Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 29 Abr 2011, 10:05

Saudações a todos.

Coloco aqui o extinto Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Imagem

Imagem

No dia 5 de fevereiro de1929, inauguração do ramal Carlos Sampaio - Santa Cruz, com 34 km de extensão, ligando a estação de Carlos Sampaio da Linha Auxiliar até Santa Cruz no Ramal de Mangaratiba, passando por Austin na Linha do Centro. São inauguradas as estações de Cabuçu, Engenheiro Araripe, Engenheiro Heitor Lira. O ramal teve vida efêmera, pois o trecho Santa Cruz - Cabuçu foi fechado em 1932, restando apenas o tráfego de trens de serviço entre Cabuçu e Carlos Sampaio até 1948, quando o ramal foi totalmente erradicado.

Imagem


Mapa de Azulejo que mostra o antigo Ramal.

Pode ser encontrado nas Escolas (municipal) Sarmiento no Engo. Novo e Uruguai em São Cristovão.

Imagem

Mapa.

Imagem

Imagem


Fotos do antigo ramal.


Início do ramal em Carlos Sampaio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Ponte da ramal já em Carlos Sampaio.

Imagem

Resquicio do Ramal.

Imagem

Cruzamento - Carlos Sampaio.

Imagem


Austin a direita a saida em direção a Carlos Sampaio

Imagem


Imagem

Imagem

Vista em direção a Santa Cruz.

Imagem

Austin a direita a saida em direção a Sta Cruz.

Imagem


Imagem


Antiga estação Austin do Ramal Sta. Cruz - Carlos Sampaio.

Imagem


Casa de Turma.

Imagem

Estação Austin -- Linha do Centro e Ramal Sta. Cruz - Carlos Sampaio.

Imagem

Estação Austin, desvio para entrar no antigo Ramal.

Imagem

Imagem

Resquicio do Antigo ramal Santa Cruz Carlos Sampaio.

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem


Complementando: O trecho entre Sta. Cruz e Austin era em Bitola Larga e de Austin e Carlos Sampaio era em Bitola Métrica.

Bom, ainda falta uma parte do trecho que preciso percorrer, terminar.


Abraço a todos.
Editado pela última vez por Melekh em 15 Set 2011, 09:36, em um total de 3 vezes.


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 29 Abr 2011, 10:10

Post repetido
Editado pela última vez por Melekh em 15 Set 2011, 09:30, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por LRangel » 29 Abr 2011, 11:39

Show de bola, Melekh. Esse ramal foi muito pouco usado, mas mesmo assim ainda tem mais informação que muita coisa da RdO. Já foi cogitado a possibilidade de fazermos uma expedição nesse ramal, mas me parece que muita coisa no seu início virou comunidade. Mas seria uma boa se conseguissemos fazer pelo menos a segunda metade em direção a Santa Cruz.

Parabéns pelas fotos.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nina » 29 Abr 2011, 12:23

Belo registro rapaz!! Como sempre contribuindo pro forum. Meus parabens! app
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 29 Abr 2011, 12:57

Boa tarde a todos.


Nina obrigado,

LRangel, é uma boa sugestão, é um ramal fácil de se percorrer, não tem como se perder.

Quem sabe se possa sugerir, para o próximo encontro.
A estação de Cabuçu e Engo. Araripe ainda está de pé.


Valeu!


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 29 Abr 2011, 13:58

Fonte; http://www.marapicu.com.br/historia_ferrovia.htm


Esta linha cortava toda região, nos dias de hoje (2010) existe ainda alguns trechos com os vestígios do antigo ramal ferroviario (Saindo de Lagoinha na praça antes de chegar a Estrada de Madureira) a estação existia atraz da fazendinha proximo ao rio cabenga com Variante Rio São Paulo no antigo curral do Moisés, (pai de Bira e Davi) ate alguns anos atraz existia também a ponte sobre a linha ferrea.

Os loteamentos aprovados ao arrepio da lei estão acabando com nossa história, no Km 32 bem ao lado da Antiga Estrada Rio São Paulo existia vestígios até os anos 80, hoje também foi invadido.

Em Austin serão feitas installações apropriadas para depósito e lavagem de vagões série H. A linha será de bitola mista." Essa linha acabou sendo construída, mas funcionou por poucos anos, até a década de 1940. Pouco mais de quatro quilômetros à frente, no sentido da estação seguinte, Aljezur, a antiga linha Auxiliar (e hoje a linha Japeri-Arará) cruza o rio do Ouro, que abastece o Rio de Janeiro desde 1888 e que deu origem à E. F. Rio do Ouro.
Editado pela última vez por Melekh em 02 Jun 2011, 10:34, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Abr 2011, 14:16

Parabéns pela coletânea, Melekh !

Simplesmente show de bola !

Este é um dos meus ramais que mais dedico tempo para pesquisa, além da EFRdO e da EF Engenho Central de Quissamã ... claro que tem outros muito interessantes, mas estes eu dedico atenção especial.

Uma coisa ainda me intriga: como era o traçado desta ferrovia onde hoje fica o bairro km32 e Prados Verdes, em Nova Iguaçu ? No trecho entre a Estação de Tratamento do Guandu e a fábrica da Brahma ?

Aproveito para colaborar com algumas imagens capturadas do Google Street View. Tenho mais imagens de plantas da SMU antigas, que ainda mostram o ramal na região entre Paciência e Santa Cruz. Quando puder vou posta-las também !

Imagem
^^ Antigo leito da Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz no entroncamento (antiga passagem de nível) com a Estrada de Urucânia, em Santa Cruz

Imagem
^^ Cruzamento da Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz com a Av.Brasil,em Campo Grande, na altura da estrada do Tingüi

Imagem
^^ EFCB (Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz) - Cruzamento da Rodovia Presidente Dutra com a Rua Ronaldo João Américo Machado, rua estreita onde a linha passava em direção a Cabuçu


Obs.: estas fotos encontram-se em meu álbum do Orkut, no perfil "Trilhos do Rio". okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Abr 2011, 14:17

Tenho um link de um blog, que também fala sobre este ramal ... em casa vou dar uma olhada, está no meu favoritos ... tem algumas informações interessantes também ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 29 Abr 2011, 14:27

Dado,


Eu não cheguei até o trecho do desta ferrovia onde hoje fica o bairro km 32 e Prados Verdes, em Nova Iguaçu e no trecho entre a Estação de Tratamento do Guandu e a fábrica da Brahma; fui até a antiga Estrada Rio - São Paulo, já estava escurecendo e eu tive que abortar a expedição.

Pretendo dar sequencia...

Abraços.

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por LRangel » 29 Abr 2011, 14:41

Coisas típicas de Brasil. Apagar a história ferroviária é fato normal aqui. Eu frisei no tópico da RdO que as pesquisas que são feitas pelos foristas e o trabalho de campo que fazemos indo fotografar, catalogar e conhecer de perto a real situação, são louváveis. Muita coisa ainda pode ser descoberta com isso. Mesmo que com pouca força, pessoas como as que participam desse fórum não deixam a história se perder. É bacana isso. Nesse dia 01/05 iremos a Guia de Pacobaíba por iniciativa nossa. Ninguém do governo divulga a importancia da data de 30/04. Nós não esquecemos. Nós somos herois perdidos no meio de tantos vilões. Mas isso pode mudar. É só continuarmos divulgando esse trabalho de formiguinha.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

Nogueiraf
USUÁRIO JR
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Mai 2009, 09:31
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nogueiraf » 29 Abr 2011, 20:29

Belo registro, parabéns!!! app

Infelizmente, essa parte da Estrada Rio-São Paulo (Nova Iguaçu - Seropédica) é um abandono só... Muitas invasões! Torço para que ainda exista algum vestígio por lá...

Vou acabar desvirtuando o assunto do tópico, mas é só uma curiosidade... Olhando o seu croqui, me chamou a atenção esse ramal circular até o Vila Nova!! Saía de onde, de Benjamin até Campo Grande??

(editado)
Na verdade, eu me empolguei e dei uma viajada... Para quem não sabe, Vila Nova é um bairro daqui de Campo Grande, próximo às estações de Benjamin do Monte e Campo Grande.
Mas, também é, o primeiro nome da Jucelino. wll hehehe
De qualquer forma, fiquei intrigada com esse ramalzinho...
Amanda

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nina » 29 Abr 2011, 22:26

Nogueiraf escreveu:Belo registro, parabéns!!! app

Infelizmente, essa parte da Estrada Rio-São Paulo (Nova Iguaçu - Seropédica) é um abandono só... Muitas invasões! Torço para que ainda exista algum vestígio por lá...

Vou acabar desvirtuando o assunto do tópico, mas é só uma curiosidade... Olhando o seu croqui, me chamou a atenção esse ramal circular até o Vila Nova!! Saía de onde, de Benjamin até Campo Grande??

(editado)
Na verdade, eu me empolguei e dei uma viajada... Para quem não sabe, Vila Nova é um bairro daqui de Campo Grande, próximo às estações de Benjamin do Monte e Campo Grande.
Mas, também é, o primeiro nome da Jucelino. wll hehehe
De qualquer forma, fiquei intrigada com esse ramalzinho...
Será o ramal da fabrica que você mesma postou no topico sobre Benjamin do Monte? Se nao for eu tbm fiquei intrigada agora. Bom amanha vou ta por esses lados dai quem sabe eu veja algo.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Abr 2011, 22:33

Mais contribuições para o tópico:

Imagem
^^ Mapa do IBGE, que acredito ser de 1975. Nesta época uma parte da linha entre Austin e Cabuçu ainda era registrada, mas como "Linha abandonada". Estes mapas ainda são utilizados pelo IBGE, mas são atualizados apenas com novas informações, sem a correção de informações antigas. Em breve postarei mapas onde aparecem diversos trechos da EF Rio d'Ouro, no tópico correspondente.

Imagem
^^ Planta da SMU-RJ, datada de 29/05/1973, mostrando a Estrada do Tinguí, na região de Campo Grande. Veja a área em destaque abaixo:
Imagem
^^ Trecho da imagem anterior em destaque. Note que é relacionada a antiga linha na planta. Abaixo o quadro indicativo do projeto:
Imagem
:O
Imagem
^^ Projeto de extensão da Av.Brasil (Av.dasBandeiras) em 1957. Cruzamento com o antigo leito na área em destaque, abaixo:
Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Abr 2011, 22:37

No site do Centro de Memória da Baixada Fluminense, consta esta foto como sendo da estação Cabuçu ... estranho. Será mesmo ?

Imagem

No nome do arquivo aparece o seguinte nome: sede_antiga_est_cabucu.jpg

E agora ?!
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nina » 29 Abr 2011, 22:39

Engraçado parece mais uma fazenda do que uma estacao
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Nogueiraf
USUÁRIO JR
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Mai 2009, 09:31
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nogueiraf » 29 Abr 2011, 22:45

Nina escreveu:
Nogueiraf escreveu:Belo registro, parabéns!!! app

Infelizmente, essa parte da Estrada Rio-São Paulo (Nova Iguaçu - Seropédica) é um abandono só... Muitas invasões! Torço para que ainda exista algum vestígio por lá...

Vou acabar desvirtuando o assunto do tópico, mas é só uma curiosidade... Olhando o seu croqui, me chamou a atenção esse ramal circular até o Vila Nova!! Saía de onde, de Benjamin até Campo Grande??

(editado)
Na verdade, eu me empolguei e dei uma viajada... Para quem não sabe, Vila Nova é um bairro daqui de Campo Grande, próximo às estações de Benjamin do Monte e Campo Grande.
Mas, também é, o primeiro nome da Jucelino. wll hehehe
De qualquer forma, fiquei intrigada com esse ramalzinho...
Será o ramal da fabrica que você mesma postou no topico sobre Benjamin do Monte? Se nao for eu tbm fiquei intrigada agora. Bom amanha vou ta por esses lados dai quem sabe eu veja algo.

Pois é, Nina... Pensei a mesma coisa. Mas como no croqui eu tive a impressão de ser um ramal maior, pegando até Campo Grande... Eu preferi perguntar. Porque os acessos de Benjamin são para a Ishibrás e, o outro, para a Plasser, são coisas menores do que eu imaginei olhando o mapinha... Mas pode (deve) ser má interpretação minha do croqui. :WK:

Opa!! Vai vir na minha terra?? A Benjamin do Monte é a mais bela das estações da supervia, ffif , tem bastante coisa legal para observar!!
Amanda

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nina » 29 Abr 2011, 22:47

Nogueiraf escreveu:

Pois é, Nina... Pensei a mesma coisa. Mas como no croqui eu tive a impressão de ser um ramal maior, pegando até Campo Grande... Eu preferi perguntar. Porque os acessos de Benjamin são para a Ishibrás e, o outro, para a Plasser, são coisas menores do que eu imaginei olhando o mapinha... Mas pode (deve) ser má interpretação minha do croqui. :WK:

Opa!! Vai vir na minha terra?? A Benjamin do Monte é a mais bela das estações da supervia, ffif , tem bastante coisa legal para observar!!
Bom eu vou a Pedra de Guaratiba pela manha e sempre eu solto em Campo Grande pra pegar onibus pra la. Mas na volta devo passar ali na Estação Benjamin do Monte encontrar com meu noivo pra gente voltar pra casa junto.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Pablo ITT » 29 Abr 2011, 23:30

Estão construindo um bairro nestas imediações chamado Cidade Paradiso (mancha verde menor), a Avenida de Santa Cruz em Cabuçu não confundir com a de Bangu passa bem em frente, creio eu que era o antigo leito desta ferrovia.

Imagem

Imaginem este leito funcionando nos dias de hoje, ligação direta com o distrito industrial de Santa Cruz, melhorias não só para cargas como para trabalhadores, não precisaria dar a volta pela serra do Mendanha (mancha verde maior).

http://books.google.com.br/books?id=19l ... ca&f=false

Curiosidades:
O boi que vinha lá do Piauí passava por aqui


Autor do tópico
Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 02 Mai 2011, 09:40

Pessoal,


O Ramal que está no croqui é o sub-ramal do estaleiro da Ishikawajima, este saia da estação Benjamin do Monte.

Dado, as informações que tu colocaste, vem em boa hora, muito esclarecedoras, serve para trazer as minuncias, serve para dar subsidios para mais a frente, ajudar em uma expedição, a mesma proposta por LRangel e que acho oportuna para que possamos catalocar os poucos resquicios que ainda restam e que em breve poderão desaparecer.


Sobre a foto da estação Cabuçu, veja se esta que segue abaixo em perfil, poderia ajudar na comparação com a que fora postada.


Imagem


Forte abraço a todos.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Nina » 02 Mai 2011, 12:47

Melekh escreveu:Pessoal,


O Ramal que está no croqui é o sub-ramal do estaleiro da Ishikawajima, este saia da estação Benjamin do Monte.
Como eu e forista Nogueiraf suspeitávamos. Valeu Melekh
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Semrush [Bot] e 3 visitantes