E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por Melekh » 08 Fev 2011, 11:33

Ramal Tinguá.

Foto da estação de Tinguá:

Fica no Km 50.280, está há 34 metros de altitude e foi inaugurada em 03/10/1886, pertencendo ao Ramal de Tinguá, a foto é da antiga estação, ao todo são 09 fotos.

Imagem

Trem chegando a Estação Tinguá – estação terminal do Ramal Tinguá (E. F. Rio D’Ouro).

Caixa D'agua.

Imagem

Imagem

Estação Tinguá.

Imagem

Imagem

Imagem

Foto da estação de Barreira:

Fica no Km 46,646, está há 17 metros de altitude e foi inaugurada em 03/10/1886, pertencendo ao Ramal de Tinguá. A foto é da antiga estação que hoje virou Igreja Evangélica (segundo moradores do local), podemos ver ainda antigos trilhos ao seu lado, ao todo são 04 fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Foto da antiga ponte ferrea entre Estação Barreira e Estação Estoril.

Imagem

Imagem

Estação Parque Estoril.

Imagem

Imagem

Imagem

Foto da antiga ponte ferrea entre Iguaçu e São Bernadino, em baixo a ponte já está sem a treliça.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foto da estação de Cava:

Fica no Km 38.420, está há 18 metros de altitude e foi inaugurada em 15/01/1883, estação de Entroncamento para o Ramal de Jaceruba e Tinguá,. A foto é da antiga estação, foi tirada ao entardecer, ao todo são 06 fotos.

Imagem
Imagem

Foto da adutora de Rio D’Ouro/Entroncamento entre Ramal Jaceruba/Tinguá, ao lado da Estação Cava.

Imagem

Estação Iguaçu.

Imagem

Vide a Iscriçao apagada.

Imagem

Imagem

Estação Heliópolis.

Imagem

Imagem

Imagem

São Bernadino

Imagem

Imagem


Incendio na Fazenda.

Imagem

breve outros Ramais...
Editado pela última vez por Melekh em 31 Mai 2011, 10:15, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Fev 2011, 15:19

^^ Sem palavras, Carlos !

Excelente trabalho de pesquisa e registros ! Meus parabéns !

Estou boquiaberto, não só com os registros, mas com revelações inéditas para mim: eu percorri (de carona) os ramais de Jaceruba,Tinguá e Xerém (até Mantiquira) junto com o Julio. E eu estava desconfiadissimo de que a estação BARREIRAS ainda existisse ... de fato, é o que parece, de acordo com seus registros ... agora, Parque Estoril, Iguaçu e Heliópolis ainda estarem de pé é simplesmente fantástico ! E todas as construções se parecem, caso sejam mesmo as estações ...

Cara, show de bola ! As fotos são incríveis !

app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por NANDORJ » 08 Fev 2011, 20:00

Mano estou sem palavras, saber que as estaçoes de Iguaçu, Barreiras e Heliopolis estao de pe e em bom demais. Nunca tinha ouvido falar dessa estaçao Pq Estorial :WK: . Mais incrivel q a maioria tem arcos em estilo romano bem proeminentes. Caiu a teoria de paradas, sao na verdade estaçoes. Pena a da Fazenda Sao Bernadino nao esteja de pe.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 09 Fev 2011, 12:41

Muito bom app



bela surpresa

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Fev 2011, 14:07

Ver fotos da estação Iguaçu me trouxe uma dúvida:

Quando fui no AGCRJ, vi uma foto de uma estaçãozinha área rural, sem identificação. Pensava eu que pudesse ser Iguaçu, pois Max Vasconcellos, em seu livro "Vias Brasileiras de comunicação" a descreve como simples e quadrada, o que não é o caso das fotos postadas.

Que estação na foto do AGCRJ seria aquela ? Agora aposto na "Km 43" ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por NANDORJ » 09 Fev 2011, 18:31

Dado outrora as estaçoes tinham muito haver com igreja, vou me fazer explicar, igrejas catolicas de antigamente começavam a ser construidas pelo altar-mor, depois eram expandidas com naves dotadas de varios nichos, por fim terminavasse com os campanario(torres sineiras para alguns), vide a foto posta pelo Adenilson da Igreja da Penha em 1904 ainda nao ostentava seus belos campanarios. Acho que aquela estrututara quadradinha da maioria das estaçoes permitia ampliaçoes e mudanças esteticas. Minha casa por exemplo outrara foi bem parecida com uma estaçao, meia agua de cada lado, ela e dos anos 20, aos poucos da pra se observar onde foram feitos cortes na parede e onde a parede subiu, varias aguas distintas foram adicionadas(vejo isso indo pelo forro rs), antigamente isso era normal, para se dar um aspecto mais moderno e cosmopolita. Por isso nao duvido nem das fotos do Melekh e nem do Portal Augusto Malta. Creio eu que as estaçoes da Rio d'Ouro atingiram seu auge de importancia nos anos 40 e 50, sofrendo com intervençoes esteticas, isso talvez explique algumas estaçoes possuirem aqueles arcos romanos proeminentes como Cava e outras, se diferenciando um pouco daquelas estaçoes terminais como Xerem, Jaceruba e Tingua.

DadoDJ escreveu:Ver fotos da estação Iguaçu me trouxe uma dúvida:

Quando fui no AGCRJ, vi uma foto de uma estaçãozinha área rural, sem identificação. Pensava eu que pudesse ser Iguaçu, pois Max Vasconcellos, em seu livro "Vias Brasileiras de comunicação" a descreve como simples e quadrada, o que não é o caso das fotos postadas.

Que estação na foto do AGCRJ seria aquela ? Agora aposto na "Km 43" ...
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por Melekh » 11 Fev 2011, 09:23

Dado

Retirando suas dúvidas quanto a estação Iguaçu:


No AGCRJ, você viu uma foto de uma estaçãozinha área rural, sem identificação. Pensava que pudesse ser Iguaçu, pois Max Vasconcellos, em seu livro "Vias Brasileiras de comunicação" a descreve como simples e quadrada, o que não é o caso das fotos postadas.

Só que existe uma outra estação de nome semelhante no Ramal de Xerem, Estação ou Parada da Ponte do Iguaçu, que por sinal é quadrada, vide a foto.

Imagem


É uma possibilidade...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Fev 2011, 15:27

Certo, Melekh ... pode ser ... a possibilidade existe.

Mas a foto que eu vi no AGCRJ tinha o ângulo bem aberto, abrangendo uma área considerável, e não havia nenhum curso d'água aparentemente ... eu me lembro que a foto foi tirada com o fotógrafo próximo aos trilhos, com um "capiau" caminhando no leito, e uma casinha com plataforma ao fundo (meio centro da foto), mas não ao final da foto, talvez uns 50 metros do fotógrafo.

A casinha era bem simples, daquelas parecidas com desenho de criança ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Fev 2011, 15:32

Melekh, lendo alguns relatórios ministeriais antigos (um deles de 1917), vejo a descrição de um sub-ramal de Bacurubá, a partir de Tinguá.
:O
Eu não entendi direito se este ramal partia da estação terminal de Tinguá em frente, indo até as represas (mais provável); ou se seguia em outra direção, para atender alguma povoação próxima.
Assim que eu puder, vou postar a página do relatório aqui, pena que o texto está em péssimo estado e baixa resolução.

Você sabe algo a respeito deste sub-ramal ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Fev 2011, 15:43

Outra coisa, quer dizer, apenas uma observação ... a estação atual não é de 1886, é de 1917. Este relatório que eu estava lendo cita a data de 24/11/1917 como sendo a inauguração da nova estação.
O dístico também mostra esta data:
Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por Adenilson » 11 Fev 2011, 16:15

Oi Dado, beleza??

você anotou o ano da foto que você viu a tal estação quadrada quando foi no AGCRJ?
Eu estava há um tempão querendo falar contigo sobre essa foto.
Quando fui ao Arquivo Geral, vi uma estação que parecia estar sendo construída ou estar muito nova, pois o concreto estava branquinho.
Tinha rampa na borda e cobertura em T como uma estação "moderna", mas a foto era de um local bem bucólico.

Um abraço.
DadoDJ escreveu:Certo, Melekh ... pode ser ... a possibilidade existe.

Mas a foto que eu vi no AGCRJ tinha o ângulo bem aberto, abrangendo uma área considerável, e não havia nenhum curso d'água aparentemente ... eu me lembro que a foto foi tirada com o fotógrafo próximo aos trilhos, com um "capiau" caminhando no leito, e uma casinha com plataforma ao fundo (meio centro da foto), mas não ao final da foto, talvez uns 50 metros do fotógrafo.

A casinha era bem simples, daquelas parecidas com desenho de criança ...


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por Melekh » 14 Fev 2011, 09:44

Saudações a todos.

Dado, a casa da foto, fica na Rua Engenho da Rainha em Inhaúma, próxima a Antiga Estação Botafogo.

Existe ainda esta casa que fica na Fazendinha (Complexo do Alemão), entrada pela Est. Ademar Bebiano (Est. Velha da Pavuna).

Imagem

Quanto a Tinguá a estação atual não é de 1886, é de 1917. Mas o Relatório da Rio D’Ouro consta como 1886, motivo pelo qual citei esta data.

Agora mais novidades.

Estação AREIA BRANCA.
Segundo moradores está seria a estação.

Imagem

Imagem


Estação MIGUEL COUTO.
O nome da estação está impresso atrás do Letreiro do Bar.

Imagem

Imagem

Imagem

Ponte ferroviária próximo a Estação Miguel Couto
Imagem


Estação BARREIRAS (vide os trilhos ao lado)

Imagem

Imagem

Estação IGUAÇU.

Imagem

Imagem


CAVA (Entroncamento)
Imagem


Em breve mais fotos...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Fev 2011, 14:35

Adenilson, aquela foto do AGCRJ não tinha nenhuma informaÇão, apenas dizia que era na EFRdO, tenho quase certeza que nem o ano era informado.
Melekh, show de bola as fotos e descobertas, agora será que Miguel Couto ficava neste bar mesmo ? Eu desconfiava de outro local ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por DadoDJ » 15 Fev 2011, 01:46

Melekh, agora vendo as fotos de Miguel Couto com mais calma (antes eu tinha visto as fotos no trabalho, pelo celular), percebi o nome do bar (Bar da estação) e alguma semelhança com uma construção bem antiga e simples ... você chegou a ver o letreiro da EF atrás do letreiro do bar ? Conversou com alguém por lá, o dono do estabelecimento, algum morador ?

Ah, e antes que eu me esqueça ... a foto da construção hexagonal em Cava ao cair da tarde ... FICOU LINDA ! ! ! Os raios solares dando um tom dourado ao dístico ... show de bola !
app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por Adenilson » 15 Fev 2011, 09:59

Pois é Dado.
Não sei se vimos a mesma foto, mas quando eu tive no AGCRJ vi uma estação com plataforma de pequena a média extensão com bordas em forma de rampa e com aspecto que estava recém construída ou em construção.
Havia muito mato perto.
Na hora essa foto não me chamou atenção, mas acho que não devia ter informação alguma, senão eu teria anotado. A exceção era a ênfase que ali era a E.F.Rio D'ouro
Na hora, cheguei a pensar que fosse a estação de Acari ou até Engenho da Rainha por serem as mais recentes da Rio D'ouro, mas o entorno me fazia crer ao contrário.

Vou ter que voltar lá e ver essa foto de novo. Pelo fato dela não ter me chamado atenção, talvez eu não tenha reparado alguns detalhes.
Não me lembro de estação tipo caixotinho e sim apenas uma plataforma e cobertura com pilares e estrutura de concreto tipo T.
Talvez tenhamos visto fotos diferentes.

Vou tentar averiguar. okk

DadoDJ escreveu:Adenilson, aquela foto do AGCRJ não tinha nenhuma informaÇão, apenas dizia que era na EFRdO, tenho quase certeza que nem o ano era informado.
Melekh, show de bola as fotos e descobertas, agora será que Miguel Couto ficava neste bar mesmo ? Eu desconfiava de outro local ...


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por Melekh » 16 Fev 2011, 12:21

Dado,

Quanto as fotos de Miguel Couto, tem uma senhora, nascida no local que ficou de procurar fotos da estação na época que a estação se chamava RETIRO, mas teria ela com o nome Miguel Couto, voltarei lá mas pra frente.

A respeito do letreiro da EF atrás do letreiro do bar, o Edson Vander diz que subiu na laje e fotografou o dístico, ele está fazendo o maior mistério da foto, inclusive nem quis me dizer onde ficava o local da estação, mas eu fui lá e me informei, o dono do estabelecimento e moradores confirmaram, inclusive a tal senhora. É lá mesmo.

Ah, e antes que eu me esqueça ... obrigado pelo elogio.

Em tempo, tenho que programar uma caminhada para o Ramal Carlos Sampaio – Austin – Santa Cruz.

Obrigado a todos por compartilharmos as informações.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Fev 2011, 15:23

Melekh escreveu:Dado,
(...)
A respeito do letreiro da EF atrás do letreiro do bar, o Edson Vander diz que subiu na laje e fotografou o dístico, ele está fazendo o maior mistério da foto, inclusive nem quis me dizer onde ficava o local da estação, mas eu fui lá e me informei, o dono do estabelecimento e moradores confirmaram, inclusive a tal senhora. É lá mesmo.
Putz, o Edson faz maior mistério em relação a essa foto mesmo, cara ! Eu até combinei com ele de ir durante as férias dele ao local, mas em 3 fins de semana seguidos tive imprevistos e não pude ir ... agora não sei porque tanto mistério em relação a isso ! Eu sou a favor da disseminação do conhecimento, ou seja, "dividir para multiplicar" ! Claro que você tirar ou possuir uma foto rara é um negócio legal, mas eu publico na internet, com os devidos créditos que faço questão de respeitar e ser respeitado, claro. Pode até não ser o motivo do Edson em relação a Miguel Couto, mas realmente ele fez um suspense danado em relação a isso ... :P tem um tempão que ele me disse sobre esta estação e eu publiquei aqui no fórum que havia a possibilidade de ela ainda estar de pé, mas só agora, com suas fotos é que tivemos uma confirmação ! mrgr
Ah, e antes que eu me esqueça ... obrigado pelo elogio.
okk
Em tempo, tenho que programar uma caminhada para o Ramal Carlos Sampaio – Austin – Santa Cruz.
Obs.: voltei a trabalhar no mesmo local de onde saí, em outubro de 2010. A funcionária que entrou no meu lugar não aguentou o ritmo e saiu fora. Enquanto não me chamam no outro emprego, estou no mesmo bat-sufoco (comércio), portanto só tenho os domingos livres, isso quando estão livres ! Mas quero muito caminhar pelo leito da linha Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz !
Obrigado a todos por compartilharmos as informações.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por Melekh » 17 Fev 2011, 08:35

Dado,


Desculpe-me não ter respondido a sua pergunta sobre o sub-ramal de Bacurubá, a partir de Tinguá.

Eu procurei saber a respeito, mas até agora, nada encontrei.

Fico feliz que tenhas tornado a trabalhar, o trabalho trás dignidade... e também dinheiro no bolso.

Como disse vou tentar conseguir uma foto antiga da estação de Miguel Couto.

Estive pensando, quem sabe nos arquivos da CEDAE ou da Rio Trilhos que era antes do Metro RJ, possa ter algum material ou foto...

Admiro sua atenção aos assuntos ferroviários e se quiser pode-me contactar, deixei um contato por e-mail para você.

Eu fiz uma parte do leito da linha Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz, vi a estação de Engo. Araripe e Cabuçu e resquícios da linha, mas a bateria da câmera havia acabado...



Abraço.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por Melekh » 17 Fev 2011, 08:48

Em tempo, preciso arrumar um mapa completo de 1930 a 1945, a partir desta data é possível saber aproximadamente a ligação do Ramal Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz, pois a unica pista que possuo é uma foto que tirei do mapa feito de azulejos que está na entrada da Escola Municipal Sarmiento no Engo. Novo (rua 24 de Maio) e Escola Municipal Uruguai que fica na Rua Ana Neri. Neste mapa do colégio, tem o Ramal.

Breve postarei aqui.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Fev 2011, 10:49

ConheÇo este mapa, que mostra o ramal Carlos Sampaio x Austin x Santa Cruz. Precisamos urgentemente de um mapa mais detalhado, dessa época, pois os mapas de azulejos não mostram muitos detalhes além das ferrovias.
Estou devendo a página do relatório ministerial de 1917 sobre este ramal de Bacurubá, mas como felizmente voltei a trsbalhar, o tempo ficou escasso ...
Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes