Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 31 Mai 2011, 11:07

Pessoal.


Na linha velha, antigo curral do moisés, hoje Jardim Paraiso, existia uma estação e também uma ponte sobre a linha ferroviária.

Até 1958, existia a antiga fazenda que ligava a estação ferroviaria de linha velha (Curral do Moisés, pai de Bira e Davi)

A ponte também nao existe mais foi demolida.

Nossa história esta comprometida, no futuro não teremos nehum registro de nosso passado.

O tempo passou e nao existe mais, tudo acabou, como será o futuro?
Editado pela última vez por Melekh em 24 Ago 2011, 11:02, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Mai 2011, 13:58

Melekh escreveu:Pessoal.


Na linha velha, antigo curral do moisés, hoje Jardim Paraiso, existia uma estação e também uma ponte sobre a linha ferroviária.

^^ Existia uma ponte sobre a ferrovia ? Para dar acesso à fazenda ?
Trem do Ramal.

Imagem

Imagem

^^ Essas locomotivas não estão retratadas no livro do Hélio Suêvo ???

Foto, Fazendinha Linha Velha.

Imagem

^^ Legal ! ! ! app
Até 1958, existia a antiga fazenda que ligava a estação ferroviaria de linha velha (Curral do Moisés, pai de Bira e Davi)

A ponte também nao existe mais foi demolida.

Nossa história esta comprometida, no futuro não teremos nehum registro de nosso passado.


Estrada Humaita època dos laranjais.

Imagem


A velha ponte sobre o Rio Guandú (km 39 da antiga Estrada Rio São Paulo) O Rio é a principal fonte de abastecimento de Agua Potavel para o Estado do Rio de Janeiro.

Imagem



O tempo passou e nao existe mais, tudo acabou, como será o futuro?
Este texto está no site www.marapicu.com.br ... o legal é que teremos algumas referências para investigar durante a caminhada ! Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Mai 2011, 16:16

Oi pessoal.
Acho que o mapa realmente deixa isso claro.
Austin fica como Km ZERO e a distância de 4 km até Carlos Sampaio soa como uma "distância negativa" do ramal, se é que me entenderam. :D
Dá a impressão que os trechos foram construídos em momentos diferentes, será? :ttn:

Melekh escreveu:Dado, comentou:


Melekh, permita-me fazer algumas observações ...

1-Primeiramente, devo alertar que as distâncias estão equivocadas. Na verdade, Austin fica a 4,000km de Carlos Sampaio, mas Cabuçu não fica no km 5,120 a partir de Carlos Sampaio, e sim, a partir de Austin. Pode-se perceber isso também no mapa de azulejos que você postou ... veja que o trecho entre Cabuçu e Marapicu tem mais distância do que entre Marapicu e Engenheiro Araripe, mas no mapa está assinalado um trecho maior entre Engenheiro Araripe/Marapicu do que entre Marapicu/Cabuçu...

Note que no texto diz que a linha começava para ambos os lados em Austin ! Então Carlos Sampaio ficaria no km 4,000 e Cabuçu no km 5,120,ambas a partir de Austin. É bem estranho, mas é o que dá a entender ...


Dado,

Coloco o Mapa com as devidas correções, qualquer discrepância me avise.


Imagem


Abração.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Mai 2011, 16:22

Melekh.

Nesse caso talvez, imagino que a ferrovia passava a esquerda da construção, levando em consideração esse ângulo.
Tenho acompanhado os fóruns e apenas hoJe deu tempo para escrever alguma coisa.
Em relação às outras estações, com a quilometragem "na mão", não será difícil encontrar as edificações.
Para o local exato, sugiro para a caminhada, que vocês levem um GPS, mas antes plotem no GOOGLE as coordenadas exatas sobre o local provável das estações e/ou paradas.
Durante a caminhada será só um CQD. okk

Um abraço.



Melekh escreveu:Galera,

Local da Estação Cabuçu:

Imagem

Abraços.


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 02 Jun 2011, 10:34

Dado,

Você colocou: Este texto está no site http://www.marapicu.com.br ... o legal é que teremos algumas referências para investigar durante a caminhada ! Valeu !

Eu já havia colocado antes o endereço eletrônico, só que esqueci de citá-lo novamente, veja abaixo:


Melekh escreveu:Fonte; http://www.marapicu.com.br/historia_ferrovia.htm


Esta linha cortava toda região, nos dias de hoje (2010) existe ainda alguns trechos com os vestígios do antigo ramal ferroviario (Saindo de Lagoinha na praça antes de chegar a Estrada de Madureira) a estação existia atraz da fazendinha proximo ao rio cabenga com Variante Rio São Paulo no antigo curral do Moisés, (pai de Bira e Davi) ate alguns anos atraz existia também a ponte sobre a linha ferrea.

Os loteamentos aprovados ao arrepio da lei estão acabando com nossa história, no Km 32 bem ao lado da Antiga Estrada Rio São Paulo existia vestígios até os anos 80, hoje também foi invadido.

Em Austin serão feitas installações apropriadas para depósito e lavagem de vagões série H. A linha será de bitola mista." Essa linha acabou sendo construída, mas funcionou por poucos anos, até a década de 1940. Pouco mais de quatro quilômetros à frente, no sentido da estação seguinte, Aljezur, a antiga linha Auxiliar (e hoje a linha Japeri-Arará) cruza o rio do Ouro, que abastece o Rio de Janeiro desde 1888 e que deu origem à E. F. Rio do Ouro.
Dado, um detalhe. Note que nas fotos do site existe uma que tem a locomotiva parada e cita que se trata de uma parada ou estação. Eu particularmente acredito ser Marapicu, já que o site é do local, o que voce presume?

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Adenilson, você colocou: “Oi pessoal. Acho que o mapa realmente deixa isso claro. Austin fica como Km ZERO e a distância de 4 km até Carlos Sampaio soa como uma "distância negativa" do ramal, se é que me entenderam. Dá a impressão que os trechos foram construídos em momentos diferentes, será?

Pelo que consta, ambos os trechos foram feitos juntos; já a desativação, esta sim foi em momentos diferentes.


Sobre a ferrovia passar a esquerda da construção, acredito que sim, se o que você diz seja em direção a Santa Cruz, pois é bem nítido um lastro no terreno.

Até a Variante da Rio-São Paulo eu fiz todo trecho á pé com o Sr. Lentulio Bernardo Umile, posso te dizer que só em poucos trechos tive que sair do leito, por motivos de invasão e travesia de rios, pois não possuíam mais as pontes.

O trecho Austin-Carlos Sampaio também percorri, só que hoje eu tenho dúvidas sobre alguns trechos do mesmo.




Forte abraço.


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 02 Jun 2011, 11:20

Postando as informações do Ramal:

Estações ou Paradas por ordem.


CARLOS SAMPAIO. km 4.00

Neste trecho não visualizei resquícios da estação, terei(mos) que ver com mais critério.

Imagem


AUSTIN. km 0.00

Imagem

Imagem


CABUÇU. km 5.120

Imagem

Imagem


MARAPICU km 10.400

Imagem


ENGENHEIRO ARARIPE. km 14.320

Imagem


ENGENHEIRO HEITOR LIRA. km 23.600

Ou será casa de turma?

Imagem

SANTA CRUZ. km 30.168

FOTO: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... ruz041.jpg

Imagem



MATADOURO. km 31.868

Imagem


Caminho de Carlos Sampaio-Austin.

Locais de abrangência:

Carlos Sampaio – Nossa Sra. Do Rosário – Três Fontes – Gratidão – Jurema – Vila Nova – Austin.


Caminho de Austin-Matadouro.

Locais de abrangência:

RUA CARMEM RIBEIRO – [corta Estrada Luiz Mario Rocha Lima] – RUA LINHA VELHA – [corta Travessa Barbosa] – RUA LINHA VELHA - [leito entre Estrada Jose Luiz Silva – Rua Projetada - - - - - - - - - - - - - Rua Francisco Matos da Silva] – RUA LINHA VELHA [corta Rua Noel] – RUA LINHA VELHA - [corta Rua Riachão] - LEITO ENTRE LOJAS AMERICANAS - - - - - - - - - - - - - ESTRADA JOSÉ LUIZ SILVA] - [corta Rodovia Pres. Dutra] – RUA RONALDO JOÃO AMÉRICO MACHADO - [corta Rua de barro (sem nome)] – LOCAL ERMO - - - - - ENTRE ESTRADA DA GRANJA - LOCAL ERMO - - - - - ENTRE ESTRADA DA GRANJA E ESTRADA DE CABUÇU - [corta Rua Eduardo Araujo] – RUA MANOEL REINA GOMES – AV. SANTA CRUZ – [corta Estrada Mato Grosso] – AV. SANTA CRUZ ao lado Condomínio Jardim Paraíso – TRECHO NO ERMO (obs. Não entrar na Rua Guarani) – [atravessar Rio] – PASSA PERTO DE UM GALPÃO NO ERMO – RUA COQUEIROS – [corta Estrada Curral Novo] – RUA COQUEIROS – [corta Rua Luiz Eduardo] - RUA COQUEIROS – [corta Rua Leonardo//Rua Costa Barros] – RUA COQUEIROS – acaba a RUA COQUEIROS – [corta Rua Capela] – ERMO – [corta Rua Encanto] – ERMO – Contorno no MORRO – [corta Ponte Rio Guandu-Mirim] – ERMO – [corta Rua Aquiles] – RUA ENGO. ARARIPE – ESTAÇÃO – [Variante Rio – São Paulo]

TRECHO A DEFINIR entre Variante Rio-São Paulo e Avenida Brasil.

[corta Avenida Brasil] – ERMO – [corta RIO] – CORRE PARALELA a ESTRADA DO TINGUÍ – [corta Rua Um] CORRE PARALELA a ESTRADA DO TINGUÍ – [corta Estrada do Campinho] – ESTRADA LINHA DE AUSTIN – CORRE PARALELA ou CORTA A ESTRADA DE PACIENCIA - ESTRADA LINHA DE AUSTIN – [corta Estrada Santa Rosa] – ESTRADA DO FURADO (perto torre da Light) – [corta Rua Cilon Cunha Brum] - ERMO – [corta Beco do Coqueiral] – ERMO (CORRE PARALELA A ESTRADA DA BOA ESPERANÇA) – BECO DO BRIZOLA – [corta Rua São João] – [corta RIO] - ESTRADA LINHA DE AUSTIN – ESTRADA URUCANIA (3720) – LINHA DO TREM ATÉ – SANTA CRUZ//MATADOURO
.




Ainda existem trechos a confirmar


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 07 Jun 2011, 14:18

Pessoal,


Quero aqui fazer algumas correções:

Conversando com o nosso companheiro Dado, este me alertou sobre as seguintes fotos postadas abaixo e que se encontram no site http://www.marapicu.com.br


Imagem

Imagem


Estas fotos estão na capa do livro do Helio Suevo, mas foram colocadas no site indicado, como parte do ramal e isso não está correto.

Eu acabei pegando as mesmas e incorri no erro.

Peço desculpas.



Obrigado pelo alerta Dado.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 07 Jun 2011, 21:44

Valeu !
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 28 Jun 2011, 10:39

Pessoal,


Na quinta última, feriado percorri sozinho o trecho do ramal.
Partindo de Austin em direção a Santa Cruz, encontrei bastante coisa, que todos veremos a seguir:

Estação Austin

Imagem


Saída para Santa Cruz.

Imagem

Imagem

Imagem


Casa de Turma próximo de Austin.

Imagem

Imagem


Resquicios do Leito (trilhos).

Imagem


Antigo Leito.

Imagem

Imagem

Casa de Turma.

Imagem


Antigo Leito.

Imagem

Imagem

Cruzamento da Linha com a Rodovia Presidente Dutra - Nova Iguaçu.

Imagem


Antigo Leito.

Imagem


Resquícios.

Imagem

Casa de Turma.

Imagem


Antigo Leito.

Imagem

Imagem


Resquício de Ponte.

Imagem

Imagem


Outros resquícios.

Imagem

Estação Cabuçu (Passa Vinte) - Km 5.120


Antes e depois.

Imagem


Imagem

Imagem


Imagem


No fundo a Antiga Guinle & Cia.

Imagem


Casa do Agente.

Imagem


Resquícios do Leito.


Imagem


Ponte sobre o rio.


Imagem


Antigo Leito.

Imagem


Estação Marapicu - Km 10.400


Imagem


Antigo Leito.

Imagem


Imagem


Imagem


Resquício da ponte.

Imagem


Estação Engenheiro Araripe - Km 14.320

Antes e depois.

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem

Imagem


Trilhos (resquícios)

Imagem


Variante Rio-São Paulo. Cruzamento do Leito.

Imagem


Em breve teremos os restante do trecho...

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Jun 2011, 15:18

app , app e + app

Este post merece 1.000.000 de app

:lol:

Melekh, PARABÉNS ! A descrição do trecho nos remete ao local, como se estivéssemos caminhando junto, muito show de bola !

Os detalhes fotografados no caminho então, sem palavras !

Agora as estações, comparando com as fotos antigas, e comprovando em detalhes todas as informações, meu amigo, isso foi de arrebentar a boca do balão, matou a pau e qualquer outro ditado no mesmo sentido.

Parabéns, muito, mas muito show de bola mesmo ! Fantástica expedição solitária ... histórica e antológica, sem precedentes !

Valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nogueiraf
USUÁRIO JR
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Mai 2009, 09:31
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nogueiraf » 28 Jun 2011, 19:10

Parabéns, Melekh!!! app

Não só pelo material feito, muito bom, mas, também, pela coragem. Hehehe. Muito bom mesmo o material, agora fica a expectativa para o restante.


app app app
Amanda

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por LRangel » 28 Jun 2011, 23:23

Melekh, sou até suspeito pra falar do seu trabalho. Você, além de dar uma nova vida ao fórum, simplesmente tem sempre "um coelho dentro da cartola".

Fantástico!!!!!!!!!

Fiquei um pouco triste por não poder ter ido, mas você me levou ao lugar com todos esses registros.

Muito bom mesmo meu amigo.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 29 Jun 2011, 08:39

Dado, Amanda (Nogueiraf), LRangel,


Eu é que tenho que agradecer aqui.

Tenho aprendido muito e é graças a todos vocês foristas, que tenho depurado as informações obitidas sobre os diversos ramais, fitrando e as vezes chegando a 100% da veracidade da história de uma determinada ferrovia.

Agradeço mesmo.

Para breve pretendo fazer o restante do Ramal (tem uma mensagem no tópico dos encontros), apesar de ter um "buraco a desvendar" entre Engo. Araripe e a Av. Brasil, pois não estou conseguindo delinear o trecho da ferrovia lá.

Veremos....

Abraço a todos os companheiros.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nina » 29 Jun 2011, 12:13

Parabens Melekh! app

Eu tinha visto essas fotos no orkut Trilhos do Rio. Só tenho a agradecer com sua maravilhosa contribuição!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Jun 2011, 15:18

O perfil "Trilhos do Rio" é meu segundo perfil no Orkut !

Eu coloquei as fotos lá para postar na comunidade "RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS", já que o Orkut não permite postar fotos externas, apenas do álbum do Orkut mesmo ...

Mais uma vez, parabéns, Melekh !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


RATAO
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Mai 2011, 12:58

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por RATAO » 29 Jun 2011, 18:43

simplismente fantastico app
CELSO

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nina » 29 Jun 2011, 21:18

DadoDJ escreveu:O perfil "Trilhos do Rio" é meu segundo perfil no Orkut !

Eu coloquei as fotos lá para postar na comunidade "RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS", já que o Orkut não permite postar fotos externas, apenas do álbum do Orkut mesmo ...

Mais uma vez, parabéns, Melekh !
Parabens Dado por divulgar la tbm.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Adenilson » 01 Jul 2011, 10:01

Melekh,

Adiciono também as minhas app .
Parabéns pela "reedição" do trecho.
Destaque especial para as estações de Engenheiro Araripe, onde dá para ver nitidamente a descontinuidade da pintura na alvenaria no lugar da janela original.
Dá para perceber também que foi levantado mais ou menos 1 metro de parede em direção ao fundo da estação, complementando mais o vão da cobertura.

Em relação a estação Cabuçú, que prédio magnifíco e dá para ver que tinha uma plataforma bem mais comprida.

Duas coisas me chamaram muita atenção.
1) Essas estações eram dadas como demolidas e vemos que estão de pé. Isso nos dá a esperança de acharmos resquícios, principalmente em área rural.
Como já expus antes, a probabilidade de acharmos algo assim no Rio é mínima.

2) A falta de padronização na arquitetura das estações. Por quê a estação de Eng.Araripe é tão simples se compararmos com a de Cabuçú?
Será que o trem de passageiros parava em todas as estações do trecho?

Um abraço.


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 01 Jul 2011, 10:45

Adenilson,


Como já disse antes, eu é que tenho que agradecer a todos vocês.

Falando em Cabuçu, a estação está escondida, tem uma porteira na frente.

Foi muito arriscado entrar la´, tive que botar um cachorro para correr, para poder adentrar no terreno.

O risco maior foi a expectativa do caseiro chegar a qualquer momento, pois uma vizinha do local disse que ele havia ido na casa da mãe dele.

Imagine se ele volta e me encontra dentro do loca?
Na pior das hipóteses, eu poderia levar um tiro... mas eu não tinha tempo para que ele retornasse, afinal ainda tinha muito chão pela frente e os dias são mais curtos nesta época.

Realmente no interior, temos achado muita coisa em pé, na área urbana já é mais difícil.

Em relação a falta de padronização na arquitetura das estações, acredito que não houve um maior planejamento, até porque a parte de Bitola Métrica durou mais do que a de Bitóla Larga.

Sobre o trem de passageiros parar em todas as estações do trecho, acredito que sim, pois pelo menos nas fotos de Cabuçu e Engo. Araripe tem um trem ao lado.

Breve irei terminar o restante do trecho, nem que seja sozinho.


No mais um abraço fratenal.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Jul 2011, 14:06

Uma dúvida:

Houve tráfego regular de passageiros no ramal ? Ou apenas de carga (bovinos, laranja, etc) e eventualmente de passageiros ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 1 visitante