[EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 28 Fev 2011, 11:20

Dado,

O meu medo é colocar informação errada aqui, mas sei que voces estão atentos.


Abraços.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 15 Mar 2011, 14:33

Melekh e Dado,

Vamos à análise da foto sob alguns aspectos:

Em 1935, baseado em uma foto que enviei, esse trecho da auxiliar parecia ter 3 linhas com bitola larga e 1 métrica (Rio D'ouro).
Em algum momento, o qual especulo ser nos anos 50 ou 60, baseado também em fotos, a bitola única da Rio D'ouro foi substituída pela mista e um trilho foi retirado.

A parada Cesário Machado parece ter sido utilizada pelo pessoal da fábrica Cruzeiro antes da existência de Maria da Graça.
Nessa época, baseado no livro do Hélio, a auxiliar possuia apenas 1 linha singela e larga.
Esse fato já descartaria a possibilidade de ser Cesário Machado, sem falar na questão da arquitetura.

Somente 1 ou 2 anos depois da inauguração de M.Graça, outras linhas foram acrescentadas no ramal.

Falando sobre a arquitetura, esse tipo de estação passou a ser construída nos anos 40.
Na pior das hipóteses, 1935.
Mas o detalhe da descontinuidade da cobertura sugere um período mais moderno ainda.
Ainda não procurei no livro do Hélio, mas alguém saberia responder qual o ano da eletrificação da linha Auxiliar no trecho analisado?

Saliento que a foto de Coelho da Rocha da metade da década de 50 sobre a qual foi levantada uma questão pelo Dado no tópico Curiosidades da Rio D'ouro, mostra a eletrificação no local.
Em Maria da Graça foi antes, mas não sei quanto tempo.
A foto não mostra rede elétrica.

Outra questão é que deveria haver outra plaforma do outro lado.
Maria da Graça tinha 2 plataformas.

As colunas de sustentação da cobertura são na beira da plataforma deixando toda a cobertura em balanço.
Normalmente seria na metade.
Não conheço outra estação com essa característica dentro da cidade.
O fato é que a princípio,ou foi algo muito extraordinário, ou a foto não parece ser do nosso município.

Pelo ao Melekh para tentar ampliar a foto sem distorce-la e me enviar para eu analisar os morros ao fundo.

Um abraço.



Melekh escreveu:Dado,

Voce postou um trecho estraido do Google Maps, onde perguntava:

--- Será que há algum vestígio da Parada, neste terreno ao lado da ferrovia ??? ---

Eu passei ontem de trem e pude perceber que realmente existe uma construção (não sei se tem pessoas morando) que poderia ser sim, a antiga Estação Cesário Machado; eu terei que ir lá pela Rua Miguel Angelo, pois pela linha, não dá acesso.

Recebi uma foto de um morador em dikete, que me falou que era da estação,´só que ele não sabe se era de Maria da Graça ou Cesário Machado.

Imagem

Este Sr de nome Alberto ou Roberto pediu que o filho escaneasse a foto e me cedeu a mesma e disse que poderia ser CESÁRIO MACHADO.

O que acha?

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 15 Mar 2011, 17:13

Seja bem vindo, Adenilson !
Curiosamente, eu estava conversando com o Melekh outro dia, sobre esta foto. Não sei porque, mas quando vi a foto suspeitei ser de algum lugar em São Paulo ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 16 Mar 2011, 11:49

Adenilson,


Sobre o ano da eletrificação da linha Auxiliar no trecho analisado, vejamos:

Eletrificação trecho Derbi Clube - Honório Gurgel --- 15 de Julho de 1945

A eletrificação até Honório Gurgel foi feita ao longo da chamada Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil e requereu o alargamento da bitola até aquela estação.

Grifo meu: sendo assim até 1945 a bitola era métrica

Lamentavelmente as condições técnicas dessas últimas eletrificações não correspondiam à ousadia com que iam sendo realizadas as obras. A alimentação das linhas elétricas no trecho até Santa Cruz e Honório Gurgel era precária, uma vez que as subestações que as alimentavam eram distantes e já estavam sobrecarregadas com os trechos que lhe haviam sido originalmente atribuídos. As obras da eletrificação continuaram após o conflito mundial, usando a experiência obtida:

Fonte: http://reocities.com/siliconvalley/5978 ... cb.html#ri

A foto do Portal G. Ermakoff difere da foto que eu postei.
Também difere da foto que consta EFCB, mais recente.
Será que houve muitas modificações assim?


Concordo com você, desta foto não ser daqui do RJ, eu já havia falado com o Dado, sobre isso, mas... se não for, a pessoa que me cedeu – o morador que me deu em diskete, falando que ele não sabia se era de Maria da Graça ou Cesário Machado, se enganou, pois a foto estava no acervo deste senhor.

E se for?


Abraços.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 16 Mar 2011, 14:59

Oi Melekh, tudo bom?

Realmente o ano de 1945 faz sentido se levarmos em consideração que a foto na qual aparece o trecho próximo à Coelho da Rocha estar em processo de eletrificação.
Isso foi em 1952.
Quanto à bitola, acho que li no livro A formação das Estradas de Ferro no Estado do RJ, que a ferrovia já tinha sido inaugurada com bitola larga, tendo depois sendo apenas acrescentadas outras linhas.
Como é impossível memorizar tudo o que leio, vou consultar o livro de novo.
Me lembro também que eu e o Dado tivemos dificuldade em determinar as bitolas das linhas numa foto de 1935 que eu mandei da Melhoramentos no trecho próximo à Del Castilho.
Será que todas eram métricas ali?
Só mesmo voltando aos livros. okk
Um abraço.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Mar 2011, 23:00

Vou continuar as pesquisas nos relatórios ministeriais, agora referente à Linha Auxiliar.

Qualquer novidade, tô na área !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 17 Mar 2011, 11:28

Adenilson,



Tudo ótimo, ainda mais com o seu retorno, abrilhantando nossas pesquisas.

Se a ferrovia já tinha sido inaugurada com bitola larga, devemos aqui investigar qual ferrovia, a E. F. Melhoramentos ou a E.F.C.B.


Fonte http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /maria.htm

A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central.

Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina.

No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado a E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista.




Quanto à foto, continuo concordando que não parece ser daqui do RJ, o morador que me cedeu, “no calor da conversa”, pela nostalgia, se lembrou dela e pediu para o filho colocá-la no diskete, mas pode ser de algum outro local que algum familiar do mesmo, possa ter visitado em épocas anteriores.

Mas... e se for? Então teremos uma ótima fonte de registro.

Manda ver.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 18 Mar 2011, 00:55

Melekh.
O trecho do livro do Hélio Suevo nas´páginas 105 e 106 está um pouco confuso por falar em vérios trechos ao mesmo tempo, mas pelo que entendi, você tem razão.
A bitola inicial foi métrica em linha singela, mas seguindo a leitura, parece que foi por pouco tempo.
Em 1924 foi aprovado a duplicação da linha, mas em bitola larga.
Sendo que a linha metrica passou a ser larga.
Está tarde e não pude ler com atenção.
Se você tiver o livro, dá uma olhadinha nessas páginas para ver se interpretas o texto como eu.
okk
Abraços ferroviários.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 18 Mar 2011, 13:34

Caro Adenilson,



Seguindo a sua orientação eis o que encontrei:

No inicio segundo o que foi projetado pela Ferrovia, o trecho entre Rio de Janeiro e Paraíba do Sul, foi feito em Bitola Métrica, com o objetivo de recolher os produtos em Miguel Pereira.

O trecho inicial foi entre Mangueira e Honório Gurgel, trecho este que engloba o Tópico, pois abrange Cesário Machado e Maria da Graça.

Na pág. 107, 2ª coluna, fala-se de assentamento de uma nova linha, com o traçado de modificação da antiga linha, fazendo que as linhas ficassem de acordo das instruções da EFCB, passando as mesmas para Bitola de 1,60m.

Vale ressaltar que isso aconteceu com o processo de eletrificação bem mais à frente, com a duplicação da linha entre Triagem e Del Castilho e posteriormente outros trechos.

Na pág. 108 cita que foram feitas na maioria das estações, duas plataformas para passageiro e uma para carga. Em 1950 já partiam trens elétricos em bitola larga.

Em suma, tudo leva a crer que a modificação da Bitola se deu graças à eletrificação da Ferrovia.

Em tempo, alguns trechos da Linha Auxiliar, possuíam 04 linhas, um exemplo é no trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), lá havia 04 linhas; isso porque o trafego na década de 80 era intenso [cargas, o Japerí que usava a L. Auxiliar, o Santa Cruz (Paulista), Vera Cruz (Mineiro)] entre outros, obrigando que os trens do Ramal Belford Roxo, aguardasse nesta 4ª linha no sinal fechado esperando, que o outro passasse e assim ocorreu em outros trechos da Auxiliar.

Desconheço que a Melhoramentos ou EFCB tivesse 04 linhas na Auxiliar, mas pode até ser, tendo em vista que como foi citado antes, foi promovida a modificação da linha e do leito.

Em tempo: O trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), onde tinha as 04 linhas, a 4ª linha foi arrancada (roubada pela SuperVia), posso tirar uma foto de lá e postar aqui.

Sugiro que leia no livro do Helio Suevo, a parte que fala na pág. 135 sobre a Eletrificação da EFCB.


As pesquisas continuam....


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 24 Mar 2011, 10:07

Preclaro Melekh.
Como eu disse antes, vou ler o livro de novo sobre a questão da eletrificação e da bitola, mas em relação ao que quis dizer inicialmente para eliminar a questão da foto acima ser Cesário Machado é que talvez essa em operação não tenha convivido com mais de uma linha singela passando por aquele ponto.

Eu tenho uma foto de 1935, a qual postarei aqui mostrando 4 linhas durante a construção de um viaduto em Del Castilho (Não é o atual).
Em outra foto tirada em Maria da Graça na década de 50, a sinaleira da passagem de nível mostra 4 linhas.
Na década de 60 eram apenas 3.

Como eu também mencionei, o Dado e eu tivemos dificuldade em discriminar as bitolas de uma dessas fotos.
A princípio discriminamos como 3 largas e 1 métrica (Rio D'ouro), mas agora lendo o que você postou sobre 4 linhas métricas até a eletrificação, pode ser possível.
Acho que mesmo com a paralaxe associado a perspectiva, seria mais fácil discriminar as bitolas largas e métricas.

Um abraço.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 25 Mar 2011, 09:56

Camarada Adenilson.


Em relação a foto eu entendi e também tenho essa linha de opinião, somada a incerteza da pessoa que cedeu cópia da foto.

Eu conheço a foto de 1935, com as 4 linhas durante a construção de um viaduto em Del Castilho e
a outra foto tirada em Maria da Graça na década de 50, também, já vi ambas no fórum.

a medida das bitolas está em aberto.

Sobre as 04 linhas, pode ter havido mudanças, mas posto aqui um trecho da L. Auxiliar, entre Terra Nova e Cintra Vidal (Pilares) que também tinha 04 linhas.


Resquício da Estação Terra Nova.

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem



Aos fundos Estação Pilares (Cintra Vidal)

Imagem



Um abraço.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Mar 2011, 10:30

Melekh. Parabéns pelas fotos.
A posição dessa casa que aparece na foto antiga e está de pé até hoje realmente não deixa dúvidas sobre a posição da estação Terra Nova.
Inclusive sempre fiquei intrigado com a foto antiga dessa estação com toda essa gente.
Parece ser um dia religioso, pois acho que é uma procissão.
É uma foto muito antiga, pois as linhas são métricas.
Aparecem apenas duas linhas, mas deve haver pelo menos mais uma do outro lado da estação, ou não?

Também já comentei com alguns foristas aqui que a supressão de um trilho "mascarou" a posição das plataformas da linha auxiliar de estações extintas como Maria da Graça, Engenheiro Leal e Turiaçú.

Estranhamente a distância entre os trilhos nesse ramal é superior ao normal quando há 4 trilhos.
Parece que com a retirada de um trilho, o espaço entre os trilhos foi redistribuido.

Saudações ferroviárias.


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por AVVP » 25 Mar 2011, 22:47

Extamente Melekh : )
Eu mesmo já havia determinado a posição da estação Terra Nova, comentei sobre ela, acho que em outro site.
Acho que so falta determinarmos quando ela foi destivada, bem como Cesário Machado, ao que parece não foi a muito tempo atrás pricipalmente no caso de Terra Nova.

Bom, gostaria de comentar só umas coisas sobre a Linha Auxiliar que talvez vocês já saibam.

A estação de Engenheiro Leal ainda esta de pé {houveram Duas a mais recente foi pro saco; falo aqui da mais antiga, a original} ela fica quase em baixo de um viaduto é uma casa comprida e com o telhadinho característico, o telhado pode ser visto pelo Google Street View com a foto de cima do viaduto. A estação está com uns puxadinhos bem descaracterizada.

Turiaçu pode ser vista pela rua, ela virou uma borracharia, e pela parte de dentro podemos ver a plataforma quase afundada. Andaram fazendo umas demolições das casas ao fundo, mas a paltaforma se ''salvou'' pois demoliram só as casas irregulares mais recentes, mesmo assim ela ficou largada lá.

E por último Costa Barros... a estação anterior a atual está lá do lado ainda,, reparem como ela é deslocada em relação a ferrovia atual, e além disso depois de Costa Barros indo em direção a Pavuna do lado esquerdo existe uma escadinha que sobe num tipo de estrutura da altura de uma plataforma, o que seria ? A plat da estação original{antes das 2 que existem até hoje}, ou algum armazém/casinha antigo(a) da ferrovia que existiu em Costa Barros ?

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Mar 2011, 22:55

AVVP escreveu:Extamente Melekh : )
Eu mesmo já havia determinado a posição da estação Terra Nova, comentei sobre ela, acho que em outro site.
Acho que so falta determinarmos quando ela foi destivada, bem como Cesário Machado, ao que parece não foi a muito tempo atrás pricipalmente no caso de Terra Nova.

Bom, gostaria de comentar só umas coisas sobre a Linha Auxiliar que talvez vocês já saibam.

A estação de Engenheiro Leal ainda esta de pé {houveram Duas a mais recente foi pro saco; falo aqui da mais antiga, a original} ela fica quase em baixo de um viaduto é uma casa comprida e com o telhadinho característico, o telhado pode ser visto pelo Google Street View com a foto de cima do viaduto. A estação está com uns puxadinhos bem descaracterizada.

Turiaçu pode ser vista pela rua, ela virou uma borracharia, e pela parte de dentro podemos ver a plataforma quase afundada. Andaram fazendo umas demolições das casas ao fundo, mas a paltaforma se "'salvou'" pois demoliram só as casas irregulares mais recentes, mesmo assim ela ficou largada lá.


E por último Costa Barros... a estação anterior a atual está lá do lado ainda,, reparem como ela é deslocada em relação a ferrovia atual, e além disso depois de Costa Barros indo em direção a Pavuna do lado esquerdo existe uma escadinha que sobe num tipo de estrutura da altura de uma plataforma, o que seria ? A plat da estação original{antes das 2 que existem até hoje}, ou algum armazém/casinha antigo(a) da ferrovia que existiu em Costa Barros ?
O Anderson, de Nilópolis, tem um perfil no Orkut (ele está tentando se cadastrar aqui, mas não recebeu ainda o e-mail de confirmação) e já colaborou com várias fotos no site "Estações Ferroviárias". Ele me disse sobre Engenheiro Leal e Turiaçu, inclusive ele tem fotos dos locais. Show de bola, AVVP ! Temos que abrir um tópico sobre estas estações também !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 04 Abr 2011, 10:43

Eio o que encontrei...

Na região, ficava a Fazenda Maria da Graça, da família Cardoso Martins. Foi adquirida, mais tarde, pela Companhia Imobiliária Nacional que, em 1934, fez o arruamento e loteamento do bairro “Jardim Maria da Graça”, entre a rua Miguel Ângelo, a avenida Suburbana, a Linha Auxiliar e o bairro de Del Castilho.


A antiga Fábrica Cruzeiro de fósforos, deu lugar à “General Electric - GE”, de equipamentos elétricos. A área faz limite com a favela do Jacarezinho.


A estação Dr. Cesário Machado, depois Maria da Graça, na Linha Auxiliar foi inaugurada em 1928, e está desativada. Com a construção da linha 2 do Metrô, Maria da Graça ganhou uma estação.


Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985 e pela Lei Complementar Nº 17 de 29 de julho de 1992 que cria a R.A. do Jacarezinho
.


Fonte: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenz ... p?area=052

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 04 Abr 2011, 13:00

Mas Cesário Machado não "virou" Maria da Graça ... no site do Ralph também é a mesma coisa, mesma história ...

Os órgãos governamentais nos passam informações incorretas, nós temos que corrigir estes equívocos !

:WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 04 Abr 2011, 13:22

Dado,


Eu sei, os locais das mesmas são diferentes.

Só coloquei para provocar. rsrsrs...

Abração camarada.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 05 Abr 2011, 12:05

Melekh e Dado,

Aproveitando o diálogo de vocês, acho que ratifico o que eu já tenho forte desonfiança.
Essa parada deveria ser muito simples e acho que atendia o pessoal da fábrica.
Como o loteamento do bairro planejado de Maria da Graça no final dos anos 20 e a posterior construção da estação homônima 200 metros a frente, a parada Cesário Machado deve ter sucumbido.

Abraços.




Melekh escreveu:Dado,


Eu sei, os locais das mesmas são diferentes.

Só coloquei para provocar. rsrsrs...

Abração camarada.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Abr 2011, 13:51

Boa hipótese, Adenilson.

Me parece o mais provável mesmo ... mas ... a estação Cesário Machado já existia desde a inauguração da EF Melhoramentos. Temos que averigüar se a fábrica também é desta época, o que realmente motivaria a construção e dependência desta estação.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 05 Abr 2011, 14:27

Dado, Adenilson.


Mais uma missão de cruzamento de dados e informações:

Encontrar informações sobre a Fábrica Cruzeiro

Quem sabe antigas fotos da mesma, possa aparecer a estação.

É uma possibilidade.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 7 visitantes