[EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

[EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Fev 2011, 11:22

No tópico sobre curiosidades e descobertas a EF Rio do Ouro, estávamos debatendo sobre a estação Maria da Graça quando surgiu no assunto a Parada Cesario Machado. Então abri este tópico com a intenção de debatermos e trocar dados sobre a Parada, e já para publicar alguns documentos e informações que encontrei na internet referentes a esta Parada da EF Melhoramentos, mais tarde Linha Auxiliar da EFCB.

Segundo o Relatório Ministerial das Indústrias, Viação e Obras Públicas de 1899, a EF de São Francisco Xavier ao Commercio (nome original da Estrada de Ferro) foi inaugurada em 25 de março de 1898, com as seguintes paradas e estações (em ordem e com a grafia original):

Mangueira (E)
Silva e Souza (P)
Jockey-Club (P)
Heredia de Sá (P)
Vieira Fazenda (P)
Cesario Machado (P)
Engenheiro Del Castillo (P)
Ziese (P)
Cintra Vidal (P)
Terra Nova (P)
Thomaz Coelho (P)
Cruvello Cavalcanti (P)
Engenheiro Leal (P)
Eduardo Araujo (P)
Madureira¹ (P)
Inharajá (P)
Sapé (P)
Honório Gurgel (P)
Munguengue (P)
Sapopemba² (E)
Camboatá (P)
Costa Barros (E)
Andrade Araújo (E)
Cayoaba (P)
Ambahy (E)
São José (P)
Dr. Carlos Sampaio (E)
Aljesur (P)
Teófilo Cunha (P)
Belém (E)

¹A estação Madureira chamava-se oroginalmente "Coronel Magalhães"
²Estação Sapopemba na linha para Sapopemba (atual Deodoro), linha esta conhecida hoje como "Reta de Honório".
(P) Parada
(E) Estação

Sobre a Parada Cesario Machado, as informações encontradas até agora são de que ela foi construída em 25 de março de 1898 e aparece em alguns mapas do início do século XX, como na imagem abaixo, extraída da Planta da Cidade do Rio de Janeiro, publicada em 1910 por Francisco Jaguaribe Gomes de Matos:

Imagem

Área em destaque abaixo:
Imagem

Imagem de satélite:
Imagem
^^ Será que há algum vestígio da Parada, neste terreno ao lado da ferrovia ???
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 01 Fev 2011, 11:47

Legal Dado.
Era exatamente onde eu pensava quando descevi para você.
Existe o mesmo tipo de sinuosidade como existe no muro que separa as casas da outrora Maria da Graça.
Pode não haver resquícios, mas acho que dá para apostar que a parada foi ali mesmo.

Só para complementar 2 coisas:

1) Na lista apresentada, Camboatá seria Barros Filho?

2) Vi a entrevista de vocês (você e Júlio) junto ao morador em relação à Estação Maria da Graça e deu a entander que a estação era a frente do galpão e que o galpão era e ainda é uma espécia de oficina da ferrovia, mas vou ver de novo em casa, pois o vídeo não abre aqui.

Pena a matéria ter sido tão curta, mas de qualquer forma, o cara disse ter fotos da estação.

Também não posso deixar de parabeniza-lo pela matéria em Piabetá na caminhada até Guia de Pacobaíba, a qual vi no YouTube.
Primeiro você teve que "encarar" os bovídeos e depois os donos dos bovídeos.

Caramba, hein! :O

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Fev 2011, 11:56

Adenilson escreveu:(...)
Pode não haver resquícios, mas acho que dá para apostar que a parada foi ali mesmo.
Com certeza matemática ! (© Adenilson)
:lol:

Só para complementar 2 coisas:

1) Na lista apresentada, Camboatá seria Barros Filho?
Acho que sim ... o que sempre me intrigou é esta Parada Munguengue ... no livro do Max Vasconcellos ele deu a entender que Munguengue seria Honório Gurgel, mas nesta listagem ambas figuram !
2) Vi a entrevista de vocês (você e Júlio) junto ao morador em relação à Estação Maria da Graça e deu a entander que a estação era a frente do galpão e que o galpão era e ainda é uma espécia de oficina da ferrovia, mas vou ver de novo em casa, pois o vídeo não abre aqui.
Sim ! O prédio onde o Carlos Melekh fotografou parte do dístico é onde realmente era a estação, e o trecho em frente à pracinha, é uma oficina de uma terceirizada da Supervia

Pena a matéria ter sido tão curta, mas de qualquer forma, o cara disse ter fotos da estação.

Também não posso deixar de parabeniza-lo pela matéria em Piabetá na caminhada até Guia de Pacobaíba, a qual vi no YouTube.
Primeiro você teve que "encarar" os bovídeos e depois os donos dos bovídeos.
Foi sinistro mesmo ... eu combinava com meus amigos e nunca ninguém podia ir ... aí resolvi ir sozinho, o que foi insano ... já pensou se eu caio de um pontilhão daqueles ? Quem ía me socorrer ou pedir ajuda ?
:ttn:
E o pior é que prometi não fazer mais uma loucura como essa, mas me dá maior vontade !
:lol:
Obrigado pelos parabéns.

Caramba, hein! :O(...)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Fev 2011, 12:27

Outro mapa, de 1907, mostra a Parada Cesario Machado:

Imagem

Área em destaque:
Imagem

Como esta Parada só aparece em documentos e mapas oficiais em épocas distintas, podemos já deduzir um período de existência, já que a partir de 1911 Cesario Machado não aparece mais.

Então, supostamente, a Parada Cesario Machado teria funcionado entre 1898 e 1910.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Fev 2011, 10:03

Engraçado, é que depois de Muguengue, vém Sapopemba (Deodoro), nos fazendo acreditar que a parada fosse na linha que interliga Honório Gurgel a Deodoro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Fev 2011, 10:56

Adenilson escreveu:Engraçado, é que depois de Muguengue, vém Sapopemba (Deodoro), nos fazendo acreditar que a parada fosse na linha que interliga Honório Gurgel a Deodoro.
É verdade ... inclusive a observação que coloquei dá a entender, equivocadamente, isso ... na verdade a estação Sapopemba era o "ponto final" da linha Honório Gurgel-Deodoro. E até onde sabemos ela foi da EFCB desde sempre, e não foi construída outra estação para servir à Linha Auxiliar ... ou sim ? Sei lá ... como aparece relacionada na listagem de estações desta ferrovia ... eu hein ?
:WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por AVVP » 07 Fev 2011, 02:47

Olá, então, a respeito desse mapa: Planta da Cidade do RJ, observei uma coisa e gostaria de comentar:

A Estação Heredia de Sá não pode de jeito nenhum ficar onde ele mostra !!
Bom eu tenho para min que é só um ''Mini-errinho'' mas reparem bem ela está 'depois' de uma tal rua Cordeiro quando deveria estar 'antes' {antes que eu digo mais perto da Quinta do Caju} pois a posição dessa estação sempre foi conhecida por min mesmo antes de eu ver esse mapa. Ela fica onde hoje a Linha da MRS se encontra com a da Supervia e bem debaixo da Linha 2 do metrô.
É possível vermos a plataforma dela afundada e quebrada no chão ! mais ou menos como a Estação Turiaçu por exemplo. Essa rua é hoje o buraco do Lacerda e nesse ponto hoje só existe umas casinhas da favela, equanto que a Heredia de Sá fica onde a gente já sabe, ANTES do buraco do Lacerda perto de uma elevação que tem no mapa.
Mas enfim, é só um ''errinho'' do mapa vejam que a posição só está errada, sei lá 20 metros ?

Essa planta é muito boa !! mas só por ser antiga não devemos confiar cegamente ehe.
E quanto a Cesário Machado está correta mesmo a posição, é lá mesmo só pode, esse terreninho em forma de um trapézio denuncia a posição. quero ver se consigo ir lá um dia e fotografar ela, pois toda semana vou em Maria da Graça.
= D


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 14 Fev 2011, 10:42

Saudações a todos.

Relação da estações, com os nomes mais atualizados.

Mangueira (E)
Silva e Souza (P)
Jockey-Club (P)
Heredia de Sá (P)
Vieira Fazenda (P) (Jacarezinho)
Cesario Machado (P)
Engenheiro Del Castillo (P)
Ziese (P) (Monhangaba)
Cintra Vidal (P) (Pilares)
Terra Nova (P)
Thomaz Coelho (P)
Cruvello Cavalcanti (P)
Engenheiro Leal (P)
Eduardo Araujo (P)
Madureira¹ (P) (Magno)
Inharajá (P) (Turiassu)
Sapé (P) (Rocha Miranda)
Honório Gurgel (P) (Munguengue)
Sapopemba² (E) (Deodoro)
Camboatá (P)
Costa Barros (E)
Andrade Araújo (E)
Cayoaba (P)
Ambahy (E)
São José (P)
Dr. Carlos Sampaio (E)
Aljesur (P)
Teófilo Cunha (P)
Belém (E) (Japeri)
Ontem eu percorrio o trecho entre Vieira Fazenda (Jacarezinho) até Del Castilho, por dentro da Linha Férrea, para ver se encontrava resquício da antiga Estação ou Parada Cesário Machado e Maria da Graça (EFRO).

Percebi que o local onde DADO, colocou como provável local (Mapa Google), não possui mas resquício algum e no trecho marcado por ele, mas me pareceu ser de trilhos arrancados, o que levaria a crer, ser de uma ramal de acesso a antiga GE, se é que existiu algum ramal para esta fábrica. É uma possibilidade?

Imagem

Porém existe uma parede (portão) que parecia fazer esta ligação. Infelizmente não pude fazer a foto, pois o lugar estava cheio de “cracudo” (usuário de crake) e traficantes, inclusive fui confundido com “cracudo”; pois me vesti a rigor para a ocasião, hehehe.

Foto feita do interior da Linha Férrea.

Imagem

Imagem


Foto feita do exterior da Linha Férrea.

Imagem

Imagem


Tudo documentado... mas posso estar enganado.
Editado pela última vez por Melekh em 01 Jul 2011, 10:07, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Fev 2011, 14:41

Melekh, como é se vestir a rigor na crackolândia ?? O assunto é sério, mas me desculpe, eu ri muito ...
kkkkkkkkkkk
Cara, não posso deixar de te dar os parabéns pela coragem e ousadia ... parafraseando Luciano Huck LOUCURA LOUCURA LOUCURA
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 15 Fev 2011, 10:12

Melekh.
Quero parabenizar você pela coragem.
Realmente me junto à curiosidade do Dado.
Como você fez para disfarçar-se? Vistiu-se de Maradona com a camisa da Argentina? mrgr

Você que foi ao local, me responda uma coisa.

Esse "dente" (descontinuidade) que tem na alvenaria do prédio de Maria da Graça era a plataforma?
Caso não, me diga se você viu algum sinal das mesmas como a fundação por exemplo.

Se você pesquisar as postagens da Rio D'ouro e curiosidades, você vai verificar que em Maria da Graça haviam 2 plataformas, sendo que a outra era mais para o lado oposto que você bateu as fotos.

Tudo indica que esse prédio atendia somente uma linha no canto e a Auxiliar foi em linha singela por pouco tempo.
No final da década de 20, outros trilhos foram acrescentados, chegando a ter 4.
Acho que eram 3 em bitola larga e 1 em métrica.
Fotos da década de 60 (livro do Hélio) já mostram 3 linhas, sendo uma mista partilhada com a Rio D'ouro.
Como se deu a cronologia dessa mudança ainda não estou certo.
Pode reparar que os trilhos estão mais afastados um do outro em comparação às linhas da central.
Isso pode ter mascarado a posição das plataformas.

Um abraço.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 16 Fev 2011, 12:07

Dado, Adenilson.


Eu coloquei boné, bermuda... fui largado.

O "dente" (descontinuidade) era um muro e o acesso ao portão denotava que havia linha e que fora arrancada pela Supervia. Não vi sinal de fundação ou plataforma, se existiu, o local foi modificado.

Quanto a foto do livro do Hélio, não existe nem sinal da mista, mas havia buracos nos dormentes que ainda são de madeira (supondo que o terceiro trilho tivesse sido retirado), na parte do desvio, o resto da linha era em concreto, da MRS era de madeira.
Não fiz fotos pois era de frente da favela da Bandeira 2 e tinha bandidos no local, sorte que eu ter achado uma pipa na linha e fingi que iria empiná-la.
O local é bastante perigoso.

Amigos que moraram em Maria da Graça, afirmam que havia uma passagem de nível, próximo a GE e que inclusive esta fabricava locomotivas, desta forma suponho eu, que a estação Cesario Machado teria sido removida (demolida) para dar lugar a linha que daria acesso a fábrica.

Imagem

Pode ser?

Abraços.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 16 Fev 2011, 13:55

Adenilson,


Em tempo, eu acho que na parte interna da Estação de M. Graça, havia plataforma sim, vide o trole em cima da mesma.


Imagem

Imagem

Imagem


Concorda?

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Fev 2011, 15:36

^^ ^^ Eu também vi este trollezinho sobre esta plataforma. Mas me parece que a plataforma é mais recente, talvez seja utilizada pela oficina existente neste terreno ...

Melekh, cara ... você entrou na oficina ?! Pulou o muro ?
=o
Estou começando a ficar com medo de você ... kkkkkkkkkkkkkkkkk
mrgr
Brincadeirinha ... os registros ficaram ótimos !

Curiosamente antes tínhamos pouquíssimos detalhes sobre estas e outras estações na internet, agora estamos escrevendo e incluindo os dados na internet para o mundo inteiro conhecer !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 17 Fev 2011, 08:58

Dado,

A foto é mais antiga, o trollezinho já está em Guia de Pacobaiba a muito tempo, pois consegui que o mesmo fosse doado para lá, falei com o Luiz Octávio, presidente da AFPF na época e o mesmo solicitou este trole e foi atendido.

Sim, entrei na oficina, pela porta da frente, o vigia me liberou a entrada; mediante a uma cervejinha....

Vamos divulgar... e também denunciar!!!!

Abraço.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Adenilson » 17 Fev 2011, 09:07

Oi AVVP.
Eu já estava para responder esse questionamento para você há um tempão.
Achei muito apropriada a sua observação, pois eu tinha observado isso também.
A posição de Herédia de Sá dá para ver fácil, pois há um nítido afastamento dos trilhos após o viaduto do metrô "passar por cima" da linha auxiliar até a Rua Bráulio Cordeiro. Ali era a estação.
Se você tiver tempo, eu montei um dossiê de informações sobre Todos os Santos (vide tópico) que as estações em seus tamanhos originais podem ter sofrido pequenas modificações na sua posição devido ao aumento de plataforma. O que há no mapa de 1910 é só uma localização pontual.
No caso específico de H.Sá eu também pensei que o "Buraco do Lacerda" (via por baixo da linha férrea) não existia e imagino que devido à elevação da ferrovia em relação à rua, deveria ter um pequeno aclive e a rua não deveria ser pavimentada.
Na época da pavimentação, pode ter havido até mesmo um deslocamento da posição final da rua e/ou não somente da estação em caso de melhoria no seu pátio.
Pense também nessa possibilidade, mas vou tentar fuçar arquivos da SMU sobre a pavimentação de ruas na região.
Um abraço.
AVVP escreveu:Olá, então, a respeito desse mapa: Planta da Cidade do RJ, observei uma coisa e gostaria de comentar:

A Estação Heredia de Sá não pode de jeito nenhum ficar onde ele mostra !!
Bom eu tenho para min que é só um "'Mini-errinho'" mas reparem bem ela está 'depois' de uma tal rua Cordeiro quando deveria estar 'antes' {antes que eu digo mais perto da Quinta do Caju} pois a posição dessa estação sempre foi conhecida por min mesmo antes de eu ver esse mapa. Ela fica onde hoje a Linha da MRS se encontra com a da Supervia e bem debaixo da Linha 2 do metrô.
É possível vermos a plataforma dela afundada e quebrada no chão ! mais ou menos como a Estação Turiaçu por exemplo. Essa rua é hoje o buraco do Lacerda e nesse ponto hoje só existe umas casinhas da favela, equanto que a Heredia de Sá fica onde a gente já sabe, ANTES do buraco do Lacerda perto de uma elevação que tem no mapa.
Mas enfim, é só um "'errinho'" do mapa vejam que a posição só está errada, sei lá 20 metros ?

Essa planta é muito boa !! mas só por ser antiga não devemos confiar cegamente ehe.
E quanto a Cesário Machado está correta mesmo a posição, é lá mesmo só pode, esse terreninho em forma de um trapézio denuncia a posição. quero ver se consigo ir lá um dia e fotografar ela, pois toda semana vou em Maria da Graça.
= D


Julio
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Jun 2010, 01:06

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Julio » 20 Fev 2011, 13:15

Parabéns,Melekh,há muito tempo eu queria fazer isso,fotografar Maria da Graça,por dentro,pelos trilhos!Mas eu iria por um caminho mais seguro:pela aberturazinha do muro da linha,na parte elevada da rua,embaixo do viaduto que leva a Del Castilho.Tem uma favelinha também(não é a B2,é um pouco antes),mas é mais tranquilo.

O ideal é tentar falar com o máximo de idosos do bairro,e lá tem muitos!
app


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 22 Fev 2011, 10:01

Julio, obrigado pelo elogio.



Eu não peguei o caminho que tu citaste, pois precisava ver o local da antiga Estação Cesário Machado, aproveitando também para ver o trecho onde existia o desvio da Rio D’Ouro em Bitola Mista para Liberdade.

Ainda existe algumas pendências para eu fazer ali.

PS. É você que está na foto com o Dado, perto dos trilho da RD, na Av. Suburbana?


Abração.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Fev 2011, 11:05

Somos nós sim, Melekh !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por Melekh » 28 Fev 2011, 09:51

Dado,

Voce postou um trecho estraido do Google Maps, onde perguntava:

--- Será que há algum vestígio da Parada, neste terreno ao lado da ferrovia ??? ---

Eu passei ontem de trem e pude perceber que realmente existe uma construção (não sei se tem pessoas morando) que poderia ser sim, a antiga Estação Cesário Machado; eu terei que ir lá pela Rua Miguel Angelo, pois pela linha, não dá acesso.

Recebi uma foto de um morador em dikete, que me falou que era da estação,´só que ele não sabe se era de Maria da Graça ou Cesário Machado.

Imagem

Este Sr de nome Alberto ou Roberto pediu que o filho escaneasse a foto e me cedeu a mesma e disse que poderia ser CESÁRIO MACHADO.

O que acha?

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Parada Cesario Machado

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Fev 2011, 10:47

Bom dia.
Melekh, pode até ser a estaÇão, mas parece moderna para a época. Tá mais com cara de ser Maria da GraÇa, mas acho que na época da foto a bitola já era mista com a EFRdO ...
E agora ?
Vou ver melhor depois ... estou no trabalho ...
A foto é ótima !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 11 visitantes