[CPEF] Estação Vinhedo

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
oni-link
USUÁRIO JR
Mensagens: 62
Registrado em: 04 Ago 2009, 16:37

[CPEF] Estação Vinhedo

Mensagem não lida por oni-link » 02 Out 2010, 16:39

Do site Estações Ferroviárias:

A estação da Cachoeira, um lugar perdido no meio do nada entre as pequenas Louveira e Valinhos, era a segunda parada na viagem inaugural do trecho pioneiro Jundiaí-Campinas, em 31 de março de 1872. Em 1873, o Almanak da Provincia de São Paulo dava como chefe de estação o sr. Albino da Silva Espindola. O nome de Rocinha passou a ser usado para a estação entre 1874 e 1879. No inicio do século XX, construiu-se um novo prédio para substituir o original, que por sua vez foi reformado nos anos 30, deixando somente a fachada da plataforma inalterada. Com a autonomia do município, em 1948, veio o novo nome, Vinhedo. No final dos anos 70, a estação foi desativada, e hoje serve como sede para os escoteiros do município. Felipe da Silva Marques, de Vinhedo, discorda: ele diz que a estação seguiu aberta (teria ela fechado e sido reaberta?) em 1982, quando ele era criança e viajava para São Paulo com os pais de trem (bons tempos!) e mesmo nos anos seguintes. Ele se lembra de "um senhor cujo nome agora não lembro, e que usava muletas e cuidava do pluviômetro que tinha na estação". Já Luiz Garcia Bertotti, por sua vez, afirma que, em 1982, "ela era, pelo menos, usada para embarque e desembarque de passageiros. A litorina que saía da Luz no início da noite parava lá em seu trajeto até Campinas. No final da década de 80, em viagens que fiz para Valinhos e Jaú, os trens também pararam lá, mas com certeza já não havia bilheteria, pois o prédio principal era usado como delegacia de polícia (os escoteiros ocuparam o local bem depois). Os passageiros que embarcavam nessa e em outras paradas eram em sua maioria indigentes, às vezes famílias inteiras. Não pagavam as passagens nem nas estações e nem ao chefe do trem. Ocupavam os corredores e muitos se trancavam nos banheiros durante toda a viagem. Aliás, numa das viagens a Jaú que fiz no efêmero "Expresso do Quércia", o tal chefe do trem desceu antes de Campinas e deixou a composição seguir só com o maquinista, com gente pendurada nas portas como nos trens de subúrbio em horário de pico. Coisas da saudosa Fepasa". "Em Vinhedo há 3 carros de trens antigos, sendo que um deles era um carro hospedaria creio, com espelho de cristal, janelas de madeira, acessórios impecáveis, tudo quase feito à mão... e tudo jogado ao tempo, apodrecendo. Levaram para lá estes carros, cercaram-nos - a cerca já esta abandonada - e lá foram deixados. Tudo isso é de cortar o coração" (Vinicius Costa, 11/2007).

http://www.estacoesferroviarias.com.br/v/vinhedo.htm

Prédio da estação
Imagem

Imagem

Imagem

Poste caído na plataforma
Imagem

Via que a MRS ainda usa
Imagem

Imagem

Imagem

Olhando sentido interior
Imagem

Imagem

Imagem

Carros estacionados no pátio
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nesse aqui dá pra ler "Fepasa" e "Administração"
Imagem

Imagem

Interior do carro da Administração
Imagem

Imagem

Imagem

As portas dos armários ainda abrem e fecham
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Olha só! Dormentes de aço na via do pátio
Imagem

Marco quilométrico
Imagem

Imagem

A cabine de manobras, lacrada
Imagem

Imagem

Escureceu rápido
Imagem

Brita novinha, parece que andaram mexendo por aqui
Imagem

Já teve um sinal aqui
Imagem

Olhando sentido capital
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: [CPEF] Estação Vinhedo

Mensagem não lida por Isaias » 14 Out 2010, 00:22

Nostalgico ... b )


Stormkamared
Membro Pleno
Mensagens: 77
Registrado em: 11 Jun 2008, 15:03
Localização: São Paulo-SP

Re: [CPEF] Estação Vinhedo

Mensagem não lida por Stormkamared » 03 Jan 2011, 10:44

Todas as vezes que eu vou a Vinhedo eu passo lá e fico ali viajando no tempo hahaha, ela é muito bucólica...


rodineisilveira
USUÁRIO JR
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Eu estive no Principado de Vinhedo!

Mensagem não lida por rodineisilveira » 26 Mar 2013, 18:30

Desci nesta estação em meados de 95, para visitar o Principado de Vinhedo (como a cidade era chamada pelo Luciano do Valle), como também para acompanhar de perto um jogo do futebol dente-de-leite (que era transmitido na época pela Band). Estava vindo da Estação da Luz a bordo do lendário Trem Azul da Fepasa/CPEF (já com o visual "Ave Maria" da Fepasa dos anos 90).
Esta estação está localizada no trecho duplicado e eletrificado da linha tronco da Fepasa/CPEF, que ia da Luz para Porto Colômbia (localizada bem acima de Barretos e Bebedouro, já encostada na região do Triângulo Mineiro).
A jurisdição da Fepasa/CPEF começava a partir de Jundiaí. O trecho entre Luz e Jundiaí era da jurisdição da RFFSA/SPR/EFSJ (hoje CPTM).
Outro detalhe que tinha na estação Vinhedo da Fepasa/CPEF, era a passarela subterrânea, que ligava a plataforma sentido Campinas/interior com a plataforma sentido Capital (Estação da Luz).

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes