FEPASA - Longo Percurso

História, estórias e debates diversos sobre nossa memória ferroviária.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por André Aquino » 06 Fev 2010, 01:31

nnoo Infelizmente estas são cenas do passado.









Imagem
ACIMA: (10/2/1985) O trem Bandeirante na linha Campinas-Brasília, aqui passando por Riza, em Campinas (Foto José Pascon Rocha).

Imagem
ACIMA: (setembro 1977) O carro-salão de aço inox da antiga EFA por dentro no PA1 entre Jundiaí e Campinas (Foto Tasso R. Campos).

Imagem
ACIMA: (setembro 1977) Carro-restaurante da antiga EFA por dentro no PA1 entre Jundiaí e Campinas (Foto Tasso R. Campos).

Imagem
ACIMA: (16/junho/1978) Trem da FEPASA puxado pela V-8 chega a Brotas vindo de Espraiado (Foto Andreas J. A. Schmidt).

Imagem
ACIMA: (16/junho/1978) Trem da FEPASA em Brotas e passageiros desembarcando, vindo de Espraiado (Foto Andreas J. A. Schmidt).

Imagem
ACIMA: (16/junho/1978) Trem de passageiros segue para Itirapina deixando a estação de Brotas (Foto Andreas J. A. Schmidt).

Imagem
ACIMA: (sem data) PS-3 da FEPASA passando pelo pátio da estação General Miguel Costa, em Osasco (Foto Carlos Roberto de Almeida)

Imagem
ACIMA: (1/dezembro/1991) Trem Fepasa Embu-Guaçu a Santos na estação de Evangelista de Souza (Foto Carlos Roberto de Almeida)

Imagem
ACIMA: (14/4/1979) O chamado "trem dos índios", na região da estação de Engenheiro Ferraz, na Serra do Mar, que corria entre a Julio Prestes e Evangelista de Souza. Na foto composto por uma locomotiva RSD-8 nº 3502, ex Mogiana, e um carro Busch descendo a serra com o trem de passageiros. (Foto Coaraci Camargo)

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/fepasa/trens.htm

Imagem

Agora não sei se esta enterrado ou cremado. :brrb:
Imagem


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Caco » 06 Fev 2010, 10:11

Obrigado pela contribuição, André. Muito bons os vídeos e as fotos.

Quando os vejo lembro-me que nasci na época errada.

Avatar do usuário

Autor do tópico
André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por André Aquino » 13 Fev 2010, 02:28

Caco escreveu:Obrigado pela contribuição, André. Muito bons os vídeos e as fotos.

Quando os vejo lembro-me que nasci na época errada.
Eu tambem creio que nasci em epoca errada. As historias que meu pai conta de viagens de trem...
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por André Aquino » 15 Fev 2010, 17:35





:X:



nnoo







Imagem

Avatar do usuário

Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Ramos » 16 Fev 2010, 14:09

Desde sua criação, o foco da Fepasa sempre foi o transporte de cargas. O transporte de passageiros de longo percurso sempre foi semi-sucateado.
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Vicente » 16 Fev 2010, 19:59

^^
Isso é fato, Ramos. O transporte de passageiros nunca foi o foco da Fepasa, por ser deficitário. A exceção são as linhas metropolitanas, atuais 8 e 9, que tinham foco maior em passageiros. (era chamada DRM, não?)

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 18 Fev 2010, 15:46

Vicente escreveu:^^
Isso é fato, Ramos. O transporte de passageiros nunca foi o foco da Fepasa, por ser deficitário. A exceção são as linhas metropolitanas, atuais 8 e 9, que tinham foco maior em passageiros. (era chamada DRM, não?)
^^ Vicente, eu não concordo com a sua colocação e com a do Ramos. Todos sabemso que os trens da FEPASA não se comparavam a de suas genitoras (CP, CM, EFS, EFA). Entretanto, se analisarmos o período histórico que a FEPASA existiu (1971 - 1998), façamos uma comparaçào com a sua congênere RFFSA. A RFFSA era uma defensora do transporte de passageiros de longo percurso até meados dos anos 70, sendo que após esse período ela começou a exterminar esse tipo de transporte ao mesmo tempo que exterminava a traçào elétrica nso trechos de longo percurso (passageiros + cargas).

Ao mesmo tempo, a FEPASA mantinha seus trens de passageiros e de cargas com TRAÇÃO ELÉTRICA!!! Pois é, imaginemos que a FEPASA manteve o sistema de eletrificação da CP intacto por 77 anos!!! Coisa que a RFFSA não manteve, exterminando a eletrificação do trecho Japeri - Barra do Piraí... Tá certo que a FEPASA pouco fez para expandir a eletrificação de suas linhas (e quando fez o fez da maneira desastrosa que foi o projeto de eletrificação do Corredor de Exportação Uberaba - Santos)... Mas isso fica pra outro tópico.

O que importa realmente é o fato de que a FEPASA quis ser mais realista que o rei. Enquanto a RFFSA exterminava esse modo de tração, a FEPASA o mantinha, ao mesmo tempo que reformava suas locomotivas elétricas (e as mantinha de forma impecável)... app

Esse é o meu ponto de vista... E afirmo que teríamos ainda trens de passageiros em São Paulo caso ainda existisse a gloriosa # FEPASA - Ferrovia Paulista S.A.!!!! Uma empresa que nunca deveria ter sido entregue como foi pelo governo Covas (a troco de banana pra salvar a porcaria do Banespa :brrb: brb wll )!!!

Uma salva de palmas para a # FEPASA!!!! app vv :Y: <O>
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

DNER
USUÁRIO JR
Mensagens: 257
Registrado em: 17 Jan 2009, 09:17
Localização: ZL DE SP

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por DNER » 18 Fev 2010, 16:29

Erick_UT440R escreveu:
Vicente escreveu:^^
Isso é fato, Ramos. O transporte de passageiros nunca foi o foco da Fepasa, por ser deficitário. A exceção são as linhas metropolitanas, atuais 8 e 9, que tinham foco maior em passageiros. (era chamada DRM, não?)
^^ Vicente, eu não concordo com a sua colocação e com a do Ramos. Todos sabemso que os trens da FEPASA não se comparavam a de suas genitoras (CP, CM, EFS, EFA). Entretanto, se analisarmos o período histórico que a FEPASA existiu (1971 - 1998), façamos uma comparaçào com a sua congênere RFFSA. A RFFSA era uma defensora do transporte de passageiros de longo percurso até meados dos anos 70, sendo que após esse período ela começou a exterminar esse tipo de transporte ao mesmo tempo que exterminava a traçào elétrica nso trechos de longo percurso (passageiros + cargas).

Ao mesmo tempo, a FEPASA mantinha seus trens de passageiros e de cargas com TRAÇÃO ELÉTRICA!!! Pois é, imaginemos que a FEPASA manteve o sistema de eletrificação da CP intacto por 77 anos!!! Coisa que a RFFSA não manteve, exterminando a eletrificação do trecho Japeri - Barra do Piraí... Tá certo que a FEPASA pouco fez para expandir a eletrificação de suas linhas (e quando fez o fez da maneira desastrosa que foi o projeto de eletrificação do Corredor de Exportação Uberaba - Santos)... Mas isso fica pra outro tópico.



O que importa realmente é o fato de que a FEPASA quis ser mais realista que o rei. Enquanto a RFFSA exterminava esse modo de tração, a FEPASA o mantinha, ao mesmo tempo que reformava suas locomotivas elétricas (e as mantinha de forma impecável)... app

Esse é o meu ponto de vista... E afirmo que teríamos ainda trens de passageiros em São Paulo caso ainda existisse a gloriosa # FEPASA - Ferrovia Paulista S.A.!!!! Uma empresa que nunca deveria ter sido entregue como foi pelo governo Covas (a troco de banana pra salvar a porcaria do Banespa :brrb: brb wll )!!!

Uma salva de palmas para a # FEPASA!!!! app vv :Y: <O>


Querida, saudosa, eterna e fantástica FEPASA!!!!!

Sempre FEPASA!!!!!

Como queria ter vivido essa epoca!!!!!
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Pranda » 18 Fev 2010, 21:07

Eu vivi e era de total decadência, pelo menos no que se refere ao transporte de passageiros.

Na carga houve até êxitos, porém ao custa de uma administração desastrosa que gerava prejuízos gigantescos e serviu sempre de munição da oposição contra quem estivesse ocupando o Palácio dos Bandeirantes.

O Covas fez o que era possível, ou seja nada, vez que também não salvou o Banespa que era outro foco de prejuízos e corrupção.

A Ferrovia no Brasil nasceu torta, para transportar um único produto para exportação, seu auge e decadência tem a ver com o tal produto.

E hoje não estamos melhor, vez que temos hoje como ontem um só produto e para exportação, e este finito, quando acabar e aí ????
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Landrail » 20 Fev 2010, 23:19

Erick_UT440R escreveu:
Vicente escreveu:^^
Isso é fato, Ramos. O transporte de passageiros nunca foi o foco da Fepasa, por ser deficitário. A exceção são as linhas metropolitanas, atuais 8 e 9, que tinham foco maior em passageiros. (era chamada DRM, não?)
^^ Vicente, eu não concordo com a sua colocação e com a do Ramos. Todos sabemso que os trens da FEPASA não se comparavam a de suas genitoras (CP, CM, EFS, EFA). Entretanto, se analisarmos o período histórico que a FEPASA existiu (1971 - 1998), façamos uma comparaçào com a sua congênere RFFSA. A RFFSA era uma defensora do transporte de passageiros de longo percurso até meados dos anos 70, sendo que após esse período ela começou a exterminar esse tipo de transporte ao mesmo tempo que exterminava a traçào elétrica nso trechos de longo percurso (passageiros + cargas).

Ao mesmo tempo, a FEPASA mantinha seus trens de passageiros e de cargas com TRAÇÃO ELÉTRICA!!! Pois é, imaginemos que a FEPASA manteve o sistema de eletrificação da CP intacto por 77 anos!!! Coisa que a RFFSA não manteve, exterminando a eletrificação do trecho Japeri - Barra do Piraí... Tá certo que a FEPASA pouco fez para expandir a eletrificação de suas linhas (e quando fez o fez da maneira desastrosa que foi o projeto de eletrificação do Corredor de Exportação Uberaba - Santos)... Mas isso fica pra outro tópico.

O que importa realmente é o fato de que a FEPASA quis ser mais realista que o rei. Enquanto a RFFSA exterminava esse modo de tração, a FEPASA o mantinha, ao mesmo tempo que reformava suas locomotivas elétricas (e as mantinha de forma impecável)... app

Esse é o meu ponto de vista... E afirmo que teríamos ainda trens de passageiros em São Paulo caso ainda existisse a gloriosa # FEPASA - Ferrovia Paulista S.A.!!!! Uma empresa que nunca deveria ter sido entregue como foi pelo governo Covas (a troco de banana pra salvar a porcaria do Banespa :brrb: brb wll )!!!

Uma salva de palmas para a # FEPASA!!!! app vv :Y: <O>
Tudo bem, esse é seu ponto de vista, mas o diferencial da tração elétrica em SP é que diferente do RJ e MG existia uma rede de linhas eletrificadas enquanto que em MG e RJ apenas alguns trechos, o trecho entre Barra do Piraí só foi eletrificado e duplicado na década de 50 devido principalmente a problemas de tração da locomotivas a vapor , as locomotivas eléticas eam mais eficientes nos trens de minério que exigia grande potencia e boa frenagem, com a chegada das locomotivas diesel-elétricas o problema de tração/ frenagem foi resolvido.
Em minas houve algo parecido, os piores trechos foram eletrificados em pontos isolados no Sul de minas e RJ nas linhas da RMV(rede mineira de viação) e EFOM(oeste de minas) o único trecho que tinha boas condições e era o maior trecho eletrificado do estado era BH<> Divinópolis com 220 km e foi mantido até meados da década de 80 pela RFFSA.
Na minha opinião a RFFSA e a FEPASA eram iguais em tudo até nas cagadas de eletrificação como na ferrovia do aço, a RFFSA também mantinha bem sseus trens de passageiros tanto os luxuosos VERA CRUZ, SANTA CRUZ, CURITIBA PARANAGUA , quanto os trens de interesse social como o "trem do sertão"... o trem BH<> cons. Lafaiete( extinto em 1996) e trens em parceria com a fepasa(trem bandeirante) E em parceira com a VALE(Trem rio doce)...
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 22 Fev 2010, 11:20

^^ Tudo bem Landerson, respeito a sua opinião. Afinal, vivemos em um país democrático e livre.

Mas ainda acho que, apesar de todas as cagadas que ocorreram (referentes ao projeto de eletrificação do Corredor de Exportaçào Uberaba - Santos), ainda acho que a FEPASA foi um pouco menos incompetente do que a RFFSA. Concordo que a malha eletrificada herdada pelas duas empresas é sustancialmente maior na estatal paulista, mas quando se estuda a história da ferrovia brasileira percebe-se nitidamente o desinteresse da RFFSA pelo transporte de passageiros após a metade da década de 70.

Sei que a FEPASA também não era lá essas coisas, mas pelo menos ela manteve esse tipo de transporte (tá certo que com uma qualidade inferior comparando com suas genitoras), mas mesmo assim, manteve. Acho uma vergonha o que a RFFSA fez com o Santa Cruz: após 40 anos ininterruptos de circulação entre as duas maiores cidades do país (Rio de Janeiro e São Paulo), ela simplesmente liquidou com o serviço e o repassou para uma empresa explorá-lo como turístico. Vergonha!!!! brb nnoo wll :brrb:

Outro fator que merece ser destacado: o recorde de velocidade sobre trilhos no Brasil pertence à uma locomotiva da FEPASA (a GE 2-C+C-2 V8 prefixo 6386), que atingiu a velocidade de 164km/h. Em qualquer país decente, essa locomotiva estaria muito bem preservada e guardada em um museu, destacando tal fato. Infelizmente, nessa porcaria de país onde a história e'considerada lixo, essa mesma locomotiva foi "picada" e vendida como sucata... brb nnoo wll :brrb:

Brasil... nnoo
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Landrail » 22 Fev 2010, 22:11

Erick, você é um cara inteligente, e eu não sou besta de fazer um FEPASA x RFFSA.
Só acho que a RFFSA não foi tão imcompetente, o proprio SANTA CRUZ estava prestes a terminar como o VERA CRUZ e a rede passou para o "consórcio" que tinha um hotel e a UTIL.
A idéia deu tão certo que estudaram a possibilidade do VERA CRUZ também voltar mas os problemas da linha do centro e o alto tráfego de trens de minério impediram a volta do VERA CRUZ.
O SANTA CRUZ manteve seu pradão de conforto e na minha opinião "trem turístico" não circula a noite e nem tem cabines, a idéia era do passageiro durmir em barão de mauá e acordar na luz e vice-versa.
E foi assim até 1998 2 anos depois da MRS ter assumido a malha da SR-3 regional Juiz de Fora, e ao contrário do que muitos pensam não foi a MRS que não quiz a continuação do TREM DE PRATA mas o consórcio que desistiu .
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Landrail » 22 Fev 2010, 22:15

E teve também a compra dos trens húngaros, o EXPRESSO DA MANTIQUEIRA...
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 25 Fev 2010, 12:16

Landrail escreveu:Erick, você é um cara inteligente, e eu não sou besta de fazer um FEPASA x RFFSA.
Só acho que a RFFSA não foi tão imcompetente, o proprio SANTA CRUZ estava prestes a terminar como o VERA CRUZ e a rede passou para o "consórcio" que tinha um hotel e a UTIL.
A idéia deu tão certo que estudaram a possibilidade do VERA CRUZ também voltar mas os problemas da linha do centro e o alto tráfego de trens de minério impediram a volta do VERA CRUZ.
O SANTA CRUZ manteve seu pradão de conforto e na minha opinião "trem turístico" não circula a noite e nem tem cabines, a idéia era do passageiro durmir em barão de mauá e acordar na luz e vice-versa.
E foi assim até 1998 2 anos depois da MRS ter assumido a malha da SR-3 regional Juiz de Fora, e ao contrário do que muitos pensam não foi a MRS que não quiz a continuação do TREM DE PRATA mas o consórcio que desistiu .
^^ Concordo com você Landerson... Não me interessa aqui fazer um FEPASA x RFFSA, pois como fã ferroviário gosto e sinto saudades de ambas as empresas.

Conheço toda a história do Trem de Prata, sei que ele obteve sucesso enquanto operou, mas a minha visão de trem de passageiros ainda é aquela onde há disponibilidade de alguns horários durante o dia (nò se limitando a apenas uma viagem diária). Por isso que chamei o Trem de Prata de "turístico".

Lembro-me dos tempos da FEPASA, quando havia pelo menso três trens diários em cada sentido nas principais rotas (Presidente Prudente, Santa Fé do sul, Barretos, Panorama). Sem contar o Bandeirante (Campinas x Brasilia) e os trens entre São Paulo x Santos.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Ramos » 01 Mar 2010, 13:54

Erick_UT440R escreveu:
Vicente escreveu:^^
Isso é fato, Ramos. O transporte de passageiros nunca foi o foco da Fepasa, por ser deficitário. A exceção são as linhas metropolitanas, atuais 8 e 9, que tinham foco maior em passageiros. (era chamada DRM, não?)
^^ Vicente, eu não concordo com a sua colocação e com a do Ramos. Todos sabemso que os trens da FEPASA não se comparavam a de suas genitoras (CP, CM, EFS, EFA). Entretanto, se analisarmos o período histórico que a FEPASA existiu (1971 - 1998), façamos uma comparaçào com a sua congênere RFFSA. A RFFSA era uma defensora do transporte de passageiros de longo percurso até meados dos anos 70, sendo que após esse período ela começou a exterminar esse tipo de transporte ao mesmo tempo que exterminava a traçào elétrica nso trechos de longo percurso (passageiros + cargas).

Ao mesmo tempo, a FEPASA mantinha seus trens de passageiros e de cargas com TRAÇÃO ELÉTRICA!!! Pois é, imaginemos que a FEPASA manteve o sistema de eletrificação da CP intacto por 77 anos!!! Coisa que a RFFSA não manteve, exterminando a eletrificação do trecho Japeri - Barra do Piraí... Tá certo que a FEPASA pouco fez para expandir a eletrificação de suas linhas (e quando fez o fez da maneira desastrosa que foi o projeto de eletrificação do Corredor de Exportação Uberaba - Santos)... Mas isso fica pra outro tópico.

O que importa realmente é o fato de que a FEPASA quis ser mais realista que o rei. Enquanto a RFFSA exterminava esse modo de tração, a FEPASA o mantinha, ao mesmo tempo que reformava suas locomotivas elétricas (e as mantinha de forma impecável)... app

Esse é o meu ponto de vista... E afirmo que teríamos ainda trens de passageiros em São Paulo caso ainda existisse a gloriosa # FEPASA - Ferrovia Paulista S.A.!!!! Uma empresa que nunca deveria ter sido entregue como foi pelo governo Covas (a troco de banana pra salvar a porcaria do Banespa :brrb: brb wll )!!!

Uma salva de palmas para a # FEPASA!!!! app vv :Y: <O>
A Fepasa mantinha a tração elétrica por ser um sistema extenso para o estado de São Paulo e com a crise do petróleo de 1973 a manutenção desse sistema tornou-se interessante. Porém nos anos 80 o sistema elétrico começa à ser sucateado, sendo que a Fepasa nunca modernizou o sistema , tendo feito apenas modernizações pontuais ao ponto de em 1996 a empresa ter subestações com equipamentos fabricados nos anos 1940. Outro problema foi a falta de planejamento da Fepasa como no caso da desativação da eletrificação do trecho Evangelista de Souza e Samaritá inaugurada em 1963 pela EF Sorcabana e abandonada em 1975 pela Fepasa.

Além disso nunca foi investido um centavo na modernização dos trens de longo percurso, somente reformaram os velhos carros de passageiros, tirando deles o A/C e outros itens de conforto.

Para ter um panorama mais preciso sobre a gestão da Fepasa sobre as ferrovias no estado de São Paulo sugiro que leia a dissertação de mestrado O sistema ferroviário paulista: um estudo sobre a evolução do transporte de passageiros sobre trilhos de Celia Regina Baider Stefani (2007), disponível na biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade de São Paulo:http://www.teses.usp.br/

Sugiro também assistir ao mini -documentário Estação Paulista, de Rogério Soares da Cunha , feito em 1989, onde são visíveis os sinais de sucateamento forçado dos trens de passageiros pela Fepasa.
http://www.youtube.com/watch?v=4MsVvZHTzCw
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos

Avatar do usuário

Autor do tópico
André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por André Aquino » 09 Mar 2010, 00:14

Ja em agonia...



Notem que a via já está mal cuidada.
Imagem


Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Isaias » 23 Mai 2010, 00:23

André Aquino escreveu:Ja em agonia...



Notem que a via já está mal cuidada.
mal cuidada é Apelido hein :P :P

Avatar do usuário

Autor do tópico
André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por André Aquino » 11 Set 2010, 22:26

Trens de Passageiros na Região de Campinas (EPTV - 30 anos)





nnoo brb wll :brrb:
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por André Aquino » 26 Jan 2011, 18:49

Imagem


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: FEPASA - Longo Percurso

Mensagem não lida por Correia431M » 01 Fev 2011, 19:41

Subestação de Dois Córregos

***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “NOSTALGIA SOBRE TRILHOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes