E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Melekh » 17 Mar 2011, 12:14

Saudações Ferroviaristas.



Estou abrindo este Tópico, após constatar da Planta da Cidade do Rio de Janeiro, publicada em 1910 por Francisco Jaguaribe Gomes de Matos, que segue abaixo.

Aqui coloco algumas fotos dos locais em que pude observar resquícios do antigo Ramal.

Convido a todos a participar.

Mapa:


Imagem



Foto da Estação Frutcfera (Ana Nery ?)


Imagem

Note que a estação lembra a aparencia da Estação Irajá, com a sua forma de Caixote.

Outras fotos:

Imagem

Note que ao lado parece ser resquicios da paltaforma.

Imagem


Imagem


Fundos:

Imagem





A Foto abaixo está no local de Entroncamento com Estação Benfica - Alegria.

Provável local.

Imagem


E isso...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Mar 2011, 15:45

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L ! ! !
app
Melekh, vendo as fotos tenho 99% de certeza de ser mesmo a estação ! Que descoberta fantástica !

Show de bola !
okk

Obs.: já vi os outros tópicos que você abriu, só não vai dar pra comentar agora ... estou enroladasso no serviço ...
:WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Mar 2011, 16:01

Mais fotos:

Imagem
^^Portão onde saía a linha que vinha do Caju, após passar pela Parada Alegria-Benfica, na R.Couto de Magalhães. Repare o trilho fincado, à direita

Imagem
^^Início da R.Sen Bernardo Monteiro, onde antigamente havia um entroncamento para o Ramal D.Anna Nery, seguindo em frente na foto. A linha seguia onde está o sémaforo na foto.
Detalhe: nenhum carro aparece na foto ! E não foi montagem no Photoshop ! ! !
:P

Melekh, na época que andei por estes lados, criei tópicos sobre estas paradas ... equivocadamente (ou de repente não) criei dois tópicos: um da Parada Benfica e outro da Parada Alegria. No entanto, parece que as duas eram a mesma, com a localização exata na curva que existe dentro do Centro de Controle Operacional Engenheiro José Carlos Chaves de Azevedo, ao lado do Edifício Engenheiro Marcello Teixeira Brando, ambos pertencentes à CEDAE, na R.Prefeito Olímpio de Melo. Digo que posso estar equivocado pelo seguinte: quando iniciei as pesquisas nesta região me baseei em distâncias dadas por um documento antigo (que nunca mais encontrei) e que indicavam duas estações neste trecho: Alegria e Benfica. Por outro lado, mapas e outros documentos dizem que as duas estações eram a mesma coisa: ALEGRIA-BENFICA. De qualquer forma, segue os links que criei a respeito destas estações:

Parada Benfica: http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=5&t=4841
Parada Alegria: http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=5&t=4843

Além dessas, criei um tópico sobvre a Parada Rua Bella, mas hoje sei que tirei fotos no local errado ... passei perto ...
http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=5&t=4840
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 18 Mar 2011, 00:49

Melekh,
Essa construção apontada por você parece realmente com uma estação.
Se compararmos o mapa de 1910 com o círculo marcado por você e o local da foto atual, parece que o local de 1910 estaria pouco mais afastado da Rua Ana Néri.
A estação circundada por você no mapa de 1910 não seria Anna Nery ao invés de Fructeiras?
A teoria que temos em mente é que Fructeiras estaria alinhada com Mangueira.
Mas a mesma está mais afastada que o local que você apontou.

Será então que Fructeiras era o local apontado no círculo e o local fotografado por você seria Anna Nery por estar mais próxima da rua homônima, isso já próxima à estação Silva e Souza?

Aproveito a ocasião para indagar de novo ao Dado se esse ramal Ana Nery era apenas o trecho entre esta e a parada Alegria ou o entroncamento com o Ramal São Francisco.
Mas para haver um entroncamento, este deveria ser mais próximo a Senador Bernardo Monterio, pois antes há um grande desnível entre as linhas.
okk
Editado pela última vez por Adenilson em 20 Mar 2011, 21:05, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Mar 2011, 07:51

Adenilson escreveu:Melekh,
Essa construção apontada por você parece realmente com uma estação.
Se compararmos o mapa de 1910 com o círculo marcado por você e o local da foto atual, parece que o local de 1910 estaria pouco mais afastado da Rua Ana Néri.
A estação circundada por você no mapa de 1910 não seria Anna Nery ao invés de Fructeiras?
A teoria que temos em mente é que Fructeiras estaria alinhada com Mangueira.
Mas a mesma está mais afastada que o local que você apontou.
Penso da mesma maneira, a respeito de Fructeiras. Aliás, acho que que a EFRdO tinha duas linhas nesse trecho: primeiramente foi construída esta linha do Ramal D.Anna Nery, para construção e manutenção da adutora de abastecimento de água na região de São Cristóvão, que foi construída quando ocorreu a necessidade urgente de reforma do reservatório do Pedregulho, que estava para ruir. Pouco tempo depois, o reservatório foi reparado e a adutora via Anna Nery não teve mais necessidade de ser ampliada além do ponto onde está a estação.
Entretanto, vemos em alguns relatórios e documentos posteriores a esta época (acho que foi em 1917, eu li que este ramal D.Anna Nery havia sido erradicado) que a EFRdO utilizava-se do leito da Cia.Melhoramentos (Linha Auxiliar) até Alfredo Maia e depois até Ilha das Moças. E aí nesta época que aparece as estações Fructeiras, Maracanã etc ... mas se for assim, então estas estações seriam da Linha Auxiliar, mas apenas utilizadas pela EFRdO ? Ih .... agora complicou ...
tnk

Será então que Fructeiras era o local apontado no círculo e o local fotografado por você seria Anna Nery por estar mais próxima da rua homônima, isso já próxima à estação Souza e Silva?

Aproveito a ocasião para indagar de novo ao Dado se esse ramal Ana Nery era apenas o trecho entre esta e a parada Alegria ou o entroncamento com o Ramal São Francisco.
Mas para haver um entroncamento, este deveria ser mais próximo a Senador Bernardo Monterio, pois antes há um grande desnível entre as linhas.
okkNão entendi a pergunta, Adenilson ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Melekh » 18 Mar 2011, 09:20

Adenilson,


A suposta Estação da foto está afastada da Rua Ana Néri, o local que é colado com a Ana Néri é a P. Silva e Souza.

A estação circundada no mapa de 1910 até poderia ser Anna Nery ao invés de Fructeiras, mas coloquei como Fructeiras, por via das dúvidas, pois a mesma é muito próxima do morro da Mangueira e então por quê a P. Silva e Souza não era chamada de Ana Néri, já que é colada a esta?

A teoria que Fructeiras estaria alinhada com Mangueira, pode ser verdadeira; logo Fructeiras pode ser o local apontado no círculo e o local fotografado Anna Nery por estar mais próxima da rua homônima.

Esta também é a minha dúvida.

Dado,

Realmente as duas eram a mesma, ALEGRIA-BENFICA, já postei dois mapas que mostram isso com a localização exata.
Mas é assim mesmo, nós vamos pesquisando, juntando as peças e depois tudo se acerta.


Mais uma foto próxima a Estação Fructeiras ou Ana Néri
Vide os trilhos no chão.

Imagem


Abraços.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Mar 2011, 09:29

Quer dizer que em frente a Mangueira, acima das linhas atuais, já existiu um ramal ferroviário? Incrível, nunca imaginaria isso. Alguém tem mais informações ou fotos sobre ele?


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 20 Mar 2011, 08:26

Melekh, bom dia!
Depois vou ler de novo a questão da duplicação da linha auxiliar, mas sem sono.
Tecendo o tópico aqui, a princípio eram estações distintas.
Existia uma estação Mangueira (a primeira), por isso, o apelido da escola de samba, de onde partiam os trens da Melhoramentos antes da utilização de Alfredo Maia.
Talvez com uma segunda plataforma, sei lá!
Fructeiras, que ainda é um mistério!
Ana Nery e Silva e Souza.

Sobre Souza e Silva e a Mangueira antiga, ela ficava em baixo, pois o mapa está em 2D, mas existe um desnível enorme entre o ramal Anna Nery (mais acima) e os demais (Central, Melhoramentos e Rio D'ouro na época).

Fructeiras resta descobrir a sua localização e a parada Anna Nery era acima, margeando a atual Visconde de Niterói.
A saber ainda se a Mangueira citada como estação primeira é a atual, coisa que não acredito ou é Fruceitras com outro nome em épocas diferentes, ou ainda, Fructeiras e Mangueira antiga serem duas estações distintas.

Saudações okk
Editado pela última vez por Adenilson em 20 Mar 2011, 21:06, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por DadoDJ » 20 Mar 2011, 19:13

Eu acredito que existiram a estação D.Anna Nery (o nome dela é esse mesmo, igual ao nome do ramal), no terreno superior, na R.Visconde de Niterói; e a estação Fructeiras, no leito inferior, paralela à EFCB.

O que ainda não entendi é se estas estações Fructeiras e Maracanã eram da Linha Auxiliar e foram utilizadas pela EFRdO, ou se eram próprias da EFRdO. Tenho que estudar sobre a Linha Auxiliar para ver se aparecem relacionadas estas estações. Daqui a pouco nos tornaremos PHDs em ferrovias fluminenses ! ! !
<O>
Complementando as várias informações dadas, o comprimento do ramal D.Anna Nery era de 862 metros, a partir do entroncamento em Benfica.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Amaral » 21 Mar 2011, 10:40

Vou enfim fugir da restrição à minha área de conhecimento principal (Penha) e indo além.

Eu passei por ali na Mangueira a minha vida inteira de ônibus e/ou carro e nunca ia imaginar que aquele relevo no muro fosse uma antiga plataforma.

E realmente parece ser. Se você olharem na vista aérea do Google Maps, o telhado que existe atrás do muro não cobre todo o terreno e na parte descoberta aparece uma parte de uma das pontas do que aparenta ser a própria plataforma! Será que a plataforma ainda está mesmo lá, depois de quase 100 anos?

E a distância de 862m do ramal bate quase com certeza com o ponto.

Grande descoberta!!!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Mar 2011, 18:17

Amaral, Dado e Melekh.

Pelo mapa de 1910, a estação Anna Nery ficava mais acima, ou seja, mais próxima ao atual Viaduto da Mangueira que a construção apontada pelo Melekh como a estação.
Em contra partida, se traçarmos os 862 m apontados pelo Dado, a distância bate no final da suposta plataforma.

Sobre a questão de Mangueira, Fructeiras e Silva e Souza, concordo com o Dado na opinião, mas a isso, eu acrescentaria um aspecto sob a forma de dúvida.

No livro do Hélio Suevo, consta que os trens da Melhoramentos saiam de Mangueira antes da época de Alfredo Maia. Talvez sei lá, por isso, o apelido da escola de samba ser Estação primeira.

A plataforma dos trens da auxiliar era a mesma do atual ramal de Deodoro? Não acredito.
Existiu outra Mangueira (plataforma) depois renomeada para Fructeiras ou estamos falando de 3 edificações distintas independente da época?

Sobre a questão que o Dado levantou sobre o partilhamento do uso da Rio D'ouro e da Auxiliar da estação Fructeiras seria possível, pois existe um vazio (espaço suficiente para uma plataforma) entre a bitola métrica da Rio D'ouro que ainda está lá "junto" a Visconde de Niterói e o ramal seguinte.
Isso ao longo de uma boa parte daquele trecho.

Ou será que esse espaço vazio era preenchido por outra linha? Mas não consegui ver as marcas dos dormentes

Concluindo, os trens da Rio D'ouro, afinal de contas, partilhavam o uso da linha auxiliar em relação a algumas estações como Vieira Fazenda e Maria da Graça por exemplo.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Mar 2011, 18:21

Dado a pergunta que você não entendeu foi eleborada por mim baseada naqueles documentos sobre a extensão do Ramal de São Francisco e a sua "interseção" com o ramal Anna Nery.

Tem tempo que abordamos esse assunto e eu teria que reler os documentos, mas acho que foi citado algo assim.

Depois fiquei pensando em relação ao desnível entre as linhas.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Mar 2011, 19:42

Boa noite a todos. Notavel o trabalho de pesquisa de vocês. Mas estou aqui para jogar uma bomba nos peitos de vocês. Eu e o Rangel consultando os estaçoes ferroviarias nos deparamos com uma foto um tanto peculiar. Uma foto de todas as linhas na altura do Estadio do Maracana, ali e visivel a Linha Auxiliar, a Linha do Centro, Linha Norte e a Rio d'Ouro(mista), ate ai tudo bem, mas se vocês observarem bem verao a direita 4 bitolas metricas, todas da Linha Norte, concluo que a foto e bem anterior ao ano de 66, pois no proprio estaçoes ferroviarias tem a foto de um cartaz que anuncia a eletrificaçao chegando na Estaçao da Penha Circular e todos sabemos q foi na decada de sessenta que se retirou uma das bitolas metricas da Linha Norte deixando com sua atual configuraçao tres linhas. O detalhe surreal e o seguinte vocês perceberam uma plataforma entre as metricas da Linha Norte(exatamente onde hoje sao as largas da Linha Norte)? A Estaçao Derby Club teve plataforma servindo a Linha Norte? Ou sera outra estaçao? Posso estar errado mais esta quase na curva a atual Estaçao Maracana e tao proxima assim da curva?

Embaixo segue o link com a foto. E a primeira foto maior do post.


http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... racana.htm
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Mar 2011, 20:22

Nando. Respondi a sua pergunta em outro tópico.


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Amaral » 21 Mar 2011, 20:35

Idem. Estou movendo pra la.
Enquanto digitava o Adenilson ja respondeu o mesmo que eu.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Melekh » 22 Mar 2011, 10:58

Adenilson, companheiros, bom dia.


Realmente, Ana Nery era uma e Fructeiras era outra estação.

A questão é se Mangueira é o nome atual e Fructeiras nome primitivo ou se eram estações diferentes.

Também se o local que fotografei era da Estação Anna Nery.

Sobre o desnível enorme entre o ramal Anna Nery (mais acima) e os demais (Centrais Melhoramentos e Rio D’ouro na época... Pelo que entendi, o Ramal fora construído as presas para sanar problemas com o abastecimento nas cercanias do Pedregulho, o Dado postou alguma coisa sobre Pedregulho em um dos relatórios postados.


Coloco aqui Mapa – Guia ZAZ – GB 1959, para ver se auxilia em alguma coisa, apesar de não possuir o ramal aludido aqui.

Imagem




Valeu.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Mar 2011, 00:28

Pessoal, esta noite eu achei que tivesse matado a charada em relação a D.Anna Nery, Fructeiras e Mangueira. Estive revendo todos os arquivos que salvei no computador, com imagens de Diários Oficiais, arquivos da SMU, Relatórios Ministeriais ... mas a história embolou demais pois acho que catuquei demais onde devia ! Eu salvei o extenso texto que fiquei digitando até o sono me vencer, e postarei em breve, mas posso adiantar os fatos mais intrigantes e também os esclarecedores:

1-Fructeiras pertencia à LINHA AUXILIAR
2-Mangueira também pertencia à Linha Auxiliar, e foi a estação inicial na época da inauguração, em 1898
3-Não sei ainda se Fructeiras foi a Mangueira do passado, ou se uma substituiu a outra, ou ainda, se as duas coexistiram (pouco provável)
4-Em 1922, com a encampação da EFRdO pela EFCB, várias paradas e estações foram desativadas, entre elas D.Anna Nery (EFRdO), Fructeiras, Triagem e Vieira Fazenda (Linha Auxiliar)
5-Entretanto, o ramal do Caju continuou a funcionar por algum tempo, e a Parada Praia Pequena era servida por este ramal
6-Em determinada época, que não pude precisar, a EFRdO partia de Ilha das Moças, passava por Alfredo Maia, Maracanã, Quinta, Mangueira, D.Anna Nery, Jacaré, Praia Pequena, Liberdade ... como isso era possível ?! E que estações são estas ?! Jacaré ? Maracanã ? Quinta pertencia à Linha Auxiliar ?

Depois dessa, boa noite a todos. Durmam bem. Eu devo estar delirando ... mas amanhã vou traçar uma lógica que possa explicar tudo isso aí ! O bom é que algumas coisas já deu pra saber, em relação a Fructeiras, Mangueira e D. Anna Nery ... depois eu prossigo, com as imagens dos textos elucidando algumas coiasas ...
:WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Melekh » 23 Mar 2011, 08:10

Dado,


Estamos aguardando....

Abração!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 24 Mar 2011, 09:23

Melekh e Dado.
Ontem dei uma olhada no Google, mas as câmeras do Street View não vão até a margem com a linha, mas quando a Anna Nery "cruza" com a linha férrea, o desnível não é tão grande quanto na altura da Mangueira.
Fiquei pensando o seguinte:
Essa edificação apontada pelo Melekh está bem mais avançada (próxima) em relação a Rua Anna Nery que o ponto mostrado no mapa de 1910.
Raciocinando e voltando ao passado, por onde vocês especulariam o ponto de acesso à estação Silva e Souza? Pela Anna Nery? Talvez.
Será que não havia um ponto de interligação da Visc. Niterói à Estação Silva e Souza lá em baixo?
Afinal a localização dessa mini "plataforma" está praticamente alinhada com a posição de Silva e Souza.

Dado. você já tinha citado em outra oportunidade essa estação Jacaré e isso me intrigou também.
Interessante a sequência das estações vir do ramal existente atualmente e ir "parar" no ramal que vinha do Cajú.
Como?

Sobre a questão citada pelo Dado sobre Mangueira (estação primeira), Fructeiras e a Mangueira (atual) também tenho minhas dúvidas.

Aliás, tenho uma foto de um estação misteriosa próxima a uma ponte, que acho que não existe atualmente mais.
Pela posição do maciço ao fundo, o local é próximo como Triagem, Manguinhos ou adjacências.
A foto é de 1930.
Por enquanto ainda não poderei posta-la, mas vou tentar resolver isso.

Abraço a todos.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 27 Mar 2011, 14:32

Dado e Melekh.
Vou tentar "zipar" o meu raciocínio.
Aquela construção estranha apontada pelo Melekh fica exatamente no local da parada Silva e Souza.
Por onde deveria ser o acesso a essa parada?
O desnível ali não é tão grande em relação à ferrovia se comparado com o trecho próximo ao atual viaduto da Mangueira.
Em outro documento que li postado pelo Dado, fazia-se menção à Parada Anna Nery como junto à rua homônima, mas pelo mapa de 1910 ficava mais para trás.

Pergunto:

1) Será que nesse caso também, houve permuta de nome como em Benfica/Alegria?
e/ou.
2) A construção apontada pelo Melekh não poderia ser um acesso à Parada Silva e Souza, levando-se em consideração o difícil acesso para que vinha da Visc.Niterói?

Será que esse acesso era indo pela Anna Nery mesmo, descartando a hipótese acima?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes