E.F.Itatibense

Moderador: Caco


Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

E.F.Itatibense

Mensagem não lida por Lopes » 17 Jun 2009, 17:25

Os primeiros projetos para a E. F. Itatibense datam de 1872, com a linha saindo de Jundiaí.
Após modificações, a linha então a ser construída, partiria de Louveira.(Linha Tronco)
Uma curiosidade a essa ferrovia era que a companhia que a operava era regional, assim como hoje temos empresas de onibus regionais, esta, era a ferrovia.
Com a inauguração da Linha em 1889, inauguraram - se 3 Estações oficiais na linha, com outras muitas curvas e paradas que deixavam a viagem demorada e cansativa. (40 Minutos para 20 Km)
No lugar da E.F Itatibense existe uma Rodovia.
A Ferrovia sobreviveu até 1952, fechando - se após inúmeros protestos da população local.

Estações:

- Luiz Gonzaga
- Tapera Grande
- Itatiba

Paradas:

- Abadia (entre Louveira e Luiz Gonzaga)
- Paracatu (entre Tapera Grande e Itatiba)

Apesar de como citado, a linha ser "regional" e bem curta, suas instalações fixas (Estações e Paradas) eram construídas de alvenaria.
- Itapema (entre Tapera Grande e Itatiba)

Fotos:

Estação Louveira, de onde o ramal partia
Imagem

Parada Abadia
Imagem

Estação Luiz Gonzaga
Imagem

Estação Tapera Grande
Imagem

Parada Paracatu
Imagem

Parada Itapema
Imagem

Estação Itatiba
Imagem


Infelizmente, não existem muitas informações sobre esta ferrovia e infelizmente todas as estações, excluindo - se Louveira, foram demolidas.


Informações e Fotos
www.estacoesferroviarias.com.br

Adaptação
Rodrigo Lopes

é isso, apesar de poucas informações, fica aqui para documentar.
Rodrigo Lopes

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante