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PROJETO DE TRENS RÁPIDOS PAULISTAS DA DÉCADA DE 80

Enviado: 05 Jun 2008, 17:42
por cataclism2
Originalmente postado por ATHOS
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Imagem

Esta reportagem, data do início da década de 80, quando houve a quebra deste recorde.
Naquela época, realmente o IPT estava incumbido pelo Governo do Estado de São Paulo de fazer este programa funcionar.
Foram feitos muitos testes e a velocidade operacional das composições, seria de 150 Km/h, entre várias
cidades de SP.

Mas, com quase sempre aqui no Brasil, "algo" aconteceu e o projeto se transformou em um grande supositório, e foi utilizado como tal.

Porém, um detalhe é importante a ser ressaltado, principalmente nesta época em que a mídia em geral está "doida" em cima do assunto "trem bala".

Como o próprio Governador de SP havia declarado há alguns meses atrás, cogitou-se um projeto de um trem "meio bala" (palavras dele).

Pessoalmente, acredito que se ao menos existisse transporte ferroviário, ou se este programa do Governo do Estado de São Paulo/IPT tivesse sido levado a cabo, pelo menos teríamos trens, "bala", ou não....

E, a velocidade ao qual estes expressos paulistas iriam circular está dentro daquilo que acredito que já atenderia de forma excelente a nosso país: Velocidade de cruzeiro de 150 Km/h, dentro da faixa de 120~160 Km/h, que já se tornaria uma alternativa altamente atraente, sem contudo, ter os altos custos das LGV,e que, afinal de contas, já se provou que sabemos construir linhas férreas para operar nesta velocidade, e que o Governo já sabia do óbvio sobre este meio de transporte.

Apenas não deu em nada, além de acabar publicado num "nostalgia da vida, ao invés do "alta velocidade".........

Enviado: 23 Fev 2009, 00:41
por André Aquino
Infelizmente tudo isto acabou. :brrb:

Enviado: 23 Fev 2009, 11:08
por BS
Infelizmente tudo isto acabou.:brrb:²

Re: PROJETO DE TRENS RÁPIDOS PAULISTAS DA DÉCADA DE 80

Enviado: 23 Fev 2009, 14:59
por Ramos
cataclism2 escreveu:Originalmente postado por ATHOS
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Imagem

Esta reportagem, data do início da década de 80, quando houve a quebra deste recorde.
Naquela época, realmente o IPT estava incumbido pelo Governo do Estado de São Paulo de fazer este programa funcionar.
Foram feitos muitos testes e a velocidade operacional das composições, seria de 150 Km/h, entre várias
cidades de SP.

Mas, com quase sempre aqui no Brasil, "algo" aconteceu e o projeto se transformou em um grande supositório, e foi utilizado como tal.

Porém, um detalhe é importante a ser ressaltado, principalmente nesta época em que a mídia em geral está "doida" em cima do assunto "trem bala".

Como o próprio Governador de SP havia declarado há alguns meses atrás, cogitou-se um projeto de um trem "meio bala" (palavras dele).

Pessoalmente, acredito que se ao menos existisse transporte ferroviário, ou se este programa do Governo do Estado de São Paulo/IPT tivesse sido levado a cabo, pelo menos teríamos trens, "bala", ou não....

E, a velocidade ao qual estes expressos paulistas iriam circular está dentro daquilo que acredito que já atenderia de forma excelente a nosso país: Velocidade de cruzeiro de 150 Km/h, dentro da faixa de 120~160 Km/h, que já se tornaria uma alternativa altamente atraente, sem contudo, ter os altos custos das LGV,e que, afinal de contas, já se provou que sabemos construir linhas férreas para operar nesta velocidade, e que o Governo já sabia do óbvio sobre este meio de transporte.

Apenas não deu em nada, além de acabar publicado num "nostalgia da vida, ao invés do "alta velocidade".........
Esse projeto foi uma piada do Quércia na época, como ele queria criar um trem de alta velocidade se ele havia cortado a maior parte das verbas de manutenção da Fepasa na mesma época?

Enviado: 23 Fev 2009, 16:11
por André Vasconcellos
Se vocês forem reparar bem,no canto superior direito da imagem está escrito ''Publicidade'',ou seja,não passou de mera coisa.E poucos anos depois as V8 estavam ''obsoletas'' e assim foram sucateadas,q final previsível né...

Enviado: 24 Fev 2009, 21:55
por Vicente
O mais triste é isso. Temos o recorde estabelecido por um trem de mais de 50 anos de fabricação, e que foi simplesmente LARGADO...

Enviado: 24 Fev 2009, 23:03
por Gustavodc
André Vasconcellos escreveu:Se vocês forem reparar bem,no canto superior direito da imagem está escrito ''Publicidade'',ou seja,não passou de mera coisa.E poucos anos depois as V8 estavam ''obsoletas'' e assim foram sucateadas,q final previsível né...
Se não me engano, o "Publicidade" tem a ver com os direitos da imagem. Poderia estar escrito "divulgação" ou o nome do fotográfo.
:D

Sobre a notícia, fazer o que. Esse país quer ser de primeiro mundo, mas não tem ligação ferroviária entre as principais cidades do Estado mais rico. Lamentável.

Enviado: 25 Fev 2009, 01:49
por Ramos
gustavodc escreveu:
André Vasconcellos escreveu:Se vocês forem reparar bem,no canto superior direito da imagem está escrito ''Publicidade'',ou seja,não passou de mera coisa.E poucos anos depois as V8 estavam ''obsoletas'' e assim foram sucateadas,q final previsível né...
Se não me engano, o "Publicidade" tem a ver com os direitos da imagem. Poderia estar escrito "divulgação" ou o nome do fotográfo.
:D

Sobre a notícia, fazer o que. Esse país quer ser de primeiro mundo, mas não tem ligação ferroviária entre as principais cidades do Estado mais rico. Lamentável.
Essa matéria deve ser propaganda institucional do governo de São Paulo por isso da palavra publicidade logo acima da foto.

Enviado: 25 Fev 2009, 12:14
por Erick_UT440R
O pior de tudo isso é que a locomotiva detentora do recorde de velocidade brasileiro (ao atingir 164km/h) era a V8 número 6386 (antiga 386 da Companhia Paulista), e a mesma encontra-se hoje (após 23 anos da conquista do recorde) totalmente destruída em Triagem Paulista. :brv: wll
É, mais uma vez o Brasil prova que não dá a mínima para a sua memória... :@:

nnoo

Enviado: 01 Mar 2009, 18:22
por Francis
erick_UT440R escreveu:O pior de tudo isso é que a locomotiva detentora do recorde de velocidade brasileiro (ao atingir 164km/h) era a V8 número 6386 (antiga 386 da Companhia Paulista), e a mesma encontra-se hoje (após 23 anos da conquista do recorde) totalmente destruída em Triagem Paulista. :brv: wll
É, mais uma vez o Brasil prova que não dá a mínima para a sua memória... :@: nnoo
Não é só memória não, Erick, até porque se for só pensar em memória, trem de longo percurso vai ser apenas motivo de museu. Tem é de se dar valor ao que existe e não sucatear. A V8 tem 50 anos e pode rodar por mais 50! O apito dela me arrepia até hoje; mesmo depois de mais de uma década sem ouví-lo, ele ainda está na memória...
RIO CLARO: O MAIOR PÁTIO FERROVIÁRIO PAULISTA, HOJE UM TERRENO BALDIO.

projetos de trens rapidos paulista da decada de 80

Enviado: 14 Mar 2009, 18:24
por Jorge Luis
pessoal este projeto era real, a questao são os governantes que enxergam apenas por quatro anos, e o mesmo projeto de hoje campinas /são paulo; se tivessem seriedade na gestão da coisa publica,ao inves de estarmos discutindo. estariamos andando nestes trens

Enviado: 14 Mar 2009, 19:51
por Landrail
Eita, parada de 1 minuto, conheço bem isso.

Enviado: 14 Mar 2009, 19:56
por Lopes
Lá no pátio da Luz, há uma Loco "duplex" elétrica da Fepasa fase III, engatadas à uma CPTM, seria então uma revitalização pela ABPF ou irão para o corte?

Enviado: 14 Mar 2009, 20:00
por Landrail
"Uma" loco "Duplex"? nnoo nnoo

Enviado: 14 Mar 2009, 20:05
por Lopes
Desculpe, não me expliquei direito... wll


Queria dizer uma engatada a outra....

2 Fepasas Fase III e uma CPTM pronta para rebocá - las

Enviado: 14 Mar 2009, 20:11
por Landrail
Qual modelo das locos ?

Enviado: 15 Mar 2009, 00:14
por Vicente
^^
Land, são 2 V-8. :rl:
Quase certo que vão pra ABPF, Lopes. Estavam preparando a documentação de cessão delas no ano passado. ;)

Enviado: 15 Mar 2009, 11:51
por Lopes
Vicente A.O.Junior escreveu:^^
Land, são 2 V-8. :rl:
Quase certo que vão pra ABPF, Lopes. Estavam preparando a documentação de cessão delas no ano passado. ;)
Documento de concessão?

Quem vai pegá - las?

Enviado: 15 Mar 2009, 15:21
por Vicente
^^
Leia com calma, Lopes. As V-8 vão pra ABPF, para serem restauradas e terem o merecido descanso em um museu. ;)
A ABPF tem muito material legal, mas pouca gente (e dinheiro) pra restaurá-lo.
Por exemplo, em Campinas, estão carros do Expresso Ouro Verde, de inox, guardados. E não precisa de muita coisa pra ter eles em condição de rodar...

Enviado: 15 Mar 2009, 15:38
por Lopes
^^ Sou assim mesmo Vicente leio rápido e tem vezes que deixo passar infos...

Então, a ABPF vai tê - las, que legal, pena que não poderá rodar por aí pois desgasta em demasia o trilho, devido ao peso e ao número de rodeiros...

Ouro Branco??

Explique - me melhor, sempre quis ver esses trens "ao vivo"...