comboios portugueses de mercadorias

Discussões sobre ferrovias no mundo, em geral.

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comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 00:05

abri este topico sobre o transporte de mercadorias portugues para vos mostrar o que circula por la e que tipo de material temos.
começamos com o carvoeiro do pego,comboio pesado que transporta carvao desde o porto de sines ate a central termoeletrica do pego perto da localidade de abrantes,ele geralmente e puxado por locomotivas siemens 5600 em multipla com engates atlas e vagoes da tejo energia,o peso total ronda as 2000t,ao todo sao 15.200HP de traçao,essas locomotivas tem um problema de patinhagem devido a sua potencia exorbitante,quando chove e em rampas de declive acentuado as vezes elas tem dificuldades para puxar essas composiçoes,actualmente algumas dessas locomotivas pertencem a CP-carga enquanto a maioria e afecta a CP-longo curso,recentemente adquirimos umas locomotivas novas,a nova serie 4700 da siemens com 6337HP cada e que tem novas tecnologias que diminuem esse problema.
http://www.youtube.com/watch?v=W9xIm-pfoSQ


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 00:22

as miticas alstom 2500,abatidas recentemente com a entrada em funcionamento das novas eurosprinter siemens 4700 para a CP-carga.
http://www.youtube.com/watch?v=1p5_4-aU ... re=related

dados tecnicos destas locomotivas:



A série 2500 (2501-2515) é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de mercadorias da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).

Serviços: CP Cargas

Ano de Entrada ao Serviço: 1956-1957

Nº de Unidades Construídas: 15

Numeração UIC da Série: 9 0 94 0 272501 a 2515

Construtores

Partes Mecânicas: Groumpment d'Étude et d'Electrification de Chemins de Fer en Monofasé 50Hz, Alsthom, Henschel.

Equipamento de tracção Electrica: Alsthom, Siemens, Jeumont-Schneider

Transmissão: Alsthom

Freio: Freins Jourdain-Monneret

Sistema de Homem Morto: Oerlikon

Performance

Velocidade Máxima: 120 km/h

Esforço máximo de tracção inicial: 19500 kg com um Factor de aderência de: 0,27

Esforço de tracção à celocidade máxima: 4500 kg

Potência: 2053 kW (2790CV)

Dimensões

Comprimento (entre tampões de choque): 15,380 m

Altura(pantógrafo inactivo): 4,45 m

Largura: 3,105 m

Diâmetro das Rodas (novas): 1,30 m

Transmissão

Motores de Tracção: Fabricantes/Quantidade/Tipo: Alsthom/4/TAO - 645 A1

Características dos Motores de tracção: Totalmente suspensos, ventilação forçada

Equipamento Eléctrico de Tracção

Transformador: Alsthom, 4365 kVA (25kV)

Rectificadores Silicone (Fabricante): Jeumont-Schneider

Rectificadores Silicone (Configuração): Diodos em "Push-Pull"

Rectificadores Silicone (Corrente inicial máxima): 3000 A

Tensão de Funcionamento: 25kV-50Hz

Bitola de Via: 1668mm

Disposição dos Rodados: Bo' Bo'

Número máximo de unidades em tracção múltipla: 2

Outros dados relevantes: Esta série foi a primeira série de locomotivas para linhas electrificadas em tensão monofásica 50Hz, com 50 anos de serviço, as que restam vão efectuando serviços de mercadorias, pois desde os anos 90 que foram descontinuadas dos comboios de passageiros, a sua retirada está prevista para 2008 com a chegada das novas locomotivas da família Eurosprinter. Originalmente as locomotivas da série 2500 estavam equipadas com rectificadores de ignitrões arrefecidos a água.


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 00:33

as bombardier-alco MLW-1550 puxando um misto de cimenteiro com areia.
http://www.youtube.com/watch?v=qCwGxnpy6To



Ano de entrada ao serviço: 1973

Tipo de transmissão: Eléctrica

Natureza do serviço: Linha

Bitola de via: 1668 mm

Licença de construção: Alco - Só para o diesel

Nº de unidades construídas: 2

Partes mecânicas: Montreal Locomotive Works

Motores de tracção: Montreal Locomotive Works / Alco

Transmissão: Canadian General Electric

Freio: en:Westinghouse Air Brake Company

Lubrificadores de verdugos: não tem

Registador de velocidade: Hasler

Transmissão de movimento: Canadian General Electric

Equipamento de aquecimento eléctrico: Não tem

Sistema de homem morto: Davies & Metcalfe

Tipo da locomotiva (construtor): MX - 620

Potência nominal (rodas): 1700 Cv (1251 Kw)

Disposição dos rodados: Co' Co'

Diâmetro da rodas (novas): 1016 mm

Número de cabinas de condução: 1 - Comando Direita / Esquerda

Freio pneumático: Ar-Vácuo «Dual»

Areeiros (número): 8

Velocidade máxima: 120 km/h

Esforço de tracção:

* No arranque: 2 430 Kg (U=0,27)
* No regime contínuo: 19 300 Kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 22,5 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 4 000 Kg

Freio dinâmico:

* Esforço máximo das rodas: Não tem
* Velocidade correspondente: Não tem

Pesos (vazio) (T):

* Motor diesel: 14,63
* Gerador principal: 5,50
* Motor de tracção: 6 x 1,89
* Bogies completos: 2 x 16,70
* Total: 64,87

Pesos (aprovisionamentos) (T):

* Combustível: 3,340
* Óleo do diesel: 0,888
* Água de refrigeração: 1,319
* Areia: 0,600
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 6,374

Pesos (total) (T):

* Peso em tara: 83,4
* Peso em ordem de marcha: 83,4
* Peso aderente: 83,4


Motor diesel de tracção

Quantidade: 1

Tipo: 251 C 3

Número de tempos: 4

Disposição e número de cilindros: V 12

Diâmetro e curso: 228,6 x 266,7 mm

Cilindrada total: 131,4 I

Sobrealimentação: Sim

Potência nominal (U. I. C.): 2180 Cv

Velocidade nominal: 1050 rpm

Potência de utilização: 2180 Cv


Transmissão de movimento

Tipo: 1 - Gerador C. C. 5 GT 851 - Pj 1; 6 - Motores de Tracção GE 761

Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 92:19


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 00:40

as siemens 5600 puxando um porta-contentores.
http://www.youtube.com/watch?v=VEzfLHCVKhk

A série 5600 é um tipo de locomotiva ao serviço das divisões de mercadorias e longo curso da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).


Serviços: CP Longo Curso, CP Carga

Partes Mecânicas: Krauss Maffei

Ano de Entrada ao Serviço: 1993

Numeração UIC da Série: 9 0 94 0 765601 a 5630

Nº de Unidades Construídas: 30

Velocidade Máxima: 220 km/h

Comprimento (entre tampões de choque): ~20,4 m

Motores de Tracção: Fabricantes / Quantidade / Tipo: Siemens / 1TB 2824 / Motor Trifásico Assincrono Autoventilado Rotor em C.C. 4 Polos Isol. classe 200

Equipamento Eléctrico de Tracção: Fabricantes: Siemens

Potência: 7.620 CV

Tensão de Funcionamento: 25kV - 50Hz

Bitola de Via: 1668 mm

Disposição dos Rodados: Bo' Bo'

Número máximo de unidades em tracção múltipla: 2


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 00:46

as novas siemens 4700 da CP-carga
http://www.youtube.com/watch?v=0WyerlP1Yug

A série 4700 é um tipo de locomotiva ao serviço da CP Carga, divisão de transporte de mercadorias da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).

Devido ao grande aumento de transportes que a CP Carga tem tido, ao abate das locomotivas mais antigas, e com vista também à expansão da rede electrificada portuguesa, a CP resolveu adquirir novas locomotivas eléctricas. As novas locomotivas eléctricas CP4700 trazem um novo rumo à CP Carga, permitindo transportar carga em maiores volume e dimensão. Estas locomotivas já circulam em solo português.

Características Técnicas

Peso e Dimensões:

Peso: 87 toneladas (21,75 toneladas por eixo)

Comprimento: 19,580 m

Largura: 2,989 m

Altura: 4,210 m

Bitola: 1668 mm (possível mudar para 1435 mm mediante troca de rodados em oficina)

Performances:

Velocidade Máxima: 140 km/h

Potência nominal: 4684 kW (6373 cv)

Esforço de tracção no arranque: 300 kN

Esforço de tracção a 140 km/h: 105 kN

Capacidades:

Tensão de Alimentação: 25 kV / 50 Hz, adaptável para bitensão, com acréscimo dos 3000 V contínuos

Unidades Múltiplas: Comando até 3 unidades, estando nesse caso o esforço de tracção limitado a 600 kN, por razões estruturais.

Ruído exterior: 91 dB a 140 km/h, 74 dB a 0 km/h

Temperatura de Funcionamento: operável na gama de temperaturas -25 ºC a 45 ºC

Freios:

- Freio dinâmico com Recuperação de Energia

- Freio pneumático directo e automático, com duas condutas e freio EP

- Freio de estacionamento

Inclui um sistema de anti-patinhagem para o freio pneumático.

Equipamento Eléctrico:

Motores de Tracção: 4 motores assíncronos, suspensos pelo nariz e arrefecidos por ventilação forçada, de 1171 kW cada um. RPM máximo de 3957, tendo um peso, com engrenagem incluída de 3840 kg

Relação de Transmissão: 1 : 6,29

Unidade Central de Comando: 2 UCC / Sibas 32 de 32 bits

Unidade de Comando da Tracção: 2 UCT / Sibas 32 de 32 bits, controlando os eixos motores por bogie e com sistema de anti - patinhagem incluído

Unidade de Comando de Freio: Knorr

Disjuntor: 1 Disjuntor de Vácuo

Pantógrafos: 2 Schunk ou Siemens

Transformador: Siemens, de 6,32 MVA de potência do enrolamento primário

Conversor de Tracção: 2 por locomotiva

- PMCF: 2 por conversor, tensão de entrada de 1000 V. Cada um dos PMCF tem 2 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.

- Ondulador: 1 por conversor, com 3 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.

- Arrefecimento: Através de circulação forçada de água

Funcionalidades:

Linha do Comboio (alimentação de carruagens): 1500 V / 50 Hz, potência de 800 kVA

Sistema Convel: EBICAB 700

Rádio Solo: NEC RC 450

Train - Office: Efacec

Inclui Ar Condicionado nas cabinas de condução.

Areeiros: 8


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 01:18

as alstom 1900 diesel tambem puxam o carvoeiro do pego de vez em quando.
http://www.youtube.com/watch?v=7agETIQ16oY


A série 1900 é um tipo de locomotiva ao serviço da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).


Partes Mecânicas (fabricante): Sorefame

Ano de Entrada ao Serviço: 1981

Numeração UIC da Série: 9 0 94 1 221901 a 1913

Nº de Unidades Construídas: 13

Velocidade Máxima: 100 km/h

Comprimento (entre tampões de choque): 19,084 m

Motores de Tracção (fabricante): S. A. C. M.

Potência (rodas): 2260 cv

Bitola de Via: 1668 mm

Disposição dos Rodados: Co' Co'

Transmissão (fabricante): Alsthom

Freio (fabricante): Alsthom

Tipo da locomotiva (construtor): AD 30 C

Diâmetro da rodas (novas): 1100 mm

Número de cabinas de condução: 2

Freio pneumático: Ar comprimido

Areeiros (número): 8

Sistema de homem morto: Alsthom

Comando em unidades múltiplas: Até 4

Lubrificadores de verdugos (fabricante): Vogel

Registrador de velocidade (fabricante): Hasler

Esforço de tracção:

* No arranque: 39 600 kg
* No reg. cont.: 25 600 kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 23,2 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 6160 Kg

Pesos (vazio) (T):

* Motor diesel: 12,00
* Gerador principal: 3,80
* Motor de tracção: 6 x 3,03
* Bogies completos: 2 x 23,7

Pesos (aprivisionamentos) (T):

* Combustível: 4,882
* Óleo do diesel: 0,500
* Água de refrigeração: 0,900
* Areia: 0,768
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 7,250

Pesos (total) (T):

* Peso em ordem de marcha: 117
* Peso aderente: 117

Motor diesel de tracção:

* Quantidade: 1
* Tipo: AGO - V 12 DSHR
* Número de tempos: 4
* Disposição e número de cilindros: V 12
* Diâmetro e curso: 240 - 220 / 230 mm
* Cilindrada total: 152,11 t
* Sobrealimentação: Sim
* Potência nominal (U. I. C. 623): 3300 cv
* Velocidade nominal: 1350 rpm
* Potência de utilização: 3000 cv

Transmissão de movimento:

* Tipo: 1 - Alternador AT 53; 6 motores TAO 659
* Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 69:17

Equipamento de aquecimento eléctrico:

* Construtor: Não tem
* Características essenciais: Não tem


Lista de material e condições a que se encontram

1901 - afecta à CP-Carga

1902 - afecta à CP-Carga

1903 - afecta à CP-Carga

1904 - afecta à CP-Carga

1905 - afecta à CP-Carga

1906 - encostada no GOB, sem motor

1907 - afecta à CP-Carga

1908 - afecta à CP-Carga

1909 - afecta à CP-Carga

1910 - encostada no GOB, sem motor

1911 - afecta à CP-Carga

1912 - afecta às manobras do depósito de Campolide / comboio-socorro

1913 - afecta à CP-Carga


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 01:23

bem amigos por hoje e tudo,amanha continuo a postar mais algumas fichas tecnicas de material luso.
abraços e uma boa noite.

jose antonio

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Vicente
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Vicente » 14 Jun 2009, 11:47

José,
É gratificante para nós termos acesso às ferrovias Portuguesas através de alguém que as viu operando!
Muito obrigado, MESMO!!!
A propósito, tomei a liberdade de editar as mensagens que postou, deixando os vídeos exibidos. Exceto, claro, os que tiveram a incorporação vetada pelos autores.
Vale a pena ver, pessoal!


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 19:47

muito obrigado pelo elogio,vou continuar a mostrar o nosso material circulante na rea das mercadorias.
Aqui tem uma das minhas locomotivas favoritas e que em breve poderao ser vendidas para argentina apos anos de boms serviços prestados tanto na CP-longo urso com na CP-carga.
bombardier serie 1960 diesel em viana do castelo
http://www.youtube.com/watch?v=t7ixlggd ... re=related

A série 1960 é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de mercadorias da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).


Serviços: CP Cargas (Já fez serviço de passageiros)

Partes Mecânicas (fabricante): Bombardier

Ano de Entrada ao Serviço: 1979

Numeração UIC da Série: 9 0 94 1 221961 a 1973

Nº de Unidades Construídas: 13

Velocidade Máxima: 120 km/h

Comprimento (entre tampões de choque): 19,895 m

Motores de Tracção (fabricante): Bombardier

Potência (rodas): 2250/1950 cv

Bitola de Via: 1668 mm

Disposição dos Rodados: Co' Co'

Transmissão (fabricante): GE - Canadá

Transmissão (tipo): Eléctrica

Freio (fabricante): KNORR - BREMSE

Tipo da locomotiva (construtor): MXS-627

Diâmetro da rodas (novas): 1016 mm

Número de cabinas de condução: 2

Freio pneumático: Ar-vácuo "Dual"

Areeiros (número): 8

Sistema de homem morto: SIFA DEUTA

Comando em unidades múltiplas: Até 4

Lubrificadores de verdugos (fabricante): Voget

Registrador de velocidade (fabricante): Hasler

Esforço de tracção:

* No arranque: 45000 kg
* No reg. cont.: 28200 kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 18,75 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 5500 Kg

Pesos (vazio) (T):

* Motor diesel: 19,00
* Gerador principal: 5,320
* Motor de tracção: 6 x 3,160
* Bogies completos: 2 x 25,28

Pesos (aprivisionamentos) (T):

* Combustível: 3,400
* Óleo do diesel: 0,810
* Água de refrigeração: 1,500
* Areia: 0,600
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 6,510

Pesos (total) (T):

* Peso em Tara: 114,5
* Peso em ordem de marcha: 121,0
* Peso aderente: 121,0

Motor diesel de tracção:

* Quantidade: 1
* Tipo: 251/E
* Número de tempos: 4
* Disposição e número de cilindros: v 16
* Diâmetro e curso: 228,6 x 266,7 mm
* Cilindrada total: 175 l
* Sobrealimentação: Sim
* Potência nominal (U. I. C. 623): 3042 cv
* Velocidade nominal: 1050 rpm
* Potência de utilização: 3042 cv

Transmissão de movimento:

* Tipo: 1 - alternador GTA - 17 PC 1; 6 - motores de tracção CGE - 785 PA 1
* Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 81:22

Equipamento de aquecimento eléctrico:

* Construtor: AEG
* Características essenciais: 1500 v; 50 Hz; 420 KVA; 443 cv
Lista de material e condições a que se encontram

1961-2: demolida após colisão com 1439 em Alcafache a 11 de Setembro de 1985

1962-0: afecta à CP-Carga

1963-8: afecta à CP-Carga

1964-6: afecta à CP-Carga

1965-3: afecta à CP-Carga

1966-1: afecta à CP-Carga

1967-9: afecta à CP-Carga

1968-7: afecta à CP-Carga

1969-5: afecta à CP-Carga

1970-3: afecta à CP-Carga

1971-1: afecta à CP-Carga

1972-9: afecta à CP-Carga

1973-7: afecta à CP-Carga


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 20:00

a serie 1400 muito conhecida por fazer intercidades do douro,porto-regua-porto e regionais e interregionais,a maioria agora esta afecta a CP-carga,algumas ja foram para a argentina e outras para o novo operador de mercadorias privado takargo-rail.
tripla de 1400 com mercadorias
http://www.youtube.com/watch?v=yQh94kIZP70

1400 do operador privado takargo rail.
http://www.youtube.com/watch?v=SE10QY_HLpA

Características técnicas

Partes Mecânicas (fabricante): Sorefame

Ano de Entrada ao Serviço: 1967/69

Numeração UIC da Série: 9 0 94 1 101401 a 1467

Nº de Unidades Construídas: 67

Velocidade Máxima: 105 km/h

Comprimento (entre tampões de choque): 12,720 m

Motores de Tracção (fabricante): English Electric

Potência (rodas): 970 cv

Bitola de Via: 1668 mm

Disposição dos Rodados: Bo' Bo'

Transmissão (fabricante): English Electric

Freio (fabricante): Westinghouse Brake and Signal

Tipo da locomotiva (construtor): LD 844 C

Diâmetro da rodas (novas): 950 mm

Número de cabinas de condução: 1 (Comando esquerda-direita)

Freio pneumático: Ar-vácuo "Dual"

Areeiros (número): 8

Sistema de homem morto: Davies & Metcalf

Comando em unidades múltiplas: Até 3 - acoplav. ás 1800

Lubrificadores de verdugos (fabricante): Lubrovia

Registrador de velocidade (fabricante): Hasler

Esforço de tracção:

* No arranque: 16 100 kg
* No reg. cont.: 14 200 kg
* Velocidade correspondente ao regime contínuo: 19 Km/h
* Esforço de tracção à velocidade máxima: 2400 Kg

Pesos (vazio) (T):

* Motor diesel: 12,09
* Gerador principal: 4,76
* Motor de tracção: 2,04
* Bogies completos: 2 x 11,2

Pesos (aprivisionamentos) (T):

* Combustível: 1,876
* Óleo do diesel: 0,380
* Água de refrigeração: 0,470
* Areia: 0,660
* Pessoal e ferramentas: 0,200
* Total: 3,568

Pesos (total) (T):

* Peso em Tara: 60,80
* Peso em ordem de marcha: 64,40
* Peso aderente: 64,40

Motor diesel de tracção:

* Quantidade: 1
* Tipo: 8 CSVT
* Número de tempos: 4
* Disposição e número de cilindros: 8 v
* Diâmetro e curso: 254,0 x 304,8 mm
* Cilindrada total: 123,5 t
* Sobrealimentação: Sim
* Potência nominal (U. I. C. 623): 1370 cv
* Velocidade nominal: 650 rpm
* Potência de utilização: 1330 cv

Transmissão de movimento:

* Tipo: 1 - Gerador CO EE 819; 4 motores de tracção EE 548
* Características essenciais: Suspensão pelo nariz; ventilação forçada; relação das engrenagens: 72:15

Equipamento de aquecimento eléctrico:

* Construtor: Não tem
* Características essenciais: Não tem
Lista de material e condições a que se encontram

1401-4: demolida no Barreiro após empeno do fiche

1402-2: encostada em Barreiro-A após descarrilamento em Alegria a 9 de Janeiro de 2003

1403-0: demolida após colisão com a 1420 em Valongo a 8 de Janeiro de 1979

1404-8: encostada no GOB (para peças)

1405-5: vendida à Argentina (entregue à Ferrobaires)

1406-3: encostada em Contumil após acidente em Ferradosa a 22 de Janeiro de 2005 (para peças)

1407-1: demolida após descarrilamento para o Rio Douro em Ermida a 11 de Dezembro de 2000

1408-9: afecta à CP-Carga

1409-7: vendida à Argentina (entregue à TBA)

1410-5: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)

1411-3: afecta à CP-Carga

1412-1: afecta à CP-Carga

1413-9: afecta à CP-Regional (utilizada no comboio histórico do Douro)

1414-7: encostada em Contumil (de reserva)

1415-4: afecta à CP-Carga

1416-2: encostada no GOB (para peças)

1417-0: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)

1418-8: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)

1419-6: encostada em Contumil (para peças)

1420-4: demolida após colisão com a 1403 em Valongo a 8 de Janeiro de 1979

1421-2: vendida à Argentina (entregue à Ferrobaires)

1422-0: afecta à CP-Regional

1423-8: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)

1424-6: afecta à CP-Carga

1425-3: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)

1426-1: em reparações para embarcar para a Argentina

1427-9: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia

1428-7: afecta à CP-Carga

1429-5: afecta à CP-Carga

1430-3: demolida após descarrilamento para o Rio Tejo entre Barca da Amieira e Rodão em Novembro de 1989

1431-1: afecta à CP-Carga

1432-9: em reparações para embarcar para a Argentina

1433-7: demolida após colisão com a 1443 entre Casa Branca e Alcáçovas a 22 de Novembro de 1973

1434-5: encostada no GOB (para peças)

1435-2: afecta à CP-Carga

1436-0: em reparações para embarcar para a Argentina

1437-8: afecta à CP-Carga

1438-6: em reparações para embarcar para a Argentina

1439-4: demolida após colisão com a 1961 em Alcafache a 11 de Setembro de 1985

1440-2: vendida à Argentina (entregue à Linea de San Martin)

1441-0: encostada na Figueira da Foz

1442-8: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia

1443-6: demolida após colisão com a 1433 entre Casa Branca e Alcáçovas a 22 de Outubro de 1973

1444-4: afecta à CP-Carga

1445-1: vendida à Takargo

1446-9: afecta à CP-Carga

1447-7: afecta à CP-Carga

1448-5: vendida à Argentina (entregue à FerroCentral)

1449-3: vendida à Takargo

1450-1: afecta à CP-Carga

1451-9: encostada na Figueira da Foz

1452-7: encostada em Contumil após acidente na Senhora das Dores a 12 de Novembro de 2004 (para peças)

1453-5: encostada em Contumil (para peças)

1454-3: encostada no Poceirão

1455-0: afecta à CP-Regional

1456-8: afecta à CP-Carga

1457-6: afecta a manobras em Lisboa-Santa Apolónia

1458-4: demolida após embate com a 1909

1459-2: encostada no GOB (para peças)

1460-0: encostada no GOB, sem bogies (para peças)

1461-8: afecta à CP-Carga

1462-6: afecta à CP-Carga

1463-4: afecta à CP-Carga

1464-2: vendida à Somafel

1465-9: afecta à CP-Carga

1466-7: afecta à CP-Carga

1467-5: vendida à Argentina (entregue à TBA)


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Jasm1976
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 20:15

a serie 2600 actualmente afecta a CP-longo curso ja fez inumeros serviços para a CP-carga.
http://www.youtube.com/watch?v=TtjTKH_v ... re=related

A série 2600 é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de longo curso da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).

Serviços: CP Longo Curso

Partes Mecânicas: Groumpment d' Étude et d' Electrification de Chemins de Fer en Monofasé 50Hz, Alsthom.

Ano de Entrada ao Serviço: 1974 - 1975

Numeração UIC da Série: 9 0 94 0 382601 a 2612

Nº de Unidades Construídas: 12

Velocidade Máxima: 160 km/h (193 km/h ao fazer o antigo recorde de velocidade português)

Comprimento (entre tampões de choque): ~17,5 m

Motores de Tracção: Fabricantes / Quantidade / Tipo: Alsthom / 2 / TAO - 660 A1

Equipamento Eléctrico de Tracção: Fabricantes: Alsthom / B.B.C. / Jeumont - Schneider / MTE

Potência: 2866 kW (3900 CV)

Tensão de Funcionamento: 25kV - 50Hz

Bitola de Via: 1668 mm

Disposição dos Rodados: Bo' Bo'

Outros dados relevantes: Locomotivas de design Nez-Cassée do famoso designer francês Paul Arzens iniciado na série 40100 dos caminhos-de-ferro franceses, foram as primeiras locomotivas da CP aptas a circular a 160 km/h, mas tal só foi possível em serviço comercial com a chegada das carruagens CORAIL em 1986. Ao longo dos anos têm efectuado essencialmente serviços de passageiros e recentemente foram modernizadas, o que lhes aumentou aínda mais a sua vida útil, estando a sua carreira assegurada aínda por vários anos.


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Jasm1976
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 14 Jun 2009, 21:14

o primeiro operador privado de mercadorias,takargo-rail empresa do grupo Mota-Engil.
video institucional
http://www.youtube.com/watch?v=BoqrC83XKkg
takargo 6002 na guarda proveniente da espanha onde opera em parceria com a Comsa rail transport.
http://www.youtube.com/watch?v=dmAmAy5i ... re=related
takargo 6001 em praias do sado.
http://www.youtube.com/watch?v=xDRP9JMlhcw


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Jasm1976
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 15 Jun 2009, 12:31

uma MLW fazendo manobras na cidade ferroviario do entroncamento com vagoes-portico de assentamento de carris.
http://www.youtube.com/watch?v=OpuoXlcT ... re=related[/youtube]


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Jasm1976
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 15 Jun 2009, 12:32

http://www.youtube.com/watch?v=OpuoXlcT ... re=related

nao deu para visualizar a tela diretamente :D


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 15 Jun 2009, 12:35

a bordo de uma 1900 na reta do poceirao.
http://www.youtube.com/results?search_t ... ro+HD&aq=f


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Jasm1976
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 16 Jun 2009, 18:25

dupla de 1900 com balastro em velocidade de cruzeiro em bombel(regiao sul).
http://www.youtube.com/watch?v=lWkPJyAsU28

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Vicente
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Vicente » 18 Jun 2009, 07:43

Muito boas as imagens!
Você tem dados da movimentação ferroviária portuguesa, José? (Número de passageiros, toneladas transportadas?)
São dados interessantes para uma reflexão aqui...


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Jasm1976
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 18 Jun 2009, 11:48

dados actuais nao tenho aqui,se bem que fazendo pesquisa com os meus amigos do forum de la facilmente consigo essas informaçoes.
quanto a dados sobre a malha em si,intervençoes previstas,velocidades praticadas, e muitos outros quesitos tecnicos o amigo pode ver neste arquivo pdf do directorio da REFER para 2010.
http://www.refer.pt/Documentos/Director ... e_2010.pdf

um abraço de um amigo ao dispor

jose antonio

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Vicente
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Vicente » 18 Jun 2009, 16:20

Muito obrigado!

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cataclism2
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por cataclism2 » 18 Jun 2009, 16:42

Legal mesmo! Muito bom conhecer mais sobre a movimentação do país além-mar. Bem boa a tua compilação de dados, videos e imagens :beer:

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