Alco RSD-8

Moderador: Caco


Autor do tópico
Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Alco RSD-8

Mensagem não lida por Haiser » 26 Abr 2009, 23:34

Alco RSD-8

A Alco RSD-8 do TIM série 3500, foram adquiridas pela CPEF em 1958.


Imagem


Imagem




Em PCP
Imagem




Fotos por Haiser Ferreira:



1 - Alco RSD 8 3507( ex- TIM) em PCP.
Imagem


2 -
Imagem


3 -
Imagem


4 - Painel da Alco RSD 8 3507 ( ex-TIM)
Imagem


5 -
Imagem


6 - Hmmmm Papel histórico hein!
Imagem



Fotos por Luiz Fernandes:



7 -
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 -
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 -
Imagem


16 -
Imagem


17 -Olha o que tinha dentro dela:
Imagem

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por L Fernandes » 26 Abr 2009, 23:37

Muito bom, valeu Haiser! okk


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Lopes » 27 Abr 2009, 04:43

Fotos muito boas...

Que eu fico curioso é o interior do Toshiba no TIM, algo do tipo, foto da época...
ou tiradas de dentro daquele que ficou um tempão na frente da Favela em Presidente Altino.

Alguém teria essas fotos?

Eu já pesquisei tudo e em todo lugar...
Mas não acho nada!

:brrb:
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por L Fernandes » 03 Mai 2009, 18:19

É, foi uma sorte pegar ela ainda viva, ela foi vendida Quinta Feira, 23 de Abril de 2009 às 14:30hs, por R$ 66.000,00.

Lance Inicial R$ 0,20 ( Lance p/ Kg )

Incremento Mínimo R$ 0,10
Descrição: 60.000 KG DE LOCOMOTIVA - Aco e Ferro em Geral ( MM - 0124167 ). LANCES POR (KG)

Observações: PRAZO PARA RETIRADA DOS BENS: 03 DIAS

Visitação: Agendar visitas através do Telefone (11) 3613-6314 com Sr. Jair ou Anselmo . Localização dos Bens: Pátio Pres. Altino - Rua. General Manuel Azambuja Brilhante, 55 - Pátio Bolivia - Presidente Altino - SP, no período de 01/04/2009 até 22/04/2009, nos horários de 08:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30 horas, Exceto Sábados, Domingos e Feriados.


Imagem

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Vicente » 03 Mai 2009, 19:21

Um minuto de silêncio pela RSD-8. Prestou muitos serviços à população.


Um triste fim. Vendida a quilo.Como legumes na feira. :gr:

Luiz, Haiser, vocês são os donos das ÚLTIMAS IMAGENS DESSA MÁQUINA EM PODER DA CPTM.

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Pranda » 03 Mai 2009, 20:00

^^
Será mesmo que não havia viabilidade de recuperação para ela, do ponto de vista financeiro e prático ? Ou estamos diante de um caso de desperdício de material pela CPTM ?
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por L Fernandes » 03 Mai 2009, 20:05

Pranda, sem chance, ela já é velhinha, tava muito detonada, e pra recuperar não compensa!

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Pranda » 03 Mai 2009, 22:51

^^
Certo, valeu !
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Jorge Luis » 04 Mai 2009, 16:09

Possibilidade há sim, basta escrever para o programa do Gugu, naquela, sessão que eu não me lembro o nome, ai viria um emprezario e dava uma reformada nela e depois entregaria para à ABPF, que a manteria em um museu. pois se os caras reformam caminhoes, padarias, casas, tambem podem reformar veiculos ferroviarios.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Renanfsouza » 04 Mai 2009, 18:20

Haiser,

Agora que criamos um novo thread fixo para indexar locomotivas, por favor, escolha a sua foto favorita (ou o Luiz) para eu fazer a thumbnail. Só peço pra escolhar uma foto em paisagem (deitada) e, se possível, poste ela pra mim sem a sua marca d'água só pra eu copiar e fazer a thumb ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Pranda » 04 Mai 2009, 18:31

Jorge Luis escreveu:Possibilidade há sim, basta escrever para o programa do Gugu, naquela, sessão que eu não me lembro o nome, ai viria um emprezario e dava uma reformada nela e depois entregaria para à ABPF, que a manteria em um museu. pois se os caras reformam caminhoes, padarias, casas, tambem podem reformar veiculos ferroviarios.
O duro é também esta falta de memória, que hoje é até melhor cuidada em relação a carros e aviões, mas acredito que em matéria de trens ainda estamos engatinhando.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Ramos » 05 Mai 2009, 20:07

L Fernandes escreveu:Pranda, sem chance, ela já é velhinha, tava muito detonada, e pra recuperar não compensa!
Claro que dava para recuperar, o problema é que é mais fácil vender como sucata.

Por que não pegam uma máquina detonada dessa e entregam para o SENAI -CPTM da Lapa para que os alunos possam recuperá-la durante seus cursos de aprendizagem?

Em 1915 os alunos da Escola de Aprendizes e Artífices (atual IFET de São Paulo) projetaram e construíram uma locomotiva a vapor ,junto com seus mestres.
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por L Fernandes » 05 Mai 2009, 20:43

Ramos escreveu:
L Fernandes escreveu:Pranda, sem chance, ela já é velhinha, tava muito detonada, e pra recuperar não compensa!
Claro que dava para recuperar, o problema é que é mais fácil vender como sucata.

Por que não pegam uma máquina detonada dessa e entregam para o SENAI -CPTM da Lapa para que os alunos possam recuperá-la durante seus cursos de aprendizagem?

Em 1915 os alunos da Escola de Aprendizes e Artífices (atual IFET de São Paulo) projetaram e construíram uma locomotiva a vapor ,junto com seus mestres.
Ahh, no sentido fisico, ia ser difícil, mas dava pra deixar ela igual a V8, mas você acha que dava pra recuperá-la no sentido financeiro e da boa vontade do governo? pq a ABPF tá quase quebrada.


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Jorge Luis » 05 Mai 2009, 21:52

O Ramos tem razão a questão não é o governo ou a ABPF, mas emprezarios que poderiam adotar estas maquina não para recupera las mas conserva las, como peças de museus e materiais de ensinos no senai, e teriam o direito de associar seu produto com as maquinas.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Ramos » 05 Mai 2009, 23:05

L Fernandes escreveu:
Ramos escreveu:
L Fernandes escreveu:Pranda, sem chance, ela já é velhinha, tava muito detonada, e pra recuperar não compensa!
Claro que dava para recuperar, o problema é que é mais fácil vender como sucata.

Por que não pegam uma máquina detonada dessa e entregam para o SENAI -CPTM da Lapa para que os alunos possam recuperá-la durante seus cursos de aprendizagem?

Em 1915 os alunos da Escola de Aprendizes e Artífices (atual IFET de São Paulo) projetaram e construíram uma locomotiva a vapor ,junto com seus mestres.
Ahh, no sentido fisico, ia ser difícil, mas dava pra deixar ela igual a V8, mas você acha que dava pra recuperá-la no sentido financeiro e da boa vontade do governo? pq a ABPF tá quase quebrada.
Sim, seria possível, tanto que em 1931 a Estrada de Ferro Sorocabana tinha o Centro de Formação em Oficinas (que serviu de base e inspiração para os empresários paulistas criarem o Senai) e adquiriu antigas locomotivas à vapor da EF Central do Brasil e às utilizava na aprendizagem dos alunos:
Imagem
Imagem
Locomotiva classe 4-4-0, fabricada pela Nasmyth Lo. Co. em 1888, em vias de sucateamento. Consta que foi adquirida usada da Central do Brasil, junto com as de nº 14 e 20, para serviços de manobras e posteriormente, na aprendizagem mecânica do C.F.O. (Centro de Formação em Oficinas, antecessor do Senai).
Foto origem: Cópia gentilmente enviada por Marcello Tálamo. Acervo: César Sacco


http://www.geocities.com/trens_efs/efs_vapor.html

O Curso Ferroviário da Estrada de Ferro Sorocabana
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art04_23.pdf

Educação, trabalho e juventude: Os Centros Ferroviários de Ensino e Seleção Profissional e o perfil do jovem ferroviário
http://www.historica.arquivoestado.sp.g ... materia02/
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por L Fernandes » 06 Mai 2009, 00:04

Ahh, mas isso foi em 1931!

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Pranda » 06 Mai 2009, 01:26

^^
Mas precisamos de um jeito para reviver estas experiências, sob pena de se perder a memória destes equipamentos por completo, como já se deve ter perdido muito..... :(
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por R E N F E » 07 Mai 2009, 19:26

Que lastima! Eu particularmente fiquei revoltado com essa situaçao. Agora soh sobrou aquela que funciona na ALL.
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Landrail » 08 Mai 2009, 21:03

Nem tudo está perdido, CBTU STU/JOP, João Pessoa - PB tem elas para transporte urbano, a CFN/Transnordestina tem muitas delas operando também!!!!! :DD
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Biuick
USUÁRIO JR
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
Localização: Centrão de SP/SP

Re: Alco RSD-8

Mensagem não lida por Biuick » 09 Mai 2009, 14:02

Um minuto de luto pela primeira diesel que me transportou na vida...

wll wll wll wll wll
:brv: :brv: :brv: :brv: :brv:
nnoo nnoo nnoo nnoo nnoo
:@: :@: :@: :@: :@:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MATERIAL RODANTE E FERROVIÁRIO”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes