[EF Maricá] Estação São Pedro da Aldeia

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[EF Maricá] Estação São Pedro da Aldeia

Mensagem não lida por Renanfsouza » 16 Jun 2008, 10:50

Nome: São Pedro da Aldeia

Inauguração: 1937
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Maricá (1937-?)
. Estrada de Ferro Leopoldina (?-?)
Uso Atual: Abandonada

Neste carnaval (2008) eu viajei a São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro com a minha namorada. Quem tiver a oportunidade, vale a pena conhecer. Lindíssimas praias.

Assim que chegamos à rodoviária de São Pedro da Aldeia eu notei essa bela construção que se assemelhava a uma antiga estação ferroviária. E chegando à pousada eu confirmei com os funcionários.

Aquela edificação foi uma estação ferroviária de passageiros nos anos 60, integrando o extinto Ramal de Cabo Frio. Posteriormente foi utilizada como rodoviária, mas como era muito pequena, uma nova rodoviária foi construida ao lado (a atual) e hoje em dia a antiga estação não possui uso algum. O dono da pousada aonde nos hospedamos informou que ela será usada como fábrica de artesanatos.

Foto 1: Vista lateral
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Plataforma. O dono da pousada me informou que os trilhos permanecem abaixo do asfalto
Imagem

Foto 4: Porta
Imagem

Foto 5: Mais algumas fotos da plataforma
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9: Lateral pelo outro lado
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12: Vista traseira
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17: Interior, visto pela grade
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19: Interior visto pela janela
Imagem

Foto 20:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-20 por Renan Souza em 02/2007
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 16 Jun 2008, 11:18

que bom que você conseguiu resgatar esse tópico renan! :roll:

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

APROVEITANDO AS PAGINAS EM CACHE DO GOOGLE....

Mensagem não lida por HGP » 16 Jun 2008, 11:23

Por Eduardo


Enviada: Qui Fev 07, 2008 15:07 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Bonitinha a estação, bem conservada apesar do desuso. Não conheço essa cidade, mas acho que esse prédio podia servir de atração turística, um pequeno museu, sei lá. Fábrica de artesanato também é legal, podiam trabalhar artesanatos com temas ferroviários

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 16 Jun 2008, 11:23

Por cacobiachi

Enviada: Qui Fev 07, 2008 22:52 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Belo relato e belas fotos, Renan, pena que o tempo estava chuvoso deste jeito. A estação é minúscula, bem parecida com as do Ramal do Parateí, aqui em São Paulo.

Já passei uma vez por essa região, quando fui à Búzios. Demos uma passado aí em São Pedro da Aldeia, onde há grande produção de sal e em Cabo Frio, que eu apelidei de "Cabo Quente", pois os termômetros marcavam 40 graus naquele dia.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 16 Jun 2008, 11:24

Clássica construção como as estações de cidades pequenas de sua época. Quando comparada à outras contemporâneas, pode-se dizer que seu estado de conservação é bom para excelente

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 16 Jun 2008, 11:24

Por Renanfsouza



Enviada: Sex Fev 08, 2008 12:26 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Realmente como o Caco falou, a estação é muito pequena. Mas São Pedro até hoje é uma cidade bem pequena. Nos anos 60, quando ela foi desativada, devia ser muito, mas muito menor. Sei lá... Essa estação devia ser compatível com a demanda.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 16 Jun 2008, 11:25

Por Willdh

Enviada: Sáb Fev 09, 2008 21:24 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

belo trabalho renan

pequenininha ela...mas gostei

uma pena ela estar ai 'boiando' no meio da cidade


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 16 Jun 2008, 11:52

Simpática estação. Se eu não me engano, eu já passei por ela em alguma ocasião. E que bom que a prefeitura pretende preservá-la com alguma função útil. Boas fotos Renan.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [EF Maricá] Estação São Pedro da Aldeia

Mensagem não lida por Vinicius » 14 Ago 2011, 23:34

Recuperada, estação de trem em São Pedro D'Aldeia atrai quem passa pela RJ-106

Paulo Roberto Araújo (pra@oglobo.com.br)

Imagem
Com a cor original, a estação de trem de São Pedro abrigará escritório do Iphan (Foto: Divulgação / Iphan)

RIO - Às margens da RJ-106, a rodovia que liga Niterói à Região dos Lagos, uma pequena construção histórica volta a ter destaque na paisagem. Por anos parada obrigatória dos trens que circulavam pela estrada de ferro de Maricá, a estação de São Pedro D'Aldeia passava desapercebida até o ano passado na movimentada rodovia. A realidade começou a mudar quando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu restaurar o espaço e transformá-lo no seu escritório técnico na Região dos Lagos.

Desde que começaram as obras, há um ano, viajantes voltaram a se interessar pela velha construção, de estilo art déco e cor amarelo ocre, antes encoberta sob diversas camadas de tintas. O ponto alto desse processo será na quarta-feira, quando a sede do Iphan na Região dos Lagos será inaugurada e aberta à população. Foram gastos R$ 200 mil na restauração.

O chefe do escritório, o arquiteto Ivo Barreto, também autor do projeto de restauração, diz que a estação ferroviária começou a operar em 1937 para escoar a produção local, principalmente de sal. Na década de 60, ela foi desativado. O fim da linha significou décadas de falta de conservação do antigo prédio, que chegou a funcionar como um terminal rodoviário. Durante as obras, a marquise teve que ser quase totalmente refeita, tamanho o desgaste. A estrutura estava comprometida e corria o risco de ir abaixo. Os letreiros haviam desaparecido. Agora, o nome da estação e as informações sobre localização e distâncias ganharam destaque.

O superintendente do Iphan no Rio, Carlos Fernando de Andrade, diz que um mapeamento iniciado em 2007, quando foi extinta a Rede Ferroviária Federal, concluiu que há cerca de 350 construções do tipo no estado, a maioria esquecida. O Iphan fechou parcerias com prefeituras para que prédios com valor histórico sejam recuperados. No momento, há em andamento 20 projetos com essa proposta. Na lista, está a restauração da estação Conde de Araruama, em Quissamã.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/08 ... 129154.asp

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Maricá] Estação São Pedro da Aldeia

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 15 Ago 2011, 11:47

^^ Rapaz, hoje uma estação ferroviária desta se ainda estivesse ativa, seria muuuito interessante. Pra início de conversa, cidades como Maricá, São Pedro da Aldeia, Araruama e dentre outras que fazem parte da região dos Lagos são um destino turístico muito visado pelos cariocas em geral, em feriados como Natal, Ano Novo e Carnaval. Conheço tanta gente e parentes também que foram para lá e adoraram, sempre voltando para lá posteriormente.

É óbvio que o lobby rodoviarista(isso se ele realmente existe, enfim, discussões a parte) ajudou a terminar com estas ferrovias. Hoje empresas como 1001, Macaense, Util e dentre tantas outras que oferecem o serviço de ônibus para essas regiões em modelos tipo Leito e Semi-leito lucram bastante, e somente a ferrovia estava em pé de competir com eles, não em questões de rapidez, mas em questões de charme(cidades com ferrovias turísticas sempre são muito admiradas pelo público em geral), beleza e quiçá a comodidade que estes poderiam oferecer.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Maricá] Estação São Pedro da Aldeia

Mensagem não lida por DadoDJ » 15 Ago 2011, 19:02

A equipe que catalogou para o IPHAN as 350 estações do estado que se encontram em estado deplorável ou abandonadas, foi a mesma equipe que deu carona para mim e o Julio quando estivemos percorrendo a EF Rio d'Ouro !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante