Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

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Vinicius
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Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem não lida por Vinicius » 10 Ago 2011, 11:02

No dia 07 de agosto de 2011, a AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária), resgatou, com o auxílio da SuperVia e MRS Logística, a locomotiva diesel manobreira nº 7. Fabricada em 1948 pela GE, encontrava-se sucateada no porto do Rio de Janeiro desde a sua aposentadoria, em meados da década de 90. A mesma pertencia a antiga Companhia Docas do Rio de Janeiro e se não fosse o esforço do vice-presidente da AFPF, Luiz Octávio da Silva Oliveira, junto a administração do porto, teria sido leiloada e virado sucata. Conduzida pelas ALCO RS-3 de número 7120 e 7121 da SuperVia, a antiga locomotiva foi levada ao pátio da estação Barão de Mauá (Leopoldina), onde permanecerá a espera de restauração.

Descobri de última hora que a mesma seria levada a Leopoldina no domingo passado e como a expedição aqui do Fórum a Santa Cruz foi cancelada, eu aproveitei o dia para registrar o momento. Cheguei na estação por volta de 12h, horário previsto de chegada da Nº 7, porém, por questões operacionais e pelo estado de conservação da mesma, houve um atraso considerável. Eu conversei um pouco com o Luiz Octávio e um antigo maquinista e aproveitei o atraso para ir almoçar na rodoviária. Ao voltar, o pessoal da AFPF que estava no local decidiu encontrar com a Nº 7 na passagem de nível da rua Ceará. Fomos todos de carros até lá e ao chegarmos um caminhão de serviço da SuperVia já se encontrava para dar o apoio a passagem do comboio. Do outro lado da passagem de nível, está localizada a antiga estação Francisco de Sá e as suas plataformas abandonadas. Aproveitando-me que um dos portões que dão acesso ao pátio da estação estava aberto, eu, junto com esse antigo maquinista e um dos funcionários da SuperVia fomos explorar as antigas plataformas, cujas fotos e relato postarei em um outro thread. Enquanto tirava fotos, eu escutei um apito, era a Nº 7 chegando, mas para a surpresa de todos, a mesma estava sendo conduzida não apenas por uma, mas por duas locomotivas ALCO RS-3 da SuperVia, ainda com as cores da FLUMITRENS. Corri então para a plataforma mais próxima da via para registrar em vídeo a chegada (infelizmente, não tirei fotos desse momento) e com as AlCOs ainda em movimento, pulei e peguei uma carona. Ficamos um tempo parados sobre a passagem de nível para que a ALCO de trás fosse desengatada, inclusive alguns caras muito bêbados cometeram uma loucura nessa hora, passando por debaixo do engate das locomotivas da frente. Com todos a bordo da ALCO e da nº 7, prosseguimos lentamente através do abandonado pátio da Leopoldina. Atualmente, apenas duas vias se encontram operacionais e no caminho havia muito lixo e mato alto, o que tornou a operação bastante lenta, inclusive em um determinado trecho, uma barra de aço se encontrava entre os trilhos, mas a mesma não impediu a passagem das locomotivas e nem as danificou. A frente, mais descaso: parte do pátio recebeu uma pequena camada de asfalto e foi transformado em depósito de carros do Governo do Estado, mas, felizmente, as vias não foram cobertas. Ao chegar as plataformas da Leopoldina, a nº 7 foi colocada sob uns dos viadutos da Linha Vermelha, no final da plataforma onde está localizado o Barrinha. Objetivo cumprido e mais uma vitória da AFPF. Agora é torcer pela restauração da mesma o mais rápido possível.

E meus parabéns a todos os envolvidos nessa operação.

As fotos:

1. Entrando no pátio da antiga estação Leopoldina

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2.

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3.

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4. Detalhe do engate entre as locomotivas

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5. Nº 7 e ALCO RS-3

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6. Problemas no caminho

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7. Era nesse local que havia uma imensa barra de aço entre os trilhos

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8. Felizmente, as locomotivas passaram ilesas

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9.

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10.

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11.

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12.

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13. Cruzando um dos pontilhões dentro do pátio

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14.

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15. Chegando nas plataformas da Leopoldina

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16. Fim da jornada

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17. Desengatando

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18.

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19. Membros da AFPF, funcionários da SuperVia e entusiastas ferroviários

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20. A Nº 7 sob um dos viadutos da Linha Vermelha, onde permanecerá a espera de restauração

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21. Detalhe de um dos motores

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22. ALCO RS-3 partindo

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Em breve eu postarei os vídeos feitos no dia.
Editado pela última vez por Vinicius em 12 Ago 2011, 15:55, em um total de 1 vez.

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Pablo ITT
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Re: Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem não lida por Pablo ITT » 10 Ago 2011, 23:55

Não dava para ir a Cabuçu mas, para ver esta belezura até que dava. Se tiver outra oportunidade me avise. Esta semana não, pois estarei em Brasília, vou amahã e só volto 2ª à noite.

:X: :X: :X:


Autor do tópico
Vinicius
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Re: Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem não lida por Vinicius » 11 Ago 2011, 09:48

^^

Paulo, eu acabei sabendo dessa operação de última hora mesmo, por isso não avisei a ninguém e nem postei no Fórum, já que achei que não daria tempo para o pessoal se programar. Mas pode deixar que na próxima eu aviso. :DD

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André Vasconcellos
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Re: Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 12 Ago 2011, 19:25

Pergunta: A AFPF tem planos de restauração para as outras locomotivas que estão na Br. de Mauá?
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