E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Melekh » 31 Jan 2011, 14:33

O ramal da Penha foi construído em 1890 pela Inspetoria\ de Obras Publicas, saía do Porto de Maria Angu, que existia na Penha, e seguia até o encontro com a sua linha principal, em Vicente de Carvalho, nome de um antigo fazendeiro local, embora comumente confundido com o juiz e poeta paulista Vicente de Carvalho.
O porto de Maria Angu localizado na baía de Guanabara possuía uma ponte de madeira e recebia no início do século, principalmente na época da festa da Igreja da Penha, barcos de passageiros, inclusive da companhia Cantareira. Os passageiros transbordavam para o pequeno trem da Rio D'Ouro ou seguiam viagem em carro de boi até a Penha, meio de transporte corriqueiro nos subúrbios da cidade no início do século. Trajeto do ramal se desenvolvia ao longo da atual Avenida Vicente de Carvalho, Brás de Pina atravessando a E. F. do Norte, rumo a Maria Angu.
Por aviso de 13 de Outubro de 1909, o Ministério da Viação, concedia a Leopoldina Railway à permissão de ligar a sua Linha co Norte a este Ramal.


Mapas do Ramal.

Imagem

Mapa recente com simulação.

Imagem

Porto de Maria Angu
André Decourt http://www.fotolog.net/andredecourt

Imagem

Leito na Av. Braz de Pina.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já do outro lado da L. do Norte em direção a Maria Angu.

Imagem

Imagem

Terreno onde cortava a ferrovia.

Imagem



Matadouro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda falta eu terminar alguns trechos, logo logo, postarei o que conseguir.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Jan 2011, 15:38

Melekh escreveu: Mapa recente com simulação.

Imagem
^^ ???

Carlos, permita-me fazer uma observação ... está tudo correto na sua explanação em relação ao extinto ramal, mas no finalzinho, acredito que haja alguns traços deslocados ... veja abaixo uma montagem que fiz há um tempo atrás utilizando imagens de satélite:
Imagem
O trecho que estou me referindo é este, após a passarela:
Imagem
Dá pra perceber que há uma "cicatriz" entre os quarteirões formados pelas ruas Tenente Araquém Batista e rua Affonso Ribeiro.
Imagem
No mapa recente que você postou eu achei este traçado diferente (me parece que você postou que o leito seria pela rua, mas eu entendi depois quando vi as fotos mostrando que o leito era pelos atuais terrenos residenciais do local), mas após atingir o terreno da atual ETE da Penha (CEDAE), você desenhou uma curva que não fazia parte do ramal, em comparação com o mapa antigo (imagem abaixo de como acredito ter sido o final do ramal, na Fazenda Grande).
Imagem
Isso já foi discutido exaustivamente no tópico da própria EFRdO pois acreditamos que a EFRdO e a EF Leopoldina tenham firmado um acordo de tráfego para utilizar a linha do ramal de Maria Angu. Agora como ocorreu este tráfego que é o "x" da questão. Parte de nós acredita que foi construída uma linha ligando o Matadouro ao ramal da Penha (Maria Angu), que seria onde hoje em dia há um "caminho" como se fosse um leito desativado, uma via de terra batida paralela à R.Comte.Vergueiro da Cruz. Veja abaixo uma suposta linha de encontro das duas ferrovias: EF Leopoldina (Ramal Matadouro) e EFRdO (Ramal da Penha):
Imagem
As linhas na cor preta acima, são os supostos leitos da EFRdO (Ramal da Penha) e da EF Leopoldina (Ramal do Matadouro). Temos certeza acima do leito do ramal da Penha, do leito do ramal do Matadouro (atravessando o campo do Olaria, que ainda não existia, pelo menos nesta posição), mas a linha que tracei entre um ramal e outro é que ainda temos dúvidas. A área levemente clareada na imagem é o terreno que pertencia ao matadouro, incluindo os armazéns e depósitos que você assinalou e fotografou.
Então, infelizmente ainda não encontramos uma resposta exata sobre o tráfego entre ramal do Matadouro e o Ramal de Maria Angu.

Abaixo, postarei algumas imagens que obtive através do Google Street View, de alguns locais onde o ramal de Maria Angu passava, apenas complementando o que você explicou:
Imagem
^^Rua Leopoldina Rêgo - A EF Rio do Ouro (Ramal da Penha) vinha por onde está a passarela e cruzava a rua.
Imagem
^^Rua Quito - A EF Rio do Ouro (Ramal da Penha) passava onde hoje é a garagem desta residência.
Imagem
^^Rua Costa Rica - A EF Rio do Ouro (Ramal da Penha) passava onde hoje é esta passagem para carros.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Jan 2011, 15:39

Obs.: precisamos abrir um tópico EXCLUSIVO referente ao ramal do Matadouro da Penha ...

:P
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Jan 2011, 15:48

Legal demais Carlos, você ter aberto este tópico.
No tópico VESTÍGIOS DA RIO D'OURO, você poderá checar um vasto depoimento e material publicado principalmente pelo Dado e Nando.
Surgiram várias dúvidas dentre as quais o possível abastecimento do matadouro pela linha férrea.
Dúvida este que você esclareceu agora pelo mapa ao verificarmos a estação matadouro.

Ficou a dúvida também deste ramal poder ter uma variante que iria até Olaria.

você tocou em um assunto interessante que foi o ano de abertura do ramal.

Na época, eu vi no site memória ferroviária que tinha sido em 1890 e portanto, depois da inauguração da linha do Norte e no livro do Hélio, o ano foi 1883, antes da inauguração da E.F.norte.

Essa discussão ficou voltada principalmente pela questão da resposta de uma ferrovia cortar a outra em nível e porquê um ramal seria puxado para o porto com uma ferrovia mais próxima (Norte) caso ela existisse.

Tem um vasto material lá, que você poderá responder utilizando o COLAR +COPIAR e migrar para cá.

Um abraço.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Jan 2011, 15:53

Dado.
Pelo mapa postado pelo Carlos, o matadouro era atendido por um desvio vindo do próprio ramal de Maria Angú.

Carlos.
Ainda não verifiquei rua por rua o que o Dado falou, mas se levarmos em consideração o mapa que você postou, o trecho da Rio D'ouro pós L.Norte em direção ao porto é quase retílineo, excetuando-se a alça de desvio para o matadouro.
você simulou no mapa atual, um trecho mais sinuoso.

Outra coisa a salientar é que a Baia de Guanabara ia até "aproximadamente" a Av.Brasil hoje.
Na época de Maria Angú, o traçado não era tão longo, pois não havia o aterro que há hoje.

Mas o seu trabalho de ir logradouro por logradouro e fazer um "revival" do trecho, não há palavras para descever.

Um abraço.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Adenilson » 01 Fev 2011, 00:29

Pessoal,
Nessa minha garimpagem por fotos, consegui uma concepção artística da região da Penha em 1904. Reparam que há mais de um trilho.
Quem sabe um deve ser da Rio D'ouro e outro de bonde talvez.
Junto à multidão, há um vagonete, mas não dá para reconhecer se é uma carruagem ou um rodante ferroviário com tração animal.
Tem muita gente na frente.
Reparem que a Igreja está diferente e sem as torres.
Imagem

Abraço a todos.
Editado pela última vez por Adenilson em 01 Fev 2011, 08:51, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 01 Fev 2011, 00:56

Imagem

Posso estar enganado mas este trajeto faz parte do corredor de ônibus Transcarioca até o Largo da Penha...

E posso estar enganado novamente com a minha tese: Talvez com as obras de reasfaltamento e claro reurbanização do local, surjam alguns vestígios da linha tais como trilhos sob o asfalto por exemplo. Se os trilhos outrora foram removidos é uma pena mas se não vai ser um bom achado.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Fev 2011, 09:30

Adenilson escreveu:Pessoal,
Nessa minha garimpagem por fotos, consegui uma concepção artística da região da Penha em 1904. Reparam que há mais de um trilho.
Quem sabe um deve ser da Rio D'ouro e outro de bonde talvez.
(..)
Sim, a linha de bondes seguia pela Av.Vicente de Carvalho/Brás de Pina mais ao centro, e a EFRdO Ramal da Penha pelo lado direito no sentido Vicente-Penha.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Melekh » 03 Fev 2011, 09:05

Saudações Ferroviaristas.


Dado, Adenilson e os demais, postei o Mapa errado (este eu fiz antes de percorrer o Ramal).

Este é o que parece ser correto.

Imagem
Outro Mapa.

Imagem

Quanto ao Matadouro, pessoas da localidade afirmam que trens circulavam com gado, já me falaram que o trem até passava perto onde é hoje o Olaria (clube de futebol).

Tem um senhor, filho do João Lima (historiador do Subúrbio da Leopoldina) que conhece a história e possivelmente pode ter fotos, ainda nao consegui contactá-lo.
Vou pesquisar na Biblioteca pública de Ramos, quando tiver uma folga, aqui no trabalho está apertado...

Ainda tenho que completar o trecho do Ramal, principalmente de V. Carvalho até a Penha (onde vi uma casa que parecia pertencer à ferrovia); também não completei o trecho após a Penha IAPI.

Vou fazer o restante, preciso me programar.

OBS. Notaram a linha na Foto antiga da Av. Brás de Pina?


Abraços a todos.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Fev 2011, 12:02

Melekh escreveu:Saudações Ferroviaristas.
Dado, Adenilson e os demais, postei o Mapa errado (este eu fiz antes de percorrer o Ramal).
Este é o que parece ser correto.
Imagem
Outro Mapa.
Valeu ! b )
Quanto ao Matadouro, pessoas da localidade afirmam que trens circulavam com gado, já me falaram que o trem até passava perto onde é hoje o Olaria (clube de futebol).
Sim, no tópico de Curiosidades sobre a EF Rio do Ouro debatemos sobre o ramal do matadouro da Penha. E ele passava onde hoje fica o estádio do Olaria, que antigamente ficava em posição diferente ao posicionamento atual
(...)
Ainda tenho que completar o trecho do Ramal, principalmente de V. Carvalho até a Penha (onde vi uma casa que parecia pertencer à ferrovia); também não completei o trecho após a Penha IAPI.
Eu já ouvi falar, através do NANDORJ (cadê você, cara ?) que existiu uma pequena parada na Av.Vicente de Carvalho, informação dada por um morador antigo ...
Vou fazer o restante, preciso me programar.

OBS. Notaram a linha na Foto antiga da Av. Brás de Pina?
Sim ! ! ! Excelente foto !
Abraços a todos.
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Melekh » 03 Mar 2011, 08:57

Dado,

Voce disse: --- Mas este não é o ramal de Maria Angu da EFRdO ... parece ser o ramal do Matadouro da Penha ! ---

Ai que mora o problema, veja que no Mapa de 1911, o Matadouro faz parte do Ramal de Maria Angu, pois uma segunda linha se afasta e retorna mais a frente.

Eum marquei em todos os Mapas a letra A e B, para fazer as devidas comparações.


Mapa de 1911. Guia Briguiet

Imagem



Mapa de 1928, -- Planta da Cidade do Rio de Janeiro, "organisada" na Carta Cadastral (1928)--- já sem configurar a Estação Matadouro.

Imagem



Guia ZAZ - 1959 - GB, não aparece mais o Ramal de Maria Angu -- Vicente de Carvalho.

Imagem



Mapa Atual. Já sem os Ramais.

Imagem


Acredito que a E.F. Leopoldina, criou este Ramal direto para o Matadouro ou será o Curtume Carioca?

Não conheço bem o local.

Em tempo: no Mapa de 1959 a Estação OLARIA tinha o nome de PEDRO ERNESTO.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Melekh » 04 Mar 2011, 08:44

Complementando...


Imagem


Esta foto mostra os locais provaveis do Ramal do Matadouro e Ramal de Vicente Carvalho - Maria Angu.

Valeu.


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Amaral » 04 Mar 2011, 21:44

Melekh, nesta foto que você postou, a area marcada em vermelho e a sede da antiga fazenda grande (ou o que restou dela) que ainda esta no mesmo lugar ate hoje conhecida como Fazendinha da Penha. Esta area e bastante elevada em relacao ao nivel do mar, ou seja, ali nao passava trem. Porem o ramal de Maria Angu passava rente a esta elevacao em suas fraldas. Note no canto direito inferir da foto (proximo a quina do quadrado vermelho,) existe um caminho de terra que tem sequencia em direcao ao alto da foto so que em outra tonalidade (mas escuro, talvez verde, de grama) com diversas arvores alinhadas a ele que nao e uma rua, mas o antigo leito do ramal (Paralelamente entre as Ruas Jequirica e Afonso Ribeiro).

O conjunto do IAPI da Penha visto na foto esta recem inaugurado (utilizou parte do terreno da antiga fazenda). Entao estamos na decada de 40. Por isso nao aparecem mais trilhos no leito do ramal. Acredito que com a desativacao do porto e com o aterro da Av. Brasil, o ramal foi desativado e deve ter sido feito o outro ramal (Ramal do Matadouro) bem mais curto para atende-lo. O campo da boiada, area onde o gado era descarregado e ficava aguardando o abate, e a faixa comprida de grama que se ve depois do conjunto. O conjunto de predios do matadouro ficava abaixo desta faixa, fora da foto, junto a Av. Brasil.

O estadio do Olaria, na sua posicao original, paralelo a Rua Bariri pode ser visto ao lado do campo da boiada. Segundo relatos, e agora segundo o mapa postado, o ramal descia exatamente rente ao estadio no limite dos terrenos do matadouro. Talvez se a foto tivesse maior resolucao fosse possivel identifica-lo.

Alguns detalhes:
- O leito da Rua Comandante Vergueiro da Cruz neste trecho é artificial, ja que o mesmo foi modificado com a construcao do conjunto do IAPI.

- O cortume Carioca nao devia ter a neccessidade de um ramal para si, ja que seu parque fabril (que era bem a direita fora da foto) ia ate a rua Nicaragua junto a Estacao da Penha onde atualmente fica um conjunto de alto predios conhecido na regiao como pombal.

Na minha opiniao o Ramal de Maria Angu inicialmente foi utilizado como acesso ao patio/deposito de tubos junto ao porto de mesmo nome junto a Baia de Guanabara para construcao e manutencao da EFRdO e talvez também como escoador de alguma producao agricola da regiao, outrora alta. Tendo também sido aproveitado em epocas de festa da Penha para o acesso de fieis tanto pelo porto quanto por vicente de carvalho. Com a queda do movimento e o fim do porto, o ramla foi desativado. Como provavelmente tambem atendia esporadicamente o Matadouro, foi criado um ramal novo e curto apenas para ele. Meu avo dizia que chegou a ver os trens descarregando bois, isso no inicio da decada de 50.

Depois falo mais alguma coisa que tenha deixado passar e tento indicar estas coisas que dise na foto acima. LapTop com teclado americano e dose. Por isso desculpem a falta da acentos.

Melekh escreveu:Complementando...


Imagem


Esta foto mostra os locais provaveis do Ramal do Matadouro e Ramal de Vicente Carvalho - Maria Angu.

Valeu.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Mar 2011, 10:38

Amaral escreveu:(...)
Na minha opiniao o Ramal de Maria Angu inicialmente foi utilizado como acesso ao patio/deposito de tubos junto ao porto de mesmo nome junto a Baia de Guanabara para construcao e manutencao da EFRdO e talvez também como escoador de alguma producao agricola da regiao, outrora alta. Tendo também sido aproveitado em epocas de festa da Penha para o acesso de fieis tanto pelo porto quanto por vicente de carvalho. Com a queda do movimento e o fim do porto, o ramla foi desativado. Como provavelmente tambem atendia esporadicamente o Matadouro, foi criado um ramal novo e curto apenas para ele. Meu avo dizia que chegou a ver os trens descarregando bois, isso no inicio da decada de 50.
É exatamente isso que eu penso ! Vou tentar colocar esta minha hipótese através de imagens mais tarde aqui no fórum.
;)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Mar 2011, 11:48

As informações que eu estou postando abaixo são apenas hipóteses. Nada disso é confirmado nem estou afirmando nada, apenas expondo o que eu penso, portanto comentários e sugestões são bem vindos !
:P
Acredito no seguinte:

1-A EF Rio d'Ouro teve primeiramente seu ramal da Penha (Maria Angu) para auxiliar na construção da terceira linha de adutoras, que coletaria água dos rios da região de Xerém, Mantiquira, Galrão etc. Para isso foi instalado um depósito de tubos nas proximidades da Praia de Maria Angu, e instalado uma ponte/cais nesta praia para receber os tubos por via marítima. Após a construção da adutora, o ramal passou a transportar mercadorias como lenha e hortifrutigranjeiros oriundos da Baixada Fluminense; e romeiros vindos da parte central do Distrito Federal e de outras partes (ouvi falar que vinham até de Niterói !) da cidade para as festas religiosas no Santuário da Penha, no mês de outubro, até o ano de 1906 ou 1907 se eu não me engano. Isso tudo é confirmado, está presente em alguns relatórios !
Imagem
^^ Ramal da Penha (EFRdO). Sobre a Parada Vila Ypiranga, depois eu falo ...
2-Em 1909 ou 1910 a EF Leopoldina obtém direito de uso sobre o ramal da Penha a partir da sua EF do Norte, através de uma chave de cruzamento entre as duas ferrovias. Não sei o que houve com o restante do ramal da Penha entre este cruzamento e Vicente de Carvalho.
Neste caso, minha hipótese é que tenha sido construído pela EFL um sub-ramal/variante a partir do ramal da Penha para atender o Matadouro da Penha. Digo isso por dois motivos:
a) se observarmos imagens de satélite, há um caminho não pavimentado ao lado da R.Cmte.Vergueiro da Cruz que pode ser vestígio do antigo leito, que seguiria paralelo a esta rua.
b) Em uns 3 ou 4 sites e livros eu vejo que citam o ramal da Penha da EFRdO como se ele passasse pela R.Cmte.Vergueiro da Cruz. Eu sei que o traçado desta rua era diferente antigamente, mas será que tanto assim, pois sempre vejo o ramal da Penha perpendicular a esta rua, e não, concordante ou paralelo. Até porque o ramal seguia em direção ao Porto de Maria Angu, e seguindo por esta rua, ele sairia do traçado ! Por isso acho que há certa confusão nestas literaturas quando dizem que o ramal acompanhava a rua Vergueiro da Cruz. Deve ter sido um sub-ramal em direção ao Matadouro que acompanhava a rua, como imagino abaixo:
Imagem

3-Após determinado tempo, talvez nos anos 1940, com a construção da Av.Brasil e urbanização do entorno, incluindo o grande aterro feito na área, o ramal da Penha foi desativado, obrigando a EFL a construir um ramal particular para acesso ao Matadouro da Penha. Acredito que por um tempo os dois ramais existiram juntos, inclusive com a ligação pela R.Cmte.Vergueiro da Cruz, e depois o ramal da Penha foi erradicado e acabou sobrando apenas o ramal da EFL, passando pela Rua Bariri e pelo campo do Olaria FC, que teve a posição alterada, mudança já explicada pelo Amaral, visto que pode-se perceber até uma diferença nas arquibancadas do estádio, com um trecho de construção mais antiga e outro de construção mais "recente". Além disso, vejo uma "cicatriz" que indicaria ser o antigo leito passando entre as casas, próximas a Rua Nair:
Imagem
^^ Apenas o ramal do Matadouro resistiu ... não desenhei a linha da EF do Norte na imagem acima

O que acham ?

*Sobre a Parada Vila Ypiranga, uma parada não oficial do Ramal da Penha, digo o seguinte: segundo o forista NANDORJ, um(a) morador(a) antigo(a) do local afirmou que o trem fazia paradas nas proximidades do encontro da Av.Brás de Pina com a Estr.Vicente de Carvalho, na localidade antigamente conhecida como Vila Ypiranga. Fica o registro, ainda não confirmado oficialmente, de que existiu uma parada naquele local (em mapas antigos, esta nomenclatura aparece em relação à região, o que é indicativo de que a afirmação feita pode ser verdadeira)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por NANDORJ » 05 Mar 2011, 12:54

So para complementar o que o Dado fala sobre a Parada Vila Ipiranga, a mesma compreenderia hoje a localidade do sub-bairro Praça do Carmo, onde ate o final do seculo 19 era terra de ninguem, tendo apenas sitios e pequenas chacaras agricolas panorama muito comum em imediaçoes proximas como Vila da Penha e Vicente. Com a dita parada na confluencia das terras dos proprietarios Vicente de Carvalho e do Bras de Pina, ocorreu um surto de construçoes, algumas ainda de pe datando de 1903 ate 1910, em sintese casas mais antigas na Praça do Carmo, assim que se afasta em direçao a Penha nota-se casas da decada de 10 e 20, nesse periodo nao existia bondes ali, qual seria a justificativa de se construir um pequeno nucleo urbano no meio do nada e sem infraestrutura de transporte? Mas todos sabem que a ferrovia ja passava ali desde a ultima decada do seculo 19, uma parada ali tem tudo haver, alem do mais o testemunho de uma senhora paroquiana da igreja Jesus Ressuscitado filha de ex escravos e ja muitoooo idosa, se e q me faço entender :beer:

DadoDJ escreveu:As informações que eu estou postando abaixo são apenas hipóteses. Nada disso é confirmado nem estou afirmando nada, apenas expondo o que eu penso, portanto comentários e sugestões são bem vindos !
:P
Acredito no seguinte:

1-A EF Rio d'Ouro teve primeiramente seu ramal da Penha (Maria Angu) para auxiliar na construção da terceira linha de adutoras, que coletaria água dos rios da região de Xerém, Mantiquira, Galrão etc. Para isso foi instalado um depósito de tubos nas proximidades da Praia de Maria Angu, e instalado uma ponte/cais nesta praia para receber os tubos por via marítima. Após a construção da adutora, o ramal passou a transportar mercadorias como lenha e hortifrutigranjeiros oriundos da Baixada Fluminense; e romeiros vindos da parte central do Distrito Federal e de outras partes (ouvi falar que vinham até de Niterói !) da cidade para as festas religiosas no Santuário da Penha, no mês de outubro, até o ano de 1906 ou 1907 se eu não me engano. Isso tudo é confirmado, está presente em alguns relatórios !
Imagem
^^ Ramal da Penha (EFRdO). Sobre a Parada Vila Ypiranga, depois eu falo ...
2-Em 1909 ou 1910 a EF Leopoldina obtém direito de uso sobre o ramal da Penha a partir da sua EF do Norte, através de uma chave de cruzamento entre as duas ferrovias. Não sei o que houve com o restante do ramal da Penha entre este cruzamento e Vicente de Carvalho.
Neste caso, minha hipótese é que tenha sido construído pela EFL um sub-ramal/variante a partir do ramal da Penha para atender o Matadouro da Penha. Digo isso por dois motivos:
a) se observarmos imagens de satélite, há um caminho não pavimentado ao lado da R.Cmte.Vergueiro da Cruz que pode ser vestígio do antigo leito, que seguiria paralelo a esta rua.
b) Em uns 3 ou 4 sites e livros eu vejo que citam o ramal da Penha da EFRdO como se ele passasse pela R.Cmte.Vergueiro da Cruz. Eu sei que o traçado desta rua era diferente antigamente, mas será que tanto assim, pois sempre vejo o ramal da Penha perpendicular a esta rua, e não, concordante ou paralelo. Até porque o ramal seguia em direção ao Porto de Maria Angu, e seguindo por esta rua, ele sairia do traçado ! Por isso acho que há certa confusão nestas literaturas quando dizem que o ramal acompanhava a rua Vergueiro da Cruz. Deve ter sido um sub-ramal em direção ao Matadouro que acompanhava a rua, como imagino abaixo:
Imagem

3-Após determinado tempo, talvez nos anos 1940, com a construção da Av.Brasil e urbanização do entorno, incluindo o grande aterro feito na área, o ramal da Penha foi desativado, obrigando a EFL a construir um ramal particular para acesso ao Matadouro da Penha. Acredito que por um tempo os dois ramais existiram juntos, inclusive com a ligação pela R.Cmte.Vergueiro da Cruz, e depois o ramal da Penha foi erradicado e acabou sobrando apenas o ramal da EFL, passando pela Rua Bariri e pelo campo do Olaria FC, que teve a posição alterada, mudança já explicada pelo Amaral, visto que pode-se perceber até uma diferença nas arquibancadas do estádio, com um trecho de construção mais antiga e outro de construção mais "recente". Além disso, vejo uma "cicatriz" que indicaria ser o antigo leito passando entre as casas, próximas a Rua Nair:
Imagem
^^ Apenas o ramal do Matadouro resistiu ... não desenhei a linha da EF do Norte na imagem acima

O que acham ?

*Sobre a Parada Vila Ypiranga, uma parada não oficial do Ramal da Penha, digo o seguinte: segundo o forista NANDORJ, um(a) morador(a) antigo(a) do local afirmou que o trem fazia paradas nas proximidades do encontro da Av.Brás de Pina com a Estr.Vicente de Carvalho, na localidade antigamente conhecida como Vila Ypiranga. Fica o registro, ainda não confirmado oficialmente, de que existiu uma parada naquele local (em mapas antigos, esta nomenclatura aparece em relação à região, o que é indicativo de que a afirmação feita pode ser verdadeira)
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Amaral » 05 Mar 2011, 19:38

DadoDJ escreveu:2-Em 1909 ou 1910 a EF Leopoldina obtém direito de uso sobre o ramal da Penha a partir da sua EF do Norte, através de uma chave de cruzamento entre as duas ferrovias. Não sei o que houve com o restante do ramal da Penha entre este cruzamento e Vicente de Carvalho.
Neste caso, minha hipótese é que tenha sido construído pela EFL um sub-ramal/variante a partir do ramal da Penha para atender o Matadouro da Penha. Digo isso por dois motivos:
a) se observarmos imagens de satélite, há um caminho não pavimentado ao lado da R.Cmte.Vergueiro da Cruz que pode ser vestígio do antigo leito, que seguiria paralelo a esta rua. Esse caminho nao pavimentado ao qual você se refere provavelmente nao era leito ja que ele fica elevado uns 4 metros acima da rua, mas eu tenho uma teoria, ver abaixo.
b) Em uns 3 ou 4 sites e livros eu vejo que citam o ramal da Penha da EFRdO como se ele passasse pela R.Cmte.Vergueiro da Cruz. Eu sei que o traçado desta rua era diferente antigamente, mas será que tanto assim, pois sempre vejo o ramal da Penha perpendicular a esta rua, e não, concordante ou paralelo. Até porque o ramal seguia em direção ao Porto de Maria Angu, e seguindo por esta rua, ele sairia do traçado ! Por isso acho que há certa confusão nestas literaturas quando dizem que o ramal acompanhava a rua Vergueiro da Cruz. Deve ter sido um sub-ramal em direção ao Matadouro que acompanhava a rua, como imagino abaixo:
Tenho uma informacao que talvez seja importante no sentido de compreender essa informacao do ramal acompanhar a Vergueiro da Cruz. No trecho do IAPI da Penha o tracado original da rua era levemente 'pra dentro' do conjunto. Tanto que ainda existe um pequeno trecho da rua original entre a Afonso Ribeiro e a Santa Basilissa. A informacao e que apos a Afonso Ribeiro, o caminho de Maria Angu seguia em uma curva a esquerda se tornando paralela ao ramal da EFRdO e terminava junto ao tracado da EF do Norte, quase como uma continuacao da Av Bras de Pina.
Infelizmente eu nao tenho como postar fotos e mapas com as indicacoes deste computador, mas eu sei que ha um mapa na SMU que mostra o tracado original da Vergueiro da Cruz (antigo Caminho de Maria Angu), vou tentar posta-lo mais tarde.


Imagem


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Amaral » 05 Mar 2011, 19:56

Encontrei o PAA.

Ir no site da SMU: http://www2.rio.rj.gov.br/smu/

Na barra da esquerda clicar em 'Acervo de Imagens (PAA/L)'

Clicar em 'Consulta por Logradouro'

Digitar 'Vergueiro da Cruz' e buscar.

Vai aparecer a 'RUA COMTE VERGUEIRO DA CRUZ' e clicar em 'Projetos de Alinhamento'.

Vao surgir varios PAA com alguma ligacao com a Rua. Selecionar o 'PAA 1719 Folha 2'.

O arquivo abre pelo Paint.

Este PAA e de 1925, atualizado em 1931, e mostra o loteamento entre as ruas do Couto e o posterior limite do IAPI da Penha, ainda parte da Fazenda Grande na epoca. Ali e mostrado os antigos tracados paralelos do Caminho de Maria Angu e do Ramal da EFRdO.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Mar 2011, 20:06

A imagem é esta:

Imagem

Notei que o Caminho de Maria Angu foi retificado neste trecho, posteriormente renomeado para R.Afonso Ribeiro e a linha passava entre esta rua e a R.Tenente Araquém Batista.

Mas não entendi o que você quis dizer, Amaral ... o trecho não pavimentado que eu citei e você disse não ser possível ser o antigo leito eu entendi, mas a imagem da SMU significa o quê ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem não lida por Amaral » 05 Mar 2011, 20:32

Em uns 3 ou 4 sites e livros eu vejo que citam o ramal da Penha da EFRdO como se ele passasse pela R.Cmte.Vergueiro da Cruz.
Este antigo trecho que foi retificado nao pode ser considerado como que o ramal passasse por ele? O que eu quis dizer e que quando da existencia deste trecho retificado, ainda chamado de Caminho de Maria Angu e so posteirormente de Cmte Vergueiro da Cruz, o ramal de Maria Angu passava por ele e talvez por isso as 3 ou 4 citacoes desse fato. O ramal no teria passado pela atual Vergueiro da Cruz, mas pelo trecho antigo, atual Afonso Ribeiro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 2 visitantes