Página 1 de 1

GE Little Joe/Russa

Enviado: 11 Jun 2009, 13:13
por Ramos
Projetadas orginalmente para a Soviet Railway, a exportação dessas 20 locomotivas para União Soviética foi barrada pelo departamento de estado dos EUA (por causa da Guerra Fria e também por medo dos soviéticos copiassem segredos e tecnologias empregadas nas máquinas e aplicassem em suas locomotivas), causando um grande problema para seu fabricante a General Electric que teve de encontrar outros compradores para não ficar no prejuízo.

Após serem recusadas por várias companhias ferroviárias, as 20 locomotivas foram adquiridas pelas seguintes empresas:

- Chicago, South Shore and South Bend Railroad (3 locomotivas)
- Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad (12 locomotivas)
- Companhia Paulista de Estradas de Ferro (5 locomotivas)

Nos EUA elas prestaram serviços de transporte de cargas em sua maioria sendo que apenas 2 locomotivas da Milwaukee Road efetuaram serviços de transporte de passageiros, sendo aposentadas pela Milwaukee Road em 1974, enquanto que a South Shore foi até 1983 com suas 800.

Hoje existem 3 locomotivas preservadas nos EUA (sendo as 12 restantes sucateadas):

South Shore 802: está no Lake Shore Railway Historical Museum, muito bem conservada e ainda em condições operacionais.

Imagem
http://www.morscher.com/rr/sort_98-98rr.htm


South Shore 803: está no Illinois Railway Museum em excelente estado de conservação e ainda em condições operacionais.
Imagem

Milwaukee Road E70:está em exposição estática na cidade de Deer Lodge, Montana.
Imagem
http://www.highironillustrations.com/ra ... lejoe.html

Imagem
Chegada das Russas no porto de Santos
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
No Brasil a Paulista empregou essas locomotivas em serviços de cargas e de passageiros a partir de Campinas sendo que elas nunca viajaram até São Paulo (somente nas comemorações do 4º centenário da cidade é que uma locomotiva Russa viajou de Campinas a São Paulo numa composição especial da Paulista).
Imagem

Posteriormente foram incorporadas à Fepasa que continuou utilizando as Russas até 1998, sendo a última ferrovia a empregar essa locomotiva. Atualmente as russas foram parcialmente sucateadas.

Lá foram apelidadas de Little Joe ainda na fábrica da GE, embora na South Shore seus maquinistas tenham sido apelidadas de oitocentas (já que Little Joe evocava o passado da máquina que deveria servir aos soviéticos, inimigos naquela época pelos yankees no período da Guerra Fria). Aqui no Brasil foram chamadas de Russas.


Série 800 (Chicago, South Shore and South Bend Railroad)

801
Imagem
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html

802
Imagem

Imagem
http://www.southshorefreight.com/history.htm

Imagem
http://www.southshorefreight.com/history.htm

Imagem

803
Imagem
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html

Imagem

Imagem

Imagem




Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad

Dvididas em duas séries: E-20 e E-21 (que originalmente transportavam passageiros, mas terminaram transportando cargas).

E70-E-79 Transporte de cargas

E-20
Imagem

E-21
Imagem
Imagem
http://railpictures.net/viewphoto.php?id=223997&nseq=0

E-70
Imagem
Imagem

E-74
Imagem

E-75
Imagem
Imagem

E-77
Imagem

E-79
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Série 450 - Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Série 6450-Ferrovia Paulista S/A (FEPASA)

Imagem
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html

Imagem
Imagem
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html


450/6455
A locomotiva 450 (e também a 454) da Paulista foi a primeira locomotiva desse modelo que saiu da linha de montagem da GE
Imagem
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html

451/6451 - Engº Jaime Cintra
Imagem
Imagem
Imagem
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... _cpef.html

452/6452
Imagem
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
Imagem


453/6453
Imagem

454/6454
Imagem
A locomotiva 6454 sofreu um acidente e teve instalado um conjunto de parabrisas de GE V8

Re: GE Little Joe/Russa

Enviado: 11 Jun 2009, 16:55
por Jorge Luis
Aqui em são paulo não da para entender certas coisas, temos aqui secretarias de cultura e turismo tanto do estado como do municipio,mas ninguem faz nada pela memoria da cidade.Ali em frente à estação Sorocabana (Sala São Paulo), existe uma praça que fede urina e fezes, a quilometros de distancia,nesta praça haviam (ou ha) trilhos colocados não sei pra que, ja que existe estes trilhos ali poderiam colocar uma locomotiva em esposição permanente, mostrando a nossa historia ferroviaria,a reforma dessas maquinas poderiam ser feita pela iniciativa privada, com direito a patrocinio e incentivo, é melhor do que ve las apodrecendo em algum patio. Ali seria um monumento a estrada de ferro sorocabana, e ao turismo e a historia da cidade. Quem quer faz quem não quer cria dificuldade. :^:

Re: GE Little Joe/Russa

Enviado: 11 Jun 2009, 20:35
por Vicente
Essa e a V-8 são "AS" máquinas.
Muito obrigado, Ramos!

Re: GE Little Joe/Russa

Enviado: 11 Jun 2009, 22:57
por Fabrício Moretti
Bel thread Ramos. Sensacional a história das Russas. Pena é o descaso das nossas ferrovias.

Re: GE Little Joe/Russa

Enviado: 12 Jun 2009, 11:51
por L Fernandes
Adoro essas locomotivas, tinham um poder de tração incrível!
Muito bom tópico, Ramos, valeu!

Re: GE Little Joe/Russa

Enviado: 12 Jun 2009, 15:10
por Haiser
Grande tópico Ramos . Parabéns!!! :DD!!

Re: GE Little Joe/Russa

Enviado: 13 Jun 2009, 08:11
por Gustavodc
L Fernandes escreveu:Adoro essas locomotivas, tinham um poder de tração incrível!
Muito bom tópico, Ramos, valeu!
Quase uima Dash-9. E perde por muito pouco.

Realmente Ramos, estou babando aqui com as imagens! Um belo tópico!
Meus parabéns de novo!

Re: GE Little Joe/Russa

Enviado: 13 Jun 2009, 22:59
por Pranda
^^

Parabéns Ramos, Maravilhoso tópico, lindo, lindo, lindo e sempre muito informativo, adorei :X:

Re: GE Little Joe/Russa

Enviado: 10 Dez 2009, 21:47
por André Vasconcellos
Vendo essas fotos fico indignado por não ter nascido nessa época e por terem sucateado as ferrovias e a história delas...

Vou agradecer àquele q foi um dos precursores da industria automobilistica nacional e q consequentemente deu um pontapé inicial ao sucateamento de nossas ferrovias:Valeu JK!! wll wll wll wll wll wll wll brb brb brb brb brb brb brb brb

Re: GE Little Joe/Russa

Enviado: 10 Dez 2009, 22:20
por AGV
Jorge Luis escreveu:Aqui em são paulo não da para entender certas coisas, temos aqui secretarias de cultura e turismo tanto do estado como do municipio,mas ninguem faz nada pela memoria da cidade.Ali em frente à estação Sorocabana (Sala São Paulo), existe uma praça que fede urina e fezes, a quilometros de distancia,nesta praça haviam (ou ha) trilhos colocados não sei pra que, ja que existe estes trilhos ali poderiam colocar uma locomotiva em esposição permanente, mostrando a nossa historia ferroviaria,a reforma dessas maquinas poderiam ser feita pela iniciativa privada, com direito a patrocinio e incentivo, é melhor do que ve las apodrecendo em algum patio. Ali seria um monumento a estrada de ferro sorocabana, e ao turismo e a historia da cidade. Quem quer faz quem não quer cria dificuldade. :^:

Jorge, passei por lá ontem e, na frente da estação (Júlio Prestes) há estes trilhos, com dormentes e tudo.

Poderia muito bem ter sim!

Re: GE Little Joe/Russa

Enviado: 20 Ago 2010, 15:19
por Erick_UT440R
^^ As "Russas" [2-D+D-2] foram as locomotivas elétricas mais potentes que já existiram no Brasil. Reza a lenda de que, nos últimos suspiros da #FEPASA, o sistema elétrico (leia-se R.A.) já não apresentava muita confiabilidade, sendo que depois de 1995 ela era ligada quando surgia algum trem com traçào elétrica circulando. Porém, quando esse trem era tracionado pela "Russa", nenhum outro trem com traçào elétrica podia circular no mesmo circuito, pois a corrente "chupada" pelas "Russas" era tào absurda que a mesma provocava queda de amperagem na R.A.!!! :O

Quantas saudades... "Russas", V8's, Vandecas... brb :brrb:

Júlio Prestes

Enviado: 18 Jan 2019, 11:43
por rodineisilveira
Jorge Luis escreveu:
11 Jun 2009, 16:55
Aqui em são paulo não da para entender certas coisas, temos aqui secretarias de cultura e turismo tanto do estado como do municipio,mas ninguem faz nada pela memoria da cidade.Ali em frente à estação Sorocabana (Sala São Paulo), existe uma praça que fede urina e fezes, a quilometros de distancia,nesta praça haviam (ou ha) trilhos colocados não sei pra que, ja que existe estes trilhos ali poderiam colocar uma locomotiva em esposição permanente, mostrando a nossa historia ferroviaria,a reforma dessas maquinas poderiam ser feita pela iniciativa privada, com direito a patrocinio e incentivo, é melhor do que ve las apodrecendo em algum patio. Ali seria um monumento a estrada de ferro sorocabana, e ao turismo e a historia da cidade. Quem quer faz quem não quer cria dificuldade. :^:
Praça Júlio Prestes. Conheço aquele pedaço.