comboios portugueses de mercadorias

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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 18 Out 2009, 23:34

takargo 6004 e 6006 em dupla pela primeira vez na sua passagem pelo entroncamento.
http://www.youtube.com/watch?v=xWJH_Adw ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=3tte7tmT0Ec&NR=1


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 25 Out 2009, 14:03

comsa 335 na linha do norte para variar.
http://www.youtube.com/watch?v=7zXoFAva960

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cataclism2
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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por cataclism2 » 28 Out 2009, 10:31

Muito legal este último video do Comsa335 na L.Norte! Lá pelos 1´35", podemos acompanhar direitinho o cargueiro e o outro trem à direita obedecendo à sinalização :X: .

Acho muito bonito o layout deste cargueiro, apesar de não gostar das cores. :beer:


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 29 Out 2009, 20:30

as cores da comsa não são de meu agrado tambem,prefiro o vermelhão/roxo da takargo,este video e de uma bombardier 1960 com o ramalhal na linha do oeste,de salientar que estas locomotivas(13 no total)estão todas na calha para irem para a argentina,assim como as restantes alstom 1900, e english eletric 1400.Fora isso cerca de 44 carruagems sorefame foram vendidas e as restantes foram destruidas pela cp e EMEF,isto esta bonito esta,ainda por cima a REFER esta sendo alvo de investigação judicial por suspeitas de estar envolvida em corrupção assim como outras grandes empresas estatais e privadas,vai lá vai,até a barraca abana <_< <_< <_<
http://www.youtube.com/watch?v=Y_PLX2_E ... re=related


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Racia » 30 Out 2009, 13:18

Caro Jasm,

desconheço onde obteve a informação no entanto posso esclarecer que:
1) não existe nenhum contrato ou protocolo assinado que refira a exportação para a Argentina de locomotivas diesel das series 1900 ou 1930 para alem da unidade que falta enviar para completar a exportação das 5 originalmente previstas (como deve saber até ao momento foram enviadas 4, das quais apenas 1, a 1934, se encontra ao serviço regular com a companhia Ferrobaires);
2) esse envio (3º contrato complementar) contempla tambem 3 unidades da serie 1200 e outras 3 da 1400, assim como 10 UTEs das series 2000/2050/2080 e 8 carruagens sorefame;
3) Existe, isso sim, um contrato adicional que refere o envio de mais 50 carruagens de longo curso em aço inox, 2 furgões e 3 automotoras Nohab. Desconheço datas para estes envios;
4) por ultimo, estará em negociação um outro pacote composto de mais carruagens e locomotivas diesel e electricas mas que não faz rereferência a qualquer elemento das series 1900 ou 1930;
5) a REFER não está sendo investigada por corrupção. Alguns quadros intermédios da REFER estão sendo investigados por suposto favorecimento de uma determinada empresa nos concursos de adjudicação do tratamento de sucatas. Isso faz toda a diferença.

Abraços
rp


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 31 Out 2009, 12:21

quanto a refer assim como a cp.é cedo demais para dizer se há indicios ou não de corrupção,afinal estamos falando da função publica portuguesa,nunca existiram tantos casos de corrupção generalizada no país como agora,freeport,bpn,bpp,escutas,submarinos,apito dourado,carril dourado e sabe-se lá que mais por debaixo do pano,existem interesses politicos e economicos por parte de certas pessoas e grupos cujo bem-estar do país é perfeitamente descartavel e não me venha desmentir pois isso todos os dias é noticia em portugal,nos jornais,na tv e na net,quanto a questão do material para a argentina realmente nada esta confirmado a não ser o que já foi e o restante,alimentam-se rumores de que as bombardier 1960 após a ultima grande revisão serão definitivamente afastadas e certas pessoas já falaram que tem confirmação oficial de que elas irão mesmo para as pampas,se isso é verdade ou pura especulação ai já não lhe sei dizer.

abraços


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 31 Out 2009, 14:17

CP vende mais material circulante à Argentina

A CP vai vender à Argentina mais material circulante, num valor estimado de 21 milhões de euros. O contrato será assinado no âmbito da visita que a secretária de Estado dos Transportes está a realizar à Argentina.



De acordo com informações vindas a público, o contrato deverá incluir a venda de 10 UTE (Unidades Triplas Eléctricas), 10 locomotivas, 58 carruagens e dois furgões.



Em aberto está também a possibilidade de venda de mais 40 locomotivas e 50 carruagens, num negócio que, a confirmar-se, rondará os 30 milhões de euros.



A Argentina é o principal cliente da CP quando se trata de vender material circulante desactivado.



Desde 2004, e até ao final do ano passado, a empresa portuguesa exportou para aquele país sul-americano cerca de 37 milhões de euros, em três encomendas, que incluíram o fornecimento de 12 unidades duplas a diesel de via estreita, 29 locomotivas várias e mais de uma dúzia de carruagens inox.


fonte:transportes e negocios


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Racia » 02 Nov 2009, 06:32

Caríssimo,

para que fique tudo esclarecido, publico a lista do material que está contratado e protocolado entre a CP Comboios de Portugal e a secretaria de estado dos transportes do governo Argentino:

3º contrato complementar (prevista a assinatura em Janeiro de 2009, efectivada em Abril de 2009)

regulamenta a venda de:
+ 10 x UTE 20xx
+ 3 x 1200
+ 3 x 1400
+ 1 x 1930
+ 8 carruagens sorefame de series não especificadas

contrato adicional de compra e venda de:
+ 50 carruagens de longo curso em aço inox
+ 2 furgões de longo curso em aço inox
+ 3 automotoras 0100 (nohab)

inclui reparação, correcção de bitola e transporte até Buenos Aires

Protocolo de início de negociação para a venda de
+ 50 carruagens de longo curso em aço inox
+ 8 x 1400
+ 2 x 1960
+ 8 x 2500/2550
+ 13 x 2600
+ 4 x 5600

inclui reparação, correcção de bitola e transporte até Buenos Aires


Os números divulgados pela comunicação social estão perto destes mas são na sua generalidade incorrectos. Não tenho conhecimento do mapa temporal para estas entregas pelo que é de admitir que, a efectivarem-se, poderão extender-se pelos proximos anos e, percebe-se que se está a ter em conta a entrada ao serviço do novo material para as linhas de AV.

Por outro lado, a meio do ano aconteceram mudanças importantes no governo argentino, nomeadamente na secretaria de estado que tem gerido estes assuntos. Para já sabe-se que, em relação ao material português, está tudo em banho-maria, o que obrigou a CP a recolher o material que estava pronto a ser embarcado e que, neste momento, é uma fonte de custos não previstos, devido ao seu parqueamento e guarda.

quanto à questão da corrupção. É aconselhável distinguir quantidade de visibilidade e ter sempre cuidado nas análises baseadas em primeiras páginas de jornais. Existem métricas aplicadas ao fenómeno e rankings geridos por entidades supra nacionais onde Portugal até nem aparece mal posicionado, mesmo no contexto da União Europeia. De qualquer forma não vejo qual é a relevância do assunto para este forum pelo que o considero off-topic.

Abraços
rp


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 03 Jan 2010, 22:34

Porto de Aveiro ligado à rede ferroviária nacional

Os comboios de mercadorias vão começar a circular em Janeiro na nova ligação ferroviária de acesso ao porto de Aveiro. A obra, que começou a ser construída em 2007, deverá ficar concluída ainda esta semana. Após esta fase segue-se um período de testes de carga para afinar e certificar as condições de operacionalidade da via, os quais decorrerão na primeira quinzena de Janeiro. A partir dessa altura e após o licenciamento do IMTT, as composições poderão começar a circular na via. A Administração do Porto de Aveiro prevê que 20 por cento da carga actualmente movimentada no porto passe a ser transferida para o modo ferroviário, nomeadamente granéis e cargas gerais de longa distância, o que equivalerá à passagem de dois comboios por dia. Em declarações ao Diário de Aveiro, José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Aveiro, referiu que esta linha “tirará muitos camiões da estrada porque as cargas transferidas para este modo utilizam muito o transporte rodoviário”.
A ligação ferroviária ao porto de Aveiro representou um investimento de 70 milhões de euros. Com uma extensão aproximada de nove quilómetros permitirá a circulação de comboios de mercadorias com uma carga máxima de 600 toneladas. Segundo José Luís Cacho, esta obra permitirá ao porto de Aveiro aumentar o volume de mercadorias movimentadas de 3,5 milhões de toneladas por ano para cinco milhões de toneladas, nos próximos cinco anos.

fonte:transportes em revista


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Racia » 07 Jan 2010, 06:20

eis umas fotografias engraçadas de Daniel Costa publicada no forum Lusocarris, e que dizem bastante sobre o tráfego de mercadorias em Portugal, na Península Ibérica e na Europa...

Imagem

Imagem

reparem na filosofia diferente em relação ao panorama do vosso continente. Comboios curtos, pouco pesados (raramente mais de 2000 T e 750 m de extensão), relação peso/potência muito elevada e maior frequencia. Condições que complicam a rentabilidade mas que são necessárias para permitir a circulação misturada com todo o resto do tráfego.

Votos de um excelente 2010
rp


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 29 Mar 2010, 15:40

video institucional sobre a nova ligação ferroviária ao porto de aveiro.
http://www.youtube.com/watch?v=F0JapOkG_fM


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 10 Abr 2010, 14:35

carvoeiro aguardando passagem na bifurcação do setil para entrar na linha do norte.
http://www.youtube.com/watch?v=LQPPk6OfR08


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 10 Abr 2010, 14:39

cp-carga no novo ramal do porto de aveiro e a takargo 6002 na linha do norte quase em simultaneo.
http://www.youtube.com/watch?v=jNEe3BIXXgk


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 10 Abr 2010, 20:44



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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 13 Abr 2010, 19:03

Takargo lança serviço entre Figueira da Foz e Lugo

A Takargo e a Comsa Rail iniciaram um serviço de transporte de madeira entre o terminal galego da Adif de As Gándaras (Lugo) e a estação da Figueira da Foz. A madeira tem como destino a fábrica da Celbi, localizada no Louriçal. O tráfego é efectuado três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, atravessando a fronteira luso-espanhola de Tui-Valença do Minho. Cada comboio transporta cerca de 1.050 toneladas de carga, acomodada em vagões-plataforma porta-contentores do tipo MMC, os quais receberam suportes especiais para fixação dos troncos de madeira. Com este novo tráfego de madeira entre a Galiza e a Figueira da Foz, a Takargo espera alcançar um volume de negócios de três milhões de euros por ano. O início deste serviço representa igualmente a chegada das primeiras circulações internacionais de comboios de mercadorias ao terminal da Adif de As Gándaras.

fonte:transportes em revista


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 22 Abr 2010, 15:41

DB Schenker Rail olha para a CP Carga

A DB Schenker Rail, braço de transporte de mercadorias da alemã Deutsche Bahn, poderá vir a apresentar uma proposta para a compra da CP Carga, soube a CARGO junto de fonte ligada à transportadora alemã.
O interesse não é recente, tendo os primeiros rumores surgido mal se soube da vontade da CP de privatizar o transporte de mercadorias. Mas ganhou consistência quando se soube que a empresa alemã estava compradora da inglesa Arriva, por uma soma a rondar ao 1,6 mil milhões de libras, uma aquisição de que a BBC ontem voltou a fazer eco. Recorde-se que o ambicioso plano de expansão da empresa alemã, sobretudo a partir de 2007, empurrou as suas contas para o vermelho, uma situação que parece já estar ultrapassada a julgar pelos mais recentes avanços para novas aquisições.
Para a empresa ferroviária alemã, a aquisição da CP Carga poderia significar a integração da operação ibérica na sua vasta rede europeia, pela compatibilidade do material rolante nas redes de ambos os países da Península.
A DB Schenker Rail, que em Janeiro de 2009 sucedeu em termos de designação comercial à Railion, que por sua vez tinha surgido em Dezembro de 2007 por fusão com a empresa logística da casa mãe, integra companhias ferroviárias na generalidade dos países europeus, da Polónia ao Reino Unido e Escócia, como a holandesa NV Cargo, a dinamarquesa DSB, a italiana Strade Ferraté del Mediterraneo (SFM), a suíça Brunner Rail Services GmbH, e participações menores noutras companhias.

fonte:CARGONEWS


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 11 Jun 2010, 16:11

cruzamento de um madeireiro com transporte de agregados na linha da beira baixa
http://www.youtube.com/watch?v=RhjeBXBiqhE


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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 11 Jun 2010, 16:19

o movimento de mercadorias e passageiros da linha do alentejo
http://www.youtube.com/watch?v=C1N2lF9v ... re=related



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Re: comboios portugueses de mercadorias

Mensagem não lida por Jasm1976 » 25 Jun 2010, 17:15


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