Metrô X Trem Urbano: Quais seriam as diferenças técnicas

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.

Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 15:25

[D.S.R] David SR escreveu:Tiago, o limite médio na linha 2 é de 75km/h, sendo q em 2 Trechos a velocidade é "Livre" (E a Linha 2 não tem ATC) autorizada pelo CCT (acredito q funcione desta forma por causa do Déficit de frota desta Linha q tem 21.7 de extensão e 17 Trens apenas, o q permite uma maior distancia entre eles), e o Rotem Série 200, o Trem Coreano alcansou isso em testes mesmo, não pode praticar essa velocidade devido ao desempenho do resto da frota q está 24 anos atrasada em termos tecnologicos, os Trens da L1 são controlados por um SCA (Sistema de Condução Altomática) e por isso mantem uma velocidade + costante.

Ai entra alguns termos q alguns entendedores do Metrô SP dizem q só é Metrô se tiver ATC, em parte isso é verdade, mas isso desconsidera a Linha 2 Rio como Metrô, e os Trens da L1 RJ aceleram bem rápido, antes do último carro sair da estação o Trem já alcansou a velocidade de cruzeiro q é mantida até a próxima parada.

Eu em minha consepção sempre considerei um fator meio bobo pra deferir um do outro, pra mim, se tiver Dormentes (ou Lastro se este for o nome correto) de madeira em toda estenção se constituiria Trem Urbano, e se tivesse dormentes de Concreto Armado ou os Trilhos fossem acentados sobre o piso da via como na L1 de SP se constituiria como Metrô, ainda penso um pouco assim, mas fatores técnicos e operacionais influem mais neste assunto[/img]
Editado pela última vez por Tiago Costa em 09 Jun 2008, 15:29, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 15:25

cataclism2 escreveu:Lá em casa, sempre foi assim:

-Metrô: é subterrâneo;
-Trem: é TREM! (não interessa de carga ou passageiros).

:lol:

Até que conheci o TrensUrb, de POA..... aí esculhambou tudo: trensUrb passou a ser pra passageiros, metrô pra subterrâneo e trem pra... TREm! :lol:

Técnico ao máximo! :D

Abraços.
Editado pela última vez por Tiago Costa em 09 Jun 2008, 15:28, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 15:25

will.dh escreveu:ah...eu tinha entendido que os 2000 podem atingir a 140km/h, não os 2100...por isso que pensei na distancia entre as estações do EL e pensei que poderia ser atingido essa velocidade ...mas ai tambem me esqueci do detalhes dos trilhos ...

btw,
se não me engano, perto de artur alvim tem varios dormentes de madeira ao lado da linha...eles estão trocando os dormentes nessa região ?
Editado pela última vez por Tiago Costa em 09 Jun 2008, 15:28, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 15:25

lipe_andreense escreveu:Sim, o trem sempre passa devagar (as vezes pára) por causa de obras por ali
Editado pela última vez por Tiago Costa em 09 Jun 2008, 15:28, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 15:26

[D.S.R] David SR escreveu:Ae pessoal, pelo que eu sei a principal diferença de Trem Urbano para Metrô é que no Trem Urbano somente o carros Lider é motorizado e detem a tração do Trem, e no Trem do Metrô todos os carros são motorizados.

Acho que é só isso... :wink:
Editado pela última vez por Tiago Costa em 09 Jun 2008, 15:27, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 15:26

Esse é um critério extremamente simplório para definir o conceito de metrô x trem, mas pode ser válido para você. Só te garanto que muitos metrôs do mundo não têm todos os carros dos trens motorizados, e muitos trens, inclusive aí da Supervia e da CPTM, em São Paulo, que têm carros intermediários motorizados também. Além disso, o desempenho de trens cuja taxa de motorização é de 50% (caso do TUE Série 3000 da CPTM) pode ser equivalente ao de trens com taxa de motorização de 100% (caso dos trens do Metrô-SP). Pra mim, só esse critério não é muito válido, pois é muito rígido e não leva outros aspectos em consideração. Mas se para você é válido, não há problema.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 15 Jun 2008, 18:17

Tiago Costa escreveu:Com certeza, HGP! Quando os serviços prestados pelas 2 empresas for bem nivelado (não tarda muito a isso acontecer), não fará sentido ter duas empresas operando trens em São Paulo. Acredito que no futuro a CPTM vai ser responsável só pelos trens regionais (ainda creio que eles existirão, como o PITU 2020 prevê), e o Metrô vai ser responsável pelo transporte da região metropolitana (como já fazem os metrôs do resto do mundo).
Seria ótimo para a população. E para mim também; posso pedir transferência para São Caetano!! hehe


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 15 Jun 2008, 20:09

Francis escreveu:Seria ótimo para a população. E para mim também; posso pedir transferência para São Caetano!! hehe
Opa! um vizinho !

:)
Imagem


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 15 Jun 2008, 20:36

Tiago Costa escreveu:Com certeza, HGP! Quando os serviços prestados pelas 2 empresas for bem nivelado (não tarda muito a isso acontecer), não fará sentido ter duas empresas operando trens em São Paulo. Acredito que no futuro a CPTM vai ser responsável só pelos trens regionais (ainda creio que eles existirão, como o PITU 2020 prevê), e o Metrô vai ser responsável pelo transporte da região metropolitana (como já fazem os metrôs do resto do mundo).
E em Paris, não saõ duas empresas diferentes na região metropolitana de Paris???
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 15 Jun 2008, 21:46

Sim, e prestam serviços diferentes também. Na RER, os trens não têm uma freqüência tão alta como a do Paris Métro, e os trens funcionam com grade horária, e não com intervalos. Mas mesmo lá, se quisessem, poderiam ter tudo numa empresa só. Isso é decisão administrativa.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 15 Jun 2008, 22:17

^^ Valeu pelos esclarecimentos Tiago.
E mais duas perguntas , RER é uma estatal ou é da Alston???
Ela tem trens regionais e internacionais ou só metropolitano em Paris???
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 22 Nov 2008, 01:24

Nossa, nem tinha visto essas perguntas, por algum erro. A RER é estatal, e está vinculada à RATP, que também cuida do Paris Métro, dos VLTs (três das 4 linhas existentes) e dos ônibus da Île de France (Região Metropolitana de Paris). Ela cuida só dos trens expressos. Ela não é considerada uma rede de trens suburbanos, porque existe ainda a Transilien, que é operada pela SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français, estatal que faz o mesmo papel que a RFFSA fazia). A SNCF opera o TGV e os trens regionais, além do T4, uma linha de tram-traim (VLT regional). Me desculpe por demorar tanto para responder!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “SEÇÃO TÉCNICA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes