[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 18 Nov 2011, 13:44

Adenílson, na passagem de nível da rua Padre Januário era possível cruzar os trilhos da estrada de ferro pois naquele ponto apesar de não haver muro, a A. Clube continuava em direção à Pavuna por ambos os lado da ferrovia pelo menos até antes de Vicente de Carvalho. Era na passagem existente após a antiga estação de Inhaúma, em direção à Del Castilho é que os trilhos passavam a correr à direita da A. Clube. Veja no Google Maps. Cumpre informar que até o final da década de 70 o traçado da Automóvel Clube era bem diferente do atual, causando confusão até mesmo para antigos moradores da região.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Nov 2011, 10:14

Dado,

Em função da perda de informações aqui, acho que o material que você postou sobre a matéria da Rio D'ouro na estação de Maria da graça tirada de um jornal foi perdida.
você poderia posta-la de novo.

Vais ver que é importante para a elaboração do meu raciocínio em função do que consegui aqui.

Obrigado e um abraço. okk

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Nov 2011, 14:56

Adenilson escreveu:Dado,

Em função da perda de informações aqui, acho que o material que você postou sobre a matéria da Rio D'ouro na estação de Maria da graça tirada de um jornal foi perdida.
você poderia posta-la de novo.

Vais ver que é importante para a elaboração do meu raciocínio em função do que consegui aqui.

Obrigado e um abraço. okk
Sim, Adenilson.
Assim que possível postarei novamente a matéria !
;)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 21 Nov 2011, 16:22

Meio off: Muito provavelmente essa será minha última postagem aqui. A partir de agora vou me dedicar exclusivamente ao Trilhos do Rio. Galera , vocês estão dando muita sopa para o azar. Já houve muita perda de material e não acho justo de repente tudo aqui sumir e o esforço de vocês ir por água abaixo.

É O que penso hoje sobre o fórum daqui. Me desculpem se estou sendo chato.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Nov 2011, 17:03

Rangel,

você tem razão, mas esse tópico aqui especificamente tem muita coisa.
Já me comprometi com o Dado em postar lá tudo o que eu postar aqui.
Tem gente inscrita aqui que não está lá e vice versa.

Estou apenas esperando mais o fórum Trilhos do Rio tomar mais corpo com mais postagens e etc para que eu escreva somente lá.
Enquanto isso, farei o famoso CTRL C+ CTRL V. :D

LRangel escreveu:Meio off: Muito provavelmente essa será minha última postagem aqui. A partir de agora vou me dedicar exclusivamente ao Trilhos do Rio. Galera , vocês estão dando muita sopa para o azar. Já houve muita perda de material e não acho justo de repente tudo aqui sumir e o esforço de vocês ir por água abaixo.

É O que penso hoje sobre o fórum daqui. Me desculpem se estou sendo chato.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Nov 2011, 22:12

Adenilson escreveu:Rangel,

você tem razão, mas esse tópico aqui especificamente tem muita coisa.
Já me comprometi com o Dado em postar lá tudo o que eu postar aqui.
Tem gente inscrita aqui que não está lá e vice versa.

Estou apenas esperando mais o fórum Trilhos do Rio tomar mais corpo com mais postagens e etc para que eu escreva somente lá.
Enquanto isso, farei o famoso CTRL C+ CTRL V. :D

LRangel escreveu:Meio off: Muito provavelmente essa será minha última postagem aqui. A partir de agora vou me dedicar exclusivamente ao Trilhos do Rio. Galera , vocês estão dando muita sopa para o azar. Já houve muita perda de material e não acho justo de repente tudo aqui sumir e o esforço de vocês ir por água abaixo.

É O que penso hoje sobre o fórum daqui. Me desculpem se estou sendo chato.
Não está sendo chato, só um pouco "radical" ... hehehehe
Concordo contigo, aqui já deu muita "zica', mas o que o Adenilson falou é correto: muita gente está cadastrada aqui e não lá. Eu mesmo ainda não convidei, mas pretendo enviar MPs para todos os meus amigos sobre o fórum.
A vantagem principal é que lá acredito ser mais estável, está em um servidor com tráfego e espaço de hospedagem ilimitado. Além disso, se der alguma falha (bate na madeira) eu acho que sou mais acessível para avisos, críticas e sugestões.
Estive muito sem tempo nestes últimos dias, e o fórum Trilhos do Rio ficou meio a deriva. Não são todos que percebem, mas ainda tem uns erros que quero corrigir o quanto antes. Passada minha semana de provas, agora vou me dedicar mais aos Trilhos, literalmente. Novidades virão, acompanhem ...
Voltando ao assunto, Adenilson: segue abaixo a seqüência de matérias enviadas a mim pelo Hugo Caramuru. Me diga se é isso que você me pediu, caso não eu procuro e posto novamente !
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Nov 2011, 22:19

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Nov 2011, 10:25

Dado, muito obrigado!

Veja abaixo o porquê solicitei a matéria para você.

DadoDJ escreveu:Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Nov 2011, 10:48

Bom pessoal.

Antes de começar a continuação sobre o meu dossiê de estações, segue uma estória.
Eu e o forista Dado nos conhecemos de uma forma meio reticente, principalmente por ele, pois eu mandei uma foto da estação Maria da Graça para o site estações ferroviárias tirada do site do Ermakoff onde a estação era totalmente diferente da que ele tinha apontado como a estação e cuja foto já estava no site do Ralph e representada por um galpão.

Eu não sabia que o Dado tinha ido ao local e indaguei o Ralph (site estações ferroviárias) quem tinha fornecido a informação e cheguei ao nome do Dado, mas o Ralph foi muito discreto e não deu maiores detalhes.

Inclusive não só o Dado foi ao local como obteve algumas informações através de uma entrevista dada por um senhor que morava no local há muito tempo e fora brilhantemente conduzida pelo Dado e pelo Júlio.
Vocês podem ver essa matéria digitando Maria da graça e trilhos do Rio no Youtube.

O que eu coloquei para o Ralph e posteriormente para o Dado quando nos conhecemos foi que eu concordava em relação ao local, mas não em relação a justificativa dada, que o galpão era semelhante a estação representada em um croqui no próprio site estações ferroviárias.

Ao entrar no forum, fui procurado pelo Dado, que também tinha chegado ao meu nome através da foto que enviei para o Ralph e conversamos muito sobre o assunto e concluimos que eram 2 prédios distintos representando a mesma estação, mas eu sempre comentei com o Dado que se fosse o mesmo prédio, ele teria que ter sido totalmente modificado, pois apesar da semelhança arquitetônica, o galpão parecia ser muito mais robusto.

Depois disso outros colegas contribuiram com o assunto, dentre eles o grande Melekh, corajoso em sua explorações que nos brindou com fotos incríveis.

Abaixo segue a minha postagem sobre pesquisa que fiz sobre a estação adicionado com a matéria que solicitei para o Dado repostar e ele gentilmente atendeu.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Nov 2011, 11:07

Bom, voltando ao assunto, estive no AGCRJ e vi algumas fotos aéreas.
Seguem abaixo as informações.

Estação: MARIA DA GRAÇA:
ANO: 1928.
FOTO: Aérea.
Folha: nº57.

Vi uma foto da estação em 1928 meio confusa como se o local ainda estivesse em obras. O terreno no local parecia "remexido" e o prédio já existia. Não deu para ver muitos detalhes sobre duas plataformas, mas me pareceu que havia somente uma.
Havia muito mato na região.
Só para complementar essa folha abrangia a parte onde deveria estar a estação Venda Grande, mas não vi nada que parecesse uma estação, mas sobre esse asssunto, vou tecer detalhes depois.

Estando no AGCRJ, fiz o que chama de pesquisa periférica, a qual aconselho a vocês fazerem, que é não procurar diretamente pelo seu "alvo", mas sim buscar algo próximo a ele.
Verifiquei uma foto onde nela há a construção da escola Pernambuco em Maria da Graça.
Quando eu estive lá há dois anos, eu procurei a estação, mas me confundi em relação à posição da escola e não a achei.
Ao saber disso, desta vez que fui ao Arquivo Geral mais preparado e vi a foto novamente e a estação estava lá na minha frente.

A foto estava nítida e pude ver que era a estação. Ao procurar a foto no Portal Augusto Malta, verifiquei que a foto estava lá também, mas com uma resolução horrível.
De qualquer forma, segue a foto tirada em 1934 com a devida explicação.

A escola em construção está bem no meio da marca d'água e localiza-se na Conde de Azambuja, que é o lado da ex- General Eletric, portanto o fotógrafo que bateu a foto antes da linha férrea a bateu estando do lado da outrora Avenida Suburbana.
Resumo: Vendo a foto abaixo, Vieira Fazenda está a esquerda e Del Castilho para a direita.

ANO:1934.

A estação tinha apenas 6 anos de existência, mas a plataforma já parecia bem maior que a que vi na foto de 1928.
A seta verde limão indica um pequeno prédio que deveria ser a bilheteria e a lilás indica o final da parede.
A partir daí, a estação sai do enquadramento e não dá para ver sua continuidade, mas esse prédio sim se parece muito mais com o apontado no croqui que o tal galpão.
A seta vermelha indica o restante da plataforma, toda ela descoberta com exceção da tal "casinha" a direita, e como disse antes, aparentemente bem mais comprida que a foto de 1928.

Imagem

Vejam a foto abaixo das linhas entre as estações Maria da Graça e Del Castilho segundo o Portal Augusto Malta e postada por mim. A foto é datada de 1925.
Vi a foto de 1928 e não haviam 4 linhas, então devo concluir que a foto abaixo não é da região ou a foto é na realidade de 1935?



Imagem

De qualquer forma houve um período ali com 4 linhas. Vejam o lotação abaixo passando em Maria da graça em algum dia de 1955 e o que está escrito na sinaleira.

Imagem

Agora segue abaixo a matéria postada pelo Dado mostrando em primeiro plano o fotógrafo na estação de Del Castilho da Rio D'ouro e ao fundo a estação de Maria da Graça, agora com um telhadinho ao longo da plataforma que não existia em 1934.
A foto abaixo é de 1948.
Reparem na 3ª foto, mais a direita da sequência abaixo, e na direção da cabeça da mulher que espera o trem está o prediozinho da bilheteria da estação Maria da Graça da auxiliar original e que está na foto de 1934.

Imagem

Agora na foto do Ermakoff que mandei para o Ralph, segue a estação no final dos anos 50 ou início dos 60. O ângulo é praticamente o mesmo da foto acima e o fotógrafo está virado mais para Del Castilho.
Assim que conversei com o Dado sobre essa foto opinei que a estação da Rio D'ouro parecia recém construída ou recém reformada.
Vendo a foto de 1948 vejo uma estação meio deteriorada.
Provavelmente isso aconteceu.
A estação "tomou um banho de loja".

Mais ao fundo vejam pilares de concreto onde deveria estar a estação da auxiliar. Será que a velha cobertura com pilares de madeira estava sendo substituída por pilares de concreto?
O que me estranha é que parecem altas demais e muito próximas uma das outras.

Imagem
Editado pela última vez por Adenilson em 22 Nov 2011, 13:28, em um total de 2 vezes.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Nov 2011, 11:54

Conclusão:

Acho que o galpão apontado como a estação deve ter sido construído bem depois da mesma. Talvez anos 50 ou 60.
Ele de fato pertenceu a ferrovia, mas em períodos mais remotos, não haviam casas por ali.

Para mim (palpite!) depois que o terreno entre a linha e a rua começou a ser ocupado por casas, o acesso à estação da auxiliar foi através da construção em elemento vazado abaixo a direita do galpão.
Vejam a foto postada pelo Melekh.

Imagem

E aí, o que vocês acham?

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Nov 2011, 13:10

Adenilson, nada mais a falar a não ser reconhecer que o seu raciocínio e sua lógica de montar as peças do quebra-cabeça são simplesmente brilhantes ! Tiro o chapéu pra você, show de bola !
Me parece que suas explicações estão corretas em tudo, mas ainda falta um detalhe: a foto feita pelo Melekh do lado oposto a que foi mostrada anteriormente (em ângulo que eu também tirei, está no Estações Ferroviárias como autoria do Julio C.Silva) mostrando um dístico, da EFCB, quase que "soterrado" pelas construções em volta ...
Imagem
^^ Seria uma indicação de que o prédio foi estação em alguma época, ou que simplesmente seria um galpão pertencente a ferrovia ?

Obs.: achei muito engraçado quando você disse sobre a maneira reticente de quando nos conhecemos ... realmente, eu fiquei muito intrigado com as fotos apontadas por nós na época, totalmente diferentes. E foram enviadas por nós ao Ralph coincidentemente na mesma semana, e o filho da mãe do Ralph me enviou a sua mensagem (sem sua identificação), como se estivesse me desafiando a provar que eu não estava errado, quase me jogando pra cima de você , que eu nem conhecia nem sabia o nome ! E agora estamos novamente no assunto. Ferrovias são realmente fascinantes ! Claro, estamos tentando desvendar os mistérios, lógico, sem problemas ... hehehehe na época eu fiquei "bolado" foi com o Ralph mas só voltei ao assunto pois achei muito engraçado como tudo acontece ... mas me diga, em relação a esta foto do Melekh que postei acima, o que acha?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Nov 2011, 13:27

Adenilson, mais uma coisa ... analisando a foto de 1934 vejo o seguinte:
Imagem
^^ Você disse que na foto, a seta em verde-limão indica um prédio que poderia ser a bilheteria, e se parece muito mais com o croqui do site do Ralph do que o galpão apontados por mim e pelo Julio (e pelo Melekh) como sendo a estação. Concordo com você, realmente se parece muito com a imagem do croqui. Só que se a confluência de ruas no centro da imagem for das ruas Fernando Esquerdo (a esquerda em diagonal em relação à linha), Domingos de Magalhães (paralela à linha) e a Travessa Soares de Azevedo ou mesmo a R.Sabino dos Reis (a direita), visto que não existiam tantas casas naquela época no local, o prédio apontado por você como sendo a bilheteria da estação, e que se parece muito mais com o croqui do site Estações Ferroviárias do que o galpão apontado por mim, seria o mesmo prédio ! Vejo isso pela posição, se for isso mesmo que apontei em relação às ruas. Neste caso, o prédio que você acha ser a bilheteria e que se parece com o prédio mostrado no croqui, é o galpão retratado no croqui !
Que complexo ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:WK: :WK: :WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Nov 2011, 13:47

Dado,
Na foto há poucas casas e não temos muitas referências, mas tudo indica se tratar realmente das ruas Fernando Esquerdo e Sabino dos Reis, ambas começando na Domingos de Magalhães.
Repare que um grande espaço entre a Domingos de Magalhães e a linha férrea.
A seta verde indica a adjacência com o início da parede do lado esquerdo e a seta lilás indica a adjacência com a parede do lado direito.
Coloquei assim, pois a resolução da foto está realmente muito ruim.

O que eu quis dizer é que no ponto da foto onde há a seta lilás há um espaço e como a foto acaba, eu não sei o que há mais a direita, mas se imaginarmos o "espelhamento" do prédio após o espaço (vão) que há depois (a direita) da seta lilás, então o prédio realmente é igual ao do croqui.
Repare inclusive que o telhado continua depois da seta lilás indicando que além da borda direita da foto, possa haver um "rebatimento" do que vemos entre as setas.

A especulação em ser a bilheteria deve-se ao fato da plataforma em 1934 ser mais comprida e o que era a minúscula estação no croqui passou a ser talvez apenas o espaço para bilheteria e uma pequena cobertura.

Veja pela seta vermelha o grande comprimento da plataforma visualizado por um tom branco até o pequeno prédio. O comprimento é bem maior que no croqui.
Também não sabemos se o croqui é apenas um projeto ou um as-built. Se for no primeiro caso, pode ter havido diferença entre o idealizado e construído, mas imaginando o possível rebatimento do prédio a direita, a única diferença visível para mim seria o número de janelas.

Sobre o galpão, o mesmo é junto a rua, mas a estação não pela foto abaixo.
Eu imagino que se sobrepusessemos o galpão na foto de 1934, ele seria pouca coisa mais a direita, estando fora da foto e mais atrás da estação. okk

DadoDJ escreveu:Adenilson, mais uma coisa ... analisando a foto de 1934 vejo o seguinte:
Imagem
^^ Você disse que na foto, a seta em verde-limão indica um prédio que poderia ser a bilheteria, e se parece muito mais com o croqui do site do Ralph do que o galpão apontados por mim e pelo Julio (e pelo Melekh) como sendo a estação. Concordo com você, realmente se parece muito com a imagem do croqui. Só que se a confluência de ruas no centro da imagem for das ruas Fernando Esquerdo (a esquerda em diagonal em relação à linha), Domingos de Magalhães (paralela à linha) e a Travessa Soares de Azevedo ou mesmo a R.Sabino dos Reis (a direita), visto que não existiam tantas casas naquela época no local, o prédio apontado por você como sendo a bilheteria da estação, e que se parece muito mais com o croqui do site Estações Ferroviárias do que o galpão apontado por mim, seria o mesmo prédio ! Vejo isso pela posição, se for isso mesmo que apontei em relação às ruas. Neste caso, o prédio que você acha ser a bilheteria e que se parece com o prédio mostrado no croqui, é o galpão retratado no croqui !
Que complexo ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:WK: :WK: :WK:

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Nov 2011, 14:51

Adenilson, pelo ângulo da foto ela foi tirada a partir de um terreno elevado do outro lado da ferrovia. Eu fui a este outro lado, mas só consegui acessar o terreno e fotografar após a direção onde está o galpão, e o fiz com muita dificuldade pois o terreno é irregular, com muito mato e lixo. Na altura onde estaria o fotógrafo na foto antiga, hoje há diversas casas, impossibilitando fotografarmos do mesmo ângulo. E apesar de você dizer que a distância lateral entre a estação/galpão/bilheteria em relação à rua é maior do que a mostrada na foto que eu e Melekh fizemos recentemente, discordo. Para mim, a distância parece a mesma ... é o que eu acho e posso estar errado, é claro. Mas temos que levar em consideração mudanças de traçados nas ruas, modernizações e urbanizações da área, que podem inclusive serem vistas (se realmente foram feitas) no acervo de imagens da SMU. Isso tudo pode ter modificado e aumentado ou diminuído a distância entre os pontos apontados na imagem.
Infelizmente estou no serviço (infelizmente literalmente :lol: ) mas em casa tenho as fotos que fiz do outro lado da linha férrea. Assim que der postarei aqui ... de repente ajuda em alguma coisa, apesar da distância que foram tiradas ...
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Nov 2011, 15:55

Dado,
Acabei de montar um croqui aqui, mas não tenho acesso ao photobucket e postarei o croqui em casa com os pontos que eu especulo serem de cada edificação.

Sobre a distância entre o galpão e o prediozinho, eu disse que na minha opinião havia uma distância, mas pequena.
Eu diria que o galpão se inicia onde eu acho que o prediozinho se encerrava.

Aguarde o croqui. okk

Você me indagou sobre o simbolo da E.F.C.B no galpão. Como disse o entrevistado por você o Júlio, o prédio pertenceu à ferrovia e talvez até à estação.
Já vi abreviaturas da Central do Brasil em outras edificações que não eram necessariamente estações.

Esse galpão deve ter sido construído, na minha opinião, em um período que a estação ainda existia e talvez tivesse sido incorporado a ela como um armazém ou até outro tipo de prédio como o de manutenção como disse o seu entrevistado.


Sobre a questão envolvendo o Ralph, infelizmente as palavras escritas não tem entonação, pois quando o indaguei ele sobre quem tinha "dito" que o tal prédio era a estação a minha pergunta foi mais mostrando surpresa, pelo fato que eu sempre passei por ali e ter desconfiado que o tal galpão poderia ter pelo menos ligação com a ferrovia, do que mostrando dúvida.

O que eu discordei foi a alegação arquitetônica devido ao que já te expliquei em relação à proporção dos prédios.

Eu não critico o Ralph, pois o site dele é referência e ele tem que tomar os cuidados com as informações.
Ele foi até ético em não ter dado os nossos nomes e você foi mais ético ainda na sua abordagem e da forma branda como colocou o assunto.

Hoje o que mais importa são as opiniões respeitadas que cada um tem e a amizade que ficou.

Dado, sobre o que o entrevistado por você disse há 2 anos, ele falou que 30 anos antes a estação tinha sido desativada.
Começo a achar que esses 30 anos poderiam ser 32 ou 33.
Isso seria coincidente com a demolição das estações de trem da Rio D'ouro na linha tronco entre 1977 e 1979.

Será que uma vez constando no projeto que existiria uma estação Maria da Graça do metrô, será que a homônima de trem (tanto auxiliar, quanto Rio D'ouro) foi demolida na mesma época que as outras? :ttn:

Um abraço. :DD


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Nov 2011, 19:30

Segue agora um croqui que montei sobreposto ao Google onde na minha opinião descrevo os locais relativos à foto de 1934.

Segue a foto:

Imagem

Legenda:

1) PONTO A: De onde foi tirada a foto de 1934.
2) PONTO B: Galpão existente até hoje e integrante da ferrovia ou até da estação.
3) PONTO C: Estrutura com parede contendo elemento vazado bem em frente ao prédio original da estação. Pode ter sido utilizado depois da modernização da mesma para acesso à plataforma.
4) PONTO D: Local da plataforma da estação Maria da Graça da Rio D'ouro que eu não consegui localizar ou não existia na foto de 1934.

RETÂNGULO VERDE LIMÃO: Prédio da estação original cuja parte está na foto de 1934 e destacado por setas verde limão e lilás.

RETÂNGULO ROXO: Plataforma da estação de Maria da Graça da linha auxiliar e cujo comprimento se assemelha ao da foto de 1934. Na foto que vi de 1928, o comprimento parecia menor. Talvez fosse até a área contida no ponto C.

Em relação às linhas, em 1928 haviam duas, mas eu coloquei uma linha de cada lado, mas sinceramente não me lembro como eram. Não me lembro se uma linha apenas atendia a estação no canto diferente do que representei acima.
O fato é que se o esquema fosse ou for esse que especulei, as pessoas teriam que passar por cima do trilho para ter acesso à estação.

A Escola Pernambuco estaria fora do enquadramento abaixo da foto.
Editado pela última vez por Adenilson em 22 Nov 2011, 19:51, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Nov 2011, 19:50

Conclusão: Dado e amigos,

É claro que você (Dado) pode estar certo quando você disse que o local da estação poderia ser na direção do galpão.
Para isso basta eu ter errado um pouco o meu palpite sobre a posição do prédio antigo e possivelmente original da estação.
Mas na minha humilde opinião, acho que realmente o galpão era mais próximo a rua e a plataforma da auxiliar mais interna.

Digo isso baseado nas fotos nos indícios que a plataforma deixou.

Tentei representar também a proporção de tamanho entre o prediozinho original comparado com o galpão. Isso sim é chute! :(

Aguardarei com ansiedade as suas fotos.

Um forte abraço. okk

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Nov 2011, 20:52

Adenilson, pelo croqui que você montou, me parece que realmente a disposição dos elementos seria essa.
Infelizmente ainda não achei o cd com as fotos que fiz ano passado.
Entretanto, ainda acho que alguma coisa temos que averigüar, não sei o quê, mas algo tem ...
Vou continuar procurando o material e postarei assim que possível.
Abraço
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Nov 2011, 21:33

Foi só eu falar que não encontrava as fotos que ... encontrei !
Na verdade elas são de 2009.
Vamos a elas:
Imagem
^^ Croqui da estação © Max Vasconcellos 1928
Imagem
^^ O prédio visto da pracinha. A semelhança que julgo é a do telhado, parecido com o do Croqui, sendo que no Croqui acredito ter sido feita a imagem do lado dos trilhos, ou seja, entre o desenhista e a estação passaria os trilhos. E a foto mostra a suposta estação do outro lado, com os trilhos passando atrás dela.
Imagem
^^ Imagem mais próxima. Notem que parece que há um vão no telhado, aproximadamente no centro da construção. Isso bateria com o croqui, que teria uma estrutura semelhante. No croqui há uma cobertura, com duas estruturas espaçadas, em formato triangular (não conheço as designações de engenharia necessárias para caracterizar o que estou vendo hehehehehehe) e é essa semelhança que vejo.
Imagem
^^ De outro ângulo. O espaço pintado de branco no centro do prédio com certeza é mais recente, por isso minha suspeita de que este trecho tenha sido fechado, modificando o antigo layout da suposta estação.

Agora vamos ao outro lado:
Imagem
^^ Para fazer esta foto eu tive que literalmente me pendurar no muro do Metrô ! O prédio está no centro da imagem.
Imagem
^^ Esquema mostrando o prédio. Infelizmente no terreno elevado este foi o melhor ângulo que consegui.
Imagem
^^ Agora analisando meticulosamente esta imagem em zoom percebo o seguinte. Eu achava que o prédio tivesse sido modificado no decorrer do tempo, com vãos e paredes fechadas e cobertura dimensionada, fechando o vão e as estruturas triangulares que aperecem em número de dois, próximos ao telhado. Mas uma coisa eu notei AGORA, e foi ótimo esta discussão/debate aqui entre os membros para eu ver isso: se realmente tivesse acontecido uma modificação no prédio, que já teria que ter sido bem radical, o "rodapé superior" (como é o nome correto ???), que contorna todo o prédio, aparentaria ter sofrido uma modificação ou emenda, mas não é isso que parece: esta parte parece ser original desde a sua construção.
Ou então fizeram uma laje na parte central do prédio, encobrindo a construção original atrás desta laje. A laje teria seu limite neste "rodapé superior" que contorna todo o prédio. Só daria pra ver algo se entrássemos no prédio.
Infelizmente estou sem Photoshop agora para mostrar o que estou dizendo, não sei se deu pra entender ...
De qualquer forma, Adenilson e demais: após analisar muito a imagem em zoom que fiz do lado oposto da linha, minha convicção de que o prédio era a estação de Maria da Graça passou a ser de 60%. Antes beirava os 100%, pois nunca tive certeza, apesar de vários elementos, como o depoimento do sr.José, morador local, indicarem que sim.

Outra coisa que reparei nesta imagem em zoom: não dá a impressão de que o prédio possui duas estruturas diferentes, como se fosse um prédio "alado" a outro ? Reparem que na parte direita, as janelas até se parecem com as janelas do croqui, mas aparecem em maior número (modificação no projeto ?) ... mas na parte esquerda parece que existiu um prédio menor, mais baixo, e que se parece bastante com o prédio indicado na foto de 1937 postada pelo Adenilson como sendo a bilheteria. Analisei a foto antiga também e pude confirmar que realmente esta suposta bilheteria se parece muito com o antigo desenho da estação.

É uma pena eu não estar com o Photoshop aqui, iria fazer uma sobreposição das duas imagens ...

O que acham sobre o que falei ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 10 visitantes