Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Moderador: Caco


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem não lida por Vinicius » 10 Ago 2011, 11:02

No dia 07 de agosto de 2011, a AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária), resgatou, com o auxílio da SuperVia e MRS Logística, a locomotiva diesel manobreira nº 7. Fabricada em 1948 pela GE, encontrava-se sucateada no porto do Rio de Janeiro desde a sua aposentadoria, em meados da década de 90. A mesma pertencia a antiga Companhia Docas do Rio de Janeiro e se não fosse o esforço do vice-presidente da AFPF, Luiz Octávio da Silva Oliveira, junto a administração do porto, teria sido leiloada e virado sucata. Conduzida pelas ALCO RS-3 de número 7120 e 7121 da SuperVia, a antiga locomotiva foi levada ao pátio da estação Barão de Mauá (Leopoldina), onde permanecerá a espera de restauração.

Descobri de última hora que a mesma seria levada a Leopoldina no domingo passado e como a expedição aqui do Fórum a Santa Cruz foi cancelada, eu aproveitei o dia para registrar o momento. Cheguei na estação por volta de 12h, horário previsto de chegada da Nº 7, porém, por questões operacionais e pelo estado de conservação da mesma, houve um atraso considerável. Eu conversei um pouco com o Luiz Octávio e um antigo maquinista e aproveitei o atraso para ir almoçar na rodoviária. Ao voltar, o pessoal da AFPF que estava no local decidiu encontrar com a Nº 7 na passagem de nível da rua Ceará. Fomos todos de carros até lá e ao chegarmos um caminhão de serviço da SuperVia já se encontrava para dar o apoio a passagem do comboio. Do outro lado da passagem de nível, está localizada a antiga estação Francisco de Sá e as suas plataformas abandonadas. Aproveitando-me que um dos portões que dão acesso ao pátio da estação estava aberto, eu, junto com esse antigo maquinista e um dos funcionários da SuperVia fomos explorar as antigas plataformas, cujas fotos e relato postarei em um outro thread. Enquanto tirava fotos, eu escutei um apito, era a Nº 7 chegando, mas para a surpresa de todos, a mesma estava sendo conduzida não apenas por uma, mas por duas locomotivas ALCO RS-3 da SuperVia, ainda com as cores da FLUMITRENS. Corri então para a plataforma mais próxima da via para registrar em vídeo a chegada (infelizmente, não tirei fotos desse momento) e com as AlCOs ainda em movimento, pulei e peguei uma carona. Ficamos um tempo parados sobre a passagem de nível para que a ALCO de trás fosse desengatada, inclusive alguns caras muito bêbados cometeram uma loucura nessa hora, passando por debaixo do engate das locomotivas da frente. Com todos a bordo da ALCO e da nº 7, prosseguimos lentamente através do abandonado pátio da Leopoldina. Atualmente, apenas duas vias se encontram operacionais e no caminho havia muito lixo e mato alto, o que tornou a operação bastante lenta, inclusive em um determinado trecho, uma barra de aço se encontrava entre os trilhos, mas a mesma não impediu a passagem das locomotivas e nem as danificou. A frente, mais descaso: parte do pátio recebeu uma pequena camada de asfalto e foi transformado em depósito de carros do Governo do Estado, mas, felizmente, as vias não foram cobertas. Ao chegar as plataformas da Leopoldina, a nº 7 foi colocada sob uns dos viadutos da Linha Vermelha, no final da plataforma onde está localizado o Barrinha. Objetivo cumprido e mais uma vitória da AFPF. Agora é torcer pela restauração da mesma o mais rápido possível.

E meus parabéns a todos os envolvidos nessa operação.

As fotos:

1. Entrando no pátio da antiga estação Leopoldina

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4. Detalhe do engate entre as locomotivas

Imagem

5. Nº 7 e ALCO RS-3

Imagem

6. Problemas no caminho

Imagem

7. Era nesse local que havia uma imensa barra de aço entre os trilhos

Imagem

8. Felizmente, as locomotivas passaram ilesas

Imagem

9.

Imagem

10.

Imagem

11.

Imagem

12.

Imagem

13. Cruzando um dos pontilhões dentro do pátio

Imagem

14.

Imagem

15. Chegando nas plataformas da Leopoldina

Imagem

16. Fim da jornada

Imagem

17. Desengatando

Imagem

18.

Imagem

19. Membros da AFPF, funcionários da SuperVia e entusiastas ferroviários

Imagem

20. A Nº 7 sob um dos viadutos da Linha Vermelha, onde permanecerá a espera de restauração

Imagem

21. Detalhe de um dos motores

Imagem

22. ALCO RS-3 partindo

Imagem

Em breve eu postarei os vídeos feitos no dia.
Editado pela última vez por Vinicius em 12 Ago 2011, 15:55, em um total de 1 vez.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem não lida por Pablo ITT » 10 Ago 2011, 23:55

Não dava para ir a Cabuçu mas, para ver esta belezura até que dava. Se tiver outra oportunidade me avise. Esta semana não, pois estarei em Brasília, vou amahã e só volto 2ª à noite.

:X: :X: :X:


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem não lida por Vinicius » 11 Ago 2011, 09:48

^^

Paulo, eu acabei sabendo dessa operação de última hora mesmo, por isso não avisei a ninguém e nem postei no Fórum, já que achei que não daria tempo para o pessoal se programar. Mas pode deixar que na próxima eu aviso. :DD

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 12 Ago 2011, 19:25

Pergunta: A AFPF tem planos de restauração para as outras locomotivas que estão na Br. de Mauá?
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MATERIAL RODANTE E FERROVIÁRIO”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes