Trem Vera Cruz

Moderador: Caco


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Trem Vera Cruz

Mensagem não lida por Landrail » 09 Set 2008, 15:01

Central do Brasil (1950-75)/ RFFSA (1975-90)

Bitola: larga (1,60)

Trem de passageiros de luxo operado pela Central
e mais tarde pela Rede Ferroviária Federal, entre
1950 e 1990, ligando a estação de Dom Pedro II,
no Rio de Janeiro e a de Belo Horizonte, com
algumas interrupções nos anos 1970 até parar por
4 anos, entre 1976 e 1980, quando retornou por
dez anos, deixando de circular em março de 1990.
___________________________________________________________
Percurso: Rio de Janeiro - Belo Horizonte, via linha do Centro até Joaquim Murtinho e depois pela Linha do Paraopeba até a capital mineira.
Origem da linha:
A linha do Centro foi aberta pela E. F. Dom Pedro II (Central do Brasil, a partir de 1890), entre 1858 e 1910, até Joaquim Murtinho; a linha do Paraopeba foi aberta entre os anos de 1914 e 1918. Nos anos seguintes, algumas variantes alteraram o curso da linha do Centro em pontos diferentes; a maior delas entre Barbacena e Carandaí.
___________________________________________________________
Comentários: O trem Vera Cruz trafegou pela primeira vez em 29 de março de 1950. Foi ele o primeiro trem de extremo luxo a atender Belo Horizonte, uma cidade acostumada a trens de madeira e locomotivas a vapor. Puxado por uma locomotiva Diesel, geralmente uma "Escandalosa" (ou V-8, para os paulistas) no trecho eletrificado entre o Rio e Barra do Piraí, a partir desta cidade passava a ser puxado por uma diesel-elétrica Alco RS-1.
ImagemImagem
ACIMA: à esquerda, o mapa de localização da linha (em vermelho, o percurso do trem) À direita, o Vera Cruz puxado por uma elétrica "Escandalosa" entre Barra do Piraí e Três Rios, c. 1971 (Foto Guido Motta, acervo Memória do Trem).
Depois que a RFFSA assumiu a Central, outras locomotivas diesel também foram utilizadas no trem. A composição típica do Vera Cruz era: 1 carro-correio, 1 carro-bagagem, 2 carros-poltrona para 76 passageiros, 1 carro-restaurante e 2 a 3 carros-dormitórios cabine dupla. Eventualmente, mais um carro salão-cauda para 44 passageiros. Na sua rota, além de subir a serra do Mar no Rio de Janeiro, tinha de cruzar a serra da Mantiqueira, depois de acompanhar por um bom trecho o rio Paraíba do Sul, cruzando-o mais de uma vez por viagem.
ImagemImagem
Nos anos 1960, houve pelo menos uma vez que o Vera Cruz foi parar em Itabirito, onde termina a bitola larga da Linha do Centro e por onde ele nunca passava. Por causa de uma interrupção na linha do Paraopeba, a composição seguiu até a cidade, onde foi enviado um trem da bitola mista, carros de madeira e locomotiva diesel para buscar os passageiros surpresos, que entraram em BH passando por General Carneiro. Na foto, vê-se claramente a bitola mista da linha naquele ponto. O fato foi registrado pelo passageiro Leonardo Bloomfield, na foto acima. Como se vê também na foto ao lado, do mesmo Bloomfield, o mesmo trem no trecho entre Joaquim Murtinho e Lafaiete, um trecho em que o Vera Cruz somente passava mesmo por acidente.
Era uma viagem de 640 km e cerca de 14 horas, onde parava apenas nas grandes cidades, ou então em pontos de baldeação para ramais: Japeri, Barra do Piraí, Juiz de Fora, Barbacena, e também em diversas estações da linha do Paraopeba. Com o aumento dos trens carregados de minério a partir dos anos 1970 com a abertura do ramal das Águas Claras, na Grande BH, o Vera Cruz passou a sofrer pelos problemas causados pelo excesso de
ImagemImagem
Acima, na estação Pedro II, no Rio, o "noturno mineiro" esperando a partida para Belo Horizonte, usando alguns carros do já extinto (à época) Cruzeiro do Sul (este, Rio-São Paulo). Foto dos anos 1960, por Leonardo Bloomfield. Depois de 4 anos, em 12 de dezembro de 1980 o Vera Cruz volta, na estação de Belo Horizonte (Acervo Edson Vander Teixeira).
tráfego nas linhas que ocasionavam interrupções de trânsito. Parou por 11 meses entre 1974 e 1975, e no final de 1976 um acidente entre o Vera Cruz e um trem de minério vazio fez com que o trem sumisse das linhas pelos 4 anos seguintes. Somente no final de 1980 ele retornou, com locomotivas diesel-elétricas (Macosa SD40-2, U-23C, as "Cachoeirinhas" e as U-20C) por todo o percurso, mas com a composição original, e horário semanal, ou seja,
ImagemImagem
Acima e abaixo, na estação de Belo Horizonte, em setembro de 1985 o Vera Cruz (Fotos Flávio Francesconi Lage).
partia às sextas-feiras e retornava aos domingos. A partir de 1985, os atrasos começaram a ser constantes e a composição passou a se alterar seguidamente. Em 15 março de 1990, trafegou o último Vera Cruz (Fonte: José E. Buzelin, Carros Budd no Brasil-vol. 1, Memória do Trem, 2002).
ABAIXO: Folheto (frente e verso) do Trem Vera Cruz quando de sua volta em 1980 (Acervo Flávio Cavalcanti).
Imagem
Imagem


Abaixo, um dos horários do Vera Cruz,
sentido Belo Horizonte, em 1962. No
r etratado abaixo, a linha passava pelo
trajeto original entre Barbacena e Carandaí,
sem passar pela variante. (Guia Levi,

setembro/1962)


Imagem

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... racruz.htm
Editado pela última vez por Landrail em 09 Set 2008, 23:28, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 09 Set 2008, 22:08

Foi o que eu vi na tabela de horários ou uma doidera,ele parava em Cascadura??? o0
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 09 Set 2008, 23:31

André Vasconcellos escreveu:Foi o que eu vi na tabela de horários ou uma doidera,ele parava em Cascadura??? o0
Não ele só parava em Juiz de Fora MG e Conselheiro Lafaiete MG
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Stormkamared
Membro Pleno
Mensagens: 77
Registrado em: 11 Jun 2008, 15:03
Localização: São Paulo-SP

Mensagem não lida por Stormkamared » 15 Set 2008, 12:13

Muito bom tópico, queria ter viajado nesse trem nos anos 50, o maravilha que deveria ser, apesar de nem ter nascido ainda:D:D


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 15 Set 2008, 13:43

Toda vez que leio um tópico sobre estas linhas de passageiros que ligavam nossas grandes cidades penso (e choro): NASCI NA ÉPOCA ERRADA!


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Mensagem não lida por R E N F E » 16 Set 2008, 02:04

NASCI NA ÉPOCA ERRADA![2]

=P~
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 16 Set 2008, 06:14

NASCI NA ÉPOCA ERRADA! [3] wll wll wll wll
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 16 Set 2008, 08:02

NASCI NA ÉPOCA ERRADA! [4] <_< <_< <_< :O :O wll wll wll wll :ph34r: nnoo nnoo nnoo nnoo
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 17 Set 2008, 13:02

Ainda há tempo, o trem da EFVM está na ativa ainda, não tem o Luxo do Vera Cruz, mas não deixa de oferecer conforto como: ar-condicionado ( o Vera Cruz não tinha :lol: ) serviço de bordo, uma bela paisagem, grandes viadutos e tuneis intermináveis <O> .
Quem quiser conhecer, pode comprar a passagem eu terei o maior prazer em recebelos aqui e mostrar um pouco da história, do nosso metrôe muito mais...
Eu garanto: o trem é bom sô!!!

O inconfidente,Tiago e eu faremos essa viagem no fim do ano, quem quiser pode vir também. okk
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 17 Set 2008, 13:07

Voltado ao assunto Vera Cruz, eu nunca viagei nele, mas já vi ele passando a poucos metros da casa do meu avô, eu tinha 6 nos isso foi em 1990 e apesar de muito novo eu lembro como se fosse hoje, o Vera Cruz passando veloz vindo de Belo Horizonte rumo ao Rio de Janeiro.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Saudades do Vera Cruz

Mensagem não lida por Pablo ITT » 02 Jan 2009, 17:08

Outono de 1984.
Sexta feira à noite.
Lua cheia dourando o leito do rio Paraíba do Sul.
Pedras em forma de imensos cristais refletindo literalmente o luar do sertão.
Fiquei na varanda dos fundos extasiado com a paisagem noturna.
Hoje,
Maria Fumaça não canta mais.....
Ponta de Areia - Milton Nascimento
Nunca vi nada igual.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes