EFS - Diferença de bitola aqui e no interior

Moderador: Caco


Autor do tópico
Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

EFS - Diferença de bitola aqui e no interior

Mensagem não lida por Gustavodc » 03 Mar 2009, 01:00

Caríssimos.

Tenho quase certeza de que a EFS sempre foi métrica, né?
Pois bem.

No interior de SP tem uma cidade que se chama Laranjal Paulista, fica a uns 180 km da capital e segundo o Estações Ferroviarias, ela é troco da EFS.

Tenho quase certeza dali ser bitola larga, pois há uma passagem de nível chegando na cidade.
Alguém pode me esclarecer?

http://www.estacoesferroviarias.com.br/l/laranjal.htm


PS: Se quiserem mover..:D

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 20 Ago 2010, 15:08

gustavo, desde o início da construção da Sorocabana (e isso ocorreu em 1875! :O ), a bitola escolhida foi a de 1,00m. Sua intenção era unir as cidades de Sorocaba e São Paulo. Ao longo dos anos, estendeu suas linhas em direçào à Presidente Epitácio (Linha Tronco), o ramal de Itararé e Apiaí, o ramal de Bauru, a famosérrima Mayrink - Santos, as linhas da Southern São Paulo Railway e as linhas herdadas da Compnhia Ytuana.

Após a fusão da EFS com as demais ferrovias estaduais (resultando na criação da #FEPASA), alguns trechos de suas linhas receberam bitola mista. Mas em sua essência, a EFS sempre teve bitola de 1,00m.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

VHarlamov
USUÁRIO JR
Mensagens: 130
Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)

Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior

Mensagem não lida por VHarlamov » 29 Ago 2010, 22:05

Nas fotos do Estações Ferroviárias, a bitola aparenta ser de 1,00m (embora as fotos não mostrem com clareza).
Imagem

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 30 Ago 2010, 07:57

VHarlamov escreveu:Nas fotos do Estações Ferroviárias, a bitola aparenta ser de 1,00m (embora as fotos não mostrem com clareza).
^^ Vadim, você está coberto de razão. Desde o início da construção da Sorocabana (em 1875) até os dias atuais, toda a sua linha tronco (mais os ramais de Itararé, Aguaí e Bauru) sempre foram de bitola métrica (1,00m) [excetuando-se os trechos da CPTM, atualmente com bitoal de 1,60m).
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

VHarlamov
USUÁRIO JR
Mensagens: 130
Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)

Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior

Mensagem não lida por VHarlamov » 31 Ago 2010, 22:37

Não tem algum (alguns) trecho(s) da EFS que tem bitola mista devido à intersecção entre essa ferrovia e a CPEF? Se sim, quais?
Imagem

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 10 Set 2010, 14:43

^^ Até onde eu sei Vadim, nunca houve linhas mistas na CPEF. Pelo menos não com a EFS.

Havia sim o encontro SPR - CPEF - EFS em Jundiaí, mas cada uma das empresas possuía leito próprio, evitando assim compartilhar vias e a obrigatoriedade de pagar por direito de passagem.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

VHarlamov
USUÁRIO JR
Mensagens: 130
Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)

Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior

Mensagem não lida por VHarlamov » 03 Out 2010, 01:59

Foi mal, Erick, me confundi todo. Pensei naqueles ramais todos pós-Jundiaí e pós-Mairinque (Boa Vista-Guaianã etc), bem como algumas cidade do oeste paulista. Não conheço nada da região, achei que havia trechos compartilhados. Valeu pela dica :beer:
Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes