[SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra (IRS)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
oni-link
USUÁRIO JR
Mensagens: 62
Registrado em: 04 Ago 2009, 16:37

[SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra (IRS)

Mensagem não lida por oni-link » 01 Out 2010, 22:12

Do site Estações Ferroviárias:

A estação de Raiz da Serra, com o nome se contrapondo à estação de Alto da Serra (hoje Paranapiacaba), foi aberta em 1867 para ser a estação de partida da subida da serra, pela linha da "serra velha", ou seja, a original. Continuou sendo utilizada por muito tempo, pois a "serra velha" era a que transportava passageiros, tanto na época dos cabos quanto depois, com a cremalheira substituindo os velhos cabos. da serra, construída em 1891, conforme data no dístico do prédio. Está abandonada há anos. "Em uma das últimas viagens de passageiros para Santos pela EFSJ, lembro-me que estava atento à beleza da cortina de neblina de Paranapiacaba e aos túneis do funicular abandonado logo acima. Lembro que o comboio foi puxado por uma automotriz até o alto da serra, depois trocada por duas locomotivas elétricas do sistema de cremalheira. Na raiz da serra - lindo esse nome! - havia nova troca para uma diesel-elétrica. Esta estação conserva o charme dos telhados em quatro águas e tijolo aparente das estações em estilo inglês da SPR. Notei também as colunas de metal". (Fabricio Rigout, fevereiro/2001) Mas como não há mal que nunca acabe nem bem que sempre perdure, a estação de Raiz da Serra foi restaurada pela MRS em 2004, e em julho apresentava-se em excelente estado novamente. Em maio de 2008, 4 anos após, já apresenta sinais de deterioração e de invasão.

http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/raizserra.htm

Prédio da estação
Imagem

Imagem

Oficina de Locomotivas de Raiz da Serra
Imagem

Locomotiva Hitachi diesel "Sapatão", usada na serra para manutenção de rede aérea
Imagem

Imagem

Pátio de IRS
Imagem

Imagem

Vídeo da chegada em IRS
Editado pela última vez por oni-link em 01 Jan 2011, 20:48, em um total de 1 vez.


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra

Mensagem não lida por Correia431M » 02 Out 2010, 00:22

Legais as fotos. :Y:

Sempre tive curiosidade, de saber se havia algo no pós Paranapiacaba. E muito bom ver que o prédio de Raiz da Serra tá inteirão ainda.

Curiosidade: uma parte do pátio de IRS, fica praticamante colado a Rodovia Anchieta, no trecho da baixada Santista. E pelo que vi no Google Earth, não tem muros ou coisa semelhante, para vedar a faixa ferroviária.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra

Mensagem não lida por Lopes » 02 Out 2010, 00:44

Muito bom! Parabéns!

o que mais me intriga na serra, pós Paranapiacaba, são os patamares abandonados.
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Autor do tópico
oni-link
USUÁRIO JR
Mensagens: 62
Registrado em: 04 Ago 2009, 16:37

Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra

Mensagem não lida por oni-link » 02 Out 2010, 11:17

Obrigado!

Lopes, os patamares da serra nova estão em ruínas devido a erosões, maresia, etc. Já na serra velha (a que a MRS usa), só dá pra saber onde foi um patamar percebendo quando o caminho fica plano. A única construção que ainda existe no percurso da serra velha é essa:

Imagem

Correia, depois de Paranapiacaba há muita coisa ainda, veja o esquema:

Imagem

Na parte de baixo da foto: IPA (Paranapiacaba), a serra e IRS (Raiz da Serra).

Seguindo, temos IPG (Piassaguera), onde há um pátio e a estação de Piassaguera (que não é mais a original e sim um prédio novo construído pela MRS). Aí se forma um triângulo:

- continuando pela linha principal, dá em ISN (Santos), com a estação principal (no bairro do Valongo) e o porto. O percurso é: IPG (Piassaguera) -> ICB (Cubatão) -> IJC (Casqueiro) -> ISN (Santos).

- à direita é a saída do Ramal de Perequê, onde há o encontro com a serra da Sorocabana (Mairinque-Santos) na estação Perequê (ZPG), em Cubatão. A concessão aí já é da ALL. O percurso é: IPG (Piassaguera) -> ZPG (Perequê).

De IPG também sai essa linha à esquerda, o Ramal de Conceiçãozinha, que dá no Porto de Conceiçãozinha, no Guarujá, passando em cima do mar num trecho:

Ponte de Conceiçãozinha
Imagem

Elevador para passagem de navios
Imagem

Porto de Conceiçãozinha
Imagem

(Essas 3 fotos me passaram, não fui eu que tirei).

O percurso é: IPG (Piassaguera) -> IBA (Barnabé) -> ICZ (Conceiçãozinha).

UFA!!!

Avatar do usuário

Autor do tópico
oni-link
USUÁRIO JR
Mensagens: 62
Registrado em: 04 Ago 2009, 16:37

Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra

Mensagem não lida por oni-link » 02 Out 2010, 11:25

Tenho fotos da serra também, onde posso pôr?

Avatar do usuário

VHarlamov
USUÁRIO JR
Mensagens: 130
Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)

Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra

Mensagem não lida por VHarlamov » 03 Out 2010, 01:56

Correia431M escreveu:Legais as fotos. :Y:

Sempre tive curiosidade, de saber se havia algo no pós Paranapiacaba. E muito bom ver que o prédio de Raiz da Serra tá inteirão ainda.

Curiosidade: uma parte do pátio de IRS, fica praticamante colado a Rodovia Anchieta, no trecho da baixada Santista. E pelo que vi no Google Earth, não tem muros ou coisa semelhante, para vedar a faixa ferroviária.
Rodrigo, a Via Anchieta passa uns 10 km a oeste, não chega a cruzar a ferrovia. A rodovia mais próxima de IRS é a Domênico Rangoni (SP-55), mas ela passa a uns 2 km do pátio. Imagino que o pátio colado nessa rodovia seja o de Piaçaguera, não Raiz da Serra, situado mais ao norte.
Imagem


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 06 Out 2010, 08:50

oni-link escreveu:Tenho fotos da serra também, onde posso pôr?
Use esse tópico: http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... =32&t=1291
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 12 visitantes