DENUNCIAS - Sucateamento das ferrovias.

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por Brunno » 08 Abr 2011, 17:42

Melekh escreveu:Dando sequencia as denuncias...


Imagem


Abraços.
o Mais Engraçado é que esse trilho foi retirado pela prefeitura de Niterói e colocado em frente a estação do Barreto, acho que era para roubarem!!!!
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por Brunno » 13 Abr 2011, 01:45

Galera ai estão as fotos do Pré-Metrô, fotografei de dentro do Metrô partindo da Estação Cidade Nova sentido Central.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Bem, consegui fotografar um pouco da Oficina de Manutenção

Imagem
Melekh escreveu:Saudações a todos,

Estou abrindo este tópico, para juntos reunirmos provas a respeito do sucateamento, roubos e desvairios em que estão acontecendo em nossas ferrovias.

Vale dizer que em minhas caminhadas, pude perceber o que a Supervia, MRS, FCA e Central Logística vêm fazendo com o material rodante e a própria via férrea.

Já faz mais de uma semana, quando eu vi um comboio de trens do pré-metro sendo tracionado por duas máquinas da MRS, pela linha Auxiliar (Ramal Belford Roxo) em direção a SP ou MG, o que estariam fazendo esse pessoal do Metro-Rio?

Imagem


Inicio aqui postando a matéria publicada pelo Jornal EXTRA nesta quarta última – 09/02/2011.

Espero que juntos, possamos denunciar ou quem sabe, frear estes desmandos.

Imagem


Abraços a todos.
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por Melekh » 14 Abr 2011, 08:43

brunno,


Por que será que estes trens estão expostos?
Para estragar com o tempo?
Para fazer "exposição?
Para levarem embora?


Por que sera...?

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 14 Abr 2011, 13:28

^^ Primeiramente, devido a construção da estação Uruguai, no rabicho da Tijuca, onde ficavam estas composições estacionadas.Elas claro não poderiam ficar lá.


Depois, o Metrô Rio claro já está "reservando" espaço futuro para os novos trens do Metrô no C.M. Cidade Nova, mesmo se sabendo da demora na entrega.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por Brunno » 24 Abr 2011, 11:08

Melekh escreveu:brunno,


Por que será que estes trens estão expostos?
Para estragar com o tempo?
Para fazer "exposição?
Para levarem embora?


Por que sera...?
Sinceramente Melekh

Eu não sei, mas vi quando eles estavam sendo tracionados para o pátio ali em São Diogo, acredito que prestarão serviço entre Niterói e São Gonçalo, ou na melhor das hipóteses :UH: São Gonçalo e Itaboraí. Pois eles estão em excelente estado de conservação.
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por Melekh » 25 Abr 2011, 13:40

Bruno,



A muito tempo atras, a Central Logistica falou que os utilizaria no trecho que voce falou, só que como metro, porem já cheguei a escutar que também poderia ser usado no ramal de Guapimirim.

Conjecturas...

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por Brunno » 25 Abr 2011, 17:07

Melekh escreveu:Bruno,



A muito tempo atras, a Central Logistica falou que os utilizaria no trecho que voce falou, só que como metro, porem já cheguei a escutar que também poderia ser usado no ramal de Guapimirim.

Conjecturas...
Melekh escreveu:
Já ouvi até que iriam colocar o Barrinha para Guapimirim.

o jeito e torcermos para que esses carros voltem a circular e que não tenha o mesmo fim que os "amontoados em Barão de Mauá. hmy
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por LRangel » 13 Mai 2011, 22:18

brunno escreveu:
Melekh escreveu:brunno,


Por que será que estes trens estão expostos?
Para estragar com o tempo?
Para fazer "exposição?
Para levarem embora?


Por que sera...?
Sinceramente Melekh

Eu não sei, mas vi quando eles estavam sendo tracionados para o pátio ali em São Diogo, acredito que prestarão serviço entre Niterói e São Gonçalo, ou na melhor das hipóteses :UH: São Gonçalo e Itaboraí. Pois eles estão em excelente estado de conservação.
Olha Brunno e Melekh, lembra quando voltavamos de Piabetá e conversamos sobre "n" coisas... Bom, uma delas podemos colocar aqui: BURRICE!!!

O material rodante está em perfeito estado de conservação, como o Brunno postou. Foi levado pra lá (não sei se ainda está) e sabemos como é a ação do tempo e principalmente da maresia. Alguém aqui é maluco pra deixar um automóvel no "tempo" durante períodos longos? Nem eu!

Essa concessionária é uma assassina, já assassinou o Lote 29, agora quer fazer com os carros do Pré Metrô.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por Melekh » 16 Mai 2011, 09:55

LRangel



Eu logo no inicio havia colocado esta suposição, que os VLTs colocados ao relento, tinha como finalidade, deteriorar os veículos e até agora não sei o que ocorreu com os que eu vi (comboio) transitando pela Linha Auxiliar no sentido Belford Roxo.

Eles que tornar o de Fato, em o de Direito.


Forte Abraço.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por Melekh » 06 Jun 2011, 09:18

Companheiros.

Recebi mensagem do companheiro Pastori com a seguinte denuncia:

Prezados/as


Recebi uma denúncia sobre a (criminosa) retirada de trilhos do Ramal de em São Conçalo, extraídos sob o pretexto de implantar uma ciclovia; corri atrás e encontrei esse material. Compare a noticia do jornal "O Fluminense" e um depoimento de um morador que peguei no blog "Fatos Gerais".


Sou totalmente a favor da ciclovia, mas o que temos aqui é uma meia sola; ou seja, um trecho muito pequeno, sem continuidade nos extremos. Vai ficar difícil e arriscado entrar e sair dessa ciclovia.


Outra coisa que não se falou: para onde vão os trilhos? Perguntem aos sucateiros....


Abs

--
Antonio Pastori
Presidente da AFPF - Assoc. Fluminense de Preservação Ferroviária



Fim de antiga linha férrea em São Gonçalo pode aumentar ciclovia
0Tamanho da fonte: A- A+Por: Luana Souza 06/05/2011Obra também pode ser solução para acabar com trânsito caótico no horário do ‘rush’ na região. Obra foi confundida por moradores com início do projeto da Linha 3 do Metrô SG
A Avenida Presidente Kennedy, no Centro de São Gonçalo, sofrerá mudanças positivas. Uma obra de retirada da linha férrea de uma extensão que vai desde o Clube Mauá até o Clube Tamoio, poderá se transformar em um projeto de ampliação da ciclovia no trecho que, desde a inauguração do Boulevard Shopping até os dias atuais, está sendo um dos mais afetados pelos constantes engarrafamentos.
A obra, que teve início há cerca de um mês, poderá ser uma das soluções para desafogar o tráfego nos horários de rush e acabar com os estacionamentos irregulares de motoristas que se aproveitam do espaço excedente atrás dos imóveis às margens da linha férrea, desativada há mais de 10 anos.
A situação da linha férrea, que se tornou um ponto de irregularidades como trânsito de veículos e pontos de despejo de lixo, já havia sido apresentado à Prefeitura, que prometeu fiscalizar e solucionar o problema. Alguns chegaram até a pensar que as obras no local seriam os primeiros indícios da tão esperada Linha 3 do metrô chegando a São Gonçalo, mas mesmo com as informações contrárias, a expectativa de mais uma pista na ciclovia foi bem aceita pela maioria.
Foi o que confirmou a bióloga Fernanda Pinheiro, de 30 anos. “Eu e meu marido moramos aqui há anos e a situação de tráfego neste trecho sempre foi caótica. Em qualquer horário não tem para onde fugir. Ainda não saiu a linha 3, mas acreditamos que a ideia de expansão das faixas foi uma boa estratégia para a região”, afirmou Fernanda.
A Prefeitura de São Gonçalo ainda não divulgou informações sobre os projetos de construção, valores e prazo para conclusão das melhorias no local.
fonte: http://jornal.ofluminense.com.br/editor ... r-ciclovia


veja também em http://www.fatosgerais.blogspot.com/


Estive ontem, dia 25 de maio, em São Gonçalo no intúito de descobrir aonde fica o parque de transmissão próvisório da Radio Kiss 91,9 FM e descobri coisas que, tanto para mim quanto para vós leitores, os decepcionará. A razão da decepção aqui não foi com relação à não encontrar a Rádio Kiss FM, mas com relação a prefeitura e o governo do estado no que se refere ao ramal ferroviário Niterói-Visconde de Itaboraí.


A prefeitura de São Gonçalo está removendo os trilhos da antiga ferrovia sabe para que? PARA COLOCAR UMA CICLOVIA NO LUGAR!Ano passado estive na estação de Visconde de Itaboraí tratando da desativação do ramal.


A prefeitura não contente em privatizar uma praça a preço de banana perto dalí, invadiu o leito da ferrovia, retirou os trilhos irregularmente para fazer uma ciclovia num local inapropriado. Não é a primeira vez que esta prefeita, APARECIDA PANISSET faz isso. Antes disso ela estava cobrindo os trilhos nas passagens de nível com asfalto.


Com relação a ciclovia, eu não sou contra, muito pelo contrário. O que não concordo e não aceito é ela ser construída sobre um terreno onde deveria haver trens circulando ou o metrô. Logo ela é ilegal ainda mais levando-se a carência de transporte de massa que existe naquela região onde os engarrafamentos são constantes mesmo de dia.

Quanto ao governo do estado este além de está sendo omisso, está APOIANDO A INICIATIVA DESTA PREFEITA BANDIDA CONFORME AS FOTOS DOS CARTAZES. E pior, o terreno que a prefeitura invadiu era para se construir o metrô que ia de Niterói até Guaxindiba que o governo do estádo também não construiu até hoje mesmo após a vinda do Comperj.

Isso é muito triste e deve ser não apenas denunciado como detido o crime antes que seja tarde demais. Esta obra é tão escandalosa e ilegal que a prefeitura nem coloca cartaz dizendo o que está sendo feito alí e ainda por cima esta obra está parada, o que ainda dá chance de ser revertido e se possível recolocar os trilhos.



Imagens:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Em breve encaminharei tal material para o MPF.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por Melekh » 01 Set 2011, 12:04

Pessoal,


Coloco aqui notícia vinculada ao Jornal EXTRA sobre a questão dos Bondes de Santa Teresa.

Cabral admite que bondes de Santa Teresa não têm controle do número de passageiros e estão sucateados


Imagem

RIO - O governador Sérgio Cabral admitiu, na manhã desta quarta-feira, que os bondes de Santa Teresa estão sucateados, que não há controle na entrada do número de passageiros e que houve problema de gestão no transporte. Ele acrescentou que alguns veículos já foram reformados, mas outros ainda não.

Cabral comentou o assunto antes do evento de comemoração pela doação do empresário Eike Batista ao Hospital Pro Criança, no canteiro de obras da unidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Foi a primeira vez que o governador falou publicamente sobre a situação dos bondes após o acidente que matou cinco pessoas e deixou 57 feridas no sábado.

- A verdade é que a frota do bondinho hoje é muito sucateada. E não há nenhum controle de passageiros - ressaltou Cabral.

O bonde acidentado no sábado levava 61 pessoas, embora a lotação máxima seja de 40. O governador acrescentou que alguns países, como Portugal, encontraram medidas contra a superlotação, como apenas uma entrada e uma saída para controlar o número de passageiros.

- Pelo que foi informado nesta terça, as autoridades patrimoniais daqui resistem a isso - afirmou o governador, ressaltando que é preciso aguardar a perícia para avaliar as razões do acidente.



Minha opinião pessoal:

Acredito que isso será uma Pá de de Cal no sistema, para eliminá-lo de vez.

Lembram do Trem Barrinha (Japerí - Barra do Piraí)?


E isso...

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por LRangel » 01 Set 2011, 15:21

^^ Falou tudo Melekh. Infelizmente tivemos perdas humanas também nesse episódio. Prato feito para eliminar o bonde, assim como o Barrinha.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por NANDORJ » 03 Set 2011, 22:24

Sinceramente discordo de vocês dois. Os bondes de Santa Tereza e uma imagem ventilada internacionalmente, no marketing turistico do Rio o bonde sempre aparece em destaque, alem do mais um ou dois ramais abandonados desde as grandes chuvas de 1966 foram reconstruidos. Acredito sim numa municipalizaçao ou privatizaçao do sistema, e num segundo aspecto redunda numa pa de cal definitiva na existencia da CENTRAL LOGISTICA.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: DENUNCIAS - Ferrovias.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 03 Set 2011, 22:59

Vi, por alto, uma foto da restauração do Auto de Linha n°01 da AFPF que tinha sido incendiado, como andam os trabalhos nele? okk
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: DENUNCIAS - Sucateamento das ferrovias.

Mensagem não lida por Melekh » 14 Set 2011, 14:03

Repetido
Editado pela última vez por Melekh em 14 Set 2011, 14:05, em um total de 1 vez.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: DENUNCIAS - Sucateamento das ferrovias.

Mensagem não lida por Melekh » 14 Set 2011, 14:03

Pessoal,


No Mes passado, enviei uma Denuncia ao Mintério Público Estadual, sobre o que está acontecendo em São Gonçalo, em relação ao Extinto Ramal de Visconde de Itaborai - Niteroi; no que se refere a retirada dos trilhos com a devida "queima de arquivo" do ramal, pela prefeitura daquele município. Vide a resposta do MPERJ.


Imagem


Imagem


Imagem



Imagem



Em resposta o MPERJ, não deu prosseguimento, sobre as alegações.


Eu refutei os argumentos dos mesmos, como segue abaixo:

AO MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Terceira Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de São Gonçalo




De: CARLOS ALBERTO RAMOS

Para: Dr. Promotor de Justiça, Sr. Oyama Scharra Mignon de Castro

Assunto: Inquérito Civil 286/11/CID – Notificação nº 40 /2011 -3PJTC SG
Nº MPRJ: 2011.00647194 – Representação Nº 290/2011


Em resposta a notificação nº 40/2011 por mim recebida via postal em 05/09/2011, na qual vem notificar o INDEFERIMENTO da representação enviada na qual eu relatava construção de Ciclovia em área de domínio de ferrovia. Atendendo ao prazo para resposta conforme Lei Federal 7.347/85, venho solicitar que reconsidere vossa decisão pelos fatos que passo a vos expor, refutando considerações preliminares, aludidas por este MPERJ, que seguem:

a) Que a possível construção de ciclovia se trata de OBRA LEGITIMA e MUITO DESEJADA pela SOCIEDADE.
b) Que a malha Ferroviária EM PRINCIPIO pertence à UNIÃO.

REPORTANDO ao item A, no tocante a ciclovia, nada contra, muito pelo contrário. O que não concordo e não aceito é ela ser construída sobre um terreno onde deveria haver trens circulando ou o metrô. Logo ela é ilegal ainda mais se levando a carência de transporte de massa que existe naquela região onde os engarrafamentos são constantes mesmo de dia, somando ao fato; não é dito que tal ciclovia, estaria ligando Visconde de Itaboraí à Niterói, trajeto que pertence ao Ramal Ferroviário e ainda que fosse, em que serviria para os trabalhadores, pois levariam horas para seu ir e vir.
Também não posso deixar de citar, que o terreno o qual a prefeitura invadiu era para destinado a construção do metrô – Linha 03 - que ligaria de Niterói até Guaxindiba e que o Governo do Estado também não construiu até hoje mesmo após a vinda do Comperj.
EM RELAÇÃO ao item B, em que a Ferrovia em principio pertence a UNIAO FEDERAL, tenho a dizer o seguinte: Trem Niterói-Itaboraí
Trem metropolitano que existe pelo menos desde 1932, mas que na verdade se originou na implantação da linha em 1874. Em seguida a linha é estendida até Cachoeira de Macacu e Rio Bonito, cujas atividades foram encerradas devido a pressões políticas de grupos de transporte concorrentes. Segundo Marcelo Almirante, porém, afirma que foi em 1950 o "início do serviço de trens suburbanos no ramal de Niterói, entre as estações de Niterói - General Dutra e Pedro de Alcântara, em função do explosivo crescimento populacional de São Gonçalo. O serviço de bondes elétricos e ônibus já não atendiam com eficiência o transporte de passageiros na ligação Niterói - São Gonçalo. Posteriormente a linha é estendida até Guaxindiba e depois até Visconde de Itaboraí". Em 1950 pode ter sido o aumento do número de trens diários na linha, transformando-a realmente em "suburbano",
Nos últimos dez anos, pelo menos, a linha, que passou ao controle da CBTU em 1984, passou a não ter mais manutenção, estando hoje operada pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística – CENTRAL, ligada a Secretaria de Estado de Transportes, a empresa que substituiu a parte da Flumitrens que não foi privatizada, ou seja, não passou para a Supervia. Desta forma, passou a correr os 33 km de linha com trens velhíssimos e sem nenhuma segurança. No final de 2006, ele foi desativado, sob pretexto que se faria a Linha 03 do Metrô.
Fonte.: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... aborai.htm
Como podemos ver, a malha pertence atualmente a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística – CENTRAL, vide http://www.central.rj.gov.br/10.htm
Órgão pertencente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, cito Secretaria de Estado de Transportes . Homepage: http://www.central.rj.gov.br

Email: transportes@transportes.rj.gov.br
Endereço: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 493
Copacabana, Rio de Janeiro
RJ, Brasil 22.031-000 - Telefone: 2333-8603


Estrutura da Entidade - Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística - CENTRAL

Presidente ( Respondendo ): Sebastião Rodrigues
Diretor de Administração e Finanças: Maurício Pessoa Garcia Júnior
Diretor de Engenharia: Fábio Tepedino Junior
Diretor de Planejamento e Operação: Cesar Alfredo Diuana

Cabe ressaltar que a referida Companhia Estadual, é a mesma que administra o Sistema de Bondes de Santa Teresa, que recentemente graças ao total descaso, ocasionou mortos e feridos, fato amplamente noticiado nos jornais de maior circulação do país e em âmbito internacional; o que vem mostrar a penúria crônica ao transporte sobre trilhos de Santa Tereza., onde praticamente não havia serviços de manutenção, caso mostrado num vídeo gravado em fevereiro por um cinegrafista amador, onde o motorneiro Nelson aparece jogando areia nos trilhos, para assim aumentar o atrito com as rodas e encurtar o tempo da freada.
Assim como o Bonde, os trens do Ramal de Niterói – Visconde de Itaboraí encararam a mesma situação, fato que pode ser comprovado pela população que utilizava aquele meio de transporte.
Diante dos fatos expostos, solicito o NÃO ARQUIVAMENTO, do presente, bem como as devidas providencias.
Nestes termos, pede deferimento.





A luta continua

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes