[Especial de Fim de Ano]Tributo a rede (RFFSA) Parte II

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Landrail
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[Especial de Fim de Ano]Tributo a rede (RFFSA) Parte II

Mensagem não lida por Landrail » 14 Dez 2008, 15:46

01 -Trem de Carga geral tracionado por 2 GE U20-C, passando pelo viaduto Engº Paulo de frontin, no trecho da Linha auxiliar-RJ. Agora uma crônica para os amigos do RJ. Como esta composição chegara até ai se o trecho entre japeri e triagem já estava totalmente com bitola larga?


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02-Trem de carga geral, de prefixo "K", proveniente de Minas Gerais, com destino ao terminal de cargas gerais de Praia Formosa -RJ. Obs: a composição vinha de minas gerais pela linha de cataguases, e seguia até Tres rios (FTR) onde ganhava linha mista, e seguia até Paraiba do sul, onde ganhava a Linha auxiliar. após a linha auxiliar, chegava á Japeri, onde ganhava novamente linha mista, e seguia até Ambahy, onde saia da linha auxiliar e seguia para o Ramal "Ambahy-São Bento". Chegando em São bento, Ganhava linha Simples metrica até a Leopoldina, onde Chegava ao Terminal de Cargas Gerais de Praia formosa(Todo esse trecho foi infelizmente desativado pela FCA) FOTO: EDSON VANDER TEIXEIRA, ANOS 80
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03-EMQ MX-620, locomotiva fabricada pela EMAQ, para a RFFSA, em meados dos anos 80. Essa maquina é rotineira em Duplex , na linha entre o terminal de Calcário em Arcos-MG e a Usina da CSN,em Volta Redonda-RJ. Tambem chegou á Fazer os trens "petroleiros" entre a Refinaria da REDUC (duque de caxias-RJ) , Macaé-RJ, e Campos(RJ), nun trecho de pouco mais de 50km. Por motivos desconhecidos TODO esse trecho foi DESATIVADO, pela FCA em meados de 2002

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04-Ponte de ligãção continente-ilha Guaiba. esta ponte foi costruida em meados dos anos 70, como umas das exigências do Plano MBR, devido á descoberta de grande quantidade de minério de ferro em Minas Gerais, e a necessidade de escoálo através da ferrovia até a Ilha Guaiba, onde Existe um Terminal de minério. Na foto vemos um trem de minério tracionado por 3 locomotivas EMD SD40-2. O trem vazio , rumo á minas gerais, pare ser novamente carregado. A ponte fica em Mangaratiba-RJ,e hoje recebe maires e mais modernos Trens da MRS, além da admistração do terminal atraves da Vale (que comprou a MBR em 2006)

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05-Ponte Guaiba, agora com vista já de Dentro da ílha. Alem da Ferrovia, a ponte ainda leva Energia Eletrica para a ilha, atraves desses postes instalados em cada 2 vãos. Obs: Apersar de não possuir para-peito, até hoje NUNCA ocorreu acidentes nesta ponte(Graças á Deus)

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06-Típico trem de Carvão á serviço da CSN. Um raro Exemplo de ferrovia que IMPORTA, e não EXPORTA,como á maioria das maiores ferrovias fo Brasil.Este motivo se deve pela escacês de Carvão Mineral no território nacional, o que fez a CSN montar no porto de Sepetiba, um moderno terminal de Carvão para abastecer sua Usina Em Volta Redonda - RJ. Até hoje esses trens são tipicos de se ver, mas com sua equipagem totalmente diferente, em mãos da MRS.Trecho: Serra do Mar, km 73, Paracambí-RJ. OBS: as locomotivas tracionando o trem são 3 SD38-M, e o auto de linha proximo ao trem hoje pertence á Supervia

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07-
Construção da Ferrovia do Aço. Aqui vemos Funcionarios Orgulhosos posando para foto junto á um dos equipamentos de construção da Ferrovia

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08-locomotiva EMD SD38-M #5113, em uma das equipagens mais raras das Ferrovias! Na foto vemos 4 SD38-M tracionando Um Trem de Minério!!! è meus amigos! Quem viu , viu!!! (Obs: Tunel 4 da Serra do Mar)

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09-Ilustre passagem do Saudoso e Famoso trem Santa Cruz (RJ-SP), pelo pátio da CSN em Volta Redonda - RJ.
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10-FVR, o Maior pátio industrial do Brasil, á serviço da CSN, em Volta Redonda-RJ.Na foto, vemos locomotivas manobrando Trens de Carvão que abastecem a usina. Alem de Receber trens de Carvão, o pátio da usina ainda Recebe minério de Ferro , vindos da Casa da Pedra - MG e Calcário de Arcos-MG. Ambos realizados pela RFFSA, Atual MRS e FCA

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11-FA-1, as famosas "biribas" da EFCB. Compradas pela Central nos anos 40, estas maquinas foram responsaveis pela tração dos maiores trens de passageiros da Central, entre SP-RJ e RJ-MG, e trens de medio percurso.
Todas foram sucateadas, restando atualmente somente uma unidade totalmente degradada, na estação Barão de Mauá - RJ.
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12-MX-620, fabricada pela CAF, e Emaq, com tecnologia mecanica da ALCo, entre os anos 70 e 80.
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13-U23-C, na sua primeira fase de pintura (Pré Sigo)
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14-GE 80Ton, Pequena locomotiva manobreira que serviu á EFSJ, depois á SR-2 da RFFSA, e atualmente MRS
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15-U23-C, já nas fase 2 da pintura da Rede. Muita pena esta pintura nao ter durado nem 10 anos...
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16-Tipicuzinho (típico) Trem de minerios da RFF á serviço da CSN, pegando a ferrovia do Aço

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17-Alco RS-1
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18-Agora sim! U23-C já na fase Pós-sigo da Rede! repare que agora a numeração já é 33** e a mesma está centralizada na faixa!
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19-GE-244 . bitola metrica da central, "Espanta Demônio"
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20-Pontilhão D. Pedro II, localizado em Barbacena-MG. Inicialmente , ele foi construido para a passagem da variante da linha do centro, mas com a erradicação da mesma, ficou servindo para conexão entre a linha tronco, e o terminal de cimentos Ciminas, atual Holcim. Na foto vemos uma composição de cimento liderada por uma EMD SD38-M, e uma GE U23-C, e vagões TPS.
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21-GEB U23-C jká na linda fase Pós-Sigo! Reparem na centralização da numeração+RFFSA+logotipo no centro da faixa! Esta maquina ai foi a primeira GE de grande porte do Brasil!
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Fotos:Todas do acervo de Ângelo Tavares

Continua....
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Vicente
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Re: [Especial de Fim de Ano]Tributo a rede (RFFSA) Parte II

Mensagem não lida por Vicente » 14 Dez 2008, 23:30

landrail escreveu:20-Pontilhão D. Pedro II, localizado em Barbacena-MG. Inicialmente , ele foi construido para a passagem da variante da linha do centro, mas com a erradicação da mesma, ficou servindo para conexão entre a linha tronco, e o terminal de cimentos Ciminas, atual Holcim. Na foto vemos uma composição de cimento liderada por uma EMD SD38-M, e uma GE U23-C, e vagões TPS.
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Fotos:Todas do acervo de Ângelo Tavares
Eu sempre achei esse pontilhão de Barbacena muito bonito!
Tenho uma tia que mora perto, num bairro colado ao centro. Esse pontilhão fica numa das principais avenidas da cidade...

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