GE Little Joe/Russa
Enviado: 11 Jun 2009, 13:13
Projetadas orginalmente para a Soviet Railway, a exportação dessas 20 locomotivas para União Soviética foi barrada pelo departamento de estado dos EUA (por causa da Guerra Fria e também por medo dos soviéticos copiassem segredos e tecnologias empregadas nas máquinas e aplicassem em suas locomotivas), causando um grande problema para seu fabricante a General Electric que teve de encontrar outros compradores para não ficar no prejuízo.
Após serem recusadas por várias companhias ferroviárias, as 20 locomotivas foram adquiridas pelas seguintes empresas:
- Chicago, South Shore and South Bend Railroad (3 locomotivas)
- Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad (12 locomotivas)
- Companhia Paulista de Estradas de Ferro (5 locomotivas)
Nos EUA elas prestaram serviços de transporte de cargas em sua maioria sendo que apenas 2 locomotivas da Milwaukee Road efetuaram serviços de transporte de passageiros, sendo aposentadas pela Milwaukee Road em 1974, enquanto que a South Shore foi até 1983 com suas 800.
Hoje existem 3 locomotivas preservadas nos EUA (sendo as 12 restantes sucateadas):
South Shore 802: está no Lake Shore Railway Historical Museum, muito bem conservada e ainda em condições operacionais.
http://www.morscher.com/rr/sort_98-98rr.htm
South Shore 803: está no Illinois Railway Museum em excelente estado de conservação e ainda em condições operacionais.
Milwaukee Road E70:está em exposição estática na cidade de Deer Lodge, Montana.
http://www.highironillustrations.com/ra ... lejoe.html
Chegada das Russas no porto de Santos
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
No Brasil a Paulista empregou essas locomotivas em serviços de cargas e de passageiros a partir de Campinas sendo que elas nunca viajaram até São Paulo (somente nas comemorações do 4º centenário da cidade é que uma locomotiva Russa viajou de Campinas a São Paulo numa composição especial da Paulista).
Posteriormente foram incorporadas à Fepasa que continuou utilizando as Russas até 1998, sendo a última ferrovia a empregar essa locomotiva. Atualmente as russas foram parcialmente sucateadas.
Lá foram apelidadas de Little Joe ainda na fábrica da GE, embora na South Shore seus maquinistas tenham sido apelidadas de oitocentas (já que Little Joe evocava o passado da máquina que deveria servir aos soviéticos, inimigos naquela época pelos yankees no período da Guerra Fria). Aqui no Brasil foram chamadas de Russas.
Série 800 (Chicago, South Shore and South Bend Railroad)
801
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html
802
http://www.southshorefreight.com/history.htm
http://www.southshorefreight.com/history.htm
803
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html
Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad
Dvididas em duas séries: E-20 e E-21 (que originalmente transportavam passageiros, mas terminaram transportando cargas).
E70-E-79 Transporte de cargas
E-20
E-21
http://railpictures.net/viewphoto.php?id=223997&nseq=0
E-70
E-74
E-75
E-77
E-79
Série 450 - Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Série 6450-Ferrovia Paulista S/A (FEPASA)
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
450/6455
A locomotiva 450 (e também a 454) da Paulista foi a primeira locomotiva desse modelo que saiu da linha de montagem da GE
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
451/6451 - Engº Jaime Cintra
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... _cpef.html
452/6452
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
453/6453
454/6454
A locomotiva 6454 sofreu um acidente e teve instalado um conjunto de parabrisas de GE V8
Após serem recusadas por várias companhias ferroviárias, as 20 locomotivas foram adquiridas pelas seguintes empresas:
- Chicago, South Shore and South Bend Railroad (3 locomotivas)
- Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad (12 locomotivas)
- Companhia Paulista de Estradas de Ferro (5 locomotivas)
Nos EUA elas prestaram serviços de transporte de cargas em sua maioria sendo que apenas 2 locomotivas da Milwaukee Road efetuaram serviços de transporte de passageiros, sendo aposentadas pela Milwaukee Road em 1974, enquanto que a South Shore foi até 1983 com suas 800.
Hoje existem 3 locomotivas preservadas nos EUA (sendo as 12 restantes sucateadas):
South Shore 802: está no Lake Shore Railway Historical Museum, muito bem conservada e ainda em condições operacionais.
http://www.morscher.com/rr/sort_98-98rr.htm
South Shore 803: está no Illinois Railway Museum em excelente estado de conservação e ainda em condições operacionais.
Milwaukee Road E70:está em exposição estática na cidade de Deer Lodge, Montana.
http://www.highironillustrations.com/ra ... lejoe.html
Chegada das Russas no porto de Santos
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
No Brasil a Paulista empregou essas locomotivas em serviços de cargas e de passageiros a partir de Campinas sendo que elas nunca viajaram até São Paulo (somente nas comemorações do 4º centenário da cidade é que uma locomotiva Russa viajou de Campinas a São Paulo numa composição especial da Paulista).
Posteriormente foram incorporadas à Fepasa que continuou utilizando as Russas até 1998, sendo a última ferrovia a empregar essa locomotiva. Atualmente as russas foram parcialmente sucateadas.
Lá foram apelidadas de Little Joe ainda na fábrica da GE, embora na South Shore seus maquinistas tenham sido apelidadas de oitocentas (já que Little Joe evocava o passado da máquina que deveria servir aos soviéticos, inimigos naquela época pelos yankees no período da Guerra Fria). Aqui no Brasil foram chamadas de Russas.
Série 800 (Chicago, South Shore and South Bend Railroad)
801
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html
802
http://www.southshorefreight.com/history.htm
http://www.southshorefreight.com/history.htm
803
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html
Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad
Dvididas em duas séries: E-20 e E-21 (que originalmente transportavam passageiros, mas terminaram transportando cargas).
E70-E-79 Transporte de cargas
E-20
E-21
http://railpictures.net/viewphoto.php?id=223997&nseq=0
E-70
E-74
E-75
E-77
E-79
Série 450 - Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Série 6450-Ferrovia Paulista S/A (FEPASA)
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
450/6455
A locomotiva 450 (e também a 454) da Paulista foi a primeira locomotiva desse modelo que saiu da linha de montagem da GE
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
451/6451 - Engº Jaime Cintra
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... _cpef.html
452/6452
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
453/6453
454/6454
A locomotiva 6454 sofreu um acidente e teve instalado um conjunto de parabrisas de GE V8