GE Little Joe/Russa

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por Ramos » 11 Jun 2009, 13:13

Projetadas orginalmente para a Soviet Railway, a exportação dessas 20 locomotivas para União Soviética foi barrada pelo departamento de estado dos EUA (por causa da Guerra Fria e também por medo dos soviéticos copiassem segredos e tecnologias empregadas nas máquinas e aplicassem em suas locomotivas), causando um grande problema para seu fabricante a General Electric que teve de encontrar outros compradores para não ficar no prejuízo.

Após serem recusadas por várias companhias ferroviárias, as 20 locomotivas foram adquiridas pelas seguintes empresas:

- Chicago, South Shore and South Bend Railroad (3 locomotivas)
- Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad (12 locomotivas)
- Companhia Paulista de Estradas de Ferro (5 locomotivas)

Nos EUA elas prestaram serviços de transporte de cargas em sua maioria sendo que apenas 2 locomotivas da Milwaukee Road efetuaram serviços de transporte de passageiros, sendo aposentadas pela Milwaukee Road em 1974, enquanto que a South Shore foi até 1983 com suas 800.

Hoje existem 3 locomotivas preservadas nos EUA (sendo as 12 restantes sucateadas):

South Shore 802: está no Lake Shore Railway Historical Museum, muito bem conservada e ainda em condições operacionais.

Imagem
http://www.morscher.com/rr/sort_98-98rr.htm


South Shore 803: está no Illinois Railway Museum em excelente estado de conservação e ainda em condições operacionais.
Imagem

Milwaukee Road E70:está em exposição estática na cidade de Deer Lodge, Montana.
Imagem
http://www.highironillustrations.com/ra ... lejoe.html

Imagem
Chegada das Russas no porto de Santos
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
No Brasil a Paulista empregou essas locomotivas em serviços de cargas e de passageiros a partir de Campinas sendo que elas nunca viajaram até São Paulo (somente nas comemorações do 4º centenário da cidade é que uma locomotiva Russa viajou de Campinas a São Paulo numa composição especial da Paulista).
Imagem

Posteriormente foram incorporadas à Fepasa que continuou utilizando as Russas até 1998, sendo a última ferrovia a empregar essa locomotiva. Atualmente as russas foram parcialmente sucateadas.

Lá foram apelidadas de Little Joe ainda na fábrica da GE, embora na South Shore seus maquinistas tenham sido apelidadas de oitocentas (já que Little Joe evocava o passado da máquina que deveria servir aos soviéticos, inimigos naquela época pelos yankees no período da Guerra Fria). Aqui no Brasil foram chamadas de Russas.


Série 800 (Chicago, South Shore and South Bend Railroad)

801
Imagem
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html

802
Imagem

Imagem
http://www.southshorefreight.com/history.htm

Imagem
http://www.southshorefreight.com/history.htm

Imagem

803
Imagem
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html

Imagem

Imagem

Imagem




Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad

Dvididas em duas séries: E-20 e E-21 (que originalmente transportavam passageiros, mas terminaram transportando cargas).

E70-E-79 Transporte de cargas

E-20
Imagem

E-21
Imagem
Imagem
http://railpictures.net/viewphoto.php?id=223997&nseq=0

E-70
Imagem
Imagem

E-74
Imagem

E-75
Imagem
Imagem

E-77
Imagem

E-79
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Série 450 - Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Série 6450-Ferrovia Paulista S/A (FEPASA)

Imagem
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html

Imagem
Imagem
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html


450/6455
A locomotiva 450 (e também a 454) da Paulista foi a primeira locomotiva desse modelo que saiu da linha de montagem da GE
Imagem
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html

451/6451 - Engº Jaime Cintra
Imagem
Imagem
Imagem
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... _cpef.html

452/6452
Imagem
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
Imagem


453/6453
Imagem

454/6454
Imagem
A locomotiva 6454 sofreu um acidente e teve instalado um conjunto de parabrisas de GE V8
Editado pela última vez por Ramos em 11 Jun 2009, 20:01, em um total de 1 vez.
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 578
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por Jorge Luis » 11 Jun 2009, 16:55

Aqui em são paulo não da para entender certas coisas, temos aqui secretarias de cultura e turismo tanto do estado como do municipio,mas ninguem faz nada pela memoria da cidade.Ali em frente à estação Sorocabana (Sala São Paulo), existe uma praça que fede urina e fezes, a quilometros de distancia,nesta praça haviam (ou ha) trilhos colocados não sei pra que, ja que existe estes trilhos ali poderiam colocar uma locomotiva em esposição permanente, mostrando a nossa historia ferroviaria,a reforma dessas maquinas poderiam ser feita pela iniciativa privada, com direito a patrocinio e incentivo, é melhor do que ve las apodrecendo em algum patio. Ali seria um monumento a estrada de ferro sorocabana, e ao turismo e a historia da cidade. Quem quer faz quem não quer cria dificuldade. :^:
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2533
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por Vicente » 11 Jun 2009, 20:35

Essa e a V-8 são "AS" máquinas.
Muito obrigado, Ramos!

Avatar do usuário

Fabrício Moretti
USUÁRIO JR
Mensagens: 251
Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
Localização: Sâo Bernardo do Campo

Re: GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por Fabrício Moretti » 11 Jun 2009, 22:57

Bel thread Ramos. Sensacional a história das Russas. Pena é o descaso das nossas ferrovias.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Re: GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por L Fernandes » 12 Jun 2009, 11:51

Adoro essas locomotivas, tinham um poder de tração incrível!
Muito bom tópico, Ramos, valeu!

Avatar do usuário

Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1348
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contact:

Re: GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por Haiser » 12 Jun 2009, 15:10

Grande tópico Ramos . Parabéns!!! :DD!!

Avatar do usuário

Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1695
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contact:

Re: GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por Gustavodc » 13 Jun 2009, 08:11

L Fernandes escreveu:Adoro essas locomotivas, tinham um poder de tração incrível!
Muito bom tópico, Ramos, valeu!


Quase uima Dash-9. E perde por muito pouco.

Realmente Ramos, estou babando aqui com as imagens! Um belo tópico!
Meus parabéns de novo!

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por Pranda » 13 Jun 2009, 22:59

^^

Parabéns Ramos, Maravilhoso tópico, lindo, lindo, lindo e sempre muito informativo, adorei :X:
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2063
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 10 Dez 2009, 21:47

Vendo essas fotos fico indignado por não ter nascido nessa época e por terem sucateado as ferrovias e a história delas...

Vou agradecer àquele q foi um dos precursores da industria automobilistica nacional e q consequentemente deu um pontapé inicial ao sucateamento de nossas ferrovias:Valeu JK!! wll wll wll wll wll wll wll brb brb brb brb brb brb brb brb
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3147
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contact:

Re: GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por AGV » 10 Dez 2009, 22:20

Jorge Luis escreveu:Aqui em são paulo não da para entender certas coisas, temos aqui secretarias de cultura e turismo tanto do estado como do municipio,mas ninguem faz nada pela memoria da cidade.Ali em frente à estação Sorocabana (Sala São Paulo), existe uma praça que fede urina e fezes, a quilometros de distancia,nesta praça haviam (ou ha) trilhos colocados não sei pra que, ja que existe estes trilhos ali poderiam colocar uma locomotiva em esposição permanente, mostrando a nossa historia ferroviaria,a reforma dessas maquinas poderiam ser feita pela iniciativa privada, com direito a patrocinio e incentivo, é melhor do que ve las apodrecendo em algum patio. Ali seria um monumento a estrada de ferro sorocabana, e ao turismo e a historia da cidade. Quem quer faz quem não quer cria dificuldade. :^:



Jorge, passei por lá ontem e, na frente da estação (Júlio Prestes) há estes trilhos, com dormentes e tudo.

Poderia muito bem ter sim!

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contact:

Re: GE Little Joe/Russa

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 20 Ago 2010, 15:19

^^ As "Russas" [2-D+D-2] foram as locomotivas elétricas mais potentes que já existiram no Brasil. Reza a lenda de que, nos últimos suspiros da #FEPASA, o sistema elétrico (leia-se R.A.) já não apresentava muita confiabilidade, sendo que depois de 1995 ela era ligada quando surgia algum trem com traçào elétrica circulando. Porém, quando esse trem era tracionado pela "Russa", nenhum outro trem com traçào elétrica podia circular no mesmo circuito, pois a corrente "chupada" pelas "Russas" era tào absurda que a mesma provocava queda de amperagem na R.A.!!! :O

Quantas saudades... "Russas", V8's, Vandecas... brb :brrb:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MATERIAL RODANTE E FERROVIÁRIO”