Bonito, mas um pouco triste...

História, estórias e debates diversos sobre nossa memória ferroviária.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
Rfurriel00
USUÁRIO JR
Mensagens: 69
Registrado em: 09 Jan 2009, 23:39
Localização: Rio de Janeiro

Bonito, mas um pouco triste...

Mensagem não lida por Rfurriel00 » 18 Jan 2009, 15:15

:X: Bela iniciativa, criatividade, carinho e conservação de algo histórico...

Pena é que estejamos a ver nossos trens, parados, como peças de relíquia nas mãos de quem gosta ou tem uma idéia diferente...

Ou mais tristemente ainda, tornados sucata nos pátios diversos de nossas vias, aguardando o fim nos altos-fornos da siderurgia...

Que saudade de ve-los andando pelas linhas de nosso país, levando sonhos, alegrias, histórias, amores, buscas sonhos... :(

Enfins...

Vida que segue...

Abraços para todos... :X:

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 18 Jan 2009, 16:15

Rfurriel,
Sou a favor da preservação histórica de material ferroviário, e como todos aqui, quero ver trens de longo percurso pelo país. Sempre que posso, vou a museus, pois não conheci trens de passageiros de longo percurso em operação.
Infelizmente, a falta de investimento e a ineficiência da gestão pública levaram a este triste quadro que encontramos hoje.
O que podemos fazer, por ora, é o que fazemos aqui: sempre que podemos, fotografamos antigas estações que ainda restam, e contarmos o pouco que sabemos aos colegas daqui.
Mas ainda vejo esperança: a movimentação de cargas vem crescendo nos últimos anos. Quem sabe, a gente ainda não vê mais trens de passageiros circulando... :rl:

Avatar do usuário

Autor do tópico
Rfurriel00
USUÁRIO JR
Mensagens: 69
Registrado em: 09 Jan 2009, 23:39
Localização: Rio de Janeiro

Bonito, mas um pocuo triste... I

Mensagem não lida por Rfurriel00 » 18 Jan 2009, 17:02

Vicente A.O.Junior escreveu:Rfurriel,
Sou a favor da preservação histórica de material ferroviário, e como todos aqui, quero ver trens de longo percurso pelo país. Sempre que posso, vou a museus, pois não conheci trens de passageiros de longo percurso em operação.
Infelizmente, a falta de investimento e a ineficiência da gestão pública levaram a este triste quadro que encontramos hoje.
O que podemos fazer, por ora, é o que fazemos aqui: sempre que podemos, fotografamos antigas estações que ainda restam, e contarmos o pouco que sabemos aos colegas daqui.
Mas ainda vejo esperança: a movimentação de cargas vem crescendo nos últimos anos. Quem sabe, a gente ainda não vê mais trens de passageiros circulando... :rl:


:( Eu chegeui a viajar em um trsm simplório que saía da EStação BMA...

pela bitolinha...

Seguia o tracho do ramal de Gramacho todo e depois entrava por Japeri, acompanhando um pouco da linha da Serra, e depois saeguia a rota em direção a Campos...
Desembarquei com meu Faleido Pai em Murundu.
Lugar lindo simples e o trenzinho... seguia para Vitória...(...)

Espero que tenhas razão meu caro amigo...:)

E que a modernidade, não trsnaforme as coisas boas e simples apenas em páginas com relatos emocionados e fotos na Internet... :(

Bom domingo e excelente semana... :DD

Abraços para você :DD :X:

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 18 Jan 2009, 23:26

Obrigado, colega!

Às vezes, podemos soar contraditórios, pois ao mesmo tempo que temos esperança de vermos uma retomada ferroviária, temos algumas mostras vergonhosas de descaso, como já foi comentado aqui...

Seu relato me fez lembrar os relatos de meu pai, que nasceu numa cidadezinha do interior de MG, ponta de um ramal métrico da EFCB, cuja estação está retratada aqui: http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1532

Abraço, boa semana!

Avatar do usuário

Autor do tópico
Rfurriel00
USUÁRIO JR
Mensagens: 69
Registrado em: 09 Jan 2009, 23:39
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem não lida por Rfurriel00 » 18 Jan 2009, 23:45

Vicente A.O.Junior escreveu:Obrigado, colega!

Às vezes, podemos soar contraditórios, pois ao mesmo tempo que temos esperança de vermos uma retomada ferroviária, temos algumas mostras vergonhosas de descaso, como já foi comentado aqui...

Seu relato me fez lembrar os relatos de meu pai, que nasceu numa cidadezinha do interior de MG, ponta de um ramal métrico da EFCB, cuja estação está retratada aqui: http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1532

Abraço, boa semana!



O Irmão...

Isso é muito forte...

Qaundo me lembro de certas coisas, ate as lágrimas vem fortes... :(

Abraços para você também... :DD :X:

Excelente semana...


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 19 Jan 2009, 00:41

Caríssimos.

Hoje eu mais alguns foristas do TGVBR, como Haiser e Tiago, fomos até Jundiaí.
Entramos no museu da CP e tiramos fotos das V8 que lá estão guardadas*.
Entrei nelas e somente subindo na cabine você tem noção do tamanho delas e da sua imponência.
É impossível não ficar triste e com raiva daquilo, somente UMA sobrou e está no Museu do Imigrante em Brás.

Bom, isso é uma pequena parte do abandono retratado nesse país que só da valor pra porcaria do asfalto.

Abraços!

Avatar do usuário

Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Mensagem não lida por Ramos » 19 Jan 2009, 02:46

gustavodc escreveu:Bom, isso é uma pequena parte do abandono retratado nesse país que só da valor pra porcaria do asfalto.

Abraços!
O Brasil não dá valor para o asfalto, e demais meios de transporte.
Além disso o maior vilão da ferrovia na história do Brasil é a própria ferrovia. . .

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 19 Jan 2009, 08:02

^^
O Brasil, infelizmente, não leva a sério a necessidade de infraestrutura, Ramos. E não só ferroviária, isso vale para todos os meios de transporte, como também para as questões de energia, saneamento e telecom. Enquanto tivermos o que eu mencionei antes e cito logo abaixo, estamos em maus lençóis.
Vicente A.O.Junior escreveu:Infelizmente, a falta de investimento e a ineficiência da gestão pública levaram a este triste quadro que encontramos hoje.
Gustavo, há mais 2 V-8 paradas no pátio da Luz, com a pintura da FEPASA. É possível vê-las da ponta da plataforma de Júlio Prestes. Essas máquinas, ao que me consta, também irão para a ABPF. Vamos torcer para que o pessoal consiga reformá-las.

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 19 Jan 2009, 12:06

fora as duas English Electric pimentinhas que tão lá tbm, atrás das V8, as duas com pintura da federal!


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 19 Jan 2009, 15:29

Gustavo, há mais 2 V-8 paradas no pátio da Luz, com a pintura da FEPASA. É possível vê-las da ponta da plataforma de Júlio Prestes. Essas máquinas, ao que me consta, também irão para a ABPF. Vamos torcer para que o pessoal consiga reformá-las.
Vicente, sim, já até tentei fotografar as duas, mas sem sucesso.
Cara, a ABPF não tem dinheiro para comprar o material restante para a que está lá. Sei que ela não anda porque não tem algumas fiações, fora o resto.
FORAM ROUBADAS.
Mas vamos torcer. Seria muito bom ver uma locomitva dessas tracionando trens de passageiros de novo.

Depois que eu vi que ela tem quase a potência de uma Dash 9, fiquei com mais raiva ainda.

Ah, o Brasil sim sempre deu mais valor por asfalto. "Tudo" aqui é transportado via caminhão. Viajar só de carro ou ônibus.
Bem, não é só culpa de um fator e sim de vários. :(

Quem sabe um dia isso muda.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 19 Jan 2009, 16:02

E depois, fazer uma "simples" viagem de SP a Santos em determinados feriados demora-se cerca de 6 horas, o que seria equivalente a ir a pé, sem contar que a RMBS fica trancada sem que seus cidadãos possam também, fazer compras, viajar para fora da região, tratar de compromissos fora dels, simplesmente por que não existe outra infra-estrutura de transporte.

Precisa para ontem um trem interurbano SP/Santos (e de lá, sairiam outras linhas para a região), saindo por exemplo, debaixo do Terminal Jabaquara e seguindo quase em linha reta, direto pra RMBS, parte dele podendo ser feita em túnel, começando pouco antes de chegar no ''paredão" da serra do Mar. Alguma coisa do Gênero, pois quem é das 2 RM´s sabe quão é grande o volume de tráfego entre as 2 regiões assim como em várias RM´s pelo Brasil.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 19 Jan 2009, 18:57

Lá na L10, tem um super campr de ferro velho.

Vi aquelas litorinas, da Santos a Jundiaí, as mesmas que a alguns anos estavam no Pari...
Junto com outros vagões.

Já seriam os 3°s da fila para virarem um monte de ferro retorcido.
Eu sou daqueles que choram pelo descaso.

Mas em Jundiaí, existem locos no museu não é?
Como está o estado delas, recuperadas ou "oficina de tétano"?
Faz muittooo tempo que não vou lá!
Rodrigo Lopes


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 19 Jan 2009, 19:21

^^ ^^

Sobre suas locomtivas, e sendo V8, a mais inteira é essa:
1-Frente
Imagem

2 - De cima dela, da cabine.
Imagem

Avatar do usuário

Roberto
USUÁRIO JR
Mensagens: 122
Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
Localização: Uberlândia/MG

Mensagem não lida por Roberto » 27 Jan 2009, 22:01

Estava vendo +- 2850 fotos no Railbuss e por achar esta foto como MODELO para retratar o abandono das nossas ferrovias, uma foto que eu achei LINDA, porem... :brv:

Parabéns ao fotografo.

Imagem

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 27 Jan 2009, 22:58

E pensar que algumas dessas máquinas nem chegaram a rodar...
Ahh, a foto foi tirada em Osasco, como diz a legenda? nosssa, não sabia que as francesas passaram por lá

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 27 Jan 2009, 23:24

Roberto escreveu:Estava vendo +- 2850 fotos no Railbuss e por achar esta foto como MODELO para retratar o abandono das nossas ferrovias, uma foto que eu achei LINDA, porem... :brv:

Parabéns ao fotografo.

Imagem
Belíssima foto. É ARTE, com tudo o que a palavra diz. A cara do cachorro pedindo "pelo amor de Deus, eu estou aqui, me dê um pouco de atenção" é realmente a situação da ferrovia.
app
Além de parabenizar o fotógrafo, vai também o meu cumprimento a você, Roberto, por garimpar e trazer pra gente.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 27 Jan 2009, 23:53

^^ Disse tudo amigo!

Como esse cachorro, realmente nossas ferrovias, pedem um pouco, pelo menos um pouco de atenção!
Linda foto!
Rodrigo Lopes


TêAgá
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem não lida por TêAgá » 03 Fev 2009, 21:59

Acho que essa é a francesa que foi adaptada para rodar com 3.000V


rodineisilveira
USUÁRIO JR
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Re: Bonito, mas um pouco triste...

Mensagem não lida por rodineisilveira » 08 Abr 2009, 18:49

Estas mesmas locomotivas francesas são aquelas mesmas que a SNCF utiliza na França, assim como são utilizadas também pela Comboios de Portugal na pátria-mãe.


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Bonito, mas um pouco triste...

Mensagem não lida por Jorge Luis » 09 Abr 2009, 15:46

O brasil, não privilegia nem o asfalto vide as rodovias esburacadas, a nossa sorte e que os caminhoes não precisam de vias esclusivas, senão estariamos transportando nossas cargas em mulas. :(
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “NOSTALGIA SOBRE TRILHOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes