rio D'ouro era cerca de 2/3 menor que a da auxiliar. Continha uma caixa de concreto, talvez bilheteria e/ou acesso dos passageiros no início da plataforma e apenas depois tinha uma cobertura em duas águas com o caimento invertido (para o centro) como na primeira foto acima.
O restante da plataforma (mais da metade) era nua, ou seja, sem cobertura.
Do lado direito da estação da Rio D'ouro haviam outras linhas, mas parece que apenas duas seguiam para Inhaúma. Não tenho certeza, pois teria que ampliar a foto que estava na minha mão.
Não havia acesso para Del Castilho (Rio D'ouro) do lado esquedao. Apenas do direito e acho que era subterrâneo, por causa das linhas que separavam a rua da plataforma. A última linha era sem continuação e não seguia para Maria da Graça.
A Automóvel Clube margeava a linha férrea apenas do lado direito até o final do shopping Nova América, onde por coincidência terminava esse pátio com mais linhas. A parir daí, a rua cruzava a Rio D'ouro em diagonal e seguia para Inhaúma onde hoje é a pista de descida da A.Clube.

Obs: Não levei em consideração acima as linhas que eram adjacentes à plataforma de D.Castilho da auxiliar.

Não hesitem em perguntar.

Abraços

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunno » 20 Set 2011, 16:55

Adenilson

Eu trabalho justamente nessa parte e isso não foi um trocadilho, foi real e aconteceu comigo.

Fico muito revoltado com essas atitudes do AGCRJ, a lei de acesso à informação e a lei de arquivos dizem que os arquivos (instituições de custódia públicas) devem permitir o acesso, implementar a divulgação e FOMENTAR o debate e pesquisa sobre as fontes custodiadas. Enquanto diversas instituições do ramo como o Arquivo Nacional, o MIS, o IMS, o APERJ instituem prêmios para pesquisas com o seu acervo. O ACGRJ anda na contramão da evolução da democracia.
wll wll wll wll wll
Adenilson escreveu:Brunno.
Concordo contigo em relação ao trocadilho.

O que eles vão cobrar depende do número de fotos, mas pode ser até um computador.

Ontem fiquei lá de 10:30h às 17:00h e só parei para almoçar por ali.

Anotei tudo para não esquecer das fotos que escolhi. Já fiz um requerimento, mas o estagiário solicitou que eu fizesse uma justificativa somente na semana que vém, quando a diretora voltará.

Vou pedir um desconto nas fotos. Por incrível que pareça, quando mencionei que participava do fórum sobre ferrovias, o estagiário me deu uma esperaça maior de conseguir as fotos.
No MIS é justamente ao contrário.

Vamos ver o que consigo. Enquanto as fotos não vém, vamos às informações escritas mesmo. Se sentir necessidade, faço um croqui.

brunno escreveu:O AGCRJ é muito "Burrocrático" mesmo. O que te cobraram? Papel Higiênico ou Forno Microondas? :brrb: :brrb: :brrb:
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 20 Set 2011, 23:39

Adenílson, só discordo de um ponto em sua postagem: a pista da Automóvel Clube em direção à Inhaúma era a mesma existente, sendo que era EM MÃO DUPLA, e a linha da Rio D´Ouro corria do lado esquerdo da via até a passagem de nível de Inhaúma, quando a Automóvel Clube CRUZAVA a ferrovia em curva para a esquerda, que passava então a correr À DIREITA da estrada de ferro. Vale lembrar que até a década de 60 a Automóvel Clube tinha um traçado diferente e mais sinuoso. A atual pista de descida NÃO EXISTIA NESSA ÉPOCA. Descendo em direção à Del Castilho, após passar pelo cemitério de Inhaúma, cruzava-se a ferrovia pela passagem de nível para seguir em direção à Nova América.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Set 2011, 00:03

Grande Adenilson ! Seja bem vindo ! Realmente o TGVBR nos assustou e migramos para o "Trilhos do Rio". Lá eu garanto que não vai cair nem extrapolar a banda ... ficamos muito temerosos de perder os dados postados aqui,como já aconteceu antes ao mudarem de servidor ... bom, se fazer muita propaganda, quem quiser dar um pulo lá, fique a vontade !
;)

Curioso: quando eu fui ano passado ao AGCRJ, perguntei sobre a cessão de fotos. Vou tentar reconstituir o meu diálogo com a funcionária do local:

- Escuta, encontrei algumas fotos interessantes. Há a possibilidade de salvar ou copiar as imagens ?
- Olha sr.Eduardo, só tem duas possibilidades: quando uma instituição de ensino ou de pesquisa requisita uma imagem; e quando uma pessoa física vai fazer uma exposição de fotos antigas sobre determinado tema.
- Ah, legal ... e como que faço para eu adqüirir uma imagem ? Tem que comprar o direito, como é ?
- Bom, normalmente nós cedemos material para instituições públicas. Quando é uma instituição privada, o valor é alto.
- Hããããã ... gasp, coff coff ! o0 E se eu quiser adqüirir algum material, uma cópia ?
- Bom, o valor é o mesmo do que se fosse uma instituição privada ... mas até hoje nunca vi ninguém liberar para pessoa física, mesmo se pagar.


Algum tempo depois eu ouvi falar sobre esse lance de trocar material (a tal história do micro-ondas e televisão) por uma cópia do acervo do AGCRJ. Mas de uma maneira ou de outra, É UM ABSURDO ! Eles tem medo de que as informações vazem pela internet, mas qual o problema ?! Direito autorais para os familiares do Augusto Malta ? Será que eles ainda ganham algo sobre isso ? Até compreendo em parte este comportamento, mas pra mim o que vale é o seguinte:

CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO: DIVIDIR PARA MULTIPLICAR !

Obs.: eu já pensei em entrar com uma caneta-câmera, aquelas tipo 007, sabe ... mas tem câmera lá dentro ! Não quero sair preso ... tem uma foto de uma estação da EFRdO inédita e desconhecida, acho que era a única imagem que aparecia quando se digitava Rio d'Ouro quando se pesquisava... Adenilson, chegou a ver esta foto ? Outra coisa: eu me lembro de imagens falando sobre o Carlos Lacerda em reunião com moradores do Engenho da Rainha, mas na época que fui lá as imagens ainda estavam "positivadas" ... estas imagens já estão disponíveis ? Você as viu ?
Acho que na minha próxima folga (mês que vem ! ! !) vou dar um pulo no AGCRJ ...
:beer:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunno » 21 Set 2011, 01:04

Divulga a data, pois até nos poderemos encontrarmos lá. :beer:
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Set 2011, 08:20

Oi Tche, tudo bom?
A minha descrição foi baseada na foto. Foi algo que vi.
O que aparece na foto é justamente o que você está falando, mas talvez eu não tenha explicado direito.
Imagino sim que a Automóvel Clube deveria ter mão dupla até porquê eu lá pelos idos de 1978, na minha tenra infância, me lembro disso. Outra coisa é que me lembro, é que não tinha pista em ambos os lados do leito, salvo raríssimas exceções.
O que eu vi na foto foi a Automóvel Clube margeando a Rio D'ouro após a bifurcação oriunda da Suburbana e acompanhar toda a plataforma da estação de Del Castilho da Rio D'ouro no seu lado direito, ao longo também da fábrica Nova América.
Mais ou menos depois que a plataforma terminava, mais ao fundo, vi que a pista cruzava com a Rio D'ouro em diagonal e passava a acompanha-la apenas do lado esquerdo (na minha notação, o lado do cemitério).
A foto foi tirada bem em frente às 2 estações de Del Castilho e os detalhes se perdem quando começam a distanciar-se, por isso que eu não tive certeza (baseado na foto) quantas linhas seguiam para Inhaúma. okk



Tche escreveu:Adenílson, só discordo de um ponto em sua postagem: a pista da Automóvel Clube em direção à Inhaúma era a mesma existente, sendo que era EM MÃO DUPLA, e a linha da Rio D´Ouro corria do lado esquerdo da via até a passagem de nível de Inhaúma, quando a Automóvel Clube CRUZAVA a ferrovia em curva para a esquerda, que passava então a correr À DIREITA da estrada de ferro. Vale lembrar que até a década de 60 a Automóvel Clube tinha um traçado diferente e mais sinuoso. A atual pista de descida NÃO EXISTIA NESSA ÉPOCA. Descendo em direção à Del Castilho, após passar pelo cemitério de Inhaúma, cruzava-se a ferrovia pela passagem de nível para seguir em direção à Nova América.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Set 2011, 08:31

Fala amigo, tudo bom?
Obrigado pelo grande, apesar dos meus 1,67m apenas. :D
Você como moderador já deve saber que fiz a minha inscrição lá também, mas estou aguardando apenas os tópicos tomarem "corpo".
Em relação ao AGCRJ, a diretora não estava lá e os estagiários me atenderam (muito bem, por sinal).
Depois que eu já tinha selecionado as fotos, o cara me aconselhou que eu fizesse um requerimento à diretora explicando que eu participava de um fórum, mas as fotos custariam R$ 200,00 cada. brb. Se eu tivesse com um requerimento de faculdade, a mesma foto custaria R$ 10,00, porém com uma resolução bem menor.

O estagiário disse que dificilmente os pedidos são aceitos para pesquisadores particulares, mas que eu poderia citar o fórum.
Eu, ironicamente, disse que se não são aceitos, porquê estabelecer uma tabela de R$ 200,00 quando não temos uma faculdade por trás do processo?

Eu disse que iria "chorar" o preço e o estagiário solicitou então que eu fizesse o requerimento via e-mail, pois a diretora não estava e eu poderia não ter o e-mail lido em função da caixa de entrada do e-mail dela poder estar lotada.

Em relação à caneta com câmera, meu amigo, esquece!!
Os caras só deixam você entrar com papel e emprestam lápis para anotações. É mais fácil entrar na embaixada americana mrgr

Um abraço.

DadoDJ escreveu:Grande Adenilson ! Seja bem vindo ! Realmente o TGVBR nos assustou e migramos para o "Trilhos do Rio". Lá eu garanto que não vai cair nem extrapolar a banda ... ficamos muito temerosos de perder os dados postados aqui,como já aconteceu antes ao mudarem de servidor ... bom, se fazer muita propaganda, quem quiser dar um pulo lá, fique a vontade !
;)

Curioso: quando eu fui ano passado ao AGCRJ, perguntei sobre a cessão de fotos. Vou tentar reconstituir o meu diálogo com a funcionária do local:

- Escuta, encontrei algumas fotos interessantes. Há a possibilidade de salvar ou copiar as imagens ?
- Olha sr.Eduardo, só tem duas possibilidades: quando uma instituição de ensino ou de pesquisa requisita uma imagem; e quando uma pessoa física vai fazer uma exposição de fotos antigas sobre determinado tema.
- Ah, legal ... e como que faço para eu adqüirir uma imagem ? Tem que comprar o direito, como é ?
- Bom, normalmente nós cedemos material para instituições públicas. Quando é uma instituição privada, o valor é alto.
- Hããããã ... gasp, coff coff ! o0 E se eu quiser adqüirir algum material, uma cópia ?
- Bom, o valor é o mesmo do que se fosse uma instituição privada ... mas até hoje nunca vi ninguém liberar para pessoa física, mesmo se pagar.


Algum tempo depois eu ouvi falar sobre esse lance de trocar material (a tal história do micro-ondas e televisão) por uma cópia do acervo do AGCRJ. Mas de uma maneira ou de outra, É UM ABSURDO ! Eles tem medo de que as informações vazem pela internet, mas qual o problema ?! Direito autorais para os familiares do Augusto Malta ? Será que eles ainda ganham algo sobre isso ? Até compreendo em parte este comportamento, mas pra mim o que vale é o seguinte:

CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO: DIVIDIR PARA MULTIPLICAR !

Obs.: eu já pensei em entrar com uma caneta-câmera, aquelas tipo 007, sabe ... mas tem câmera lá dentro ! Não quero sair preso ... tem uma foto de uma estação da EFRdO inédita e desconhecida, acho que era a única imagem que aparecia quando se digitava Rio d'Ouro quando se pesquisava... Adenilson, chegou a ver esta foto ? Outra coisa: eu me lembro de imagens falando sobre o Carlos Lacerda em reunião com moradores do Engenho da Rainha, mas na época que fui lá as imagens ainda estavam "positivadas" ... estas imagens já estão disponíveis ? Você as viu ?
Acho que na minha próxima folga (mês que vem ! ! !) vou dar um pulo no AGCRJ ...
:beer:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 11 visitantes