[RFFSA] Prédio da Administração Geral

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[RFFSA] Prédio da Administração Geral

Mensagem não lida por Renanfsouza » 23 Jun 2010, 23:30

RFFSA - Prédio da Administração Geral

Esse é um thread mais de curiosidade, apenas para constar.

A Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) possui este grande edifício no Centro do Rio de Janeiro, mais precisamente na Praça Procópio Ferreira, 86 (ao lado da Central do Brasil). Pesquisando, acabei descobrindo que este era o Prédio da Administração Geral. Apesar da RFFSA ter sido extinta, ainda opera neste edifício o comitê que cuida do iventário dos bens que ainda estão em nome, guarda ou responsabilidade da RFFSA.

Além do prédio da administração geral, a RFFSA possuia 12 Unidades Regionais e uma Unidade de Representação [1]:

. URREC - Unidade Regional de Recife - Av. Conde de Boa Vista, 1410 - 8° andar (Boa Vista - Recife/PE)
. URBEL - Unidade Regional de Belo Horizonte - Rua Sapucai, 383 - 2° andar (Floresta - Belo Horizonte/MG)
. URJUF - Unidade Regional de Juiz de Fora - Av. Brasil, 2001 - 10° andar (Centro - Juiz de Fora/MG)
. URSAP - Unidade Regional de São Paulo - Rua José Paulino, 7, Bloco A - 1° andar (Bom Retiro - São Paulo/SP)
. URBAU - Unidade Regional de Bauru - Rua Mobile di Piero, 2-160 (Centro - Bauru/SP)
. URCUB - Unidade Regional de Curitiba - Av. Sete de Setembro, 2645 (Rebouças - Curitiba/PR)
. URPOA - Unidade Regional de Porto Alegre, Av. dos Estados, 1380 (Anchieta - Porto Alegre/RS)
. URSAV - Unidade Regional de Salvador, Praça Onze de Dezembro, s/n (Calçada - Salvador/BA)
. URCAM - Unidade Regional de Campos, Rua Dr. Silvio Bastos Tavares, 5 - 1° andar (Parque Leopoldina - Campos de Goytacazes/RJ)
. URTUB - Unidade Regional de Tubarão - Rua dos Ferroviários, 131 (Oficinas - Tubarão/SC)
. URFOR - Unidade Regional de Fortaleza - Praça Castro Carreira, s/n (Centro - Fortaleza/CE)
. URSAL - Unidade Regional de São Luis - Av. Beira Mar, s/n (Centro - São Luis/MA)
. REBRA - Unidade de Representação em Brasília - SAN, quadra 03, bloco A - Edifício Nucleo dos Transportes, sala 2235 (Brasília/DF)

Seguem algumas fotos do Prédio da Administração Geral.

Foto 1: Geral da fachada
Imagem

Foto 2: É um grande prédio
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6: No fundo da foto, a torre da Estação Central do Brasil (Supervia)
Imagem

Foto 7: Em frente ao prédio, um acesso à Estação Central do Metrô Rio
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: O símbolo maior das ferrovias no Rio de Janeiro: a Central do Brasil
Imagem

Locais interessantes nas proximidades

. Light - Abrigo de Bondes na Marechal Floriano
. Metrô Rio - Estação Central
. Supervia - Estação Central do Brasil

Referências Bibliográficas

[1] Site da RFFSA <http://www.rffsa.gov.br>, acessado em 23/06/2010

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-10 por Renan Souza em 21/06/2010
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [RFFSA] Prédio da Administração Geral

Mensagem não lida por DadoDJ » 24 Jun 2010, 17:16

Há tempos eu acho que este prédio deve ter todas as respostas para os mistérios ferroviários que nos interessam: as estações demolidas, ramais erradicados ... mas não sei como entrar no prédio ! Alguém tem acesso ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: [RFFSA] Prédio da Administração Geral

Mensagem não lida por AGV » 24 Jun 2010, 21:40

Predião enorme, Renan. tnk


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [RFFSA] Prédio da Administração Geral

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 25 Jun 2010, 00:34

Acho que se o meu pai ainda fosse vivo, talvez conseguiria alguma coisa... pelo menos com tantos colegas profissão sempre que passava cumprimentava alguém nesse prédio. Cheguei a visitar muitos ambientes quando pequeno, até o relógio da CB e as torres de telecomunicações em cima, mas não tenho lembrança de entrar na parte da RFFSA.
Com certeza deve ter todos os documentos na forma oficial, mas eu acho incrível como todos estes lugares por onde passei contam com acervos de fotos e quadros espalhados pelos corredores, maquetes de TUE e Locos em salas administrativas. Não apenas trabalhava-se, mas respirava-se e muito ferrovias. Creio que não deve ser diferente neste.

Só uma dúvida, não sei onde li... mas antes da construção, a antiga sede-adm não era naquele prédio em frente na Pres. Vargas? *onde tem o relógio do Itaú.
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

Nighto
USUÁRIO JR
Mensagens: 258
Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: [RFFSA] Prédio da Administração Geral

Mensagem não lida por Nighto » 24 Dez 2010, 02:04

O acesso do metrô leva o nome do prédio, "RFFSA".

[]s

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante