Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

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Vinicius
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Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por Vinicius » 05 Dez 2008, 23:58

"Esta estrada deve ser para os brasileiros uma empresa venerada; ela simboliza o alfa de nossa via-férrea; aí sentiu pela primeira vez o solo da pátria o rodar da locomotiva" (Do livro As Estradas de Ferro no Brasil, do Eng. F. P. Passos, 1879).

Hoje, eu fui até Guia de Pacobaíba, Distrito de Magé (município localizado na R.M. do Rio de Janeiro), para conhecer o que restou da antiga Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia construída no Brasil. Infelizmente, o que eu encontrei não foi nada animador: a estação e a casa do agente estão em bom estado de conservação, porém os demais monumentos e o próprio entorno se encontram em situação lamentável. Invasões, mato alto, a total falta de conservação e até mesmo uma obra da Petrobras completam o cenário desolador de um patrimônio nacional. Existem planos de recuperar o local e a própria estrada de ferro, mas, para variar, ainda não há nada de concreto. Por enquanto, tudo está jogado a própria sorte.

Antes das fotos, um resumo da história da E.F. Mauá:

Em 1854, Irineu Evangelista de Souza, o futuro Barão/Visconde de Mauá, inaugurou a primeira ferrovia do Brasil, com bitola de 1,676 m, ligando o Porto de Mauá, no "fundo" da Baía de Guanabara, a Fragoso, estação situada a cerca de 14 km, e ali rodou a Baroneza, a primeira locomotiva a percorrer uma linha no Brasil. A E. F. Mauá foi estendida em 1856 até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) e dali pretendia subir a serra de Petrópolis para alcançar essa cidade, fato que ocorreu apenas 30 anos mais tarde, mas por outra empresa, a E. F. Príncipe do Grão Pará, que acabou por comprar a E. F. Mauá em 1888 e reduzir sua bitola para métrica para acabar com a baldeação em Raiz da Serra. Em 1890, tudo passou a ser propriedade da E. F. Leopoldina. A partir do momento em que esta chegou a Piabetá com sua linha vinda da estação de Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, o trecho entre Piabetá e Mauá passou a ser apenas um ramal. Em meados dos anos 60, o tráfego entre essas duas estações foi suprimido e a ferrovia desde então está abandonada. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela SuperVia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.

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4. Daqui em diante não existem mais trilhos. Pedaços da antiga estrada de ferro ainda resistem fora do perímetro urbano de Magé.

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7. A casa do agente, construção de 1916.

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8. Um antigo sinaleiro.

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10. Estrutura da antiga caixa d'água.

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A Estação

O prédio da estação não é o mesmo da inauguração da E.F. Mauá, em 1854; segundo Eugênio Sciammarella, o prédio atual foi construído em 1896, quando se substituiu o porto de madeira pelo de ferro.

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13. Eu tive que arrancar toda a vegetação que cobria esse mecanismo (parece um antigo AMV), para poder tirar essa foto.

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O Cais de Mauá

O Cais de Mauá, situado na Praia de Mauá, avança 250 metros na Baía de Guanabara e é composto de tubos de aço cheios de concreto e um vigamento em forma de treliça. Foi inaugurado em 1896, em substituição ao anterior, que era feito de madeira, e era o local onde se fazia baldeação das barcas para o trem. Esse serviço foi mantido até 1926, quando a ligação direta entre o Rio de Janeiro e Magé foi inaugurada.

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29. Parecem pequenos, mas esses pilares possuem quase dois metros de altura.

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44. Ao fundo, o Pão de Acúçar e o Corcovado.

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Eu espero que tenham gostado. :DD
Editado pela última vez por Vinicius em 21 Dez 2008, 20:00, em um total de 1 vez.

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 06 Dez 2008, 00:42

Vinicius, meus parabéns.... Se há um embrião de tudo o que ha neste forum ai está... Registro historico!!!


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 06 Dez 2008, 01:27

Eu to tão feliz que eu nem sei o que falar!!!!

Muito legal as fotos e a sua visita !!!! :D :beer: :beer: Parabéns, Vinicius,dizer q foi ótima contribuição é muito pouco!!!!!!!!

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André Vasconcellos
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Mensagem não lida por André Vasconcellos » 06 Dez 2008, 09:53

Isso me deixa revoltado:como é que uma estação como esta,a estação ''embrionária'' das ferrovias brasileira está nesse estado,abandonada e esquecida...ótimo registro Vinícius! ;)
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

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Vicente
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Mensagem não lida por Vicente » 06 Dez 2008, 11:12

Onde está o patrimônio histórico???
:brv: Essa estrutura tem mais de 150 anos!!!!
Ê Brasil... :(
Obrigado, Vinícius! Belas imagens!
Ao menos, é possível ver que é restaurável!!!


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Vinicius
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Mensagem não lida por Vinicius » 08 Dez 2008, 20:19

Muito obrigado a todos. :D


Renanfsouza
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Mensagem não lida por Renanfsouza » 08 Dez 2008, 23:12

Vinicius,

Estou sem palavras cara. Você matou uma das maiores curiosidades que eu tinha sobre esta estação e o seu estado de hoje em dia.

Olhando essas fotos eu tenho a impressão de estar lá. Você realmente é um fotógrafo nato.

A ilha ao fundo da foto 25 seria Paquetá ?

Estreitinha a plataforma ! É incrível ver que a dormentação ainda encontra-se em bom estado ! Trecho em bitola mista na foto 16 ? Vinicius você andou em cima do cais pra tirar as fotos 24 e 25 ? Tipo... Não parece muito seguro e se você se arranhou nestas ferrugens é melhor tomar uma anti-tetânica :lol:

Impressionante. Acho que essa é a palavra correta. Impressionante esse thread, as fotos, a estação em si, o cais... Tudo.

Parabéns Vinicius pela coragem e pelo trabalho que você teve.

Escolha ai a sua foto favorita para fazermos a thumbnail.

Mais uma vez parabéns e obrigado por este incrível relato.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


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Vinicius
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Mensagem não lida por Vinicius » 21 Dez 2008, 20:20

^^

Que nada, é um prazer imenso poder visitar esses locais e tirar fotos para vocês. Eu fico muito feliz que você tenha gostado do tópico e muito obrigado mesmo pelos elogios, mas eu estou longe de ser um fotografo nato (ainda falta aprender muito). :DD

Quantas as suas dúvidas, sim, a ilha da foto 25 é mesmo Paquetá e eu não sei se o trecho da foto 16 é em bitola mista. Aliás, só reparei nesse detalhe depois da sua mensagem.

E eu não andei sobre o caís. Tirei as fotos naquelas duas bases de concreto que aparecem na foto 23. Os detalhes mais distantes foram graças ao zoom da minha máquina. :D

O thumb do tópico pode ser a foto 22.

E mais uma vez, muito obrigado pelo seu comentário e desculpe a demora em respondê-lo. okk

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Nina
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por Nina » 30 Dez 2009, 23:24

Poxa eu não tô conseguindo ver as fotos, mas já vi em outros sites. Acho linda a estação e um descaso com o patrimônio histórico deixando assim desse jeito. Ontem no youtube achei um vídeo muito interessante sobre essa estação (na verdade sobre o ramal. como também achei um vídeo sobre o ramal de vila inhomirim). Achei que deveria compartilhar com vocês.

"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Renanfsouza
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por Renanfsouza » 01 Jan 2010, 12:09

Em alguns dias volta. É que a conta do Photobucket do Vinicius estourou a banda mensal :rl:

Quando virar pros próximos 30 dias as fotos voltam.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


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Vinicius
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por Vinicius » 12 Jan 2010, 10:05

As fotos finalmente voltaram. vv

E excelente vídeo Nina. Gostei muito. :D


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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por visitante » 21 Jan 2010, 22:40

Parabéns pelo registro.

O que posso dizer sobre isso? Difícil, pois mostra o quanto somos (generalizando) descuidados com a nossa própria história. Hoje procuramos registrar tudo, mas antigamente não se cuidava de nada. O "progresso" atropelava a história. E só agora aprenderam que história e progresso deve ser algo que andem de mãos dadas.

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Vicente
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por Vicente » 22 Jan 2010, 08:20

app app
Disse tudo, Ligeiro!
Não queremos ter "velharias", mas coisas que foram importantes para o progresso preservadas. É uma questão de desenvolvimento. Por exemplo: um estudante de engenharia, tecnologia ou técnico consegue, ao ver equipamentos antigos preservados - e se possível, em condições de funcionamento - entender mais claramente um conceito de funcionamento que não ficou claro numa aula. E com isso, no futuro, ele projeta/ constrói novos equipamentos ou instalações melhor,pois sabe de onde a técnica que aplica saiu, podendo até aprimorar a técnica atual.


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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por visitante » 22 Jan 2010, 20:40

^^ Exato. Tudo se evolui a partir de uma base já construída.

Tava vendo esses dias uma discussão por aqui no TGVBR sobre uma locomotiva que ia para o recorte, e o pessoal falando "ah, por que não mandar para uma escola de engenharia para os alunos recuperarem e aprender com ela?

Concordo que se realmente é necessario dar espaço a evolução, que se dê. Vide as estações antigas de trens que hoje viraram novas estações. Tudo bem que muitas vezes se perde um pouco da história (Itapevi nem se fala...) mas pelo menos deram um destino justo ao passado: um presente funcional e que é utilizavel.

Hoje são poucos que dão valor para a história.

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DadoDJ
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Jun 2010, 13:27

Ih, meu vídeo está aqui no tópico há tempos e eu não sabia !
:D
Legal !

Novidades: alguém esteve em Guia de Pacobaíba no dia 30 de abril de 2010 ? Foi promovido um evento lindo, com a restauração de todo o entorno, limpeza do terreno, exposição de fotos e pinturas, nova iluminação, construção de um caminho pavimentado (tipo ciclovia) e presença de muitas pessoas do meio ferroviário. Infelizmente nenhuma grande mídia esteve presente (TV ou jornais), mas vários dos meus amigos de Orkut estiveram por lá (fazer o quê, eu ía faltar ao serviço, mas logo na véspera me deram um aumento de salário ! Parece que foi de propósito, droga ! :@: )
Assim que der vou postar fotos do evento aqui. Eu estive lá ano passado e fique surpresíssimo com o estado atual. Muito bom, mas não sei até quando ...
Em breve, as fotos ...
Eduardo P. Moreira
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por Nina » 11 Jun 2010, 20:13

Achei num blog sobre patrimonio cultural um post sobre o asfaltamento do remanescente ramal da E.F. Mauá, vou compartilhar com vocês:

http://amigosdopatrimoniocultural.blogs ... monio.html
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DadoDJ
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jun 2010, 01:59

Nina, muito oportuno link ! Quando fui na região ano passado, aquele trecho de linha ainda tinha os trilhos, e este ano, em janeiro, já estava asfaltado, pois passei lá e vi, e fiquei revoltado !
Mas boas notícias virão ... acredito nisso ! Aproveitando, segue abaixo as fotos tiradas pelos meus amigos de Orkut que compareceram ao evento festivo de comemoração aos 156 anos da ferrovia. Vejam como fizeram uma boa maquiagem na estação e entorno:
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E a melhor foto:
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Eduardo P. Moreira
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DadoDJ
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jun 2010, 02:01

Créditos das fotos:

Oadi Salles (ou simplesmente Salles)
Guilherme, seu filho.

Abril de 2010
Eduardo P. Moreira
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por Vinicius » 14 Jun 2010, 17:48

Nossa, o local melhorou muito mesmo (que absurdo a grande imprensa não ter noticiado). Vale a pena fazer uma nova visita e registrar a reforma que foi feita por lá, antes que o local entre em abandono novamente. Quem sabe poderíamos fazer um encontro. O que acham?

Aliás, não me lembro de ver essa pequena locomotiva por lá. Ela sempre esteve no local?

Ah, obrigado por trazer essas informações DadoDJ.

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DadoDJ
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Jun 2010, 12:53

Não, a locomotiva não estava lá ... não sei dizer ao certo, mas tenho a impressão que um colecionador, ou alguém da AFPF a levou para exposição no dia do evento. O curioso é que ela é de bitola 0,60m, e a linha da EF Mauá é métrica, então ela ficou lá mesmo paenas para exposição. Segundo Luis Otávio, da AFPF, esta locomotiva será adaptada para a bitola métrica e circulará em dias festivos. Aliás, o Luís Otávio é uma figurassa: eu já tive a oportunidade de encontra-lo em Barão de Mauá. Ele é muito doido, fala o tempo todo em reativação de linhas, confere peça por peça das máquinas em Barão de Mauá ... no dia do evento ele quase chegou a discutir com um morador que construiu a casa em cima do extinto leito da EF Mauá. Ele jurou pro cara que iria derrubar a casa dele pro trem passar ... rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Então, voltando: não sei se a locomotiva ficou lá (além de um trollei) ou se foi removida após o evento. Vale a pena dar uma conferida !
Eduardo P. Moreira
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