Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nina » 14 Mai 2011, 00:25

eu tbm vi no google esse lance de Variante da Rio Sao Paulo e fiquei intrigada, mas nao dei muita atencao. Bom saber...
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 16 Mai 2011, 09:47

Dado suas observações:



1-Primeiramente, devo alertar que as distâncias estão equivocadas. Na verdade, Austin fica a 4,000km de Carlos Sampaio, mas Cabuçu não fica no km 5,120 a partir de Carlos Sampaio, e sim, a partir de Austin.

Respondendo:

Sim, eu tive esta dúvida, pois no livro do Helio Suevo diz que Austin era o Km 0,000, mas como dizia que de Carlos Sampaio até Austin somava 04,00 Km, presumi que Carlos Sampaio era o Km 0,000, logo eu marquei no mapa de Azulejos, tais medidas, tudo a base do presumível. É por isso que se faz necessário, pessoas com conhecimento, para ratificar ou retificar um ao outro. Em suma, não é definitiva a minha conclusão.


2-O primeiro mapa (é o do IBGE que enviei o link a você ?) está incorreto ! Parece audácia minha questionar o trabalho do IBGE, mas o percurso da linha entre Austin e Carlos Sampaio desenhado no mapa é impossível ! Há dois morros no caminho e até onde sabemos não há túneis no caminho, para vencer estes morros ... ou há ???

Respondendo:

Eu tambem fiz o trajeto de Austin para Carlos Sampaio, juntamente com o Sr. Lentúlio Bernardo Umile, e não me lembro de ter passado por nenhum túnel, seguimos o caminho que as pessoas do local nos indicava, só que apesar deste trecho ter durado mais tempo e ser de bitola métrica (o de Bitola Larga durou pouco tempo), tinha pouco resquicio, algumas pontes, a ponte ao lado da L. Auxiliar entre outros.

Detalhe a marcação que fiz no Mapa do IBGE que voce me enviou, eu fiz de maneira totalmente errada, esqueça o traçado.

O fiz assim porque no livro do Helio Suevo cita tais locais, só que na realidade, o traçado está mais a direita e o encontro com a L.Auxiliar se dá a quase 900 metros antes da antiga Estação de Carlos Sampaio, inclusive me lembro de ter passado perto de um Cemitério.


Pode ser que a linha começava para ambos os lados em Austin. Então Carlos Sampaio ficaria no km 4,000 e Cabuçu no km 5,120, ambas partindo de Austin. Sim, poderia, já que Carlos Sampaio – Austin era de Bitola Métrica e de Austin-Santa Cruz em Bitola Larga, vemos também que um trecho foi extinto primeiro e o outro durou por mais um tempo.

Após Engenheiro Araripe a linha é atravessada por uma extensa passagem superior da antiga rodovia Rio-São Paulo. Na realidade era um viaduto, só que não mais existe o viaduto, pois foi demolido.

Sei que algumas pessoas neste trecho possuem fotos deste viaduto e até me falaram que iriam procurar para me emprestar.

Esqueci de informar que na realidade o trecho da linha atravessa a antiga Variante da Antiga Estrada Rio-São Paulo.

Fiquei triste que você não poderá participar, sua pessoa é mais que necessária, dado o seu aparato de conhecimentos, alem de saber que você tem um interesse especial pelo trecho, mas não se preocupe, pois se tudo correr bem e a expedição sair, procurarei documentar o máximo de informações e colocarei no fórum.



Abraço a todos.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Mai 2011, 09:03

^^ Vamos que vamos ! Próximos encontros virão e estarei na área ... obrigado pela consideração !

Encontrei ontem, passeando pelo Google, um trecho do livro "O concreto no Brasil", de Augusto Carlos de Vasconcelos. Em determinado trecho é citada uma "Passagem Superior" na antiga rodovia Rio-São Paulo ... acredito que seja a citada passagem sobre a Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz, que foi demolida ... vejam:

Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 18 Mai 2011, 11:53

Dado,


Como eu havia dito antes, havia uma ponte sobre a Rio-São Paulo (variante), logo após a Estação Engenheiro Araripe, só que na epoca que passei por lá, a ponte já havia sido demolida; mas me foi prometido por moradores que me emprestariam a foto da ponte.

Também quando caminhei com o Sr. Lentulio Bernardo Umile, encontramos duas pequenas pontes, só que após passar por Cabuçu, bem mais a frente, ao chegarmos no rio que não lembro o nome, não mais existia a ponte que atravessava o mesmo.

Até a Rio-São Paulo eu sei ir, após terei que me informar, pois na época estava anoitecendo e tivemos que abortar a caminhada e não mais retornei lá.

O trecho até Carlos Sampaio também fiz, mas muito rápido, não me lembro muito bem do trajeto, faltou alguma coisa para documentar.

O trecho promete, tem áreas remotas, urbanas, algumas favelas, mas nada violento.

Espero que não chova no dia.

Eu não estou podendo postar mapas do Google Maps, pois uso o computador no trabalho, se alguem tiver mapas do trajeto, seria bom postá-los aqui.


Abraço.


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 18 Mai 2011, 13:37

Dado colocou no Tópico dos encontros:
DadoDJ escreveu:Antes de chegar a Marapicu, há um trecho que abriu uma certa dúvida comigo: eu tinha certeza do caminho até rever o mapa de azulejos. Me parece que em determinado ponto (provavelmente após a ponte sobre o Rio Cabuçu) a linha mudava o sentido, em uma leve mudança de direção para a direita. Anteriormente, eu acreditava que a linha seguia reta, e também vi isso no mapa do IBGE antigo. Mas só vocês poderão desvendar isso, e eu sei como ! Vejam a imagem abaixo:
Imagem
Após cruzar o Rio Cabuçu (no topo da imagem), a linha segue em reta. Após um trecho, vocês irão seguir ao lado de um afluente do Rio Ipiranga, que corre ao lado esquerdo da linha. Para matar a charada, continuem em frente até cruzar o rio, mas não o cruzem ! Vejam se a via continua à direita, paralela ao afluente do rio. Se seguir, andem por uns 500 metros e procurem por uma ponte ou ruínas. Se não houver nada, voltem à ponte anterior e me desculpem por fazerem perder tempo ( :ttn: ). Se houver uma ponte, eu acredito que este tenha sido o verdadeiro caminho da linha. O problema é que este trecho não tem quase nenhuma habitação após cruzar o rio, e pelo caminho anterior há muitas casas. Isso leva a pensar que é o caminho correto também. Pessoal, neste caso, vocês vão ter que desvendar este mistério, talvez perguntando a alguém da região. Mas não deixem de procurar uma possível segunda ponte sobre este braço do Rio Ipiranga ... pode ser que haja algo interessante !

Se eu conseguir decifrar mais alguma coisa, postarei aqui !

Boa sorte a todos ! okk
Postei aqui para termos mais informações.


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 20 Mai 2011, 14:20

Galera,

Local da Estação Cabuçu:

Imagem

Abraços.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 20 Mai 2011, 21:27

^^ Boa ! ! !

app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 23 Mai 2011, 10:14

Pessoal,

Mais informações:

Leito da Linha, Cruzamento com a variante Rio - São Paulo e Estação Engo. Araripe.

Imagem


Imagem


Continua...


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 26 Mai 2011, 14:32

Atenção pessoal!


Este é o caminho de Austin - até Variante Rio- São Paulo.


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem





EM BREVE O RESTO DO TRECHO...
Editado pela última vez por Melekh em 31 Mai 2011, 08:41, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Mai 2011, 15:37

S-H-O-W D-E B-O-L-A !

app app app app


Obs.: meio louco esse trecho:
Imagem

:P
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 26 Mai 2011, 16:37

^^ Pergunta básica: Há motivo lógico para a desativação do ramal?
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 27 Mai 2011, 10:09

Dado,


O trecho segue desta forma, porque tem um morro ao lado.

O traçado segue ao lado do rio e após; se afasta quando se aproxima da Estação Engo. Arararipe, seguindo pela rua com o mesmo nome.


Imagem


André Vasconcellos,

Não sei te informar o que levou a desativação do Ramal, as informações sobre o mesmo, são poucas.

Quanto ao restante do traçado até Santa Cruz, tenho que me informar...


Abraço a todos.


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 27 Mai 2011, 11:04

Pessoal,


Fiz uns ajustes nos mapas - colocando-os em ordem alfabetica, o caminho de Austin - até Variante Rio- São Paulo.


EM BREVE O RESTANTE DO TRECHO...

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Mai 2011, 13:02

Melekh escreveu:Dado,

O trecho segue desta forma, porque tem um morro ao lado.
(...)
Aí está uma grande vantagem de se percorrer a pé um antigo leito ferroviário. Apesar do Google Earth mostrar a altitude de determinado ponto, não dá pra saber o formato da elevação, se foi feito um corte ou se a linha circundou o morro. Maravilha ! Se não fosse você eu sempre ía achar que a linha passaria reta por ali ...
;)

O traçado até Santa Cruz me traz pouquíssimas dúvidas, pois ela seguia por onde hoje é a Estrada do Tinguí, Estrada Linha de Austin, Estrada do Furado, Estrada da Boa Esperança, Bêco do Brizola e novamente Estrada Linha de Austin, onde cruza a Estrada de Urucãnia e alcança a EFCB Ramal de Mangaratiba/Angra (Ramal Santa Cruz atualmente). O negócio é saber por onde a linha passava entre a estação de tratamento do Guandu e a Av.Brasil, pois hoje em dia há a Fábrica da Brahma; os bairros Km32, Parque São Francisco e Prados Verdes; além da própria estação de tratamento da CEDAE por cima do antigo leito ...

Lembrando que no trecho dentro do município do Rio de Janeiro, dá pra se percorrer boa parte do trecho utilizando o Google Street View.

Dicas de como utiliza-lo no Maps Google: http://maps.google.com/help/maps/streetview/
Dicas de como utiliza-lo no Google Earth: http://www.tecmundo.com.br/7307-como-us ... -earth.htm
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 27 Mai 2011, 13:29

Dado,


Se não for muito trabalhoso, teria como voce elaborar o restante do trajeto até santa Cruz.

Caso possível, eu por aqui também vou cruzando as informações.

Mas se não for possível, compreendo, sei que seu dia a dia é muito agitado.


Valeu.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Mai 2011, 19:47

Sim, Melekh !

Vou tentar !

Abraço !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Mai 2011, 16:54

Continuação: trecho entre a Fábrica da Brahma (antiga Rodovia Rio São Paulo) e Santa Cruz, já dentro do município do Rio de Janeiro

Fábrica da Brahma e o ponto que conhecemos onde a linha passava (traçada na cor vermelha):
Imagem

Cruzando a Av.Brasil e entrando no Conjunto do Campinho. Obs.: não existe mais a ponte sobre rio mostrado:
Imagem

O antigo leito, agora com o nome de Estrada Linha de Austin:
Imagem

Local aproximado onde fica(va) a estação Engenheiro Heitor Lira:
Imagem

Pequeno trecho em área rural:
Imagem

Alcançando o ramal de Santa Cruz:
Imagem


Trecho final:
Imagem

Falta fechar o trecho entre a fábrica da Brahma e a estação de tratamento do Guandu, totalmente invadida por loteamentos e grandes empresas ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 30 Mai 2011, 14:15

Dado, meu camarada,
MUITO BOM OS MAPAS!


Companheiros do fórum.

Saudações.


Coloco aqui o traçado do Ramal, peneirando o mesmo, pelas possíveis ruas onde podemos presumir, um dia o mesmo existiu.

Enfatizo que as porcentagens de chances de estarem corretas as anotações são de 90%.

Vamos lá:


Mapa já corrigido:


Imagem


Partindo de Austin para Santa Cruz.


RUA CARMEM RIBEIRO – [corta Estrada Luiz Mario Rocha Lima] – RUA LINHA VELHA – [corta Travessa Barbosa] – RUA LINHA VELHA - [leito entre Estrada Jose Luiz Silva – Rua Projetada - - - - - - - - - - - - - Rua Francisco Matos da Silva] – RUA LINHA VELHA [corta Rua Noel] – RUA LINHA VELHA - [corta Rua Riachão] - LEITO ENTRE LOJAS AMERICANAS - - - - - - - - - - - - - ESTRADA JOSÉ LUIZ SILVA] - [corta Rodovia Pres. Dutra] – RUA RONALDO JOÃO AMÉRICO MACHADO - [corta Rua de barro (sem nome)] – LOCAL ERMO - - - - - ENTRE ESTRADA DA GRANJA - LOCAL ERMO - - - - - ENTRE ESTRADA DA GRANJA E ESTRADA DE CABUÇU - [corta Rua Eduardo Araujo] – RUA MANOEL REINA GOMES – AV. SANTA CRUZ – [corta Estrada Mato Grosso] – AV. SANTA CRUZ ao lado Condomínio Jardim Paraíso – TRECHO NO ERMO (obs. Não entrar na Rua Guarani) – [atravessar Rio] – PASSA PERTO DE UM GALPÃO NO ERMO – RUA COQUEIROS – [corta Estrada Curral Novo] – RUA COQUEIROS – [corta Rua Luiz Eduardo] - RUA COQUEIROS – [corta Rua Leonardo//Rua Costa Barros] – RUA COQUEIROS – acaba a RUA COQUEIROS – [corta Rua Capela] – ERMO – [corta Rua Encanto] – ERMO – Contorno no MORRO – [corta Ponte Rio Guandu-Mirim] – ERMO – [corta Rua Aquiles] – RUA ENGO. ARARIPE – ESTAÇÃO – [Variante Rio – São Paulo]

TRECHO A DEFINIR entre Variante Rio-São Paulo e Avenida Brasil.

[corta Avenida Brasil] – ERMO – [corta RIO] – CORRE PARALELA a ESTRADA DO TINGUÍ – [corta Rua Um] CORRE PARALELA a ESTRADA DO TINGUÍ – [corta Estrada do Campinho] – ESTRADA LINHA DE AUSTIN – CORRE PARALELA ou CORTA A ESTRADA DE PACIENCIA - ESTRADA LINHA DE AUSTIN – [corta Estrada Santa Rosa] – ESTRADA DO FURADO (perto torre da Light) – [corta Rua Cilon Cunha Brum] - ERMO – [corta Beco do Coqueiral] – ERMO (CORRE PARALELA A ESTRADA DA BOA ESPERANÇA) – BECO DO BRIZOLA – [corta Rua São João] – [corta RIO] - ESTRADA LINHA DE AUSTIN – ESTRADA URUCANIA (3720) – LINHA DO TREM ATÉ – SANTA CRUZ//MATADOURO.



Como disse, temos que descobrir o traçado que falta entre a Variante Rio-São-Pualo até a Avenida Brasil.




Abraço a todos.
Editado pela última vez por Melekh em 31 Mai 2011, 09:23, em um total de 4 vezes.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Mai 2011, 14:34

Show !

app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 31 Mai 2011, 09:50

Dado, comentou:


Melekh, permita-me fazer algumas observações ...

1-Primeiramente, devo alertar que as distâncias estão equivocadas. Na verdade, Austin fica a 4,000km de Carlos Sampaio, mas Cabuçu não fica no km 5,120 a partir de Carlos Sampaio, e sim, a partir de Austin. Pode-se perceber isso também no mapa de azulejos que você postou ... veja que o trecho entre Cabuçu e Marapicu tem mais distância do que entre Marapicu e Engenheiro Araripe, mas no mapa está assinalado um trecho maior entre Engenheiro Araripe/Marapicu do que entre Marapicu/Cabuçu...

Note que no texto diz que a linha começava para ambos os lados em Austin ! Então Carlos Sampaio ficaria no km 4,000 e Cabuçu no km 5,120,ambas a partir de Austin. É bem estranho, mas é o que dá a entender ...


Dado,

Coloco o Mapa com as devidas correções, qualquer discrepância me avise.


Imagem


Abração.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante