RFFSA - CBTU/STU-SP

História, estórias e debates diversos sobre nossa memória ferroviária.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 18 Fev 2010, 15:51

Rafael Lopes escreveu:Um thread com fotos da Internet da operação desses trens!

Mafersa Série 900 na Luz. Crédito: Carlos Alberto Mendes
Imagem
^^ Por favor Rafael... Não cometa a heresia de chamar o Sério 900 como fabricado pela Mafersa!!!
O Série 900 foi fabricado pelo CCTU - Consórcio Construtor de Trens Unidades, formado pelas seguintes empresas:

- Cobrasma S.A. => Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários S.A
- CFL => Carrel et Fouché Languepin
- Société MTE
- JS => Jeumont Schneider
- CEM => Compagnie Eletro-Mechanique
- TCO => Traction CEM Oerlikon

Pequena aulinha de história... ;)
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Autor do tópico
Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 18 Fev 2010, 19:28

Erick_UT440R escreveu:
Rafael Lopes escreveu:Um thread com fotos da Internet da operação desses trens!

Mafersa Série 900 na Luz. Crédito: Carlos Alberto Mendes
Imagem
^^ Por favor Rafael... Não cometa a heresia de chamar o Sério 900 como fabricado pela Mafersa!!!
O Série 900 foi fabricado pelo CCTU - Consórcio Construtor de Trens Unidades, formado pelas seguintes empresas:

- Cobrasma S.A. => Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários S.A
- CFL => Carrel et Fouché Languepin
- Société MTE
- JS => Jeumont Schneider
- CEM => Compagnie Eletro-Mechanique
- TCO => Traction CEM Oerlikon

Pequena aulinha de história... ;)
Certíssimo. Eu que comi bola! Não é à toa que alguns o chamam de primo do Fepasão (foi o mesmo Consórcio CCTU que o fez).
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por André Aquino » 20 Fev 2010, 01:21

Rafael Lopes escreveu:
Erick_UT440R escreveu:
Rafael Lopes escreveu:Um thread com fotos da Internet da operação desses trens!

Mafersa Série 900 na Luz. Crédito: Carlos Alberto Mendes
Imagem
^^ Por favor Rafael... Não cometa a heresia de chamar o Sério 900 como fabricado pela Mafersa!!!
O Série 900 foi fabricado pelo CCTU - Consórcio Construtor de Trens Unidades, formado pelas seguintes empresas:

- Cobrasma S.A. => Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários S.A
- CFL => Carrel et Fouché Languepin
- Société MTE
- JS => Jeumont Schneider
- CEM => Compagnie Eletro-Mechanique
- TCO => Traction CEM Oerlikon

Pequena aulinha de história... ;)
Certíssimo. Eu que comi bola! Não é à toa que alguns o chamam de primo do Fepasão (foi o mesmo Consórcio CCTU que o fez).
Sinto saudades destes trens.

Lembro que as portas tinham uma pressao fortissima. Era dificil, se nao impossivel, alguem segura-las.

A unica coisa que matava nestes trens, como nos 1700, sao os bacos de lado. Padrao da RFFSA.
Imagem

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 27 Jul 2010, 22:47

Olhem essa foto do trêm húngaro,que foi postada na Revista Ferroviária:
Imagem

Essa é pra pôr de protetor de tela no PC :lol: :lol: :lol:

Além disso,posso jurar que essa foto foi feita aqui no Rio,no pátio de São Diogo,pela pedreira a direita e a chaminé de uma fábrica de açúcar que havia ali perto,colada a essa pedreira...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

DNER
USUÁRIO JR
Mensagens: 257
Registrado em: 17 Jan 2009, 09:17
Localização: ZL DE SP

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por DNER » 29 Jul 2010, 09:52

Por falar em STU-SP, reparei que na saída da linha 10, sentido RGS, do lado direito, debaixo daquele viaduto quase colado à estação, tem umas portas, salas antigas, meio que abandonadas, com o seguinte dizer nas portas das mesmas:

"Arquivo da STU-SP".

Será que lá dentro tem algo da CBTU,como fotografias, relatórios sobre a antiga STU-SP?
Tem como alguém ver isso lá na CPTM?

(Vou ver se consigo tirar alguma foto de dentro do 2100)
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Jul 2010, 12:09

André, é o Rio com certeza.


Stormkamared
Membro Pleno
Mensagens: 77
Registrado em: 11 Jun 2008, 15:03
Localização: São Paulo-SP

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Stormkamared » 16 Ago 2010, 12:44

Até hoje eu não entendo porque não existe um trem regular entre SP -Jundia-Campinas, tem uma baita demanda de passageiros, nego é muito burro mesmo, olhanod esses Hungaros me diexa mais puto ainda, grande trem apesar do problemas.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 17 Ago 2010, 15:34

Stormkamared escreveu:Até hoje eu não entendo porque não existe um trem regular entre SP -Jundia-Campinas, tem uma baita demanda de passageiros, nego é muito burro mesmo, olhanod esses Hungaros me diexa mais puto ainda, grande trem apesar do problemas.
Sobre o trem húngaro, apesar de gostar bastante dele creio que ele não era a melhor escolha para fazer o trecho Luz - Jundiaí - Campinas - Rio Claro. Na minha opinião, creio que as "Litorinas" EFSJ Série 141 eram as melhores opções, pois eram rápidas e tinham tração elétrica (ao contrário do húngaro, que era um TUDH - Trem Unidade Diesel Hidráulico).

No final dos anos 70, eram as "Litorinas" EFSJ Série 141 que faziam os trens expressos para Jundiaí e Campinas, a partir da Luz.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Stormkamared
Membro Pleno
Mensagens: 77
Registrado em: 11 Jun 2008, 15:03
Localização: São Paulo-SP

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Stormkamared » 18 Ago 2010, 16:25

Erick_UT440R escreveu:
Stormkamared escreveu:Até hoje eu não entendo porque não existe um trem regular entre SP -Jundia-Campinas, tem uma baita demanda de passageiros, nego é muito burro mesmo, olhanod esses Hungaros me diexa mais puto ainda, grande trem apesar do problemas.
Sobre o trem húngaro, apesar de gostar bastante dele creio que ele não era a melhor escolha para fazer o trecho Luz - Jundiaí - Campinas - Rio Claro. Na minha opinião, creio que as "Litorinas" EFSJ Série 141 eram as melhores opções, pois eram rápidas e tinham tração elétrica (ao contrário do húngaro, que era um TUDH - Trem Unidade Diesel Hidráulico).

No final dos anos 70, eram as "Litorinas" EFSJ Série 141 que faziam os trens expressos para Jundiaí e Campinas, a partir da Luz.
Ah sim, ele deu problemas, mas mais no trecho que ia para o RIo, da Central, até que aqui em SP ele foi bem, como as litorinas, mas o que eu não entendo e não é muito o tipo de trem é a falta de visão dos governantes ou é por lobby para as empresa de ônibus não termos um serviço regular de trens pra Campinas - Jundia - Sorocaba - Santos. OLha isso, os horários dos Hungaros:

Cronologia Operacional em São Paulo:
05 de março de 1976 – oficialmente transferidos para a RFFSA SR-4;
02 de agosto de 1976 – São Paulo – Campinas
Saídas diárias da Luz às 07h45min; 11h30min e 18h45min.
De Campinas: 07h10minh; 12 horas e 18 horas.
08 de novembro de 1976 - percurso estendido a Rio Claro
Saídas diárias da Luz às 07h15min; 10h30min e 18h25min, com paradas em Jundiaí, Campinas, Sumaré, Americana e Limeira com chegadas às 09h47min; 13h10minh e 20h56min.
De Rio Claro: 05h25minh; 10h35min e 16h45min.
09 de maio de 1977 – Rota São Paulo - Santos
(Fonte: Leila Escobar – RFFSA – SR-3 / Revista Centro Oeste – Jornalista e Editor Flávio Roseiro Cavalcanti – março de 1994)).


Eu mesmo hoje facilmente moraria em algumas dessas cidades( pretendo sair logo de SP se Deus quiser e trabalharia, desde que fosse um serviço bom com horáriso definidos e a um preço honesto certeza que funcionaria.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 19 Ago 2010, 10:09

^^ Interessante relato histórico Stormkamared...

Quando vejo tudo isso, horários de trens de passageiros da #FEPASA e da RFFSA, vejos fotos de carros de passageiros abandonados e/ou cortados e vendidos como sucatas, locomotivas elétricas apodrecendo em pátios e galpões por todo o estado... nnoo

O que esperar de um país cretino que sequer manteve seus trens de longo percurso? Um país que não soube manter e melhorar seus trens, agora vem querer implantar um TAV??? :brrb: Na França (por exemplo), o TGV só surgiu pois os trens convencionais que faziam a linha Paris / Lyon estavam abarrotados, e os trens convencionais não atendiam mais a demanda de passageiros.

O Governo do Estado de São Paulo vem falar de "reativar" o trem para Sorocaba e Santos... Mas não tinha? Por que acabaram com esses trens? A #FEPASA tinha os Budd Série 500 e os Budd-Mafersa Série 800, locomotivas elétricas e locomotivas a diesel que faziam esses percursos... Mas e a CPTM? Irá comprar TUD, TUDE ou TUDH??? Quantas saudades dos PS's, PP's, PA's, PM's da #FEPASA... wll

Sem contar outra coisa... Com a "reativação" dos trens para Santos, onde os trens irão parar? Na estação Valongo da SPR [transformada em estação cultura sem plataformas] ou na estação Ana Costa da EFS [que nem trilhos tem mais]??? Será que as donas das linhas MRS e ALL permitirão a passagem desse trem? Duvido... Afinal, o trem de passageiros atrapalhará o transporte de açucar, soja e minério para o Porto de Santos... O passageiro que quer viajar de trem que se lasque!!! Que pague pedágios absurdos [R$18,50 para andar no sistema Anchieta - Imigrantes é o fim da picada! :O ].
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por André Aquino » 11 Set 2010, 22:57

Imagem

Imagem
Imagem

Avatar do usuário

trinca
USUÁRIO JR
Mensagens: 140
Registrado em: 21 Jun 2010, 10:27

Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por trinca » 03 Abr 2011, 07:56

André Aquino escreveu:
Rafael Lopes escreveu:
Erick_UT440R escreveu:
Rafael Lopes escreveu:Um thread com fotos da Internet da operação desses trens!

Mafersa Série 900 na Luz. Crédito: Carlos Alberto Mendes
Imagem
^^ Por favor Rafael... Não cometa a heresia de chamar o Sério 900 como fabricado pela Mafersa!!!
O Série 900 foi fabricado pelo CCTU - Consórcio Construtor de Trens Unidades, formado pelas seguintes empresas:

- Cobrasma S.A. => Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários S.A
- CFL => Carrel et Fouché Languepin
- Société MTE
- JS => Jeumont Schneider
- CEM => Compagnie Eletro-Mechanique
- TCO => Traction CEM Oerlikon

Pequena aulinha de história... ;)
Certíssimo. Eu que comi bola! Não é à toa que alguns o chamam de primo do Fepasão (foi o mesmo Consórcio CCTU que o fez).
Sinto saudades destes trens.

Infelizmente eu não tive a oportunidade de conhece-los
Lembro que as portas tinham uma pressao fortissima. Era dificil, se nao impossivel, alguem segura-las.

A unica coisa que matava nestes trens, como nos 1700, sao os bacos de lado. Padrao da RFFSA.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “NOSTALGIA SOBRE TRILHOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes