[EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Set 2011, 16:26

Dado,
Esse esquema colocado por mim acima representa exatamente o comprimento e a posição da estação de E.Leal (versão antiga). Na Rua Sidônio Pais, onde hoje há o viaduto, já era a cabeçeira final da plataforma então não imagino que algo por ali possa ser a estação.
O que pode existir ainda são as fundações da plataforma por baixo do leito entre as 2 ruas citadas por mim acima. Digo isso, pois em 1928 eram 2 linhas e agora são 3.
Parte da plataforma deve estar abaixo de uma das linhas.

Sobre o tópico específico para cada estação, talvez não haja muito assunto. Temo que o fórum fique com 1 ou 2 páginas e caia no esquecimento.
A melhor idéia talvez seja um assunto genérico como você criou para a Rio D'ouro e fazer o mesmo para a Auxiliar/Melhoramentos, envolvendo suas estações e curiosidades. okk

DadoDJ escreveu:Curiosamente, um amigo pesquisador me contou que aparentemente a estação ainda estaria por lá, embaixo do viaduto !
o0
Só que até hoje, ele não me deu provas disso ... falou que o local não é propício para portar uma câmera fotográfica ...
:WK:

Adenilson, acho que poderia ser cirado tópico específico para algumas estações, que não tem tópico ainda. Ou não ...


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Set 2011, 08:56

Pessoal,
Bom dia!
Conforme prometido, seguem mais informações sobre outras estações.

ESTAÇÃO: TURIAÇÚ.
ANO:1928.
FOTO:AÉREA. (NÚMERO 18)

Pessoal,
Falar sobre essa estação vai dar um gostinho especial.
Vi uma estação com 2 plataformas, aparentemente sem cobertura. Estranho eles projetarem algo assim, pois o lado oposto ao da Conselheiro Galvão não tinha uma casa sequer. Apenas mato!
As 2 linhas da ferrovia passavam entre as plataformas.
Onde há atualmente casas no ponto onde a Conselheiro Galvão, afasta-se da ferrovia, existia um pátio ferroviário. Tudo pertence à ferrovia. Não é difícil especular que tudo tenha sido invadido.
Havia um desvio, não me lembro agora se uma ou duas linhas (eu representei com uma) que saia da linha tronco e ia até esse pátio se encerrando no único prédio ou cobertura, que pertencia à estação. Talvez fosse a bilheteria e/ou uma pequena cobertura, mas fora do alinhamento da plataforma, formando um "dente".
Na cabeçeira superior da estação, havia a possibilidade de acessar à plataforma, mas aparentemente, o acesso se dava pela lateral desse prédio (lado voltado para Rocha Miranda), o qual representei na cor azul com tom mais escuro.
A foto que vi foi de 1928 e a estação foi demolida muito tempo depois. Se a mesma não foi muito descaracterizada, talvez o seu prédio (azul em tom mais escuro) original possa ser uma dessas casas.
Sempre quis entender porquê a Conselheiro Galvão se afastava da ferrovia naquele ponto para aproximar-se logo depois. Agora entendi, ali era um pequeno pátio e deve ser antigo a ponto de ter existido antes da própria rua.
Parece que a plataforma do lado oposto à Conselheiro Galvão ainda está de pé. As plataformas eram muito compridas e o tamanho que as representei eram próximas do que está na foto do Google abaixo.
Outra polêmica. Pouco antes desse desvio para esse pátio, havia um outro desvio que "cruzava" a Conselheiro Galvão" mais ou menos no ponto onde representei.
Pode haver também uma pequena imprecisão no tamanho do prédio e na sua localização, mas além da minha memória estou confiando em um croqui que fiz rapidamente a lápis no AGCRJ.
O prédio ou cobertura da estação não era centralizado na plataforma e sim era mais próximo ao final da mesma como representei.
Só não sei dizer se a estação ainda se chamava Inharanjá ou o nome já tinha sido alterado para Turiaçú.

Só para complementar, Rocha Miranda também já possuia 2 plataformas, sendo apenas uma com uma pequena cobertura central e também com os trilhos passando no meio.

Segue abaixo o esquema de Turiaçú.

Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Set 2011, 13:01

^^ Show de bola !

Parabéns, Adenilson !

app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por LRangel » 22 Set 2011, 23:17

Misterioso esse desvio... Não seria esse desvio um ramal que ia para uma pedreira, citado uma vez pelo André Vasconcellos?
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 23 Set 2011, 10:56

Adenilson, pessoal.



Coloco aqui o ramal que saia de Turiaçu; vide o Mapa abaixo!

Imagem

Ainda sobre o ramal que seria para uma pedreira nos arredores de Turiaçu, o Dado postou esta foto de Augusto Malta.

Na legenda diz "Pedreira dos Cajueiros"

Imagem

Ramal de Turiaçu, outro Mapa.

Guia ZAZ - 1959 -- GB


Imagem


Vide em destaque.

Imagem


Abraços a todos

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por LRangel » 23 Set 2011, 15:45

Grande Melekh. Eu estava na dúvida se o Dado estava nessa conversa e agora que você citou isso, lembrei de tudo. Então realmente era o ramal da pedreira a saída que o Ademilson postou.

Fantástico, Melekh. Show de bola.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 23 Set 2011, 17:47

Valeu, Rangel.

Só falta a foto de Turiaçu para fechar.


Em breve irei postar as estações da L. Auxiliar, posso contar algumas das novidades, tipo Herédia de Sá, Eduardo Araújo, Arará (sub-ramal)circular Engo Belford e etc.... aguarde.

Estou na linha ou nos trilhos!


Abraço a todos.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Set 2011, 19:35

Melekh e Rangel,

Na hora que vi a foto no AGCRJ me lembrei do ramal de Turiaçú, inclusive me lembrando da foto do guia rex que o Melekh postou e não há muito tempo.
Apenas um detalhe, na hora eu não me lembrei da posição do tal ramal e na hora da consulta lá no Arquivo geral, eu não pude precisar se era o ranmal da pedreira ou outro ramal se o local do ramal da Pedreira não fosse esse.
Eu também não quis consultar as fotos e mapas postados para não me deixar influenciar em termos da posição do ramal.
Eu queria apenas naquele momento consultar e confiar na minha memória e nas minhas anotações.

Eu sabia que vocês logo iriam matar a charada, pois vocês são pesquisadores competentes. Por isso dei uma ênfase maior ao falar dessa estação. :D

Melekh escreveu:Valeu, Rangel.

Só falta a foto de Turiaçu para fechar.


Em breve irei postar as estações da L. Auxiliar, posso contar algumas das novidades, tipo Herédia de Sá, Eduardo Araújo, Arará (sub-ramal)circular Engo Belford e etc.... aguarde.

Estou na linha ou nos trilhos!


Abraço a todos.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Set 2011, 14:45

Pessoal, segue abaixo algumas páginas do livro "Vias Brasileiras de Comunicação", de Max Vasconcellos, gentilmente cedidas pelo pesquisador Hugo Caramuru.
Esta edição fala especificamente e detalhadamente sobre a Linha Auxiliar. Leiam com atenção e divirtam-se:
Imagem
Imagem
Imagem
^^ ^^ Monhangaba era um estribo e Chave Zieze uma Parada ?!?!?!?!?!?!?!?!?! Eu entendi bem ? :O :O :O
Imagem
Imagem
Imagem

Ficarei meio offline até sexta-feira que vem (provas na faculdade), mas sempre que der dou uma passada por aqui e leio com mais calma estes textos (não quero que isso encha minha cabeça e me atrapalhe nas provas ... hehehehehe mas tô doido pra dar uma lidinha e pesquisar ... Ahhhhhhhhhhh !)

wll
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 14 Out 2011, 16:32

Pessoal,

Com a perda de informações do dite vou tentar reescrever aqui os meus comentários sobre essa documentação da Melhoramentos postada pelo Dado.

1) O documento aponta a distância para uma extinta estação de São Cristovão. Como sabemos que São Cristovão está de pé até hoje, resolvi traçar a distância no google a partir do ponto onde era Alfredo Maia, mesmo sem ter precisão exata do ponto zero.
Pasmem, a distância bate exatamente com a plataforma abandonada e no canto das linhas, vizinha a linha do metrô e cuja foto antiga está disponível no livro do Hélio Suevo.

2) No documento é citado o sítio da extinta estação Mangueira. Na aerofotografia de 1928 deu a nítida impressão que a plataforma estava lá, entre as linhas 5 e 6. Ou era o espaçamento da mesma que mostrava sinais de ter sido recém demolida. Acho mesmo que era uma plataforma sem cobertura.
Não me surpreende o nome dessa estação ter sido Fructeiras. Eu já havia especulado isso quando brinquei na época, que Mangueira e Fructeiras tinham tudo a ver. :rl:

3) O documento menciona algo estranho. Triagem como sendo a ex-Silva e Souza, mas pelos mapas antigos não eram, pois a atual triagem era de fato, Jockey Clube por causa do Hipódromo Prado Fluminense.
Ao fazer a distância reversa de Herédia de Sá, utilizando as quilometragens lá, o local, guardada a margem de erro, aponta para a atual estação de Triagem.
Outra coisa, o que ele quis dizer com junção da melhoramentos com Leopoldina. O descritivo está sendo feito do Centro para o Subúrbio, então o local apontado deveria ser chamado de separação das linhas. Isso ocorre pouco depois do pátio da atual estação Triagem.
Imagino que essa junção não deva ser aquela oriunda da estação da Leopoldina de S.F.Xavier, pois se na foto de 1928 não havia sinais de trilhos, imagina nesse documento que deve ser bem mais recente.

4) Então Monhongaba era um estribo e Chave Zieze uma parada, sendo 2 construções distintas?
Ao traçar a distância reversa a partir de Cintra Vidal, verifiquei que Chave Zieze era onde há hoje a alça da Linha Amarela próxima ao início da cobertura da estação Wal Mart e Monhangaba era 70 metros antes do início da plataforma de W.Mart.
Sendo tão próximas, talvez não tenham convivido, apesar da parade e estribo terem funções diferentes segundo o descritivo.

5)O documento cita Magno sendo a ex-Iranhanjá. Não era Turiaçú? :ttn:


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 08 Nov 2011, 11:01

Adenilson,


As estações da Linha Auxiliar que citaste, cheguei a postar no novo tópico, que fala deste assunto, lá tem alguns mapas.

Sugiro que contribua com seus conhecimentos e quem sabe se faça as devidas observações.

vide link.

http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=5&t=5704

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes