Cantareira

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Cantareira

Mensagem não lida por André Aquino » 23 Fev 2009, 00:49

Editado pela última vez por André Aquino em 14 Mai 2010, 00:32, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 24 Fev 2009, 21:50

O mais paulistano dos trens, com certeza.
Edit: o mais chocante da história é que ele dava acesso à... BASE AÉREA DE CUMBICA!!
Até a década de 60, existia ligação ferroviária SP- Guarulhos, com acesso ao local do atual... aeroporto!
Falta de planejamento, de visão, dá nisso. Era uma linha métrica, mas poderia ter sido modernizada e transformada numa linha de média capacidade. Estamos gastando verba à toa...
Editado pela última vez por Vicente em 25 Fev 2009, 11:01, em um total de 1 vez.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 25 Fev 2009, 00:58

Tranway Cantareira...

Vou ver se consigo colher algumas informações...
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 25 Fev 2009, 12:10

Vicente, não podemos nos esquecer que o TC (Tramway da Cantareira) era originalmente na bitola de 0,60m. Apenas em seus idos finais (com a sua incorporação pela E.F. Sorocabana) é que a bitola foi alargada para 1,00m. ;)

Mas concordo plenamente com você, São Paulo possui uma ligação férrea com a região onde hoje é o Aeroporto de Cumbica. Porém, mais uma vez, o governo meteu os pés pelas mãos, e erradicou aquela ferrovia. :brv:

Tá certo que o traçado era sofrível, com baixas velocidades, mas mesmo assim havia uma ligação férrea, e que hoje o governo patina (e feio) pra fazer sair do papel... :@:

:X:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Para quem quiser conhecer

Mensagem não lida por HGP » 25 Fev 2009, 13:49

Fim um topico sobre a cantareira e outros trilhos perdidos abaixo


http://tgvbr.seuhost.net/phpBB3/viewtopic.php?t=1287


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 25 Fev 2009, 14:20

Essa ferrovia, segundo relatos era ruim...

Como o Erick disse, ele era cheio de curvas, rampas...

Existiu planos da Fepasa assumir o traçado da ferrovia, mas o tal projeto se tornou inviável devido a já demolição de um grande trecho e as péssimas condições devido ao abandono...

Hoje, já chegando ao Aeroporto, o Expresso me parece que utilizará em partes o antigo traçado.

www.geoportal.com.br

Coloquem na opção 1958, coloque no endereço:

CIDADE:São Paulo
ENDEREÇO: Av. Tucuruvi - Tucuruvi

Daí vocês puxem a tela um pouco para direita inclinada para baixo.
O traçado todo cheio de curvas é o Tranway e poderá ser acompanhado!
Me falem o que acharam e se conseguiram...

Qualquer coisa dou print depois posto aqui!
Rodrigo Lopes


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 14 Mar 2009, 22:20

E a falta de visão é tanta, que o Metrô construiu a estação Parada Inglesa quase exatamente no mesmo local da Parada Inglesa da Cantareira (alguém já parou para pensar porque o bairro tem nome de "parada"), e também Tucuruvi bm próxima.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 14 Mar 2009, 22:37

^^ Francis, a Parada Inglesa da Tranway fica em linha reta a uns 200 mts. +/- da Parada inglesa do Metrô, hoje tem um puta de um prédio no lugar...

Tentarei tirar fotos do local e abrangendo a do metrô e então a Tranway...
Rodrigo Lopes


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 14 Mar 2009, 22:37

Moro numa rua Paralela à rua Tramway ( exatamente paralelo ao trecho da antiga estação , onde hoje é um predio residencial ) De hoje , da Rua Tramway só se sobrou o traçado .

O Lado da Tramway é Tucuruvi, o lado da Avenida Ataliba Leonel é Parada Inglesa. Mas conversando com moradores antigos, alguns arriscam a dizer que é Vila Mazzei . ( na verdade é , mas numa região bem proxima da Avenida Tucuruvi).

O nome do bairro ''Parada Inglesa'' , é originaria do Ramal de Guarulhos ( ressaltando ''Parada'' estrutura simples, só a plataforma, e nada mais )


A parada é Inglesa, por causa do inglês William Harding, dono da região na época e o que permitiu o primeiro passo para o loteamento da região ..

Essa semana vo tirar umas fotos da Rua Tramway e posto aqui ;)

Tem um grande lote de área verde na Rua Tramway , inclusive com Cavalos, galinhas , e entre outros animais. Esta totalmente intacto ao tempo.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 14 Mar 2009, 23:11

La vai umas fotos que acabei de tirar ... ( aqui o fuso horario é diferente*)

1 - Atual Rua Tramway , após a antiga Parada Inglesa, sentido Jaçanã
Imagem

2 - Final da Rua Paulo Maldi . O Final da rua é sem saída, e tem uma escada que dá acesso à rua Tramway . O prédio logo a frente, é o local da antiga Parada Inglesa
Imagem

3 - A Rua Inglesa, que é uma continuação da Rua Natalino Righetto( que termina no cruzamento com a Rua Tramway) . O Prédio fica exatamente na esquina desse cruzamento
Imagem

4 - Tanto nessa Foto , como na Foto 3 , vocês veem a Rua Inglesa sentido Metrô , e no fundo vocês podem observar a estação
Imagem

4 - Vista da Rua Inglesa através da Estação. ( tracejado em Vermelho até o local da Antiga Para Inglesa)
Imagem



* Brincadeira né ¬¬', tirei essas fotos no final do ano passado.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 14 Mar 2009, 23:36

^^ Haiser, infelizmente tenho que discordar, o prédio onde se localizava a Parada é o da direita, azul e branco, segundo relatos de alguns antigos...


Rua Tranway esquina com a Natalino Righeto...

Como estou pelo bairro, tentarei tirar fotos...
Rodrigo Lopes


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 14 Mar 2009, 23:43

Lopes escreveu:^^ Haiser, infelizmente tenho que discordar, o prédio onde se localizava a Parada é o da direita, azul e branco, segundo relatos de alguns antigos...


Rua Tranway esquina com a Natalino Righeto...

Como estou pelo bairro, tentarei tirar fotos...

Bom , minha avó* mora desde a década de 50, meu pai também, quem sou eu para discordar deles ?o0 :lol: . Também está no estações Ferroviarias. , inclusive com um relato :


http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/paringlesa.htm


* Ela mora na Rua Tramway. E vocês estão vendo grande parte dos motivos que levaram a eu ser um ferrolouco como vocês..... :lol:


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 14 Mar 2009, 23:58

observe a foto


descrição:
A estação ficava ao lado do prédio, à esquerda na foto, junto onde está a entrada de energia elétrica.
Entretanto, farei um censo com conhecidos :D
Vamos realizar uma força tarefa!

mas o que importa é que estamos bem de frente ou ao lado do que já foi uma Estação digamos...

Foi uma pantcha de uma burrada desativar o trecho, porque imaginando, bitola métrica e tudo, teriamos o trem de Guarulhos, até o Aeroporto e acredito se a #Fepasa tivesse assumido, com certeza haveria um projeto de integração, ao invés do Trem ir ao Pq. Dom Pedro poderia "virar" e apontar para Julio Prestes.
Mas pensando bem... no PQ. Dom Pedro teria hoje o trem para Guarulhos, Fura - Fila e Terminal de Onibus, o complexo seria maior que a Tietê :D !!

Entretanto teriamos mais Toshibas rodando ou então, VLT's
Rodrigo Lopes


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 15 Mar 2009, 00:00

Ah sim.... Esqueci... wll


Conheço a estação Cantareira que foi utilizada para construção do reservatório da Sabesp, posteriormente serviu à população.

Hoje essa estação encontra - se dentro de um Playground, reformada, no interior do Clube de Férias da Sabesp...

http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/cantareira.htm
Rodrigo Lopes


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 15 Mar 2009, 00:09

"Só queria fazer uma correção. A estação da Parada Inglesa ficava um pouco antes do orelhão que aparece na foto. Na esquina onde está o orelhão tinha um bar; um pouco antes do bar, mais ou menos na posição da pessoa que tirou a foto, ao lado esquerdo, ficava a estação....''


Antes do Orelhão , é o prédio . Eu também achava que era o prédio branco , mas fui convencido por todos de que era aquele . Eu era o unico da familia que ficava em dúvida:DD wll


Após a desativaçao , meu pai ficava brincando com aquele veículo que existe no desenho animado, que funciona com ajuda de 2 pessoas ( esqueci o nome nnoo ) E ficava andando do final da Rua até a Antiga Parada. Ele sempre me conta isso quando tento puxar alguma informação hahahaha


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 15 Mar 2009, 11:53

^^ Você também me convenceu Haiser! :D ;)


Infelizmente não é certeza se poderei tirar fotos, mas quando possível, finalmente as tirarei...
Rodrigo Lopes


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

cantareira

Mensagem não lida por Jorge Luis » 15 Mar 2009, 12:46

aquele veiculo se chama TROLLEY.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante