Trocando bitola em tráfego

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.
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cataclism2
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Trocando bitola em tráfego

Mensagem não lida por cataclism2 » 13 Jun 2008, 07:52

Bem louco e didático b )



Will .
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Mensagem não lida por Will . » 13 Jun 2008, 23:57

meu que lindo isso ... :D

nem sabia que isso existia...

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 14 Jun 2008, 17:47

EXCELENTE!!!

Havia encontrado um comentário no google sobre isto (eixos telescópicos) há um com tempo, mas não encontrei nada.

É uma ótima solução!

Imaginem aqui no Brasil, que já temos 3 bitolas de ferrovias...

Mas é caro que isto encarece o preço do trem.

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Inconfidente
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Mensagem não lida por Inconfidente » 14 Jun 2008, 18:55

A musiquinha é ótima também. :mrgreen:

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André Vasconcellos
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Mensagem não lida por André Vasconcellos » 05 Ago 2008, 23:19

AGV escreveu:EXCELENTE!!!

Havia encontrado um comentário no google sobre isto (eixos telescópicos) há um com tempo, mas não encontrei nada.

É uma ótima solução!

Imaginem aqui no Brasil, que já temos 3 bitolas de ferrovias...

Mas é caro que isto encarece o preço do trem.


Imaginem na Supervia,poderiam comprar trens com essa tecnologia e assim talvez não seria necessário o transbordo de trêm Saracuruna/Vila Inhomirim,o trêm apenas iria encurtar<>enlargar seus eixos!
Sonhar não custa nada... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 06 Ago 2008, 09:24

Sonhar não.... Mas o custo desta operação toda, mais a construção dos truques próprios para esta operação, mais o equipamento que faz a mudança da largura entree as rodas do trem dá uma encarecida.

Era bom, não ter, mas o ser humano é bem simples e sensato né.....

Não custava nada ter um só tipo de bitola, ou no máximo, 2 ou 3 um pra cada tipo de uso: Ferrovia, indústria, e minas, por exemplo.

Facilitaria bastante....

Isto sem falar, da alimentação elétrica também! Alguns TGV´s têm por projeto, alguns subsistemas elétricos embarcados para o trem se "adaptar" a alimentação elétrica de países diferentes. O condutor precisa selecionar esta alimentação caso necessário.

Neste ponto, a questão da diferença das tensões de alimentação possue até uma justificativa do ponto de vista da solução em infra-estrutura elétrica que cada país encontrou, mais adequado às suas necessidades, Know-how, possibiolidades, etc. Neste caso, há algumas variáveis a se considerar.

Mas na questão da bitola, bem que poderia ser mais padronizado, pois não influiria quase nada, se de começo já fosse adotado um padrão.

Mas enfim...
Editado pela última vez por AGV em 06 Ago 2008, 18:40, em um total de 1 vez.

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Caco
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Mensagem não lida por Caco » 06 Ago 2008, 16:37

Que animal isso, não sabia que existia essa tecnologia. O Brasil precisa de locomotivas e vagões com esse engenhoso sistema.

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André Aquino
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CAF - Renfe

Mensagem não lida por André Aquino » 21 Fev 2009, 04:33

Tem mais trens que tem esta possibilidade. Estão pensando em implantar esta tecnologia em trens de alta velocidade, como neste video da CAF:

http://www.youtube.com/watch?v=UOZQkEcqeCU


BS
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Mensagem não lida por BS » 21 Fev 2009, 12:55

Seria uma ótima opção para CPTM e Supervia :D

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Ramos
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Re: Trocando bitola em tráfego

Mensagem não lida por Ramos » 23 Fev 2009, 00:06

Esse é o chamado sistema de rodadura desplazable, criado pela empresa espanhola Transfesa em 1950 sendo aperfeiçoado e patenteado pela empresa espanhola Talgo em 1968.

Há alguns anos a CAF criou um sistema de rodadura desplazable chamado Brava para rivalizar com o sistema Talgo.
http://www.caf.net/caste/productos/equi ... _brava.php

Na Espanha é comum a utilização desse sistema para trens que viajam entre as linhas de bitola ibérica (1668 mm) e internacional (1435 mm).

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André Aquino
USUÁRIO JR
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Mais vídeos

Mensagem não lida por André Aquino » 25 Fev 2009, 02:14

Estes vídeos da CAF são para baixar:

Reduciendo distancias: http://www.caf.net/img/videos/reduciendo_distancias_cas.wmv.zip

Brava 01: [url]http://www.caf.net/img/videos/brava01.wmv.zip/url]

Brava 02: http://www.caf.net/img/videos/brava02.wmv.zip

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André Aquino
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Mais vídeos

Mensagem não lida por André Aquino » 25 Fev 2009, 02:20

Estes vídeos da CAF são para baixar:

Reduciendo distancias:
http://www.caf.net/img/videos/reduciendo_distancias_cas.wmv.zip

Brava 01:
[url]http://www.caf.net/img/videos/brava01.wmv.zip/url]

Brava 02:
http://www.caf.net/img/videos/brava02.wmv.zip

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AGV
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Re: Trocando bitola em tráfego

Mensagem não lida por AGV » 19 Abr 2010, 21:46

Mais um detalhe do sistema:

Imagem

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MHTM
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Re: Trocando bitola em tráfego

Mensagem não lida por MHTM » 20 Abr 2010, 00:16

Bom legal esse vídeo, mostra de forma clara como é feito o rebitolamento em movimento.

Já tinha visto essa operação, é muito bom.

Achei muito interessante a movimentação na caixa de rolamento.
Imagem
2011 - Ano de Abraão!

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