Concorrência 8230702011 - Obras nas estações da Linha 9

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.

Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Concorrência 8230702011 - Obras nas estações da Linha 9

Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Set 2008, 00:31

Bom, decidi colocar aqui os detalhes técnicos da Concorrência 8230702011, que trata da reforma das estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, além da adequação das estações Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta e Socorro às últimas normas da ABNT de acessibilidade. O edital da concorrência é gigante (possui 660 páginas :O), então coloquei apenas os anexos 1 (Termo de Referência) e 3 (Cronograma Físico de Execução Estimado). Seguem abaixo os anexos:

Anexo 1


1 -
Imagem


2 -
Imagem


3 -
Imagem


4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 -
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 -
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 -
Imagem


16 -
Imagem


17 -
Imagem


18 -
Imagem


19 -
Imagem


20 -
Imagem


21 -
Imagem


22 -
Imagem


23 -
Imagem


24 -
Imagem


25 -
Imagem


26 -
Imagem


27 -
Imagem


28 -
Imagem


29 -
Imagem


30 -
Imagem


31 -
Imagem


32 -
Imagem


33 -
Imagem


34 -
Imagem


35 -
Imagem


36 -
Imagem


37 -
Imagem


38 -
Imagem


39 -
Imagem


40 -
Imagem


41 -
Imagem


42 -
Imagem


43 -
Imagem


44 -
Imagem


45 -
Imagem


46 -
Imagem


47 -
Imagem


48 -
Imagem


49 -
Imagem


50 -
Imagem


51 -
Imagem


52 -
Imagem


53 -
Imagem


Anexo 3

1 -
Imagem


2 -
Imagem


3 -
Imagem


4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 -
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 -
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 -
Imagem


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 20 Set 2008, 10:47

Parabens Tiago, belo trabalho jornalistico rs!

e parabens a CPTM, ainda nao li tudo, estou lendo aos poucos e gostei muito das obras. Depois que elas forem finalizadas, e junto com alguns trens novos que faltam chegar, ela vai ficar excelente e prontinha pra quando a linha 4 chegar nela...alias, pelo cronograma serão cerca de 1 ano até o fim das obras....portanto tempo ideal pra isso. Podemos dizer que ficará mesmo no tal "padrao metro"

ou seja, pra quem ta acostumado pegar metro, e pegar a linha 9, nao vai sentir diferença nenhuma em qualidade, seja de trem ou estação!

:beer:

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 20 Set 2008, 15:01

Excelente trabalho Tiago. Acessibilidade é a chave , mas as 3 estações vão ter uma cara completamente diferente pelo visto! Obrigado pela edição! :D


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Set 2008, 15:35

arqpaulo escreveu:Podemos dizer que ficará mesmo no tal "padrao metro"

ou seja, pra quem ta acostumado pegar metro, e pegar a linha 9, nao vai sentir diferença nenhuma em qualidade, seja de trem ou estação!
HGPFILHO escreveu:Excelente trabalho Tiago. Acessibilidade é a chave , mas as 3 estações vão ter uma cara completamente diferente pelo visto! Obrigado pela edição! :D
Pelo que eu li vai ser exatamente o que foi feito Em Altino e Osasco, com a diferença de se construir o prédio de acesso.
Então pode-se considerar Altino e Osasco no padrão Metrô também
Imagem


Estevan
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Ago 2008, 15:50

Mensagem não lida por Estevan » 23 Set 2008, 11:39

Muito bom

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 29 Set 2008, 10:27

Muito bem vindas as melhorias. Atende a muitas necessidades e certamente irá melhorar sensivelmente o acesso e conforto nas estações, principalmente nas da antiga Fepasa, que não as considero ruins, pelo contrário, mas estas melhorias são bem vindas.

Na questão do acesso e conforto, a Estação Cidade Universitária, em pelo menos 2 ítens, precisava de melhorias:

A cobertura da passarela, e uma outra passarela, de acesso direto do prédio dos bloqueios até a ponte Cidade Universitária, pois a plataforma passa sob o viaduto e o prédio dos bloqueios é muito próximo dele, o suficiente para até já terem construído esta passarela na época da Fepasa mesmo.

Mas, antes tarde que nunca. ;)


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 29 Set 2008, 11:59

AGV escreveu:A cobertura da passarela, e uma outra passarela, de acesso direto do prédio dos bloqueios até a ponte Cidade Universitária, pois a plataforma passa sob o viaduto e o prédio dos bloqueios é muito próximo dele, o suficiente para até já terem construído esta passarela na época da Fepasa mesmo.
Ali na página 22 do Anexo I tem exatamente essa descrição sugerida por você.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 30 Set 2008, 15:06

^^ Sim, mas esta passarela ligará ao novo edifício de acesso, no estilo das outras estações (Morumbí, Socorro, etc) para então, o passageiro pegar a outra passarela (existente) de acesso ao atual predio dos bloqueios.

Teria ficado muito bacana (e mais prático ainda) se esta passarela já existisse no prédio de bloqueios atual, pois é muito perto, e pelo visto não fui apenas eu
que percebi, mas ali era muito óbvio isto.

Seria uma reta seguindo por cima da plataforma, no sentido dela até o tal prédio.

Exemplo do local aonde me refiro, que esta passarela poderia ligar reto a ponte com este prédio, passando encima da plataforma:
Imagem



Tiago, e nesta sua foto da estação Ceasa, parece haver uma nova via, (e de bitola mista) ao lado da via, sentido Osasco.

Você sabe o que é?

Obrigado! okk

Neste novo acesso, o passageiro irá pegar uma passarela para depois pegar outra, ou seja, vindo da USP ele terá de cruzar a Marginal, pegar a passarela nova, passar pelos novos bloqueios e cruzar a marginal de novo,sobre a passarela em direção à estação, ou seja, ficaria melhor ainda se fosse direto do jeito que imaginei, mas está bom! E muito boa é aquela passarela nova da Jaguaré em direção ao Parque Villa Lobos. okk pois as estações Jaguaré e Ceasa ficam num local bem segregado, pra não dizer quase ermo...

Tiago, nesta sua foto da estação Ceasa, parece haver uma nova via, (e de bitola mista) ao lado da via, sentido Osasco:

Imagem

Você sabe o que é?

Obrigado! okk

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 30 Set 2008, 15:34

Não sou o Tiago mas acho que posso responder por ele, um dia desses estávamos conversando sobre uma possível construção de um estacionamento de trens ali. será?


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 30 Set 2008, 17:02

Exatamente, parece que vão reativar o Pátio Universidade (eu cheguei a ver alguns trens operando ali). A área existente ali é enorme, tem pouco mais de 1 km de comprimento, e deve caber toda a frota da Linha 9 nele. Essa via não é exatamente nova, mas foi reativada recentemente. Engraçado é que essa via começa alguns metros depois da via que une as linhas 8 e 9, perto das pontes ferroviárias sobre o Rio Pinheiros. Essa via segue ao lado da Estação Ceasa, e só termina ao lado da Estação Villa Lobos-Jaguaré, se não me engano (preciso ir lá e olhar mais vezes).

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 30 Set 2008, 17:07

Bem, realmente a L9 precisa de um páteo e ali é um bom local, pois já foi, e se não me engano, de cargas, e o interessante é a bitola mista naquela via. tnk

Talvez Altino não estejam mais cabendo os trens, bom sinal. ;)


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 30 Set 2008, 17:33

Sim, ali era um pátio de cargas da Fepasa. Melhorando a comunicação da minha frase do post anterior, eu já cheguei a ver alguns trens operando ali na época da Fepasa :D.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 30 Set 2008, 18:13

Na verdade essa via sempre esteve ali, e sempre foi de bitola mista. Não mexeram em nada nela, apenas tiraram o mato e colocaram brita nova.

Olha ela aí:

Imagem


Imagem


Imagem
Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “SEÇÃO TÉCNICA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes