[Notícia] Paraibanos inventam peça que reduz quebra de porta

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.

Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] Paraibanos inventam peça que reduz quebra de porta

Mensagem não lida por Renanfsouza » 05 Jan 2012, 14:29

02/01/2012

Paraibanos inventam peça que reduz quebra de porta

Um dos principais problemas dos carros de passageiros - fechamento e abertura das portas - está com os dias contados. É que um grupo de trabalhadores da Oficina de Manutenção da CBTU, em Cabedelo, realizou um pequeno estudo e encontrou uma solução para o problema.

Durante as observações dos Profissionais da Oficina de Manutenção de Cabedelo, constatou-se que o problema estava na estrutura de fixação das partes móveis das portas, a qual é composta por um sistema de rolamentos e calhas. Este sistema permite um deslocamento vertical das portas, mas quando elas são submetidas a uma força contrária, ocasionada por uma pequena pedra ou por um usuário segurando a porta, entre outros, o seu movimento de fechamento ou abertura é impedido, o que ocasiona o travamento das mesmas.

A partir dessa observação, a equipe iniciou o desenvolvimento de um novo sistema de fixaÇão para as partes móveis das portas. Dentre as várias soluç&oatilde;es de modificação apresentadas pela equipe, decidiu-se, em consenso, que a estrutura que melhor se aplicaria ao sistema de portas dos carros de passageiros, seria um sistema de fixação através de uma barra circular de aço com bases fixas na estrutura do carro, com função de sustentação e deslizamento das partes móveis das portas.

De acordo o eletrotécnico, Gerson de Oliveira Brito Neto, outras peças seriam inseridas no conjunto para se ter o efeito esperado. ''Colocamos mais duas peças para sustentação destas partes na barra onde são fixadas duas buchas de latão para deslizamento das portas'', diz.

Este sistema está implantado, a título de teste, no carro 8726-4Y, desde o mês de julho deste ano e até a presente data está em perfeito funciona-mento. Como o sistema já é um sucesso, ele também será instalado nos próximos carros a serem recuperados.

Trabalharam no desenvolvimento do projeto os seguintes empregados: Manoel Marcelino Francisco de Souza (Eletricista), Gerson de Oliveira Brito Neto (Eletrotécnico), Samuel Marques (Estagiário de Engenharia Mecânica), Inaldo Ciriaco de Melo (Mecânico) e Gildo (Torneiro Mecânico).

---

Fonte: Site da CBTU
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [Notícia] Paraibanos inventam peça que reduz quebra de porta

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 05 Jan 2012, 15:17

Uma modificação interessante, que pode vir a ser aplicada em outros trens Brasil afora.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “SEÇÃO TÉCNICA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes