Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.

Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Jun 2008, 17:10

Pessoal, sobre o que vocês gostariam de aprender mais sobre trens? Vejo que muitos de vocês ao conversarmos sobre os sistemas ferroviários ficam "viajando", não por serem leigos, mas por não conhecerem os sistemas em profundidade. Sei que às vezes fica meio constrangedor ficar perguntando sobre coisas que parecem elementares às vezes (eu prefiro passar a vergonha do que ficar sem saber :D ). Mas gostaria de saber de vocês que área lhes interessa, para que eu possa contribuir no conhecimento técnico de vocês. Também conheço vários sites (a maioria em inglês) que poderiam auxiliar nesse processo. O que vocês acham? Mesmo porque, quando todas as estações já tiverem sido retratadas, essa área vai ficar mais freqüentada, eu espero. Eu gosto muito da área de sinalização, e vocês, do que gostam mais?


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 12:26

HGPFILHO escreveu:Bom, assuntos que eu gosto da parte técnica:

1) Sistemas de alimentação : Terceiro trilho, Catenária e etc

2) Arquitetura de estações e pontes ferroviárias.

3) Ranking de diferentes sistemas: Menor headway do mundo, maior velocidade, maior distância entre estações, essas coisas.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 12:27

Excelente, HGP! Obrigado pelo feedback! Vou providenciar material sobre o assunto! Sobre os sistemas de alimentação, já adianto: tem coisa interessante por aí, será o primeiro assunto que eu vou trazer a vocês. O Ranking dos sistemas vai vir também. Aguardem!


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 12:27

LANDRAIL escreveu:Locotrol, tração distribuida, locomotiva remota...
ATC e ATO é verdade que a EFVM utiliza ATC???
relação ATO e HOMEM MORTO!!!!

e por aí vai.... :roll: :lol:


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 12:27

Hum, você tem muitas dúvidas (que bom! Assim que a gente aprende :lol:!), e várias delas serão sanadas quando lançarmos o segundo artigo de sinalização, que infelizmente estou sem tempo agora pra terminar de revisar. Mas ele sairá em breve :o!


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 12:27

LANDRAIL escreveu:Tiago pode contar comigo,tanto para pesquisa e organisação de tópicos e também vou precisar de você para colocar imagens nos meus tópicos! ok! :o


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 12:28

Tiago Costa escreveu:Excelente, Landrail :)! Vou te ajudar sim, e vou querer sua ajuda também!


Fabius_
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Jun 2008, 19:32
Localização: Campinas

Mensagem não lida por Fabius_ » 15 Jun 2008, 17:49

Eu tenho uma dúvida sobre sistemas de metrô: qual é o sistema de alimentação mais vantajoso? Linha aérea ou por terceiro trilho? Não sei o que leva a essas escolhas e gostaria de aprender.


RHenrique
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 10 Abr 2011, 12:33

Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?

Mensagem não lida por RHenrique » 17 Abr 2011, 22:42

Funcionamento do TUE, painel, ficha técnica, etc.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 18 Abr 2011, 09:19

Fabius_ escreveu:Eu tenho uma dúvida sobre sistemas de metrô: qual é o sistema de alimentação mais vantajoso? Linha aérea ou por terceiro trilho? Não sei o que leva a essas escolhas e gostaria de aprender.
Fabius, vou responder essa sua dúvida. Vamos considerar o sistema do Metrô de São Paulo. Temos dois sistemas: 1 com tensão de 750 Vcc (Linhas 1, 2 & 3) e 1 com tensão de 1500 Vcc (Linhas 4 & 5). Quando da construção da Linha 1 - azul (antiga Norte/Sul), a Companhia do Metropolitano de São Paulo escolheu a alimentação dos trens por terceiro trilho (permitindo assim reduzir o gabarito de via, diminuindo-se assim o investimento em obras civis em túneis). As novas linhas construídas logo após (as Linhas 3 & 2) tinha mum grande limitador: suas operações iniciariam com trens oriundos da Linha 1 - Azul, fazendo com que essas linhas tivessem que manter a mesma bitola (1,60m), o mesmo sistema de sinalização, altura e comprimento da plataforma (1,113m e 135m, respectivamente).

Com a aplicação do terceiro trilho, mostrou-se prudente adotar uma nível de tensão de alimentação baixo, por motivos de segurança. Porém, esse nível de tensão apresenta um incoveniente: quanto mais baixo o nível de tensão, maior a quantidade requerida de subestações retificadoras para manter o fator de potência e minimizar as quedas de tensões na linha de alimentação.

Na construção das novas linhas do metrô paulistano, definiu-se uma nova diretriz quanto à esse assunto. Como essas novas linhas não iriam iniciar suas operações com trens oriundos das outras linhas, a Companhia do Metropolitano de São Paulo pode modificar essa característica de suas linhas, como as que seguem: bitola internacional (1,435m), alteração do sistema de alimentação (p/ 1500 Vcc). Internacionalmente falando, a tensão de alimentação de 1500 Vcc em metrôs tem sido adotada por vários metrôs do mundo. Porém, com esse nível de tensão, sua aplicação em sistemas co mterceiro trilho seria extremamente perigosa; dessa maneira, esses metrôs utilizam como forma de alimentação o sistema de catenária, dividindo-se em catenárias convencionais auto-tensionadas (Linha 5 – Lilás) e catenárias rígidas (Linha 4 – Amarela). As diferenças entre elas resume-se no espaço necessário na parte superior do túnel para acomodar a catenária.

A vantagem da adoção de tensões da ordem de 1500 Vcc é a utilização de uma menor quantidade de subestações retificadoras necessárias para manter o fator de potência da rede e minimizar as quedas de tensões. Por exemplo: ao modificar-se a Linha 5 – Lilás de terceiro trilho à 750 Vcc para catenária auto-tencionada à 1500 Vcc, reduziu-se pela metade o número de subestações retificadoras pela metade.

Para determinar qual sistema é mais vantajoso dependerá de uma série de fatores. Com uma tensão de 1500 Vcc pode-se diminuir o custo inicial de uma linha de metrô, pois a quantidade requerida é menor. Tanto que em vários metrôs no mundo já se adota a alimentação por catenária (auto-tensionada ou rígida) com tensões de 1500 Vcc.

Bem Fabius, espero ter ajudado a você entender um pouco sobre esses dois tipos de alimentação de energia. okk :beer:

P.S.: Moderadores, caso queiram mover este post para outro lugar amis adequado, sintam-se a vontade. b )
Editado pela última vez por Erick_UT440R em 19 Abr 2011, 00:35, em um total de 1 vez.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


cptmrgs
Novato
Mensagens: 64
Registrado em: 13 Abr 2011, 14:15

Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?

Mensagem não lida por cptmrgs » 18 Abr 2011, 12:53

Se Vocês acharem útil, tenho um pouco de conhecimento sobre os sistemas de condução do metrô de SP.....


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?

Mensagem não lida por Pablo ITT » 26 Abr 2011, 13:34

Eu não tenho dúvidas, eu tenho total desconhecimento dos tipos de trens elétricos, no domingo passado em SP, quando todo mundo falava este é um CAF, aquele é um série 500 fico boiando. Fiquei dedicado muito tempo ao planejamento da implantação dos ramais, à parte histórica e às estações mas, equipamentos sou nota 0. Não quero dizer com isto que se deva montar um tópico só sobre isto mas, se existir um site que mostre em uma certa ordem os fabricantes e o modelo já seria de bom tamanho (tipo album de figurinhas, já tive um destes há muitos anos atrás).

:(


cptmrgs
Novato
Mensagens: 64
Registrado em: 13 Abr 2011, 14:15

Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?

Mensagem não lida por cptmrgs » 26 Abr 2011, 19:39

Pablo, posso te ajudar com o pouco q sei............. recomendo você dar uma olhada na seção "Frota de trens", no site da CPTM okk

Mas eu já posso te adiantar o seguinte: O sistema de velocidade da CPTM é o ATC (Automatic Train Control), bom e as faixas de velocidade são divididas em 3 tipos: Restrita, Permitida e Velocidade Máxima Operacional (acho que é), então, em média, para a restrita temos: De 15 a 30 km/h; para a Permitida temos: De 30 a 75 km/h; e para a máxima operacional temos de 75 a 90 km/h.
Me corrijam se estiver errado.

Espero ter contribuído


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?

Mensagem não lida por Pablo ITT » 28 Abr 2011, 18:49

^^ ^^ ^^ ^^
Valeu André assim que puder vou mergulhar no assunto.
:lol:

Avatar do usuário

DNER
USUÁRIO JR
Mensagens: 257
Registrado em: 17 Jan 2009, 09:17
Localização: ZL DE SP

Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?

Mensagem não lida por DNER » 30 Mai 2011, 15:40

Outra parte: Seria bom ter um tópico sobre todos os assuntos relacionados a ferrovia: Trens, sinalização, via, alimentação, gestão.
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!

Avatar do usuário

SSauloo
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Out 2008, 10:11
Localização: Sto Antonio de Jesus

Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?

Mensagem não lida por SSauloo » 03 Fev 2012, 23:39

Olá pessoal!

Eu estava meio sumido porque eu a algum tempo não conseguia acessar ao site, mas já tô de volta.
Estou fazendo uma monografia na área de ferrovias e queria poder contar com a ajuda de vocês.
Alguém sabem me informar ou como faço para achar os dados sobre mangas de eixo ferroviário para bitola métrica e larga e sobre a classificação dos perfis de linha?

Valeu!


bitana
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Nov 2013, 09:52

Re: Re:

Mensagem não lida por bitana » 13 Nov 2013, 12:25

Caro Erick e demais colegas,

Alguém pode indicar um livro sobre este tema (catenária x 3 trilho)?

Abs!
Michel


Erick_UT440R escreveu:
Fabius_ escreveu:Eu tenho uma dúvida sobre sistemas de metrô: qual é o sistema de alimentação mais vantajoso? Linha aérea ou por terceiro trilho? Não sei o que leva a essas escolhas e gostaria de aprender.
Fabius, vou responder essa sua dúvida. Vamos considerar o sistema do Metrô de São Paulo. Temos dois sistemas: 1 com tensão de 750 Vcc (Linhas 1, 2 & 3) e 1 com tensão de 1500 Vcc (Linhas 4 & 5). Quando da construção da Linha 1 - azul (antiga Norte/Sul), a Companhia do Metropolitano de São Paulo escolheu a alimentação dos trens por terceiro trilho (permitindo assim reduzir o gabarito de via, diminuindo-se assim o investimento em obras civis em túneis). As novas linhas construídas logo após (as Linhas 3 & 2) tinha mum grande limitador: suas operações iniciariam com trens oriundos da Linha 1 - Azul, fazendo com que essas linhas tivessem que manter a mesma bitola (1,60m), o mesmo sistema de sinalização, altura e comprimento da plataforma (1,113m e 135m, respectivamente).

Com a aplicação do terceiro trilho, mostrou-se prudente adotar uma nível de tensão de alimentação baixo, por motivos de segurança. Porém, esse nível de tensão apresenta um incoveniente: quanto mais baixo o nível de tensão, maior a quantidade requerida de subestações retificadoras para manter o fator de potência e minimizar as quedas de tensões na linha de alimentação.

Na construção das novas linhas do metrô paulistano, definiu-se uma nova diretriz quanto à esse assunto. Como essas novas linhas não iriam iniciar suas operações com trens oriundos das outras linhas, a Companhia do Metropolitano de São Paulo pode modificar essa característica de suas linhas, como as que seguem: bitola internacional (1,435m), alteração do sistema de alimentação (p/ 1500 Vcc). Internacionalmente falando, a tensão de alimentação de 1500 Vcc em metrôs tem sido adotada por vários metrôs do mundo. Porém, com esse nível de tensão, sua aplicação em sistemas co mterceiro trilho seria extremamente perigosa; dessa maneira, esses metrôs utilizam como forma de alimentação o sistema de catenária, dividindo-se em catenárias convencionais auto-tensionadas (Linha 5 – Lilás) e catenárias rígidas (Linha 4 – Amarela). As diferenças entre elas resume-se no espaço necessário na parte superior do túnel para acomodar a catenária.

A vantagem da adoção de tensões da ordem de 1500 Vcc é a utilização de uma menor quantidade de subestações retificadoras necessárias para manter o fator de potência da rede e minimizar as quedas de tensões. Por exemplo: ao modificar-se a Linha 5 – Lilás de terceiro trilho à 750 Vcc para catenária auto-tencionada à 1500 Vcc, reduziu-se pela metade o número de subestações retificadoras pela metade.

Para determinar qual sistema é mais vantajoso dependerá de uma série de fatores. Com uma tensão de 1500 Vcc pode-se diminuir o custo inicial de uma linha de metrô, pois a quantidade requerida é menor. Tanto que em vários metrôs no mundo já se adota a alimentação por catenária (auto-tensionada ou rígida) com tensões de 1500 Vcc.

Bem Fabius, espero ter ajudado a você entender um pouco sobre esses dois tipos de alimentação de energia. okk :beer:

P.S.: Moderadores, caso queiram mover este post para outro lugar amis adequado, sintam-se a vontade. b )

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “SEÇÃO TÉCNICA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes