PROJETO DE TRENS RÁPIDOS PAULISTAS DA DÉCADA DE 80

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 15 Mar 2009, 15:57

^^
Definitivamente, você passa as coisas rápido demais, eu já havia percebido...
É Ouro Verde, e os carros estão num pátio da ferrovia Campinas-Jaguariúna.
Olhe aqui o que os caras têm no pátio, é muito legal!
;)
http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=2100


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 15 Mar 2009, 16:21

Mais uma fora! :D :D

Confundi...

Mas e o Expresso Ouro Branco? Existe ainda alguma (s) unidade preservada?



Daqui a alguns anos, irei de fato me associar a ABPF...

Restaurar alguns carros e locos... :rl:

Deve ser de dar orgulho...
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 20 Ago 2010, 15:03

Lopes escreveu:^^ Sou assim mesmo Vicente leio rápido e tem vezes que deixo passar infos...

Então, a ABPF vai tê - las, que legal, pena que não poderá rodar por aí pois desgasta em demasia o trilho, devido ao peso e ao número de rodeiros...

Ouro Branco??

Explique - me melhor, sempre quis ver esses trens "ao vivo"...
Lopes, o que o Vicente está querendo dizer é que a ABPF possuí em seu acervo na VFCJ - Viação Férrea Campinas Jaguariúna alguns carros Budd Série 500 da Estrada de Ferro Sorocabana. Entretanto, chamá-los de Ouro Branco é um equívoco que muitos fazem, pois o Ouro Branco original da EFS eram carros de fabricaçào alemã em aço carbono.

Já a questão das V8, não consigo entender porque a CPTM fica fazendo tanto drama sobre a circulação delas. Nos tempos da CBTU (e nos primórdios da CPTM) elas circulavam entre OLU e IJN tracionando os Pullman Standard e/ou os Budd Série 1000!!! E por que não deixá-las circular hoje? O que mudou?

Quero muito ver um tremd e longo percurso tracionado pela V8... hmy
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Re:

Mensagem não lida por Francis » 20 Ago 2010, 17:17

Erick_UT440R escreveu: Já a questão das V8, não consigo entender porque a CPTM fica fazendo tanto drama sobre a circulação delas. Nos tempos da CBTU (e nos primórdios da CPTM) elas circulavam entre OLU e IJN tracionando os Pullman Standard e/ou os Budd Série 1000!!! E por que não deixá-las circular hoje? O que mudou?
Com relação à especificação (peso, eixo e essas coisas), nenhuma restrição. Inclusive o desejo da CPTM é que ela seja a loco do Expresso Turístico.
Mas com relação à circulação de trens, mudou tudo, Erick. Intervalo, desempenho, carregamento e ideais da empresa, que nada a ver com CBTU, RFFSA, graças a Deus.
E para circular um trem de longo percurso hoje, só com a construção de novas vias. Nas vias da CPTM, não.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Re:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 23 Ago 2010, 09:55

Francis escreveu:Com relação à especificação (peso, eixo e essas coisas), nenhuma restrição. Inclusive o desejo da CPTM é que ela seja a loco do Expresso Turístico.
Mas com relação à circulação de trens, mudou tudo, Erick. Intervalo, desempenho, carregamento e ideais da empresa, que nada a ver com CBTU, RFFSA, graças a Deus.
E para circular um trem de longo percurso hoje, só com a construção de novas vias. Nas vias da CPTM, não.
^^ Sei disso sim Francis... Mas mesmo assim, obrigado por me lembrar. Sei que hoje a circulação de trens nas linhas da CPTM nem sequer pode ser comparada à realizada pela EFSJ, RFFSA, CBTU e CPTM em seus primórdios.

Agora te pergunto: o que falta para a CPTM reformar a V8? No caso de utilizá-la no Expresso Turístico, qual unidade seria utilizada? A #371 (antiga 6371 da FEPASA), a #6378 ou a #6381? Outra pergunta: Por que nào reformar também a English Eletric "Pimentinha" que está estacionada no pátio da Luz junto das V8?

Viva as V8!!! Viva às locomotivas elétricas!!! :Y:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: PROJETO DE TRENS RÁPIDOS PAULISTAS DA DÉCADA DE 80

Mensagem não lida por Francis » 23 Ago 2010, 11:22

^^ Não foi minha intenção lembrar você disso não, Erick. Sei que você, assim como outros membros do fórum tem muito conhecimento técnico. Mas sempre procuro complementar as informações para nossos membros novatos que podem não saber disso ;) . Aí, na hora que alguém for consultar, terá a resposta completa :DD

Quanto às locos, será a 371, da ABPF, a ser incluída no convênio.

Nós queríamos sim reformar duas V8 e a English, mas só falta um detalhe: elas não são da CPTM, são do DNIT, assim como todo o material rodante que você vê ao longo de nossas linhas enferrujando. O que passou para a CPTM foram os TUE e o material rodante usado para a operação e manutenção do sistema (locos da manutenção, por exemplo). Até a faixa ferroviária não é toda da CPTM: o que ficou com a propriedade da CPTM é a faixa operacional, rente ás vias. Aquele resto de terreno que você vê em alguns trechos onde a faixa é larga é todo da RFFSA. Nada é da CPTM, e nós não podemos fazer nada.
O DNIT não nos cedeu elas - pedimos elas há dois anos e até agora não obtivemos resposta.
Como o Expresso Turístico é um projeto da STM (a CPTM é apenas um meio) e a gestão está acabando, o que dá prá fazer agora é usar a da ABPF. Se a próxima gestão tiver interesse em continuar o projeto e o DNIT ceder o material, pode ser que ano que vem tenhamos elas no Expresso.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: PROJETO DE TRENS RÁPIDOS PAULISTAS DA DÉCADA DE 80

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 23 Ago 2010, 16:35

Interessante o relato Francis... Obrigado! okk

Bom saber que o Expresso Turístico poderá operar com a V8... Gostaria de que fossem utilizadas todas as V8 remanescentes, principalmente por saber que elas estào com "maior sorte" que suas irmãs no pátio de ZTP (Triagem Paulista).

Outra sugestão: bem que poderiam ser utilizados os Pullman Standard da ABPF, e com o aval do DNIT utilizar-se os carros Budd ex-EFCB. hmy

Bem, ao mesmo tempo que fico contente em ver o Expresso Turístico rodando, fico triste também. Explico: é triste ver uma composição tracionada a diesel puxando dois carros Budd Série 1000, sabendo que há no mínimo 12 anos atrás tinhamos trens mais compridos tracionados pelas elétricas V8 (ou, se formos mais atrás no tempo, rebocados por uma Vandeca da CP ou uma English da EFSJ)... :(

Veja: não estou menosprezando o Expresso Turístico da CPTM (ainda mais sabendo que um dos pais da criança é o meu amigo Ayrton Camargo). Só estou comentando que tenho saudades de um tempo que a ferrovia fazia parte do cotidiano das pessoas (não que hoje não faça, mas no passado fez muito mais). Tenho saudades dos tempos que haviam os trens da minha saudosa #FEPASA rasgando o interior paulista... E hoje, o que vemos são trilhos abandonados (por exemplo, os trechos Araraquara - Colômbia e Bauru - Panorama estão abandonados há anos, e a ANTT nem pra aplicar uma severa multa à essa porcaria de ALL brb )...

Volta #FEPASA!!!!
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: PROJETO DE TRENS RÁPIDOS PAULISTAS DA DÉCADA DE 80

Mensagem não lida por Francis » 23 Ago 2010, 17:11

^^ Também tenho saudade dos trens de longo percurso, cara. Já viajei muito neles para Bauru e Rio Claro.
Sei também que é difícil dissociar as coisas, mas realmente o foco do Expresso Turístico é outro. É simplesmente turístico, não é comercial, nem há essa pretensão. E a CPTM também não tem essa atribuição, como todos sabem.

Também torço para que um dia volte a existir trens de longo percurso por todo o estado, mas aí será uma coisa totalmente diferente - como já comentamos alguns posts acima, os tempos são outros, e o mais lógico hoje seria ter TUE de longo percurso, não carros de 50 anos puxados por locos. Isso é o que eu penso ser o correto. Preservar é legal, mas é lúdico. Transporte comercial tem de ser moderno e competitivo. E aí sim a ferrovia pode voltar a fazer parte do cotidiano como era - a ferrovia metropolitana é uma coisa que no meu entender não tem nada a ver com o longo percurso, tem a ver com metrô. Não tem aquele charme...

Não sabia que você era amigo do chefe. Mando um abraço seu prá ele. Até mais.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes