ANTIGOS HORÁRIOS DA LINHA SUL DA FEPASA

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

ANTIGOS HORÁRIOS DA LINHA SUL DA FEPASA

Mensagem não lida por AGV » 23 Jun 2008, 17:57

Pessoal, uma coisa que quero saber se de fato era normal, eram os horários da antiga Linha Sul, da Fepasa, serem restritos, aos finaid de semana, ou pelo menos, aos Domingos.

Para que possam entender, vou contar um "causo", ocorrido comigo e um amigo meu, lá pros idos de 1991:
Neste ano, um amigo me convidou para irmos à Estação Ciência, e como morávamos na região de Interlagos (SP, Capital),
resolvemos pegar um ônibus até a estação Jurubatuba para ir de trem até a Lapa, aonde fica o tal museu.

Naquela época, era a antiga linha Sul, da Fepasa, com poucas estações e o Fepasão parecia um "Fepasão-Bala",
o "TAV da Marginal Pinheiros", rsrs. O bicho ia num pau só...

Com isto, chegamos rápido a Altino, também por ser um Domingo à tarde, e depois, pegamos o outro trem, em direção à Lapa.
O problema foi na volta, tomamos o Fepasão em Altino, para voltar a Jurubatuba, mas......

Quando Chegamos em Pinheiros, o maquinista avisa a todos que a operação até Jurubatuba encerrara as 20h e a estação Pinheiros seria
o ponto final até o fim da operação.

Assim, saimos eu e meu amigo, Domingão, em pleno Largo da Batata, sem saber aonde ir e que ônibus pegar para voltar para casa.
Chegamos a ir pela Teodoro Sampaio (bem, esta estóris, quem é de SP vai entender melhor...) acreditando que ela ia até a Av. Paulista,
aonde existia uma linha que ia pro nosso bairro.

Depois que nos demos conta, começamos a voltar, pois nãoíríamos sair em Av. Paulista nenhuma ali, rs, já estava ficando tarde, e
então, começamos a procurar qualquer ônibus que pudéssemos pegar, para nos deixar de algum terminal o algo que o valha.

Resumo da estória: chegamos lá pelas 22:30 em casa, cansados, e putos da vida.

Hoje, lembro que, se as atuais estações até Grajaú estivessem prontas, era tomar o trem em Altino, descer em Interlagos e ir a pé cara casa.
(e chegar bem mais cedo e descansado.....)

Mas isto tudo, porque existia este "detalhe" na operação desta linha naquela época.
Alguém conhece (ou lembra, rss) alguma informação desta restrição de horário da linha Sul/C/ 9, nesta época?


[]´s!


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 23 Jun 2008, 18:36

Não sei nada sobre os horários, Athos, mas sei que a quantidade de passageiros na época que você mencionou, aos finais de semana, era mínima. Imagino que você tenha pegado o trem com a estação vazia, e tenha visto pouquíssima gente embarcando. Daí a razão de os horários de funcionamento serem bastante restritos aos finais de semana. Imagino que mesmo durante os dias normais os intervalos eram bem altos.


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Mensagem não lida por R E N F E » 24 Jun 2008, 03:32

Mais ou menos nessa na época fiz um passeio por essa linha em um sábado, e nesse dia só haviam 2 trens escalados, e eles cruzaram na Estação Jaguaré, no dia. :lol:
Quem dera, essa linha mudou muito, na época só 2 trens, e hoje um monte...

Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: ANTIGOS HORÁRIOS DA LINHA SUL DA FEPASA

Mensagem não lida por Francis » 24 Jul 2008, 14:53

Não lembro dos horários, mas lembro que a primeira vez (e última, pois só voltaria a usá-la em 2000) que usei esta linha nos tempos de "linha Sul da Fepasa" foi em 1994, e me lembro que era bem arcaico o sistema, mesmo em dias úteis, em picos, os intervalos eram de cerca de meia hora ou mais.
Isso é o que eu costumo dizer: muitas pessoas ainda torcem o nariz quando precisam tomar um trem e evitam o máximo possível (vejo isso quando preciso orientar um usuário perdido; para ir a Lapa, por exemplo, a maioria prefere descer em Barra Funda e tomar um ônibus do que tomar o trem em Luz ou Barra Funda), há um nítido preconceito, com certeza vindo dessa época e que vai durar muito. Mas quem viu o que era e o que é hoje, sabe que melhorou 10000% (mas ainda há de melhorar muito).

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 25 Jul 2008, 09:22

Francis, as pessoas preferem ficar entupidas dentro de um meio de transporte que tem todos os predicados que conhecemos, e os políticos tratam de "socar" nas ruas porque é mais barato e mais fácil de implantar, e assim, o povo vai criando uma cultura errada em termos de transporte.

E entre outras coisas, é pra isto que estamos aqui! :wink:

Mas felizmente, pelo menos de uns tempos pra cá a situação vem mudando para com o transporte sobre trilhos, bem como sua eficiência, sem comparação com os outros meios de transporte (por exemplo, ônibus, que dispensam comentários maiores...).


[]´s!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes