TIM (Trem InterMunicipal) - Linha Santos à Samaritá até 1999

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

TIM (Trem InterMunicipal) - Linha Santos à Samaritá até 1999

Mensagem não lida por cataclism2 » 05 Jun 2008, 17:49

Igor Isaias Banlian escreveu:

Como meu primeiro e principal tópico, vou aqui reunir todo o material que encontrei sobre o TIM (Trem InterMunicipal ou Transporte Inter Municipal), um tipo de VLT, composto por um TUE da Toshiba elétrico, puxado por um RSD-8 a diesel (há sérias controvérsias...), que levava passageiros desde 12/07/1990 até julho de 1999 (também há controvérsias sobre a data), desde a Estação Ana Costa em Santos até a Estação Samaritá, em São Vicente.

A começar pelo nome, temos até agora três alternativas para a correta nomenclatura sobre o TIM:

1ª) Trem InterMunicipal (vide Wikipédia)

2ª) Transporte Inter Municipal (Vide estacoesferroviarias.com.br)

3ª) Trem Intra Metropolitano (Vide responsável - anônimo - do Pátio de Presidente Altino)

1ª Questão Secreta da história: Como era realmente o nome oficial do TIM?

-------------------------------------------------------------------------------------

Temos 2 especulações de números de série diferentes dos TUEs Toshiba que supostamente atenderam essa rota:

1º) TUE Toshiba Série 5900 (vide Wikipédia)

2º) TUE Toshiba Série 4800 (vide estacoesferroviarias.com.br)

2ª Questão Secreta da história: Então, qual foi o modelo correto de TUE Toshiba que atendeu essa linha?

-------------------------------------------------------------------------------------

Na própria Wikipédia, no primeiro parágrafo da página sobre o TUE diz:

"(...)possuía 5 estações e contava com cerca de 16,15 km de extensão."




-------------------------------------------------------------------------------------

Segundo a Wikipédia, os TUEs Toshiba eram puxados por RSD-8 a diesel, devido a via não ser eletrificada, porém, nas fotos do site "estacoesferroviarias.com.br", não há nenhum sinal de RSD-8 puxando os TUEs, que andam sozinhos, com via eletrificada.

4ª Questão Secreta da história: Oras, ou as fotos do site "estacoesferroviarias.com.br" não são dos TUEs do TIM, ou toda a história da Wikipédia está errada, ou ambos estão errados, afinal, ou os TUEs são puxados pelos ALCO RSD-8, ou andam em via eletrificada... Qual é a verdade?

Obs: O site "estacoesferroviarias.com.br" também diz que os ALCO RSD-8 puxavam os TUEs (igual a Wikipédia), porém as fotos que ilustram todo o texto não mostram isso...

-------------------------------------------------------------------------------------


respectivamente. O problema é que o TUE em questão é o que supostamente seria o de Santos, do TIM.

1) Onde ficam as estações citadas?

2) Em que data estas fotos foram tiradas?

3) Como o TUE de Santos foi parar lá? (se é que esse realmente era o TUE do TIM - segundo o site "estacoesferroviarias.com.br" era esse mesmo, afinal, as fotos do site e do fórum são de trens idênticos!)

-------------------------------------------------------------------------------------

Alguém poderia me ajudar, listando todas as estações que perteceram ao TIM, desde a Ana Costa (em Santos) até a Samaritá (em São Vicente)?

-------------------------------------------------------------------------------------

Sites em questão, debatidos neste tópico:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp/tim.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_Intermunicipal


-------------------------------------------------------------------------------------

Fotos à serem debatidas aqui:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

-------------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos a luta, vamos em busca da verdade sobre esse mistério desconhecido da Baixada Santista!

Qualquer Informação, comentário ou correção de erros é muito bem vinda!!!


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 26 Jul 2008, 16:18

Nada tenho documentado, mas posso dizer que o que sei: As vias eram sim eletrificadas; as fotos do post são da RMSP (a última é claramente em Altino) e não da RBMS; o trem era o mesmo, pois a bitola lá é métrica, e este é o único TUE de bitola métrica da CPTM/FEPASA. TIM- Trem Intra-Metropolitano, designado assim pela própria CPTM e STM (faça a busca nos sítios, não me lembro os links).


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 26 Jul 2008, 16:25

uma imagem que tinha achado a um tempo mostra que era mesmo "Trem Intrametropolitano"
Imagem


Estação São Vicente
Imagem


Estação Ana Costa
Imagem

http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... a_efs.html
Imagem


TêAgá
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem não lida por TêAgá » 03 Fev 2009, 19:21

O Nome, era Trem Intra-Metropolitano mesmo.

A Primeira foto, é na baixada santista, essa estação ficava mais ou menos na divisa de Santos com São Vicente, perto do contorno do Morro do José Menino.

Eu fui passageiro dessa "coisa".


TêAgá
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem não lida por TêAgá » 03 Fev 2009, 19:26

A Foto 4, posso estar errado, mas me parece ser do trecho Jurubatuba-Varginha.


TêAgá
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem não lida por TêAgá » 03 Fev 2009, 19:28

E as locomotivas, eram exatamente essas que puxavam o TIM na Baixada. A Via era singela e não eletrificada no trecho Santos-Samaritá. Só não consigo dizer a série do TUE, mas tenho certeza de que a primeira foto é na baixada.


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Mensagem não lida por R E N F E » 04 Fev 2009, 01:57

Uma vez tive a "sorte" de ver esse trem andando. Era rebocado sim pela Alco. Só não tive a oportunidade de andar nele =/
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa

Avatar do usuário

Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Mensagem não lida por Ramos » 04 Fev 2009, 06:24

Durante os 50 anos de vida operacional os trens Toshiba passaram por várias modificações externas e internas realizadas na maioria pela Fepasa.

Os Toshibas de Rio Claro foram reformados entre 1984-1987 com duas frentes diferentes:

A usada na extensão de Itapevi
Imagem

e a utilizada no TIM
Imagem


TêAgá
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem não lida por TêAgá » 05 Fev 2009, 00:58

Os primeiros, que tem a cara que conhecemos e que ficaram carregando a alcunha de "Rio Claro" também faziam a extensão até Varginha.

Andei no TIM uma única vez, entrei nele na estação de Santos (Ana Costa) que tinha uns prolongamentos de plataforma bizarros em madeira. Isso sem contar as manobras do TIM dentro do pátio.

O Sistema tinha outras várias estações que foram montadas exclusivamente pra ele, em madeira, com uma cobertura de fibrocimento. Lembro de uma delas após o túnel sob o Morro do José Menino, e creio que seja a da foto que eu citei.

Na Estação de Santos se pagava passagem, em Samaritá e São Vicente também, mas nas outras, nada. O Serviço era bem precário, mas as portas fechavam. A Via permanente tornava a viagem bem desconfortável.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 05 Fev 2009, 09:23

Como as fotos mostram , o TIM (Trem Intra Metropolitano) possuía tração a diesel, a cargo de duas locomotivas ALCO RSD-8. O sistema operava entre as estações Ana Costa (Santos) e Samaritá. Se nào me engano, alguns trens da Série 5900 foram reformados com uma frente diferente, exatamente para operarem no TIM. Até há alguns anos atrás, exisit aum TUE do TIM abandonado no pátio da estação Santa Terezinha (Santa Terezinha), porém hoje o mesmo deve ter sido baixado.

No que se refere às fotos:

1°) O TIM na estaçào Ana Costa;
2°) O TIM passando práximo à estação Ana Costa;
3°) idem 2°
4°) Trem Série 4800 já baixado em Presidente Altino, local este onde o mesmo foi totalmente desmontado e cortado;
5°) Trem Série 4800 "Expresso Arte", estacionado na estação de Itapevi;
6°, 7° & 8°) Locomotiva ALCO RSD-8 #3501, locomotiva oficial do TIM, estacionada / baixada no pátio de Presidente Altino;

Outro tópico, citado pelo Francis: as vias da EFS no litoral NUNCA foram eletrificadas... O máximo que a eletrificação chegou na EFS foi o trecho da Mairinque - Santos entre Meirinque e Samaritá, cuja eletrificação foi desativada em 1974, após quedas de barreiras no trecho da serra. E esse era jsutamente o trecho mais novo da eletrificação da EFS. Porém, como estava a pleno vapor a construção (e eletrificação) do corredor de exportação, a eletrificação da serra não foi refeita imediatamente ao ocorrido (e nunca seria, conforme vemos hoje). nnoo

:X:
Editado pela última vez por Erick_UT440R em 05 Fev 2009, 15:54, em um total de 1 vez.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 05 Fev 2009, 09:34

Outro ítem:

Os TUE's Toshiba utilizados inicialmente na extensão Itapevi Amador Bueno (e depois também no trecho Jurubatuba - Varginha) eram numerados na Série UC56xx.

Os TUE's Toshiba utilziados no TIM eram numerados dentro da Série UC59xx.

Até o presente momento, é possível visualizar um TUE Toshiba da Série UC59xx (ex-TIM) no Pátio de Presidente Altino. O mesmo se encontra próximo ao pátio Bolívia, ao lado do TUE UI5009 - UI5015.

Certa vez fui me aventurar a ver esse carro UC59xx localizado em Presidente Altino de perto, e pude visualizar em uma sanca localizada acima de uma das portas as estações do TIM, que eram as seguintes:

- Samaritá;
- Jardim Rio Branco;
- Vila Margarida;
- São Vicente;
- Santos.

:X:
Editado pela última vez por Erick_UT440R em 08 Fev 2009, 15:10, em um total de 1 vez.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 05 Fev 2009, 16:26

^^ ^^ Caramba Erick! Você é doido!!!!! :D
você tirou algumas fotos?
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 05 Fev 2009, 16:43

Lopes escreveu:^^ ^^ Caramba Erick! Você é doido!!!!! :D
você tirou algumas fotos?
Eu tirei sim, só que estào salvas no meu computador...
Vou ver se coloco-as na net, e aí eu as posto aqui. ;)

:X:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 08 Fev 2009, 15:13

erick_UT440R escreveu:Outro ítem:

Os TUE's Toshiba utilizados inicialmente na extensão Itapevi Amador Bueno (e depois também no trecho Jurubatuba - Varginha) eram numerados na Série UC56xx.

Os TUE's Toshiba utilziados no TIM eram numerados dentro da Série UC59xx.

Até o presente momento, é possível visualizar um TUE Toshiba da Série UC59xx (ex-TIM) no Pátio de Presidente Altino. O mesmo se encontra próximo ao pátio Bolívia, ao lado do TUE UI5009 - UI5015.

Certa vez fui me aventurar a ver esse carro UC59xx localizado em Presidente Altino de perto, e pude visualizar em uma sanca localizada acima de uma das portas as estações do TIM, que eram as seguintes:

- Samaritá;
- Jardim Rio Branco;
- Vila Margarida;
- São Vicente;
- Santos.

:X:
Após verificar em meus arquivos, pude perceber duas coisas:

1°) A primeira estação depois de Samaritá (sentido Santos) era Jardim Rio Branco, e não Doutor Alarico como eu tinha postado inicialmente; :@:

2°) Pelos mapas existentes acima das portas, é possível verificar que existia um projeto para a construção de mais uma estação. Ela se localizaria entre as estações de Santos e São Vicente, e ela receberia o nome de Itararé. Entretanto, ninguám sabe ao certo sua localização. :(

:X:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 08 Fev 2009, 21:55

Erick, suspeito, que essa estação Itararé, ficaria onde a linha de trem chega mais perto do mar, daí logo que ela "desvia" pra longe da orla marítima, há, ou havia um espaço próprio para estações...

COMO EU GOSTARIA DE TER ANDADO PELO MENOS UMA VEZ.... :(
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 09 Fev 2009, 07:15

Lopes escreveu:Erick, suspeito, que essa estação Itararé, ficaria onde a linha de trem chega mais perto do mar, daí logo que ela "desvia" pra longe da orla marítima, há, ou havia um espaço próprio para estações...

COMO EU GOSTARIA DE TER ANDADO PELO MENOS UMA VEZ.... :(
Valeu pela informação, Lopes!!!! ;)

Eu também, gostaria de ter andado no TIM ao menos uma vez... :(
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 11 Fev 2009, 00:29

Erick, utilizando o Wikimapia/ Google Maps, localizei as possíveis localizações da então futura estação Itararé

1 - Aqui mostra a faixa ferroviária em evidência, mais centralizado à imagem.
Um pedacinho do mar, pode ser visto no canto inferior esquerdo, enfim...
Esse é o momento que o TIM se distanciava da faixa de areia, praia de itararé, que dá o mesmo nome ao bairro, mais a frente o local se chama então Linha Amarela.
Daí fiz esses dois círculos para ilustrar as possíveis futuras localizações da Estação Itararé, ou até mesmo entre eles...
A seta indica a direção em que está o Mar e o trecho que os trilhos do TIM se aproxima da faixa de areia.
Acredito que o traçado era esse, pois "colado" ao morro, há um barzinho, que foi construido uma "semi - plataforma", hoje esse barzinho non ecziste mais.
Imagem
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 11 Fev 2009, 07:01

Valeu Lopes!!!! ;)

Eu me recordo mesmo que a linha do TIM tinha um trecho que era encostado no morro, espremida entre o morro e a avenida (que agora eu não me recordo o nome). :@:

Interessante isso... Estamos recriando a história!!!! <O>
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 11 Fev 2009, 09:52

Uau, que legal essas informações sobre o TIM! Pena que não temos muitos dados dele, mas que bom que o pessoal vai lembrando de como que era! Muito obrigado, erick e Lopes, pelas informações :D!

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 11 Fev 2009, 10:38

É interessante um fato... Com a proposta de implantação de um VLT na Baixada Santista, bem que o Governo do Estado de São Paulo poderia aproveitar a ocasião e denominá-lo com algo como "o TIM do século XXI"! <O>

Digo isso, pois, até onde eu sei, esse projeto de VLT será implantad ono trecho entre Santos e Samaritá... A única diferença é a estação de Santos, que será instalada no Valongo (e não na Ana Costa, como era o TIM).

:X:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante