Palestra - Sinalização para VLTs da Siemens

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.
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Tiago Costa
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Palestra - Sinalização para VLTs da Siemens

Mensagem não lida por Tiago Costa » 06 Mar 2009, 23:54

Essa palestra foi apresentada durante o "Siemens – Soluções de Sinalização para Veículo Leve sobre Trilhos" da 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP. A palestra pode ser obtida pelo link abaixo:
http://www.aeamesp.org.br/14semana/pale ... caoVLT.ppt


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Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 07 Mar 2009, 14:24

Cara, agora sei como funciona a sinalização de um VLT.


Parabéns!


A não ser pela demanda, acredito que cairia bem como experimentação em Mogi...
Rodrigo Lopes

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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 07 Mar 2009, 14:27

A demanda de Mogi é de bem menos de 10.000 passageiros/hora/sentido, já que são cerca de 30.000-40.000 passageiros por dia. Pode mais que dobrar que VLTs dão conta. Mas não significa que o projeto para Mogi seja o que os mogianos querem.

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Vicente
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Mensagem não lida por Vicente » 07 Mar 2009, 14:31

Ao que entendi, o princípio de funcionamento é o mesmo do sistema do metrô : bobinas de impedância e rádio. É interessante...

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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 07 Mar 2009, 14:38

Pois é, a sinalização é idêntica à de trens convencionais, inclusive os equipamentos são os mesmos. No caso dos exemplos de sistemas, mostrados nos slides, tem linhas de metrô. Isso é porque aconteceu assim: eles precisavam inaugurar a linha, mas não daria tempo de instalar um sistema de sinalização totalmente automatizado, então instalaram uma sinalização mais básica, utilizada mais nos VLTs (mas que permite atualização adicionando os equipamentos do automatismo), e depois fizeram o upgrade para o sistema automatizado.

E você vê que os VLTs não são tão diferentes dos trens normais, eheeheh. Só têm uma capacidade menor, para que os intervalos não precisem ficar grandes em trechos de menor demanda :P, ou então para melhorar a capacidade de corredores de ônibus que ficam saturados.

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409
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Mensagem não lida por 409 » 09 Mar 2009, 10:07

Sistema de controle totalmente flexível

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