LONGO CURSO PORTUGUESES

Discussões sobre ferrovias no mundo, em geral.

Jasm1976
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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 03 Mai 2011, 22:33

excelente video que mostra diversas composições na linha do norte
http://www.youtube.com/watch?v=Cg14pwH8DqY


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 10 Mai 2011, 23:07

Linha do Oeste

A REFER procedeu, em 14 de Março passado, à consignação de uma empreitada de reabilitação de diversas pontes metálicas na Linha do Oeste, cujos trabalhos foram adjudicados à empresa Conduril, SA, por 247.380,00 euros e um prazo de execução de 90 dias de calendário.

O projecto de execução foi elaborado pela Direcção de Engenharia da Infra-estrutura, através da Direcção de Estruturas Especiais, tendo em vista manter as condições de segurança da circulação quer de comboios e seus ocupantes, quer dos próprios trabalhadores. A empreitada ficará sob a responsabilidade da Direcção de Estruturas e Projectos Especiais – Pontes, que assegurará, com meios internos, a respectiva fiscalização.

Os principais trabalhos consistem na substituição dos contraventamentos horizontais inferiores, em várias pontes metálicas, e reparação da viga principal da Ponte 7ª sobre o rio Sizandro. Está, igualmente, prevista a substituição do piso dos passeios em algumas pontes, assim como a colocação de novos passeios naquelas que não os possuam.

No global serão intervencionadas as seguintes pontes /pontões:

Ponte 1ª do Sizandro ao km 55,500;
Ponte 2ª do Sizandro ao km 56,789;
Ponte 4ª do Sizandro ao km 59,963;
Ponte 5ª do Sizandro ao km 61,161;
Ponte 7ª do Sizandro ao km 64,673;
Ponte de Alcabrachel ao km 70,866;
Passagem Hidráulica do Camarão ao km 82,490;
Pontão da Delgada ao km 91,445;
Passagem Inferior do Fontanário ao km 122,503;
Pontão da 1ª Vala Real ao km 201,885.

fonte:REFER


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 10 Mai 2011, 23:09

Linha da Beira Baixa

No âmbito do Projecto de Modernização da Linha da Beira Baixa foram concluídos os trabalhos de Reabilitação e Reforço do Túnel do Sabugal, empreitada adjudicada, em 25 de Janeiro de 2010, ao consórcio Spie Batignolles / Monte Adriano, por 2.119.210,47 euros.

Com base num projecto da autoria da Amberg Engineering, Ltd, orçado em 258.633,90 euros, esta empreitada visou assegurar a melhoria da segurança estrutural do túnel, prolongando a sua vida útil por um período de 50 anos, bem como garantir o gabarit de electrificação, com recurso ao rebaixamento da soleira, desbaste dos hasteais e da abóbada, e aplicação de uma nova plataforma para via balastrada.

Procedeu-se igualmente à limpeza da alvenaria com jacto de areia, selagem das juntas, reforço do sistema de drenagem, aplicação de rede electrosoldada, betão projectado, pregagens e abertura de nichos de segurança.

Com uma extensão de 398 metros, que se desenvolve entre os km 205,970 e 206,368, o Túnel do Sabugal é uma estrutura centenária, que data de 1885, construída em alvenaria de granito, que evolui em alinhamento recto entre o emboquilhamento norte e o terço final da sua extensão, este com um traçado em curva.

A Fiscalização dos trabalhos, com um custo de 198.167,50 euros, foi realizada pela Afaplan – Planeamento e Gestão de Projectos, SA.

fonte:REFER


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 10 Mai 2011, 23:10

Linha do Algarve

Foram concluídos, no passado dia 11 de Abril e cumprindo os prazos previstos, os trabalhos de renovação da superstrutura de plena via – carril, travessas e balastro – dos troços Tunes/Lagos e Faro/Vila Real de Santo António, da Linha do Algarve, numa extensão total de 90 km, iniciada em 2009.

A restante extensão, entre Tunes e Faro, está modernizada desde 2004.

O investimento associado a toda a intervenção, num valor de cerca de 25 milhões de euros, traduziu-se na substituição integral de travessas de madeira por betão monobloco, instalação de carris novos soldados em barras longas para eliminar as juntas e reforço de balastro, sendo o fornecimento dos materiais de via da responsabilidade da REFER.

Com a conclusão destas empreitadas, a Linha do Algarve fica dotada de uma superstrutura que garante maior fiabilidade de exploração, mais conforto para os passageiros e manutenção racional e sustentável ao nível dos custos.

fonte:REFER


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 10 Mai 2011, 23:11

Linha da Beira Baixa

Foram concluídos, no início de Abril, os trabalhos da empreitada geral de modernização do troço Castelo Branco (exclusive) – Vale de Prazeres (exclusive), da Linha da Beira Baixa, com uma extensão de 38 km, adjudicada ao consórcio Ramalho Rosa/Conduril/Convensa/EIP, por 26.346.000,00 euros.

Nesta empreitada destacam-se as seguintes intervenções:

Construção de variantes às curvas de menor raio, para rectificação do traçado e homogeneização de velocidades para patamares que permitam a circulação de comboios convencionais a 120 km/h e pendulares a 140 km/h;
Remodelação das estações de Alcains, Lardosa e Castelo Novo, e dos apeadeiros de Soalheira e Alpedrinha;
Construção de atravessamentos desnivelados para acesso entre plataformas e atravessamento da via-férrea nas estações de Alcains e Lardosa;
Substituição de materiais de via nas zonas das estações alvo de remodelação de “layout” e na plena via onde tal se revelou necessário;
Estabilização de taludes e melhoria das condições de drenagem da plataforma da via;
Construção de passagens desniveladas aos km 107,048, 114,993 e 124,576 para supressão das passagens de nível aos km 107,028, 114,846 e 124,510, respectivamente;
Electrificação do traçado.

Os projectos de execução foram elaborados pela Ferbritas – construção civil, via e catenária –, Coteprol – Passagem Superior Rodoviária (PSR) ao km 107,048 – e Betar – PSR ao km 114,993 e Passagem Inferior Rodoviária ao km 124,576 –, no total de 1,9 milhões de euros.

A prestação de serviços de fiscalização dos trabalhos desta empreitada, no valor de 2,4 milhões de euros, foi assegurada pela WS Atkins (Portugal).

fonte:REFER


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 10 Mai 2011, 23:12

Linha do Alentejo / Linha de Évora (Troço Bombel – Casa Branca – Évora)

As obras de modernização do Troço Bombel – Casa Branca – Évora, na Linha do Alentejo / Linha de Évora (e que é parte integrante da Ligação Ferroviária de Mercadorias Sines – Elvas), entraram na sua fase final, prevendo-se a reabertura à circulação ferroviária no próximo dia 23 de Julho.

A empreitada em curso compreende, nomeadamente, uma reabilitação profunda da plataforma ferroviária nos cerca de 37,4 km de via entre Bombel e Casa Branca e a electrificação de todo o traçado até Évora.

Com a instalação de novos sistemas de sinalização electrónica e de controlo de velocidade (CONVEL) viabiliza-se a prática de velocidades da ordem dos 190 / 200 km/h, permitindo uma redução do tempo de percurso entre Lisboa e Évora de cerca de 20 minutos, o que, decerto, irá contribuir para uma melhoria da competitividade do caminho-de-ferro neste percurso.

As empreitadas adjudicadas no âmbito do processo de modernização desta infra-estrutura integram o Projecto de Financiamento designado por "Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha) III: Modernização do troço Bombel e Vidigal a Évora", candidatado ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT).

Os trabalhos no seu objecto têm uma comparticipação prevista de 70% do Fundo Coesão, até um montante total elegível de, aproximadamente, 90 milhões de euros. O Projecto, que também compreende a intervenção na Estação de Évora, representa um investimento total previsto de 94,7 milhões de euros.

fonte:REFER


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 24 Mai 2011, 22:23

mais um excelente video com o sud-express
http://www.youtube.com/watch?v=Zh6JtBvcydc


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 04 Jun 2011, 17:24

uma bela visão da estação do setil
http://www.youtube.com/watch?v=4WXOaTwJ ... re=related


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 04 Jun 2011, 17:41

como já tinha dito a ums posts atrás a modernização da linha do alentejo mais dia,menos dia chegaria...pois já chegou,em breve teremos intercidades puxados pelas siemens 5600(segundo ouvi dizer)fazendo o percurso lisboa-évora
http://www.flickr.com/photos/62095160@N ... hotostream
http://www.flickr.com/photos/62095160@N ... hotostream
http://www.flickr.com/photos/62095160@N ... hotostream
http://www.flickr.com/photos/62095160@N ... otostream/
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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 05 Jun 2011, 18:48

a estação de casa branca,reformulada com 6 vias
http://www.flickr.com/photos/36465329@N ... hotostream



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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 30 Jun 2011, 02:15

Estudo entregue à troika propõe fecho de 800 km de linha férrea

Documento feito, à revelia da Refer, pelo anterior Governo do PS deixa a rede ferroviária circunscrita basicamente ao eixo Braga-Faro, Beira Alta e Beira Baixa. Restantes linhas seriam amputadas ou desapareceriam.

A concretizar-se, será uma razia idêntica à do fim dos anos de 1980, quando Portugal encerrou 800 quilómetros de linhas de caminho-de-ferro, sobretudo no Alentejo e em Trás-os-Montes. O Governo de José Sócrates propôs à troika o encerramento de 794 quilómetros de vias-férreas, também com particular incidência no Norte e no Alentejo, mas desta vez incluindo algumas linhas do litoral, como a própria Linha do Oeste, que seria encerrada entre Louriçal e Torres Vedras (127 quilómetros).

O estudo foi realizado, à revelia da Refer, por uma equipa conjunta do Ministério das Finanças e do Ministério das Obras Públicas e Transportes. E consolida o fim das linhas que até agora estavam encerradas "provisoriamente" à espera de obras de modernização (Corgo, Tâmega, Tua e troços Figueira da Foz-Pampilhosa e Guarda-Covilhã, num total de 192 quilómetros). Inclui também a Linha do Douro, entre Régua e Pocinho (68 quilómetros), a Linha do Leste entre Abrantes e Elvas (130 quilómetros), a Linha do Vouga (96 quilómetros), o ramal de Cáceres (65 quilómetros), a Linha do Alentejo entre Casa Branca e Ourique (116 quilómetros). Esta última deixaria Beja sem comboios, apesar de, neste momento, a CP estar a preparar uma oferta especial desta cidade aos Intercidades de Évora.

O documento foi apresentado à troika como uma medida eficaz de redução da despesa pública, uma vez que tem um forte impacto simultâneo nas contas da Refer e da CP. Na primeira empresa reduz custos de manutenção e de exploração e na segunda permite-lhe acabar com o serviço regional onde este é mais deficitário (embora nalgumas linhas a abater exista um significativo tráfego de mercadorias).

O impacto deste eventual encerramento deixa a rede ferroviária circunscrita basicamente ao eixo Braga-Faro, Beira Alta e Beira Baixa, desaparecendo as restantes linhas, sendo amputadas outras.

O PÚBLICO apurou que a administração da Refer não subscreve esta visão sobre a ferrovia portuguesa e que tem em cima da mesa um documento de trabalho - ainda não terminado - com uma proposta de cortes mais modesta.

Nela se mantém o fecho das linhas já encerradas (com excepção da ligação Guarda-Covilhã) e se estuda o encerramento do ramal de Cáceres (Torres das Vargens-Marvão), a Linha do Vouga apenas entre Albergaria e Águeda (14 quilómetros) e a Linha do Alentejo entre Beja e Ourique (36 quilómetros). No total, são 240 quilómetros, contra os 800 preconizados no documento elaborado pela equipa mista das Obras Públicas e das Finanças do Governo anterior, liderado pelo PS.

Técnicos da Refer contactados pelo PÚBLICO dizem que esta é uma proposta "cega" e que ignora a importância das redundâncias do sistema. Por exemplo, a Linha do Oeste serve de alternativa à Linha do Norte e a do Alentejo à do Sul. O encerramento conjunto do ramal de Cáceres e da Linha do Leste privaria Portugal de qualquer ligação ferroviária a Espanha a sul de Vilar Formoso, aumentando a distância dos portos de Sines, Setúbal e Lisboa a Madrid e à Estremadura espanhola.

No Douro, o encerramento da linha a jusante da Régua compromete o desenvolvimento turístico da região, que é património mundial. Paradoxalmente, o que os autarcas da região têm vindo a pedir é a reabertura do troço Pocinho-Barca de Alva para fins turísticos e para aproximar a região do mercado espanhol.

Outro paradoxo é a linha entre Guarda e Covilhã, na qual a Refer tem investido, nos últimos sete anos, dezenas de milhões de euros e onde decorrem presentemente investimentos de 7,7 milhões de euros para reparação de túneis. Este troço arrisca-se a não reabrir depois deste dinheiro gasto.

Já sobre a Linha do Oeste havia a promessa da sua modernização, dado tratar-se de uma linha que atravessa uma das regiões do país com maior densidade populacional, unindo um corredor que contém Torres Vedras, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Leiria, Figueira da Foz e Coimbra. Um corredor, de resto, que tinha tanto potencial em termos de mobilidade que justificou a construção das auto-estradas números 8 e 17."Dizem que a crise é boa para mudarmos hábitos e mudarmos de paradigma. Uma dessas mudanças tem a ver com uma mobilidade mais amiga do ambiente, com o uso do transporte público e o fim do "deus automóvel", mas não é a fechar linhas que isso se consegue. Se se acaba com a infra-estrutura, o comboio, que já hoje é pouco relevante, terá no futuro uma quota ainda mais residual", queixava-se ao PÚBLICO um quadro da Refer que pediu o anonimato.

Se a Refer ficar aliviada destes 800 quilómetros de linhas, os seus quadros ficarão anda mais sobredimensionados, pelo que, em vez dos 500 despedimentos previstos (PÚBLICO, 14/4/2011), este número poderá chegar aos 800. O Governo actual poderá "comprar" este documento e fechar as linhas sem grandes dificuldades, alegando as imposições da troika e com a vantagem acrescida de o trabalho de casa já ter sido feito pelo anterior Governo socialista. Ou poderá mandar estudar tudo de novo, ou ainda aceitar como bom o estudo em curso na Refer.

O actual conselho de administração desta empresa pública (nomeado pelo Governo de Sócrates) termina o mandato no fim do ano, pelo que dificilmente o novo Governo o substituirá - caso contrário, teria de pagar chorudas indemnizações a administradores, em época de crise.

fonte:PÚBLICO

por este andar,estaremos a um passo de ficar empatados com os gregos!!!!


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 05 Jul 2011, 17:44

http://aeiou.expresso.pt/cp-ligacao-a-v ... eo=f659476

fim do serviço,desmantelamento,encerramento,privatização....só se fala assim nesse país ultimamente,uma desgraça!!! nnoo


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 20 Jul 2011, 21:39

teste de homologação das sorefame para 200km/h,parece que amanhã(21) vão decorrer testes dessa natureza na linha do alentejo até evora,serviço comercial abre no domingo com 4 intercidades diários lisboa-evora-lisboa,tempo de percurso passa de 1h50m para 1h25m!!!
material circulante:siemens 5600 com três unidades sorefame,salvo erro sem carruagem bar!!
http://www.youtube.com/watch?v=113XUNF-6Ck


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 26 Jul 2011, 19:12

Conclusão de trabalhos de Modernização do Troço Bombel – Casa Branca – Évora

Concluídos os trabalhos das empreitadas de reabilitação da plataforma ferroviária, electrificação e instalação dos novos sistemas de sinalização electrónica e de controlo de velocidade necessários à modernização do Troço Bombel – Casa Branca – Évora, serão retomadas, no próximo dia 24 de Julho, as ligações ferroviárias às cidades de Évora e Beja.

O troço em causa abrange, simultaneamente, a Linha do Alentejo, entre as estações de Bombel e Casa Branca, a Linha de Vendas Novas, entre as estações de Vidigal e Vendas Novas, e a Linha de Évora, entre as estações de Casa Branca e Évora, tendo sido realizadas as seguintes intervenções principais:

Renovação integral da Linha do Alentejo entre Bombel e Casa Branca, numa extensão de cerca de 37,4 km (excluindo estações);
Renovação integral da Linha de Vendas Novas entre Vidigal e Vendas Novas, numa extensão de cerca de 3,1 km (excluindo estações);
Alteração do layout e das plataformas de passageiros das estações de Vendas Novas, Torre da Gadanha e Casa Branca, com a criação de desnivelamentos para o serviço intergares;
Substituição dos tabuleiros das pontes metálicas da Capela, ao km 83,827 e da Prata, ao km 88,153, por tabuleiros em betão armado;
Electrificação do traçado;
Instalação de novos sistemas de sinalização electrónica e controlo de velocidade (CONVEL);
Supressão de todas as passagens de nível mediante a construção de obras de arte e respectivos restabelecimentos de acesso;
Substituição das passagens superiores rodoviárias ao km 57,307, na Estação de Vendas Novas, ao km 74,584, na Estação de Torre da Gadanha e ao km 90,206, na Linha de Évora.


Na Estação de Évora foram realizadas as seguintes intervenções principais:

Modernização da infra-estrutura e optimização do layout;
Renovação integral do armamento de via-férrea;
Electrificação da linha;
Reconversão dos cais de passageiros e das plataformas ferroviárias;
Modernização do Edifício de Passageiros e Interface, com requalificação da área envolvente da estação;
Construção de passagens desniveladas e restabelecimentos de acesso.

O conjunto dos trabalhos envolvidos nas diversas empreitadas, incluindo projectos, expropriações, sistemas de sinalização electrónica e controlo de velocidade, aquisição de materiais de via e fiscalização, representa um investimento total de cerca de 100 milhões de euros.

Com a conclusão dos trabalhos no Troço Bombel – Évora está viabilizada a prática de velocidades da ordem dos 190/200 km/h, que irá contribuir para uma melhoria da competitividade do caminho-de-ferro neste percurso.

O Troço Bombel – Évora faz parte do corredor ferroviário de mercadorias Sines / Elvas-Caia, que está incluído na lista dos trinta projectos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes.

Este projecto foi apoiado pelo Programa Operacional de Valorização do Território, no âmbito do QREN, com uma taxa de comparticipação do Fundo de Coesão da União Europeia de 70 por cento.

fonte:REFER


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 26 Jul 2011, 19:16



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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 30 Jul 2011, 01:09

Linha da Beira Baixa

A REFER concluiu remodelações na Linha da Beira Baixa com importante impacte na Rede Ferroviária Nacional e, em particular, nas condições de exploração do troço Castelo Branco – Vale de Prazeres – Covilhã, iniciando-se o respectivo serviço comercial com tracção eléctrica no próximo domingo, 31 de Julho.

As intervenções levadas a efeito – concretizadas em Abril último nos 38 km que ligam Castelo Branco a Vale de Prazeres e agora completadas nos 33 km entre Vale de Prazeres e a Covilhã – contemplaram em especial:

Rectificação do traçado existente para permitir a homogeneização de velocidades para patamares que admitem a circulação de comboios convencionais a 120 km/h e pendulares a 140 km/h;
Alteração do layout, remodelação e beneficiação das estações de Vale de Prazeres, Fundão, Covilhã e do apeadeiro de Tortosendo;
Construção de atravessamentos desnivelados para acesso entre plataformas e atravessamento da via-férrea;
Construção de seis passagens desniveladas e restabelecimentos de acesso com supressão de nove passagens de nível;
Estabilização de taludes e melhoria das condições de drenagem da plataforma da via;
Reabilitação dos túneis de Fatela/Penamacor e da Gardunha;
Electrificação do traçado;
Instalação de novos sistemas de sinalização electrónica e de controlo de velocidade.

O investimento total agora realizado na modernização do troço Castelo Branco – Vale de Prazeres – Covilhã ascende a mais de cem milhões de euros.

fonte:REFER


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 30 Jul 2011, 01:12

http://www.youtube.com/watch?v=idC0p4bGsVg
a partir de domingo não veremos mais o diesel na LBB....


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 30 Jul 2011, 01:26

http://www.youtube.com/watch?v=nCl_Dexn ... re=related
a excepção claro do lusitania expresso lisboa-madrid-lisboa...resta saber até quando,o ramal de cacêres
certamente que sera encerrado num futuro próximo para tráfego de passageiros ficando a linha do leste a ser o principal acesso a badajoz,agora que portugal não vai ter mais AV lisboa-madrid resta saber o que vão fazer para se ter uma linha em bitola UIC entre sines e badajoz,o meu palpite é que vão usar o ramal de estremoz actualmente desactivado para fazer a ligação entre a renovada linha do alentejo a partir de évora,o canal esta lá apesar de já terem retirado os trilhos,era só colocar balastro novo,dormentes de concreto com dupla fixação 1668/1435mm e catenária....resta saber quando ou se vão fazer sequer,só no chutômetro mesmo!!!!


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Re: LONGO CURSO PORTUGUESES

Mensagem não lida por Jasm1976 » 31 Jul 2011, 20:20

http://www.youtube.com/watch?v=RPylAAO0 ... r_embedded
a ultima 1900 rebocando a siemens 5600 para inicio do IC lisboa-covilhã-lisboa

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