Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por DadoDJ » 24 Mai 2011, 09:16

Não confio plenamente no site "Estações Ferroviárias" ... mas não é por culpa do autor que algumas informações aparecem incompletas ou incorretas, nós sabemos que o assunto realmente é muito complexo e pode induzir a interpretações equivocadas.

Nos resta pesquisar nos relatórios antigos da época da inauguração da EF do Norte. Minha certeza até o momento é que existiram duas estações e que existia a baldeação (mas não integrada) entre elas, tanto que os usuários reclamavam a expansão da linha para um local mais próximo do centro da cidade.

Assim que puder vou dar uma olhada nestes relatórios ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Melekh » 26 Mai 2011, 08:54

Saudações a todos.

Linha do Norte:


Coloco aqui foto da Estação de Ramos.

Imagem



Estação de Bonsucesso.

Imagem

Curtam no tempo...


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Mai 2011, 16:53

Pessoal,
Como eu já disse a algumas pessoas, tenho algumas fotos, mas não vou poder publica-las por enquanto, pois foram resultados de pesquisa. Preciso de autorização para isso.

A foto de São Francisco Xavier mostrada como comparação é de 1908 e mostra um galpão de madeira.
Vocês citaram um vandalismo que ocorreu na estação que fora responsável pela destruição do prédio original. Bom, isso discutiremos mais tarde.

O mais importante é que tenho uma foto muito antiga de São Francisco Xavier, mas deve ser depois de 1908 e a mesma mostra um prédio totalmente diferente desse galpão de madeira.
Vou verificar em casa o ano dessa foto e o ângulo também.

A mesma mostra um prédio com colunas de ferro e um telhado altíssimo, mas ou menos no estilo da estação de Marechal Hermes, apesar de não ser tão pomposa.

As outras estações do trecho como Engenho Novo, Riachuelo, Méier e Todos os Santos mostram o mesmo tipo de prédio, com um par de colunas e não uma central como hoje em dia.
Imagino que deve ter ocorrido uma modificação para essa fase das estruturas metálicas e que muitos prédios originais possam ter sido de madeira.

Na foto que tenho, aparece a mesma plataforma a direita, mas a sua cobertura é a mesma da foto abaixo.
Acho que são quatro linhas, sendo que na foto só aparecem as duas centrais.
O morro ao fundo deve ser o da Mangueira ou telégrafos na ápoca, não deixando dúvidas sobre sua posição.
Por essa e por outras é que acho que os prédios utilizados como comparação abaixo não são os mesmos.

Vou levantar outra polêmica. Esse possível prédio que atendia a linha do norte, pelo mapa de 1910 era em diagonal à Santos Melo.
O prédio apontado por vocês como sendo da E.F.Norte está a 90º da S.Melo.
O prédio realmente tem cara de estação, mas talvez fosse uma casa de turma. Penso que o predio da E.F.Norte fosse em um ângulo que acompanhasse a margem da Rua João Rodrigues.

Fotos mais antigas da E.F.Norte já mostram uma ferrovia com 2 linhas sendo assim, São Francisco Xavier (E.F.Norte) deveria contar com um pátio ferroviário com 2 linhas no mínimo. Será?


DadoDJ escreveu:Melekh, eu havia dito sobre uma foto que o Anderson tinha me enviado, com uma comparação de uma construção "antes e depois" que seria São Francisco Xavier. Posto abaixo apenas para efeito de comparação:

Imagem

No caso, ele insiste que a casa que fica no Paintball Conquista seria a estação. Veja que ele assinala nas fotos as árvores e também o dístico da estação, escrita em um padrão diferente do usual, que seria inscrito em um detalhe na fachada. Neste caso o nome da estação foi escrito em toda a extensão da fachada ! Vejam na foto antiga. E comparem o antes e depois, se poderia ser realmente o mesmo local ...


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Mai 2011, 16:58

Melekh,
Das fotos abaixo, não conhecia esse ângulo da estação de Ramos.
Não sei se vocês repararam, mas olhem uma espécia de corrimão a direita, dando a impressão que a foto foi tirada do alto de uma passarela.
Mas todos nós sabemos que o acesso à estação é por uma passagem subterrânea.
Teria ocorrido alguma modificação?
Olhem agora o início da plataforma no ponto mais distante da foto, onde parece ter uma rua cruzando em nível.
Será que ali era o acesso direto à estação (pelos trilhos mesmo) antes dessa possível passarela, caso seja?
MISTÉRIO!!! :ph34r:

Melekh escreveu:Saudações a todos.

Linha do Norte:


Coloco aqui foto da Estação de Ramos.

Imagem



Estação de Bonsucesso.

Imagem

Curtam no tempo...


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Melekh » 02 Jun 2011, 10:21

Adenilson


Sobre a foto que tu dizes possuir - a mesma que mostra um prédio totalmente diferente desse galpão de madeira... vamos aguardar, pois paira muitas dúvidas sobre a estação S.F. Xavier da E.F. do Norte, logo tudo que vier poderá ajudar esclarecer este mistério.

Realmente a foto que postei está a 90º da S.Melo, enquanto a outra está em diagonal, logo a dúvida entre uma e outra. Também acredito que houvesse duas linhas, já que não se fala em girador para locomotivas.



Sobre a estação de Ramos, terei que pesquisar, quem sabe isto se deu na época da transição entre Pedro Ernesto (vide mapa abaixo) para Ramos?

Imagem



Veremos....


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Jun 2011, 11:44

Pessoal,
BOMBA!!! :O

Verifiquei no site da SMU o histórico da Rua Santos Melo e o PAA 251 mostra o exato local da Estação de São Francisco Xavier (E.F.Norte).
O mapa de 1907 mostra que haviam 2 linhas, mas apenas uma margeava a estação.
Ao longo da plataforma havia um desvio e antes da estação, digo entre esta e a Rua Santos Melo, os trilhos se convergiam em um apenas.
Ao longo da plataforma e depois desta em direção aos subúrbios eram 2 linhas, segundo o PAA.

Não estou em casa no momento e no trabalho não é possível acessar o Photobucket, mas a estação ficava exatamente onde a Rua João Rodrigues faz uma curva pequena para a esquerda a partir da Santos Melo.

As coordenadas são: 22º 54' 08,23" S e 43º 14' 36,25" O.
O local parece ser hoje um clube ou algo assim, mas a casa apontada por vocês como sendo a estação 2 de São Francisco era onde os trilhos começavam, antes da estação principal.

Hoje a Santos Melo faz uma curva como se fosse um caracol ou um rabo de escorpião e termina nessa própria João Rodrigues, mas quase nessa mudança de direção.
Em 1907 ela terminava, pelo menos "urbanizada" diretamente no início da João Rodrigues na margem com a ferrovia.

Melekh e pessoal. A foto que possuo de São Francisco Xavier mostra 2 plataformas como na foto antiga com galpão de madeira, sendo que o prédio maior modificado e a pequena cobertura da direita, ainda a mesma das 2 fotos (site do Ralph e a minha).
Ainda digo mais. Parece haver uma espécie de calçadão, que ligava as duas estações, mas vou tentar ampliar a foto que tenho em casa para confirmar isso.
Vou ver o ano da mesma também.

Sobre o acidente, o mesmo foi em 1935 e as fotos são de um período em que esse vandalismo não tinha ocorido e portanto, o prédio foi modificado por conveniência mesmo.
Algo como uma melhoria!

Forte abraço a todos. vv


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Melekh » 02 Jun 2011, 14:00

Adenilson,


Seria a planta abaixo que voce se refere?


Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Jun 2011, 14:52

UAU ! ! !
:Y:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Jun 2011, 08:33

É isso aí Melekh! <O>
Obrigado pela força. Eu não tinha como mandar a planta para o Photobucket aqui no trabalho, mas acho que consegui descrever razoavelmente o pátio.
A foto que tenho não possui data, mas imagino ser do final da década de 10, talvez no início da década de 20.
A foto mostra uma plataforma baixa com rampa nas bordas, porém muito comprida, mesmo naquela época.
A plataforma que hoje serve os trens paradores para Deodoro e etc era mais humilde, sendo mais estreita e com uma cobertura baixa e mais simples.

Atrás da plataforma maior, acho que dá para ver a tal casa do Paint Ball que está a 90º da Santos Mello.

Juro que assim que tiver uma autorização, eu posto essas fotos aqui.

Um abraço a todos!


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Amaral » 03 Jun 2011, 10:06

A casa do Paintball aparece na Planta. É a última construção que aparece na parte de baixo da planta no quase triângulo formado pelas duas ferrovias.

Como há a outra casa muito semelhante, é muito provável que todo aquele quarteirão formado pelo "rabo de escorpião" da Santos Melo e a João Rodrigues fosse o pátio da EF Leopoldina.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Melekh » 03 Jun 2011, 14:35

Coloco aqui os locais da possível estação São Francisco Xavier - E.F. do Norte.

Peço que me ajude nesta dúvida.

Qaul poderia realmente ser a estação?


Imagem

A - Suposta Estação.

B - Pintbal Conquista



Imagem

Abraços


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Jun 2011, 15:52

Melekh, Dado, Amaral e restante desta ilustre trupe,

Quando disse que há um tempão que estava para mencionar que São Fco Xavier (E.F.Norte) não estava a 90º da Santos Mello, me baseava no mapa de 1910 (vide início do tópico) e o mapa da SMU apenas confirmou isso.

Agora, reparem bem o PAA.
A Rua João Rodrigues começa na Santos Mello e ao fazer a curva para a esquerda (afastando da Santos Mello) está localizada a estação da E.F.Norte.
Todas as duas casas apontadas estão a 90º da Santos Mello e da linha do centro. Isso descartaria os dois imóveis.
Porém a estação estaria muito próxima ao imóvel circundado em amarelo.

Pelo mapa da SMU, e apenas baseando-me no mesmo, nenhuma das duas casas seria a estação.
A mesma estaria próxima ao muro de uma espécie de clube que tem piscina, porém estando dentro deste.
Para mim, a ferrovia seguia mais ou menos onde há um nítido limite formado entre o muro desse clube ou empresa e as casas. Dá para ver esse limite.
A ferrovia se unia ao leito da outrora Melhoramentos de forma equidistante do local apontado pelo Melekh em lilás e a Rua Ana Neri, como também mostra o mapa de 1910.

Sei que é triste, mas a não ser que haja imprecisão no PAA, a tendência é que a estação tenha sido demolida, mas como disse antes, não descarto a possibilidade da casa do Paint Ball ter pertencido à ferrovia, pois antes da estação, em mais ou menos 100 metros, seus trilhos se iniciavam nela (vide PAA).

A rigor, a casa do Paint estaria hoje dentro da área pontilhada (mapa PAA) formando um trapézio, próximo de onde está escrito a expressão: E.F.Leopoldina no mapa invertido pelo Melekh.

Abram o Google e tentem localizar as coordenadas que postei e vocês verão onde na minha opinião era a estação.

De qualquer forma, dêem suas opiniões.


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Amaral » 03 Jun 2011, 17:21

Adenilson, eu ia falar exatamente sobre a cicatriz entre as casas e o "Clube". O Clube na verdade é uma clínica municipal e a piscina pertence ao CIEP da Mangueira que é o prédio comprído que margeia a EF Auxiliar/EF Leopoldina.

Com certeza aquela cicatriz é o limite da ferrovia e acompanha o leito do ramal até entrar no leito da EF Leopoldina/EF Auxiliar. A Estação ficava onde hoje é o meio da rua em frente à casa do Paitball, no final do "rabo de escorpião" da Santos Melo que deve ter sido aberto à época deste PAA que significou a demolição da estação.

Como disse antes, aquele quarteirão todo devia ser o pátio da estação, que for ser uma estação de baldiação por algum tempo devia ter um razoável volume de tráfego de pessoas. E a casa do Paintball e o imóvel representado no PAA logo abaixo do nome "EF Leopoldina".

A Escala dessa planta é pequena em relação aos mapas tradicionais, então so componentes ficam maiores que o costume.

Em casa eu tento indicar essas afirmações no PAA e no mapa.


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Amaral » 03 Jun 2011, 23:24

Qual o programa que vocês usam para upar imagens? To por fora disso. Usava o ImageShack a muito tempo atrás.

Fiz umas indicações no Mapa e no PAA.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Jun 2011, 23:49

Amaral escreveu:Qual o programa que vocês usam para upar imagens? To por fora disso. Usava o ImageShack a muito tempo atrás.

Fiz umas indicações no Mapa e no PAA.
Eu uso o Picasa (http://www.picasa.com)

Quando upar as imagens (que podem ser divididas em álbuns), abra uma e localize do lado direito da tela um link escrito "Link para esta foto". Clique nele e marque abaixo a opção "Somente imagem (sem link)". Escolha logo acima o tamanho da imagem para ser postada e copie o endereço criado no campo "Incorporar imagem". Este endereço é o que você deve postar aqui, dentro das [img]e[/img]
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 04 Jun 2011, 10:09

Amaral,
Por isso é importante a opinião de todos. 3 cabeças pensam melhor que 2, 4 melhor que 3 e assim por diante.
Acho que a expressão "cicatriz" não poderia ter aplicação melhor.
Foi justamente o que queria dizer, mas não encontrei uma expressão prática.
Talvez a ferrovia não passasse exatamente ali, mas dentro desse local com piscina. Talvez o limite (cicatriz) com as casas fosse o início da faixa de servidão da ferrovia.
Sobre o pátio ferroviário a a área toda por ali ser da ferrovia, também concordo que é bem provával, justamente pela faixa de servidão da ferrovia.
Fiquei analisando o mapa da SMU e é bem possível que a casa do Paint Ball fizesse parte da ferrovia, além de imaginar que o desvio ao longo da plataforma pudesse ser um "by pass" da locomotiva após a chegada a estação para o seu retorno.
Para isso no final da linha (ao lado da casa de Paint Ball) pudesse ter um girador. Será?

Sobre o programa para baixar fotos, eu ia falar sobre o Photobucket que uso, mas o Dado já seu uma boa dica acima. okk






Amaral escreveu:Adenilson, eu ia falar exatamente sobre a cicatriz entre as casas e o "Clube". O Clube na verdade é uma clínica municipal e a piscina pertence ao CIEP da Mangueira que é o prédio comprído que margeia a EF Auxiliar/EF Leopoldina.

Com certeza aquela cicatriz é o limite da ferrovia e acompanha o leito do ramal até entrar no leito da EF Leopoldina/EF Auxiliar. A Estação ficava onde hoje é o meio da rua em frente à casa do Paitball, no final do "rabo de escorpião" da Santos Melo que deve ter sido aberto à época deste PAA que significou a demolição da estação.

Como disse antes, aquele quarteirão todo devia ser o pátio da estação, que for ser uma estação de baldiação por algum tempo devia ter um razoável volume de tráfego de pessoas. E a casa do Paintball e o imóvel representado no PAA logo abaixo do nome "EF Leopoldina".

A Escala dessa planta é pequena em relação aos mapas tradicionais, então so componentes ficam maiores que o costume.

Em casa eu tento indicar essas afirmações no PAA e no mapa.


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Amaral » 05 Jun 2011, 19:35

Upei as imagens.
Na foto do PAA indiquei a construção que seria a casa de Paintball que seria parte do pátio da estação.

Imagem]


Peguei uma imagem do Google e inclusive inclinei ela para ficar no mesmo angulo aproximado do PAA para comparações.
Nela indiquei as posições da estação, da linha até se juntar ao leito atual da EF Leopoldina e do que eu acho ter sido a área do pátio.

Imagem


Aguardo comentários. :beer:


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 06 Jun 2011, 08:46

Amaral,
O comentário que tenho a fazer é que o seu trabalho de superposição das imagens foi perfeito. app
Não é fácil fazer esse tipo de trabalho, sobretudo quando as plantas antigas são rarefeitas em termos de urbanização comparando-se com a situação atual.
Eu fiz esse tipo de trabalho quando quis dar umas explicações no tópico da Rio D'ouro e também no tópico da estação Todos os Santos e realmente ter que ter bastante paciência.
Eu imaginei os traçados de cabeça e ao fazê-lo na prática, acho que você entendeu quando eu quis dizer que talvez o traçado da ferrovia fosse um pouquinho para dentro da tal clínica, sendo o limite com o atual muro com a região das casas, a faixa de servidão da ferrovia.
Eu diria que no caminho da ferrovia até a atual linha tronco da auxiliar, você também foi bastante feliz.
Acho que agora quem ler as nossas explicações e depois consultar a edição feita por você vai entender tudo.
okk


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Melekh » 06 Jun 2011, 11:31

Pessoal,


Coloco aqui os mapas na mesma posição para uma melhor comparação e assim podermos ter um maior posicionamento da estação.

Imagem



Imagem


Imagem


Locais provaveis. A - B - C


Fiquem a vontade...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Jun 2011, 13:53

Parece ser mesmo no ponto B, Melekh ...

Se a estação ficava onde hoje é uma rua, com certeza ela foi demolida mesmo ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes