E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]

Mensagem não lida por Melekh » 26 Mai 2011, 12:14

Saudações Ferroviaristas



E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]

RAMAL DE XERÉM: O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.


Croqui:

Imagem



Brejo : Km 27.699 – 13 m – 15/01/1883

O engenheiro Paulo de Frontin tinha um grande amigo e colaborador, um outro engenheiro maranhense que muito trabalhou a serviço dessas obras de abastecimento de água para o Rio de Janeiro, que se chamava Teixeira Belfort Roxo (com "t" mesmo!), e um ano depois veio a falecer. O Brejo, uma pequena vila depois de se chamar de Ipueras, Calhamaço Brejo, passa a chamar-se Belford Roxo, em homenagem a esse ilustre engenheiro, Raimundo Teixeira Belfort Roxo.

Imagem


Aurora: Km 28.632 – 19m – 22/9/1911

Imagem

Imagem

Leito da Ferrovia.

Imagem

Ponte entre a Estação Aurora e Estação Babi

Imagem

Babi: Km 34.440 – 3m - 22-9-1911


Imagem


Cruzamento Rio D'Ouro x Japeri - São Bento

Imagem

Quilômetro 37: Km 36.560 – 3m – 23/6/1947


Encontro entre o trecho Japeri -- São Bento e Xerem -- Caju E F Rio D'Ouro


Imagem


Imagem


Ponte do Iguaçu: Km 38.127 – 3m – 22/9/1911
[Provavel Local?]


Imagem

Resquicios.

Imagem


Imagem

Ponte ao lado do Antigo Leito - a ponte original não existe mais.

Imagem


Imagem


Quilômetro 43: Km 42.800 – 7m – 22/9/1911


Trecho da antiga ferrovia perto da Antiga Estação Km 43 – altitude 07 metros.

Imagem


Lamarão: Km 47.900 – 12m – 22/9/1911

Antiga Ponte entre a Estação de João Pinto e Lamarão.


Imagem


Imagem


João Pinto (Mantiquira): Km 52.668 – 19m – 22/9/1911


Imagem


Imagem


Imagem


Estação Piedade



Xerém: Km 54.997 – 25m – 22/9/1911


Imagem


Leito da Ferrovia.

Imagem




Abraços a todos.
Editado pela última vez por Melekh em 27 Set 2011, 14:32, em um total de 3 vezes.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Mai 2011, 14:26

Grande Melekh !

Fabuloso tópico ! Legal !

Tomo a liberdade de fazer algumas observações, caro amigo:

1-Segundo o sr.Ranulfo, pesquisador e antigo usuário do citado ramal da EFRdO que foi entrevistado por mim e pelo Nando ano passado, entre Babi e Xerém existiam várias paradas, praticamente uma a cada quilômetro ! Sendo que havia as oficiais da EFCB/RFFSA e algumas da Inspetoria de Águas. O Nando tem esta relação de paradas, acho que no tópico sobre Curiosidades e Descobertas da EFRdO tem esta relação também.
2-você postou algumas fotos sendo próximas a Aurora, mas na verdade seria de Nova Aurora, como foi assinalado logo depois, sem problemas. Mas aproveitando, não sei se você foi pelo caminho do antigo leito no bairro Babi. Digo isso porque pelas fotos me parece um local meio isolado quando na verdade a linha passava meio que por dentro do bairro, inclulsive acredito que a antiga parada/estação ainda possa estar lá, ou algum vestígio. O que acontece é que ali é meio confuso ... após Nova Aurora a via se divide, e para esquerda é a Rua Alberto Sampaio, e pra direita a Avenida Alberto Sampaio. A ferrovia passava pela avenida, e depois de uma grande curva, chegava a Estrada de Xerém. A estação ficava (segundo a quilometragem aferida, aproximadamente) próxima a esquina desta avenida com a Estrada de Babi.
3-Esta foto da antiga estação Brejo é interessante, mas parece uma casa normal ...
4-Na Ponte do Iguaçu, a caixa d'água pertencia a Bayer, que a construiu para bombear a água do Rio Iguaçu até sua indústria em Belford Roxo, segundo sr.Ranulfo. Ótima e correta informação sobre a ponte original, ela realmente não existe mais e na segunda foto dá pra ver o que restou da sua fundação !
5-A ponte fotografada entre Lamarão e João Pinto fica no bairro Capivary, em Duque de Caxias ? Tenho foto do Google Street View mostrando uma ponte ferroviária da EF bairro) ... lembrando que também existia uma parada no bairro !
6-Falando em Capicary e Km43, até ano passado eu pensava que toda a estrada \atual que liga o bairro Amapá a Xerém fosse o leito ferroviário, mas no bairro Capivary (antes do bairro na verdade) a linha entrava a direita ...

Precisamos percorrer o trecho ! ! !

Grande abraço ! Grande tópico !

app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]

Mensagem não lida por Melekh » 27 Mai 2011, 09:46

Dado,


Sobre as paradas entre Babi e Xerém seria bom enumerá-las, até porque enriqueceria o croqui das ferrovias (aquele que eu te enviei) que eu venho elaborando e também para na primeira oportunidade, refazer numa expedição todo o traçado, já com mais atenção e critério.


Vide o que diz sobre o Ramal:


Imagem


Falando de Nova Aurora/Aurora, eu neste trecho não cheguei a tirar fotos, pois a primeira vista não me ative para qualquer resquício. É verdade, já em Aurora tinha bastante movimentação. Não chegamaos (eu e o Sr. Lentulio Bernardo Umile) a perguntar sobre a estação/parada. Já estava quase anoitecendo.

O traçado do ramal de Xerem, por ser um local de pouca habitação, passando pela Estrada da Rio D’Ouro, Estrada de Xerem... nos obrigou a procurar muito, pois no local tinha poucas pessoas, inclusive em uma das casas (sítio) em que procuramos informações, um senhor nos atendeu com um rifle, acredito que estava com medo.


Temos que procurar por Paradas ou vestígios, acredito não ser difícil achá-las, conheço bem o leito.

Sobre a foto da Estação Brejo, é mais uma daquelas que eu recebi no CD em Vila de Cava, mas veja o que diz sobre a mesma abaixo:

Imagem



Eu tenho dúvidas sobre a Estação Ponte do Iguaçu, mas... eu acredito no sr.Ranulfo, como usuario ele deve estar bem a par do Ramal.


A foto da ponte fotografada entre Lamarão e João Pinto, no bairro Capivary, em Duque de Caxias, da foto do Google Street View, você me enviou por e-mail.


Falando em Capicary... como disse e repito, precisamos localizar tudo.
Nós expedicionários do fórum) temos a obrigação moral de checar cada detalhe.

Precisamos percorrer os trecho das represas ! ! !

Vide:


Imagem




Grande abraço para você também.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]

Mensagem não lida por Melekh » 01 Mar 2012, 14:10

Pessoal.


Fotos retiradas de "O Malho"


Mantiquira - João Pinto


Imagem


Leito da Linha


Imagem


Separação da Linhas após João Pinto (Mantiquira), seguindo uma para Xerem e a outra para Galrão


Imagem




Breve mais fotos.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes