Uma noite na manutenção do Metrô de São Paulo

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.
Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Uma noite na manutenção do Metrô de São Paulo

Mensagem não lida por HGP » 01 Ago 2009, 12:23

Na madrugada, caminhões e caminhonetes sobem de marcha à ré nos trilhos do metrô


Haroldo Ceravolo Sereza
Do UOL Notícias
Em São Paulo




http://noticias.uol.com.br/especiais/me ... 902u7.jhtm



Quando o metrô de São Paulo fecha as portas, as luzes não se apagam, e os trens continuam a circular.

Nos dias de semana, as duas últimas estações a encerrar a operação são a Belém e a Bresser, na linha Leste-Oeste, às 0h35. Mas os trens ainda têm de estacionar. Os quatro "estacionamentos", os pátios localizados junto às estações Jabaquara, Itaquera, Capão Redondo e Belém, terminam de ficar cheios (eles abrigam na madrugada a quase totalidade dos 122 trens do metrô de São Paulo) quando já é quase 1h.

A energia da linha ainda vai ser cortada, para começar o trabalho de manutenção preventiva sobre os trilhos.

Tadeu Nunes, 42, conduz caminhão da manutenção que parte de marcha à ré do pátio Jabaquara, na zona sul de São Paulo. Como outros caminhões e camionetes da manutenção, é adaptado para rodar sobre os trilhos. Além disto, conta com um visor eletrônico ligado a uma câmera na parte de traz do veículo, que cumpre muito melhor que os espelhos a função de retrovisor.

Mas por que a marcha à ré?

Enquanto o caminhão segue em direção ao norte da linha, o supervisor de manutenção Décio Bin, 39, explica: "Por causa do radiador. No final do trabalho a gente pode precisar ir mais rápido para o pátio, para liberar a linha. Ele tem de estar na frente, para resfriar o motor."

Muito mais do que durante o dia, quando os trens estão lotados (a linha Leste-Oeste, que liga a estação Barra Funda à Itaquera, chega a transportar 9 passageiros por metro quadrado), é possível sentir a variação de temperatura entre as estações. Quanto mais fundo o túnel, mais quente. Quando o metrô cruza a avenida Bandeirantes, num viaduto, faz frio.

Nunes e Manuel Paixão Filho, 45, trabalham, todos os dias, na manutenção de máquinas que "engraxam", durante a passagem dos trens, os trilhos do metrô. São 13 pontos do Tucuruvi até Jabaquara. Cada vez que o trem passa, um pouco de graxa é solto, e as rodas do metrô espalham o material que reduz o desgaste das rodas e dos trilhos de aço.

No intervalo entre a última e a primeira viagem do metrô, é preciso verificar se essa máquina de espalhar lubrificante está funcionando regularmente. Manuel também, em alguns trechos da linha, faz o teste do dedo e sente, com o indicador, se o nível está correto.

Claro que não é o único trabalho que está sendo feito. Os diferentes grupos em ação seguem para os pontos pré-determinados, e se comunicam pelo rádio.

O técnico Carlos Ramón, 46, que tem 18 anos de metrô, por exemplo, faz seu trabalho de outra forma: usa um equipamento de ultrassom para verificar se os trilhos apresentam danos estruturais. Se o teste indicar o desgaste, eles precisam ser trocados. Neste caso, vão seguir num outro dia até o ponto em que serão instalados, usando o mesmo caminho percorrido pelas pessoas que se espremem no metrô durante o dia.

Enquanto a manutenção trabalha nos túneis e viadutos do metrô, trens parados nos pátios estão passando pela limpeza. Há vários níveis de limpeza para cada carro (na linguagem ferroviária, carro transporta gente, vagão transporta carga): da catação, que é o recolhimento de sujeira que é feito no final dos trajetos, até o que recebe a classificação de "limpeza profunda". Alguns carros estão na oficina, sendo reparados. Se é preciso descobrir o defeito de um trem ou ver se já está pronto para a outra jornada, ele vai para a linha de teste.

Durante a madrugada, a equipe de manutenção conta com o trabalho de cerca de 300 pessoas. A gerência de manutenção do metrô de São Paulo tem 2.113 funcionários, que atuam em turnos, durante todo o dia. Não entra na conta a equipe da faxina, que é terceirizada, explica Carlos Alberto Soares, jornalista da equipe de assessores de imprensa do Metrô - que entrou na empresa como segurança e depois foi condutor, antes de, num concurso interno, assumir a função de responder a qualquer pergunta, mesmo que às 4h da madrugada, feita pelos jornalistas.

As equipes de manutenção vão voltando, uma a uma. Depois que elas estão nos pátios, todos os trens programados para sair pela manhã já têm de estar limpos e sem apresentar falhas.

Às 4h40, o primeiro trem já está pronto para partir na estação Jabaquara. Na linha Norte-Sul, outros três passaram a madrugada nas estações Ana Rosa, Tiradentes e Tucuruvi e vão sair no mesmo horário, levando os primeiros passageiros do dia.



Imagem



Imagem


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Uma noite na manutenção do Metrô de São Paulo

Mensagem não lida por Correia431M » 02 Ago 2009, 00:09

Estive tentando procurar no YouTube, os videos da matéria que o Goulart de Andrade, fez mostrando o pessoal da manutenção que trabalha durante a madrugada, para que no dia seguinte a operação seja perfeita. Mas porém rodei o site todo e não encontrei.

Se alguém conseguir achar postem aqui, pois é bem interessante.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Uma noite na manutenção do Metrô de São Paulo

Mensagem não lida por AGV » 04 Ago 2009, 19:02

É muito bacana.

Mas, as matérias e reportagens mostram muito a manutenção na L1, mostrando as diversas atividades, como a solda aluminotérmica, mostrada em programas como o do Goulart de Andrade, como comentou o Rodrigo
(esse eu também ví. okk ) mas... nunca ví reportagem mostrando a manutenção na linha 3, por exemplo, aonde grande parte do trecho é a céu aberto (mesmo na parta elevada da L1) e as condições climáticas são mais um fator a acrescentar na manutenção.


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Uma noite na manutenção do Metrô de São Paulo

Mensagem não lida por Jorge Luis » 04 Ago 2009, 21:49

AGV escreveu:(esse eu também ví. okk ) mas... nunca ví reportagem mostrando a manutenção na linha 3, por exemplo, aonde grande parte do trecho é a céu aberto (mesmo na parta elevada da L1) e as condições climáticas são mais um fator a acrescentar na manutenção
Vou tentar responder: Sobre a questão climatica, entre 00h e 4:00h, mesmo no inverno a temperatura neste horario para quem estiver se movimentando é agradavel, so não pode chover, trabalhei na linha 1 durante 4 anos ja em vila mariana é mais frio por causa do vento canalizado do que em via aberta.Quanto à linha 1 aparecer mais, ela foi o nosso embrião,a muitos problemas la sim, que devem ter sido levado em consideração nas outras linhas,Exemplo: Desgaste nos trilhos, infelismente la não tem como mudar o raio da curva.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Uma noite na manutenção do Metrô de São Paulo

Mensagem não lida por AGV » 04 Ago 2009, 22:12

^^ Verdade. O traçado está definido, não tem como cavar de novo rsss.

Mas então o desgaste dos trrilhos das outras linhas é tão menor assim?


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Uma noite na manutenção do Metrô de São Paulo

Mensagem não lida por Jorge Luis » 04 Ago 2009, 22:18

infelismente não sei te dizer, pois so trabalhei la durante os 4 primeiros anos, depois fui para a Sabesp. mas acredito que seja isso
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “SEÇÃO TÉCNICA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes