[Celeris] Estação Belgrano

Discussões sobre ferrovias no mundo, em geral.

Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Celeris] Estação Belgrano

Mensagem não lida por Renanfsouza » 23 Dez 2011, 14:12

Estação Belgrano

Desde que decidimos ir a Buenos Aires eu fiquei muito animado com a possibilidade de conhecer o VLT de Puerto Madero. O sistema é conhecido como Celeris, ou ainda Tranvía del Este. Trata-se de um pequeno sistema de VLT, com apenas quatro estações, que corta parte do bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires.

Muito se fala de projetos de VLT Brasil a fora, mas na verdade o mais próximo que eu havia chegado de um foi fotografar as estações desativadas do VLT de Campinas. Eu nunca havia andado em um VLT e a minha impressão não poderia ser melhor.

Fiquei muito empolgado em ter conhecido a Celeris com a possibilidade de diversas cidades brasileiras estarem trazendo este tipo de tecnologia. O sistema é extremamente silencioso e o impacto visual é baixo, ideal para centros históricos e movimentação dentro de bairros. O intervalo do Celeris é de 20 minutos por sentido.

Foto 1: Totem da estação
Imagem

Foto 2: Todas as estações da Celeris são neste estilo
Imagem

Foto 3: A via é singela, mas existem bypasses nas proximidades das estações para que os VLTs possam parar um de cada lado, em cada sentido
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: Mapa do sistema. São ao todo quatro estações
Imagem

Foto 6: Bancos
Imagem

Foto 7: Gerais
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11: Rampa
Imagem

Foto 12: Dormentes bi-bloco
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14: Alimentação
Imagem

Foto 15: Não existem bilheterias. A passagem é comprada nesta máquina e custa um peso. Você escolhe a estação de destino mas a passagem custa o mesmo valor independente disso. Ao embarcar um bilheteiro recolhe a passagem
Imagem

Foto 16: Placa
Imagem

Foto 17: O belo prédio da Aduana, visto da Estação Belgrano
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19: O imponente VLT se aproxima
Imagem

Foto 20:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-20 por Renan Souza em 12/2011
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [Celeris] Estação Belgrano

Mensagem não lida por Pablo ITT » 23 Dez 2011, 15:52

De cara me fez lembrar a linha 03 do metro do Rio/Niteroi/São Gonçalo. Em uma das expedições que fizemos com o pessoal daqui, me lembro vagamente de ter vislumbrado um futuro melhor para aquela região como o das fotos. Sabe como é né, agente sonha e delira acordado o tempo todo nestes trilhos.

:rl:

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Celeris] Estação Belgrano

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 23 Dez 2011, 22:05

Buenos Aires tem um visual fantástico, acho que não vi um único poste com fios de telefone ou energia nos registros que o Renan fez. app

Muito legal o teto da estação, de vidro ou policarbonato, eles devem prezar bastante pela luz solar. Engraçado que por aqui a Supervia esta fazendo o contrário, reformando as estações com tetos pintados com uma tinta especial que repele os raios solares.

A estação é muito bonita, me lembrou um pouco as paradas do ramal de Guapimirim, bem que a Supervia poderia fazer um benchmarking com o modelo de estações do Celeris.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: [Celeris] Estação Belgrano

Mensagem não lida por Landrail » 27 Dez 2011, 09:31

Guilherme Pinho escreveu:

Muito legal o teto da estação, de vidro ou policarbonato, eles devem prezar bastante pela luz solar. Engraçado que por aqui a Supervia esta fazendo o contrário, reformando as estações com tetos pintados com uma tinta especial que repele os raios solares.
Não se engane, Buenos Aires não tem o sol do Rio de Janeiro. :lol:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Celeris] Estação Belgrano

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 27 Dez 2011, 12:58

Landrail escreveu:Não se engane, Buenos Aires não tem o sol do Rio de Janeiro.
sim sim, muito justo b )

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Celeris] Estação Belgrano

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Dez 2011, 19:23

Curioso é ver que parece tudo tão civilizado, organizado ... e é "logo ali", em um país vizinho.
:WK:
As fotos estão show de bola, Renan ! Dão a exata noção de como funciona o sistema. Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS - MUNDO”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante