[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Jul 2010, 12:37

Estou abrindo este tópico para tentarmos elucidar algumas dúvidas, mostrar alguns vestígios e trazer descobertas sobre esta saudosa e misteriosa ferrovia, a Estrada de Ferro Rio do Ouro. Tenho algumas fotos curiosas, feitas recentemente, mas podemos postar fotos, mapas, documentos e registros históricos também. Talvez assim conseguiremos desvendar alguns mistérios que nos intrigam, além de organizarmos o assunto e os dados em um só tópico.

Pra começar, posto uma foto feita em 23 de maio de 2010, no percurso feito a pé entre o bairro do Caju e Tomás Coelho, onde ficava a estação Engenho do Matto.

Trilhos da EF Rio do Ouro, em uma pracinha entre Jacaré e Maria da Graça. Um dos poucos vestígios da extinta ferrovia:
Imagem

Próximo a Engenho da Rainha, encontramos esta escadaria. Seria acesso a algumas das antigas estações da EF Rio do Ouro ?
Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 25 Jul 2010, 13:29

Dado podemos mover aquela nossa investigação sobre a Av. dos Democraticos para cá?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Jul 2010, 17:33

Acho que eria interessante sim ... reunir os dados a se pesquisar e os que forem surgindo aqui neste tópico. Lá ficaria destinado a ... "Praia pequena, Benfica e Rua Bella" !
;)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jul 2010, 00:02

Oi Dado,
Foi ótimo ter sido criado esse tópico aqui, pois o assunto central lá era o ramal do Cajú e Rua Bella, mas um assunto foi puxando o outro.
Vocês como moderadores não tem como recortar e colar os assuntos que vieram de carona, como a linha da Democráticos?
Em relação ao que você escreveu lá, nem sei se na realidade o trem da foto é de passageiros, pois a foto está mal definida, mas me parece um vagão fechado pelo menos.

Em relação a escada que você postou aqui, não dá para saber se era um acesso a alguma estação da Rio D'ouro, pois o ângulo está fechado. A estação de Engenho da Rainha de trem era exatamente onde é hoje a estação do metrô, com a diferença que essa última é maior pelo que andei estudando. Às vezes eu passo por ali. Essa foto foi batida na pista sentido Del Castilho ou Pavuna?

Vou levantar outra hipótese.

A minha esposa sabe que eu participo do fórum e ao voltar pela antiga "Automóvel Clube", comentei com ela quando passava ali, que tinha suspeita de uma edificação (na realidade uma casa muito antiga) que está no mesmo lugar da há muito extinta estação de trem de Engenho do Mato e até se parece com uma estação antiga, arquitetonicamente falando.
Pelo mapa que você andou postando, essa estação ficava na "junção" das Estradas Nova e Velha da Pavuna (Atuais João Ribeiro e Pastor Luther King Jr- ex Automóvel Clube).
Para quem conhece a região, tem um viaduto que atravessa a linha 2 do metrô que vém da Estrada Velha da Pavuna e termina próximo ao final da Rua Silva Vale que dá acesso à Cavalcanti.

Ali no meio tem uma casa antiga, que fica em um largo e está um pouco elevada. Ela fica entre a linha do metrô junto à pista sentido Del Castilho e o final desse viaduto.
Será que a casa teve ligação com a ferrovia ou viajando mais na maionese, com a ex estação de Engenho do Mato?

Ela está afastada uns 15 metros apenas da linha 2 do metrô, mas coincidente com o entroncamento do ramal que vinha de Pilares e Liberdade.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jul 2010, 08:55

Adenilson, seria esta casa amarela ?
Imagem
Ela tem a data de construção na parede lateral ...
Imagem
... mas não teve nada a ver com a ferrovia.
:(
Conversamos com um senhor e 3 senhoras que se encontravam sentados na calçada desta casa, e apesar de nos contarem várias histórias antigas da família deles e da Rio do Ouro, eles nos afirmaram que a construção não teve relação com a ferrovia, apenas que o terreno desta foi cedido para a Inspetoria de Águas da época, para a passagem da linha e construção da adutora e de algumas instalações na época.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jul 2010, 10:03

Na foto da escada, pra esquerda é sentido Del Castilho, pra direita Tomás Coelho ...
O negócio é que agora não tô me lembrando onde exatamente vimos esta escada, se era próximo de Engenho da Rainha ou Inhaúma ... vou perguntar pro Julio !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jul 2010, 13:54

Alguém saberia dizer a partir de qual ano a Av.Suburbana e a Av.dos Democráticos passaram a ter estes nomes ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jul 2010, 21:18

Tenho uma novidade ... mas na verdade é mais uma incógnita. Pesquisando hoje no Google Books (que não permite visualizar por completo todos os livros e publicações do seu acervo), encontrei citações a uma parada São Francisco, antes da parada Rua Bella ! Encontrei isso no livro Annaes da Câmara dos Deputados, de 1900. Segue abaixo a imagem do trecho do livro:

Imagem

De qualquer forma, como o Adenilson bem citou, não vale a pena procurarmos vestígios de paradas da EF Rio do Ouro, visto que a maioria (se não todas) não possuía sequer plataforma ou cobertura ! Só se pintar uma imagem ou foto por aí ... vamos correr atrás disso !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jul 2010, 21:36

Mais uma novidade ... mas esse deve ser um erro de edição ... a obra em questão é a Revista de Sociedad Brasileira de Geografia, Volumes 18-30 (1915) ... observem o que diz a página 61:

http://books.google.com.br/books?id=z-O ... 6pQ&edge=0

Me parece um equívoco, certo ?
Editado pela última vez por DadoDJ em 27 Jul 2010, 09:32, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jul 2010, 21:42

E este projeto ? Uma ligação entre a Linha Auxiliar e a EF Rio do Ouro, entre as estações de Belém e Saudade !

http://books.google.com.br/books?id=v9N ... 9kg&edge=0

Esta imagem foi retirada da publicação "Coleção das leis, Volume 1", de 1912. Agora o interessante (se entendi bem) é que o trecho da Linha Auxiliar seria substituido pelo da Rio do Ouro entre São Francisco Xavier e Belém ! Então os trens da Linha Auxiliar sairiam do ponto inicial, seguiriam pela rio do ouro entre São Francisco Xavier e Saudade e daí entrariam numa ligação para Belém (Japeri) ? Ou é ao contrário ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jul 2010, 23:46

DadoDJ escreveu:Adenilson, seria esta casa amarela ?
Dado, se for, você fotografou pelo outro lado.
Do lado que eu passei e vi, a casa está semi escondida por árvores e não há pintura em amarelo, além de ficar acima do nível da pista.
Do ângulo que você bateu, a casa está no nível da pista.
Aqui em casa não tenho o Google earth, mas no meu trabalho poderei localizar onde fica a casa, colocar alguns pontos de referência e postar aqui no fórum para você verificar se é no local.
Estou vendo um posto Shell ao fundo e a casa realmente fica próxima a esse posto. A rigor, o posto fica entre a casa e a Estação Tomás Coelho do metrô.


Conversamos com um senhor e 3 senhoras que se encontravam sentados na calçada desta casa, e apesar de nos contarem várias histórias antigas da família deles e da Rio do Ouro, eles nos afirmaram que a construção não teve relação com a ferrovia, apenas que o terreno desta foi cedido para a Inspetoria de Águas da época, para a passagem da linha e construção da adutora e de algumas instalações na época.
Eu estava pensando sobre esses depoimentos e eles são muito confiáveis na fase mais "moderna" da Rio D'ouro, mas fico pensando o seguinte. Esse ramal (vindo da atual João Ribeiro) deve ter sido erradicado na década de 20. Vamos colocar 1929 na melhor das hipóteses.
Alguém que nasceu em 1920 e teria 9 anos, hoje teria 90 anos.
Estamos falando do "gênesis" da Rio D'ouro e não sei se encontraremos alguém vivo para declarar com exatidão essa época tão remota.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Jul 2010, 01:57

Concordo ... mas neste caso, a família vive no local há 3 séculos !
:O
Até me assustei quando ele falou isso, mas depois me veio a explicação: século XIX, XX e XXI ... aí eu entendi !
;)
Ele nos contou detalhes dos primórdios da Rio do Ouro, mas desmentiu (não soube informar) sobre a linha vir pela R.João Ribeiro ... isso não devem ter contado pra ele.
O detalhe é que este senhor (que não me lembro o nome, mas gravei um vídeo, vou confirmar) nos contou que há pouco tempo, uma pessoa veio em pesquisa fazer as mesmas perguntas. Acredito que seja o pequisador Maciel, que está escrevendo um livro sobre a ferrovia, mas nunca consigo (e ninguém consegue !) entrar em contato, nem localiza-lo !

Adenilson, esta casa, pelo lado que fiz a foto, está de frente para o final do viaduto que vem da Estrada Velha da Pavuna. Será a mesma construção ? Pelo lado que cheguei, antes de perguntar aos moradores, achei o feitio bem semelhante ao de uma estação, mas ... não foi.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 27 Jul 2010, 20:09

Dado,
O documento mostra a responsablidade dos guarda chaves das estações.
A descoberta é fantástica, mas estariam estas estações em ordem?
Repare como há um salto de Praia Pequena para Vicente de Carvalho.
DadoDJ escreveu:Tenho uma novidade ... mas na verdade é mais uma incógnita. Pesquisando hoje no Google Books (que não permite visualizar por completo todos os livros e publicações do seu acervo), encontrei citações a uma parada São Francisco, antes da parada Rua Bella ! Encontrei isso no livro Annaes da Câmara dos Deputados, de 1900. Segue abaixo a imagem do trecho do livro:

Imagem

De qualquer forma, como o Adenilson bem citou, não vale a pena procurarmos vestígios de paradas da EF Rio do Ouro, visto que a maioria (se não todas) não possuía sequer plataforma ou cobertura ! Só se pintar uma imagem ou foto por aí ... vamos correr atrás disso !


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 27 Jul 2010, 20:14

Dado,
Pelo Portal Augusto Malta, dá pelo menos para ter uma idéia de se em uma determinada época, essas vias já existiam ou não.
Vou ver se acho isso.
DadoDJ escreveu:Alguém saberia dizer a partir de qual ano a Av.Suburbana e a Av.dos Democráticos passaram a ter estes nomes ?


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 27 Jul 2010, 20:16

Quando eu estiver por aqueles lados, vou tentar averiguar essa casa.
Ao invés de seguir logo pela Luther King Jr, vou fazer o retorno a esquerda e contornar a casa para ver se é a mesma.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 28 Jul 2010, 13:33

Pessoal,
Sei que o assunto aqui é a Rio D'ouro, mas não achei um tópico para descrever isso e achei uma curiosidade.
Diz a história (vide site estações ferroviárias) que a Estação Piedade se chamava Parada Gambá (nome dado pelo imperador devido ao grande número dos fétidos bichinhos no local) e como o nome não agradava, alguns anos depois uma senhora pediu Piedade ao diretor da Estrada de Ferro para mudar o nome. O cara exclamlou- "Piedade, gostei!"
A partir daí, a parada passou a se chamar Piedade.
Em um mapa de 1890, ou talvez década de 70 do século XIX, que o Dado publicou no forum sobre Rua Bella e Praia Pequena, reparem que a localidade já se chamava Piedade.
Será a história um mito?
O mapa apresentado já foi após a mudança de nome?
Não há estações na linha, com exceção das Oficinas e Quinta, o que pode crer que o mapa pode ser mesmo da década de 70, século XIX, uma vez que a maioria das estações foram construídas na década de 80, 10 anos depois.
Desculpe invadir o espaço da Rio D'ouro, mas foi algo que não poderia deixar de comentar com vocês.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Jul 2010, 13:55

É verdade !
Boa observação, Adenilson !
Interessante isso ... se realmente a história da Parada Gambá for verídica, deve ter ocorrido nos primórdios da EFCB mesmo ...
Uma observação OFF também: ontem tentei encontrar algo sobre Monhangaba nos diários oficiais antigos e encontrei apenas PINDAmonhangaba nos arquivos ... e o mistério assim continua.
:gr:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 28 Jul 2010, 14:05

DadoDJ escreveu:É verdade !
Boa observação, Adenilson !
Interessante isso ... se realmente a história da Parada Gambá for verídica, deve ter ocorrido nos primórdios da EFCB mesmo ...
Uma observação OFF também: ontem tentei encontrar algo sobre Monhangaba nos diários oficiais antigos e encontrei apenas PINDAmonhangaba nos arquivos ... e o mistério assim continua.
:gr:
No estações ferroviárias diz essa história sobre a mudança para o nome de Piedade. Ah Dado sobre Monhangaba naquele site da SMU tem um mapa que mostra ela como Parada Zieze. Até postei aqui.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 29 Jul 2010, 23:14

Só para complementar esse assunto extra Rio D'ouro, o maior detalhe é que talvez o mapa que o Dado postou seja da década de 70 (séc XIX), justamente na década que foi construída a então Parada Gambá (acho que foi em 1873).
No site do Ralph, sugere que o Imperador tenha dado o nome. Só houve imperador no Brasil até 1889 e o site diz que a alteração do nome se deu pelo motivo explicado no final do século XIX, mas pelo mapa do Ralph, o nome PIEDADE já aparecia bem grande.
Dependendo do detalhe de cada fato, a história pode ser um engodo ou não. okk
Nina, depois manda o link do mapa envolvendo Chave Zieze.
Agora voltemos a Rio D'ouro, pois tenho novidades.
Nina escreveu:
DadoDJ escreveu:É verdade !
Boa observação, Adenilson !
Interessante isso ... se realmente a história da Parada Gambá for verídica, deve ter ocorrido nos primórdios da EFCB mesmo ...
Uma observação OFF também: ontem tentei encontrar algo sobre Monhangaba nos diários oficiais antigos e encontrei apenas PINDAmonhangaba nos arquivos ... e o mistério assim continua.
:gr:
No estações ferroviárias diz essa história sobre a mudança para o nome de Piedade. Ah Dado sobre Monhangaba naquele site da SMU tem um mapa que mostra ela como Parada Zieze. Até postei aqui.
Editado pela última vez por Adenilson em 30 Jul 2010, 00:32, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 29 Jul 2010, 23:29

CURIOSIDADE 1 (Leito da Rio D'ouro): Essa história, a princípio não tem nada a ver, mas vocês vão entender o porquê dela.
Estávamos em Julho de 1978 e eu fui passear com os meus tenros 7 anos com o pai de umas vizinhas e as próprias no carro da Gessy Lever, empresa da qual ele era motorista.
Fomos para os lados de Engenho da Rainha, mas se não falha a memória não avançamos muito mais.
No rádio eu estava ouvindo os fatídicos 6X0 que a Argentina estava impondo ao Peru, afastando o Brasil da possibilidade do título da copa e isso me tirou um pouco atenção da Rio D'ouro.
Era noite e aquela região era muito escura e apenas estava iniciando o meu interesse por mapas e ferrovias.
A Automóvel Clube tinha um traçado estranho. Ora você estava do lado direito do ex-leito da Rio D'ouro e sem alterar o sentido, você estava do lado esquerdo. Na maioria das vezes era via de dupla mão.
Me lembro que onde hoje tem um viaduto próximo à muito antiga estação de Engenho do Mato, havia uma passagem de nível onde os carros passavam em diagonal e não em 90º (mais ou menos o ângulo que o viaduto hoje existente faz). O leito já estava murado com tijolos de concreto e o que tinha sido a Rio D'ouro estava cheio de mato muito alto.
Esqueci o jogo para ver aquela cena. Um breu e nem sinal de trilhos no leito apesar do mato poder estar escondendo. Percebi apenas trilhos na passagem de nível e semi encobertos pelo asfalto.
Não percebi sinal de nenhuma estação da Rio D'ouro e no ano seguinte, o meu interesse por trens aumentou, mas nunca mais passamos ali para eu checar alguma coisa.
Editado pela última vez por Adenilson em 30 Jul 2010, 00:54, em um total de 2 vezes.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes